Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Unoesc promoverá em setembro Seminário de Inovação em Gestão ambiental urbana


Proporcionar o conhecimento e possibilidades de inovação em gestão ambiental preventiva urbana, para que profissionais da área, poder público, instituições de ensino, cidadãos e empresários estejam cientes das responsabilidades da sociedade para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Esse é o objetivo do I Seminário de Inovação em Gestão Ambiental Preventiva Urbana no Oeste de Santa Catarina, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro  de 2013 na Unoesc Chapecó.  A iniciativa é do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade e está sob a coordenação da professora Manuela Gazzoni dos Passos.
Serão abordados temas como a gestão ambiental preventiva urbana, englobando os desafios das empresas, cidadãos, profissionais, instituições de ensino e poder público para aliar o crescimento econômico com a conservação, preservação dos recursos naturais e bem- estar da população. Além disso, as definições de metas a serem alcançadas no oeste catarinense devem estar em pauta para auxiliar na tomada de decisões e no despertar para as práticas sustentáveis urbanas que dizem respeito ao planejamento de ações para qualificação das cidades nos aspectos de utilização da água da chuva, coleta e tratamento de resíduos, implantação de parques, arborização urbana, ciclovias, iluminação pública, reaproveitamento de água, painéis solares, entre outros assuntos.
- Pretende-se que este evento seja um marco para a região, inclusive, buscando alternativas sustentáveis para o próprio evento, servindo de modelo para demais eventos da região”, almeja Manuela.
O coordenador de captação de recursos da Unoesc, professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi, diz que a escolha de Chapecó para sediar esse evento, justifica-se pelo fato de a cidade concentrar a maior economia do Oeste e ser referência em turismo de eventos e negócios, sendo um polo regional.
- A franca expansão populacional traz a necessidade de informações e modelos inovadores e discussões sobre a temática sustentabilidade e gestão ambiental urbana, como uma atitude preventiva e de possibilidade de melhor qualidade de vida para sua população - argumenta.
Manuela destaca que durante todo o evento serão desenvolvidas ações de divulgação e educação ambiental para os participantes, seja por meio de atrações artísticas culturais, atividades informativas, palestras e apresentações de casos de sucesso sociais, empresariais, de gestão pública e pesquisas científicas, com foco na Inovação em Gestão Ambiental Preventiva Urbana.
Trabalhos científicos
Paralelamente, será realizada a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos da Instituição e demais pesquisadores sobre a temática de sustentabilidade, com publicação de cartilha, anais e livro.
- Com todas estas atitudes, o alcance e a propagação dos resultados do evento poderão servir de embasamento e referência para novas práticas ambientais urbanas - avalia a coordenadora do curso.
Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (49) 3319 2600 ou pelo e-mail

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

LPGA - LIGA PROFISSIONAL DOS GESTORES AMBIENTAIS


Hoje venho compartilhar com vocês um blog muito interessante "Liga Profissional dos Gestores ambientais".

Eles trazem diversas informações da área de gestão ambiental, além de compartilhar informações sobre eventos, congressos, notícias, novidades, oportunidades profissionais e discussão sobre diversos assuntos da profissão.

Não deixe de conhecer. RECOMENDO!