Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Plástico Sustentável À Vista!

A Brasken acaba de inaugurar sua fábrica de plástico verde (a partir do etanol da cana de açúcar) em Triunfo – RS. Essa unidade terá capacidade de produção de 200 mil toneladas/ano de plástico de etanol, cujas características são as mesmas do seu similar feito a base de petróleo.
Esse é apenas um dos movimentos do setor no desenvolvimento de uma química com base renovável. Segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), os aportes das empresas químicas deverão somar US$ 20 bilhões nos próximos dez anos. Porém, segundo o documento Pacto da Indústria Química, divulgado em meados deste ano, esse volume pode ser aumentado se considerar a perspectiva de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento que podem chegar a mais US$ 32 bilhões.
Além do consumo próprio, a empresa pretende exportar a tecnologia para outras regiões do planeta (ainda não reveladas).
Segundo o Sr. Paulo Schirch, presidente do grupo Solvay, que é controlador da subsidiária Brasken, “Não existe esse tipo de PVC no mundo, as características do novo produto são idênticas ao normal. É uma nova maneira de se fazer o mesmo PVC”, resumiu o executivo.
Segundo especialistas do setor, as fontes renováveis não substituirão totalmente a petroquímica, mas terá seu espaço de substituição e ocupará uma boa parcela do setor químico.

Fonte: Jornal DCI

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ideia interessante

Ideia para utilizar tampa de pet.

corte logo abaixo do gargalo usando tesoura ou outro cortador.





Passe o saco por dentro do gargalo cortado.


Depois basta fechar com tampa e pode utilizar nas embalagens de mantimentos.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Constituição Federal x Meio Ambiente


A Constituição Federal traz no Art. 225. que "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações".


Na sua opinião o que dificulta o cumprimento desse artigo da Constituição? É falta de legislação? É falta de interesse? O que podemos fazer para que de fato todos tenham garantias desse direito?

PROBLEMAS AMBIENTAIS


Dentre os diversos problemas ambientais o mais evidente na região oeste e que repercute no cenário nacional é a disposição inadequada dos dejetos suínos. Que outros problemas ambientais podemos identificar em nossa região?