Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Rios voadores.

Já ouviu falar sobre os rios voadores? Excelente vídeo explicando.


Kit inteligente para controle de energia elétrica



A General Electric (GE) desenvolveu um equipamento que promete auxiliar a redução do consumo energético nas residências. O sistema, apelidado de Brillion, permite o controle sobre os gastos de até 60% dos eletroeletrônicos de uma casa.
A tecnologia já estava disponível para empresas há um ano, mas somente agora a companhia norte-americana anunciou a comercialização no varejo, nas lojas Sears dos Estados Unidos. O sistema funciona de maneira bastante simples e prática e os consumidores podem conectá-lo também aos seus celulares.
O Brillion está centralizado no Núcleo, um dispositivo que recolhe os dados da energia que está em uso e na rede que abastece a residência, ou seja, ele é um medidor, que auxilia a controlar todos os equipamentos inteligentes, que dependem da energia para funcionar.
A central traduz em tempo real os dados energéticos em gastos monetários, tendo como base os custos da comercialização da energia que é distribuída através das redes pela companhia local. Todas essas informações podem ser consultadas direta ou remotamente por um aplicativo para iPhone.
Todos estes dados são transmitidos a outro dispositivo, chamado Brillion Energia Display, em que são disponibilizados diversos recursos para auxiliar os usuários a serem mais eficientes. O display envia mensagens, lembretes sobre manutenção, conservação, entre outras coisas.
Para Dave McCalpin, gerente de gestão de energia doméstica da GE, o equipamento funciona como “uma solução que permite a os consumidores conectados assumirem o controle de sua casa, ajudando-os a ter uma vida mais produtiva, poupando dinheiro”. Com informações do TreeHugger.
Redação CicloVivo

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nova lâmpada dura 40 anos e economiza 90% de energia



Que tal passar décadas sem precisar trocar uma lâmpada? Uma empresa norte-americana desenvolveu a Firefly LED, uma luz que dura até 40 anos e economiza cerca de 90% da energia utilizada para iluminar os cômodos da sua casa.
No começo deste mês, a Firefly lançou um novo modelo em LED que pretende acabar com as constantes queimas e trocas de lâmpadas, e ainda reduzir, de forma significativa, os gastos com iluminação residencial e os problemas com os descartes de lâmpadas.
Desenvolvida no Texas, a longa duração do novo LED depende de uma tecnologia capaz de reduzir o calor que se forma ao redor da luz: um dissipador reduz a temperatura em 32%, prolongando a vida da lâmpada por até quatro décadas.
Não obstante, a Firefly, empresa responsável pela criação, também patenteou um sistema que permite que a lâmpada funcione com apenas 5% de sua capacidade energética, economizando uma grande quantidade de eletricidade.  
Caso seja necessário melhorar o desempenho da luz, deve-se apenas trocar o dispositivo de LED que fica dentro da estrutura, também fabricado pela empresa. Chamados de Smart LED, os pequenos dispositivos são fáceis de trocar e eliminam a preocupação de reciclagem, sempre associada às incandescentes, fluorescentes e até LEDs convencionais.
O sistema de iluminação desenvolvido pela Firefly pode ser utilizado não apenas por residências, como também por edifícios e empresas. O produto deverá custar cerca de US$ 35 (R$ 70). Embora o preço no mercado seja superior ao das lâmpadas convencionais, a tecnologia permite uma economia de eletricidade em até 90%, o que diminuirá as despesas de iluminação na conta de luz. Com informações do TreeHugger.
Redação CicloVivo

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Rede britânica de supermercados anuncia instalação de 69.500 painéis solares



Fonte: www.ciclovivo.com.br
A rede britânica de supermercados Sainsbury’s afirma que serão instalados 69.500 painéis solares em 169 lojas. A cobertura equivale ao mesmo espaço ocupado por 24 campos de futebol.
Ao todo, a Sainsbury’s possui 572 lojas no Reino Unido. O investimento em energia solar significa uma redução anual na emissão de 6.800 toneladas de gases de efeito estufa.
Para Justin King, o CEO da Sainsbury’s, o investimento tem um duplo benefício, ao mesmo tempo em que é bom para o ambiente é bom também para o negócio da empresa. Ele informou, em comunicado à imprensa, que mais painéis serão colocados nos supermercados.
A empresa não anunciou o investimento total do novo sistema, porém confirmou que a implementação continuará para cumprir seu plano de sustentabilidade. Os esforços serão realizados a fim de reduzir as emissões de carbono em 30% até 2020, de acordo com os valores de 2005.
Kink também estimulou que outras redes invistam em energia solar, uma vez que possuem ótimas condições de espaço para instalá-los. “Os supermercados têm áreas correspondentes às de campos de futebol nas suas coberturas, as quais muitas vezes não são aproveitadas”.
Os supermercados Sainsbury’s não se contentaram apenas em apostar na energia renovável. Eles também são fornecedores dos painéis solares. Os clientes podem obter esse produto nos próprios estabelecimentos e, além disso, têm à disposição uma consultoria sobre como poupar energia. Com informações do Wikienergia eGreensavers.
Redação CicloVivo