Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DENGUE

















Combater a dengue não é uma tarefa fácil. Se não mobilizarmos, daqui a pouco a dengue pode aparecer. Chuva e calor favorecem o aparecimento do mosquito transmissor da dengue. Por isso, precisamos da ajuda de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito e não deixar que ocorram epidemias de dengue no Brasil.
Medidas simples, desde que feitas todos os dias, geram bons resultados. Além de proteger a sua família, você pode ajudar a sua comunidade.

O QUE É DENGUE?
Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.
É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.
A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.

Dengue clássica:

  • Febre alta com duração de 2 a 7 dias
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo e nas juntas
  • Dor atrás dos olhos
  • Manchas vermelhas pelo corpo
Para quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas abaixo.

Procure imediatamente um médico em qualquer uma das situações abaixo:

  • Dores na barriga fortes e contínuas
  • Vômitos persistentes
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
  • Sede excessiva e boca seca



80 comentários:

  1. É inacreditável que ainda seja necesário estar alertando a população brasileira, pois nesses últimos anos é a mesma história de sempre, campanhas e mais campanhas para alartar a população sobre as consequêcias que podem ser causadas com esse problema. será que não estaria na hora de adotar medidas mais severas para pessoas que não possuem nem capacidade de adminstrar seu próprio lugar ambiente de vida? muitas veses é necessário pesar no bolso do cidadão para que as coisas possam funcionar aqui no Brasil, enquanto isso não acontece, o governo gasta mais e mais dinheiro em propagandas nos meios de omunicação e em saúde, deixando de investir em outros benefícios para o bem estar da população.

    Acadêmico Gabriel Melara, 9° de Engenharia Florestal, UNOESC Campus de Xanxerê-SC

    ResponderExcluir
  2. Boa informação, Pois existem centenas de pessoas que apesar de morrerem varias pessoas por dengue ainda não sabem ou não se conscientizaram que devemos combater a dengue. Devemos também conscientizar dês de cedo nossos filhos para que a dengue seja combatida mais cedo!

    Jovem Aprendiz Eduardo Girotto, turma 105, Senac
    Chapecó-SC

    ResponderExcluir
  3. Depende de cada um de nós agirmos para evitar a dengue, pequenos atos podem fazer toda a diferença. Não basta fazer campanhas se ninguem se concientizar é preciso partir de cada um de nós atos para acabar com a dengue.

    Pamela Rabaioli, Turma 105 Senac

    ResponderExcluir
  4. Boa informação, Pois existem centenas de pessoas que apesar de morrerem varias pessoas por dengue ainda não sabem ou não se conscientizaram que devemos combater a dengue. Devemos também conscientizar dês de cedo nossos filhos para que a dengue seja combatida mais cedo!

    Eduardo Girotto, Jovem Aprendiz, Turma 105, Senac
    Chapecó-SC

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, com isso puder saber mais sobre a Dengue e como me prevenir, para que não ocorra algum caso em minha família, também descobri melhor os sintomas, e assim caso ou ver algum caso devemos rapidamente nos dirigir até o centro de saúde mais próximo!


    Bruno Bortolli Pinheiro Turma: 105

    ResponderExcluir
  6. Apesar de toda a conscientização das pessoas, ainda existe muitos focos da dengue. Devemos ser mais responsáveis, é muito simples de prevenir e não é necessário pegar a dengue para depois pensar melhor sobre ela. Noticias e alertas não faltam, então vamos criar vergonha na cara e evitar a água parada.

    Eduardo Daniel Balbinot, SENAC PA 105 Chapecó.

    ResponderExcluir
  7. a Dengue é uma doença, que vem afetando cada vez mais a vida dos brasileiros, pelo simples fato das pessoas não se prevenindo, como tirando água dos potes das flores, fechando a tampa das caixas de aguá, dos pneus, das garrafas, atitudes pequenas que fazem a maior diferença. E como no comentario acima que achei muito interessante, é que ainda a população insiste em nao colaborar, por que falta de informação não tem. Isso vai da cabeça e consciência de cada um ! É antiga mais ainda vale, " é melhor prevenir do que remediar " !

    Jaqueline do Amaral,Menor Aprendiz SENAC Chapecó, turma de aprendizagem 105.

    ResponderExcluir
  8. Impossível seria descobrirmos de que todas as pessoas finalmente se conscientizaram e deram conta de que água parada não causa somente o surgimento de um simples mosquito e sim de um mosquito que causaria a morte de muitas pessoas. Por meio de propagandas ou campanhas ainda seria pouco, pois o governo só iria gastar dinheiro e nem todos iriam fazer o que realmente deveria que seria não deixar acumular água em parte alguma, para que não acontecesse o surgimento desta praga. Mesmo que adiantasse algumas pessoas fazer o seu dever, vai ter sempre aquelas que não iriam dar bola para este assunto, mas quem tem cabeça pensa e faz o que deveria, então vamos comentar mais para que outras pessoas vejam e se toquem de que nós devemos impedir que acumulasse água parada.
    Jederson Bentz (Turma:105 do PA-SENAC)

    ResponderExcluir
  9. Dengue é assunto muito falado no nosso país, existem milhares de focos e muitas pessoas já morreram por causa desta doença. Mas ainda existem pessoas que não se conscientizaram, por isso nunca é demais alertar sobre a dengue.

    Elder Cunico SENAC PA 105 chapecó.

    ResponderExcluir
  10. Dengue é sempre um assunto muito discutido em meio a população com o objetivo de acabar com o mosquito "Aedes aegypti", mas infelizmente alcança poucos resultados, pois as pessoas não se importam tanto com o vasinho de água parada, com a caixa d'água aberta e nem mesmo com sua própria saúde. Todos nós devemos seguir em risca as dicas desse texto incrível não só pelo mosquito, mas sim por nossas vidas. Pois a dengue MATA!
    De suas alunas Programa de Aprendizagem Senac Meyrieli Batista Pereira e Thais Fernanda Sogari.
    Turma 105

    ResponderExcluir
  11. Quando falamos sobre a dengue estamos entrando em um assunto muito sério e que faz vitimas em todo o Brasil. E é por isso que todo o cuidado é pouco, é bom sempre estar de olho nos locais onde possa haver o foco do mosquito, com a conscientização de todos concerteza iremos acabar de uma vez com a DENGUE.

    Ellen T. Angoleri, Senac, turma 105, Chapecó-SC

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, algo me intriga..por que todos os anos somos bombardeados de reportagens, propagandas lembrando sobre a dengue e mesmo assim a população não se conscientiza? cada ano aumenta mais os números de focos encontrados. O que vocês acham sobre isso?

    ResponderExcluir
  13. Dengue um assunto sério
    Em Chapecó vários casos de focos encontrados
    pequenos jestos fazem muita diferença não deixe água parada, feche bem os sacos de lixo, nao deixe acumular água nas calhas e etc...
    Podemos sim evitar a DENGUE basta cada fazer a sua parte.
    Luana de carli PA 103

    ResponderExcluir
  14. A dengue hoje no brasil esta muito séria cada ano que passa esta matando muitas pessoas por isso é muito importante nós nos conscientiza e na nossa casa fazer o basico porque não adianta uma pessoa se preocupa com a dengue e dez pessoas nao se preocupar pensando que nunca ira acontecer com si proprio ou com sua familia!!!

    (Caio Augusto Espindola Turma 103 PA Senac)

    ResponderExcluir
  15. A dengue é um dois principais problema no mundo, campanhas de prevenção e alerta sobre ela é o que não falta, a população brasileira sabe do problema esta muito bem informada,mas muitas vezes acaba deixando de fazer a sua parte, esta mais do que na hora do que se conscientizar ,senão cada ano é a mesma historia, será que é melhor acontecer as coisas primeiro para depois tomar uma providencia, ou prevenir para não acontecer o pior.
    Acadêmico Luís Felipe Dal ´Ponte 9° fase do curso de engenharia Florestal da UNOESC campos de Xanxerê

    ResponderExcluir
  16. Temos que cuidar e nos reeducarmos em relação a DENGUE! pois a DENGUE mata muita gente em nossos municípios, estados e no nosso país.
    Att. Acadêmico de Eng. Florestal Ricardo Cunha Canci, Unoesc - XXE

    ResponderExcluir
  17. E incrível como a população já não tenha aprendido a lidar com isso, pois a campanha esta sempre nos alertando e dando dicas do que pode se fazer, mais o que a de errado é que a população quando combate a dengue acha que ela não vai mais volta e continua deixando água parada em todo que é lugar, se fosse fazer a campanha sempre cuidar e se conscientizar que tem que deixa limpo isso poderia estar bem mais controlado falta só a ajuda da população para isso esta fora de perigo.
    acadêmica do curso de eng. floretal 9º periodo UNOESC-Xanxerê.
    Fernanda Baldissera.

    ResponderExcluir
  18. Dengue, algo que muitas vezes é esquecido.As vezes achamos que nunca irá chegar em nossa casa ou acontecer algo conosco em relação a dengue, mas ai é que está o erro. Por mais que não chegue em nossa casa, nossa parte temos que fazer, Colocando tampas em caixas de agua, evitando deixar água parada, reduzindo todo e qualquer tipo onde a dengue possa se reproduzir.E no caso de ser afetado, buscar imediatamente um médico. Mas todos sabemos, que apartir do momento em que a dengue não ter mais aonde se reproduzir, tudo isso irá diminuir ou nem existirá mais.Além de querer que tudo de certo, prescisamos colocar em pratica, para nosso beneficio e de toda população.


    PA SENAC Chapecó-Sc, Turma: 105
    Maéli Julia Torres de Almeida

    ResponderExcluir
  19. Normal vermos algumas casas com potes no terreno, pneus, restos de construção que fique aguá parada, fossas abertas, terrenos abandonados que acumulam lixo e água parada, é o lugar perfeito pro mosquito se proliferar e as vezes devemos fazer a parte do outro, para que mais a frente a gente não se prejudique com a doença que é muito perigosa e as pessoas estão nem aí.
    Alertando o problema para nossos familiares e amigos já iremos fazer um grande dever, podemos salvar a vida de um amigo que talvez poderia ser picado pelo mosquito, ou até a nossa própria vida e de familiares.

    PA SENAC Chapecó-Sc, Turma: 106
    Gabriel Biazus

    ResponderExcluir
  20. Dengue é um assunto que muito se discute mas pouco é colocado em prática. Devemos fazer nossa parte e tomarmos a iniciativa de não deixar água parada, pois é o lugar que o mosquito Aedes aegypti adora.
    Além de exercer nossa cidadania estaremos cuidando da nossa vida e da vida de quem amamos.

    Katiuska Bordin
    PA 102

    ResponderExcluir
  21. Algo bem interessante esta ocorrendo entre nos, o desperdício está tomando conta de tudo mesmo.
    se cada um pensar em si e claro tambem no meio ambiente, ajente teria bem mais condicões de vida! O desperdício está em casa em casa.
    Temos que conservar o máximo possível o que nos resta, agindo com muita respoonsabilidade.

    FERNANDA GASPARETTO
    TURMA: 102 SENAC

    ResponderExcluir
  22. A dengue é uma doença muito seria,pois se não cuidarmos bem das plantas colocando areia nos potes, os mosquitos podem se alojar e se reproduzir e assim prejudicando a nossa saude.Então vamos cuidar não deixando água parada em vasos de plantas e pneus.

    Nomes:Débora e karoline Turma:102

    ResponderExcluir
  23. Bom o conteúdo sobre saúde (dengue) apesar de todos já saberem como evitar, os cuidados mas nunca é demais informações que possam ajudar fazendo com que as pessoas trabalhem mais em cima disso para que possa ir sendo minimizado aos poucos.

    Thayala Emeline Lucatteli
    Turma 102 Senac

    ResponderExcluir
  24. muitas pessoas devem pensar: comoé possivel um mosquito tão pequeno matar tanta gente, e é por isso que não dão o devido cuidado com esse grave problema

    jean carlos paz

    turma 102

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente em pleno séc XXI ainda temos que correr risco de sermos infectados por um pernilongo... Quando será que a humanidade vai conseguir coexistir com a natureza???
    Esperamos que a ciência possa evoluir a ponto de rapidamente resolver os problemas que o próprio homem causa...

    ResponderExcluir
  26. O comentário anterior (infelizmente) autoria: Jery Carlos 7 período - Unoesc

    ResponderExcluir
  27. A dengue é uma das epidemias que sofremos em todos os períodos de veraneio no Brasil, sendo que o problema que faz com que o mosquito que causa a dengue se desenvolva é muito simples de combater. São processo muito simples de seguir que são muito importantes no combate, como, direcionar o lixo para locais adequados, sendo que estes muitas vezes são onde a água fica parada e o mosquito se cria, e os simples processo, como não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente ou local, manter as caixas d'água tampadas, não deixar águas paradas em lages, ou calhas, ou seja, água não pode ficar parada. Ou seja, são cuidados muitos simples que podemos ter que podem causar uma grande repercussão, pois se cada um fazer a sua parte, podemos acabar com esse problema que em todos os verões nos cerca e que este ano já está começando novamente.
    Vamos nos conscientizar, e fazer a nossa parte!

    Tiago Bonifácio
    Gestão Ambiental
    Administração - 7º período - UNOESC

    ResponderExcluir
  28. A dengue é uma doença infecto contagiosa causada por um vírus é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

    Siomara Boscato
    ADM 7ª Unoesc

    ResponderExcluir
  29. Pequenas atitudes que podem fazer a diferença! Apenas é necessario que haja conscientização e atitude. Se cada um fizer sua parte, inumeros casos de dengue, regionais e mundiais, podem ser evitados. Pense nisso!

    Micheli Ripplinger
    7ª Fase
    Adm Unoesc/Chapecó
    Turma Gestão Ambiental

    ResponderExcluir
  30. Realmente a dengue preocupa muita gente. Campanhas e concientizações é que não faltam para a população saber do problema. Chapecó é um dos munícipios com um grande número de focos do mosquito, e a as pessoas já pararam pra pensar que pode aconteçer uma pandemia de dengue aqui no oeste de Santa Catarina?!

    Thainara Kilian de Paula (Turma PA 102)

    ResponderExcluir
  31. A dengue é uma coisa ressente porque antigamente não existia muitos focos como tem hoje não morria tantas pessoas por causa de doeças como hoje que morre uma pessoa a cada 15 minutos ou menos, além disso tem pessoas que pensa que é brincadeira mas não é porque a dengue mata mesmo.E a dengue é uma preucupação de toda a sociedade, não só do prefeito ou dos vereadores.
    Nome: Nataniela Fernanda Siebeneichler.
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  32. Sabemos que combater a dengur naõ é facil mas presisamos colaborar,por ezemplo:naõ deixar garafas,peneus,potes em terenos baldil.Caso isso aconteça e voce sabe,comunique vigilancia sanitaria.
    Turma:102
    Nome:fabiano.r.rosa

    ResponderExcluir
  33. essa campanha da dengue é muito importante para a saúde de todos quanto mais ajuda mais pessoas não pagaram a doença e manas pessoas iram morrer.
    aluna:Adriana
    Turma:103

    ResponderExcluir
  34. Todos sabemos que a Dengue é uma doença , muito seria, que devemos ter muitos cuidados, e essa reportagem é interessante por que nos ensina varias coisas. Os jornais sempre mostram vários dados, mas parece que as pessoas não estão preocupadas. Sempre tem que reforçar DENGUE MATA

    Aline Camargo Fortes PA 103

    ResponderExcluir
  35. Todos nós sabe-mos o que a dengue faz para os seres humanos o quanto ela nos prejedica a nossa saúde, nós temos que cuidar para que essa iepidemia um dia acabe para o nosso bem e de toda a população. Nós temos que cuidar para que na nossa casa não tenha dengue. Se meu visinho ou visinho não cuidar e eu cuidar ,vou encentivar para que ele cuide para que um dia ele não acabe contrindo esta doença. Então devemos botar cuidardo meio ambiente para que um dia os nossos filhos netos e bisnetos não sofram com isso.

    Bruno Fogolari PA 103

    ResponderExcluir
  36. Todo cuidado é pouco, para um minúsculo inseto que tem o poder de até tirar a vida de um ser humano. Infelizmente é mt difícil acabar com esse inseto, todos nós sabemos que é muito sério, mas nem todos tem o cuidado de sempre jogar fora a agua parada, acabando com a água que está nos baldes, bacias, pneus, etc. vamos nos conscientizar e evitar agua parada.
    Patrick Hairon 103

    ResponderExcluir
  37. Sempre temos que ter cuidado com a dengue ISSO É SERIO! é bom que todos cuidem do quintal e dos lixos jogados pelo terreno alem do mosquito trazer doença infecciosas, ele pode causar a morte, por isso temos que ter cuidado com o mosquito, agora temos que passar as informações para nossos vizinhos e amigos para ter cuidado e não deixar garrafas com o bico para sima, água acumulada nos pneus entre outros.

    Nome:Mateus Bruno
    Turma:101

    ResponderExcluir
  38. O Brasil já registrou os quatro tipos de vírus, principalmente o tipo 1 e 2. No verão de 2002, apareceu o tipo 3. E isso é muito ruim, pois a dengue fica pior a cada contaminação. Uma pessoa que já foi infectada por um tipo de vírus tem mais facilidade de ser infectada de novo. E esta segunda infecção pode ser bem pior que a primeira, pois aumentam as chances de se contrair a forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, que pode matar.
    A dengue é uma doença séria, e é causada pelo descuido da população. Mas é tão fácil evitá-la, mas hoje em dia a população não se preocupa com mais nada, é tão simples cuidar, é só não deixar água em céu aberto, tampar caixas de água. Então vamos cuidar!
    Nome: Thalia Tecciani Biesek
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  39. Combater a Dengue nunca é facíl, mas se cuidarmos do lugar onde vivemos concerteza, a Dengue não vive. Os lugares que podem existirem água parada, devem ser colocados areia, colocar tampas em caixas de água. Temos tantos casos de dengue em nossa cidade. A dengue pode estar em qualquer lugar. Ninguém é imune, de pegar dengue. Todos nós somos alvos dela.

    Nomes: Ana Paula, Jéssica Vaninn
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  40. Dengue! Causada por um pequeno mosquito, mas que tem uma capacidade enorme, que pode até levar a óbito, e que no Brasil, os dados de humanos infectados aumentam a cada ano. É coisa séria, e grave. Não sei se todas as regiões do nosso país, tem o acesso as informações de combate a ele, mas cada um deve fazer sua parte para podermos eliminá-lo. Já basta as milhões de doenças que encontramos por ai, não queremos mais uma, e ainda causada por um mosquito. Galera, vamos fazer nossa parte para acabar com ele!

    Nome: Débora Ap. Cortina
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  41. Dengue, um problema que todo ano vem à tona mas as pessoas continuam sem mudar seus hábitos. Todos nós precisamos sair dessa rídicula zona de conforto e colocar isso em prática. Não adianta dizer "No que depender de mim, a Dengue vai ser extinta" e não fazer absolutamente nada para mudar essa realidade. Independente se meu vizinho vai fazer ou não o necessário para evitar a dengue, o importante é que minha parte deve ser feita, e isso fará diferença!
    Erick
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  42. As pessoas estão cientes do que a dengue pode causar, as vezes até a morte, mas mesmo com todas as informaçõens que a mídia nos passa continuam com o mesmo hábito, e com isso o problema que deverria diminuir, acaba aumentando, trazendo cada vez mais mortes a nosso país, e tornando nossa vida mais preocupante.

    Nome: Francieli de Andrade
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  43. As pessoas tem que consientizar de cada vez em Chapecó, o índice de larvas e mosquitos cresce a cada dia, devemos ajudar a acabar com isso e mostrar e podemos mais.
    Nome:Claudia Soares dos Reis
    Turma:51 Senac

    ResponderExcluir
  44. INCENTIVO não falta para combater a DENGUE, agora devemos agir para que posamos eliminar com as larvas dese mosquito.


    Daniel
    Ria 51

    ResponderExcluir
  45. As pessoas estão ciente do que a dengue pode causar as vezes até a morte. Nome:Izaque figueiró. Ria:51

    ResponderExcluir
  46. Em Santa Catarina, desde início de 2012 até agora, foram identificados cerca de 1.200 focos do mosquito transmissor da dengue. Chapecó foi umas das cidades que registraram aumento no número de pontos, Chapecó apresentou o maior índice de Santa Catarina, ate esta sexta-feira dia (4), um crescimento de 300%, isto significa que a conscientização da população para que nós consigamos vencer este combate contra o mosquito transmissor, uma situação muito preocupante para a sociedade.

    UNOESC – CHAPECÓ/SC
    ACADÊMICOS: Michel Sandi e Alexander Mozart Alves.
    7° Período.

    ResponderExcluir
  47. A dengue realmente esta cada vez mais dominando locais diferentes, devemos lembrar que a dengue pode levar a morte, mas para nos acabar com esse perigo que cada vez mais aumenta em todas as cidades, devemos trabalhar juntos, procurar orientações de como evitar com que esse mosquito se reproduza.

    Alessandro

    ResponderExcluir
  48. se todos fizessem o que e apresentado pelas meios de comunicação, todos temos conhecimento que temos que cuidar proteger, mas só falar não adianta esta na hora de AGIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nomes: Suelem e Maria.
      Turma de Gestão Ambiental.

      Excluir
  49. com atitudes simples e como não deixar água para em plantas e vasos, cuidar da caixa de água e deixar o agente de saúde entrar em nossas casas, certamente não teríamos um numero crescente de focos do mosquito da dengue em nossa cidade.
    Flavia e eduardo

    ResponderExcluir
  50. Tratar da dengue é algo essencial nos dias de hoje, em Chapecó no início do ano de 2013 o número de focos da dengue é assustador. Métodos simples podem evitar o surgimento da doença, são ações que fizemos dentro de nossos próprios lares que fazem a grande diferença.

    Nome: Juliano, Hiago e Mônica
    Curso: Gestão Ambiental

    ResponderExcluir
  51. A maioria das pessoas não sabem a gravidade dessa doença e por isso não se preocupam!A dengue é um assunto muito sério e cada um deve fazer a sua parte.

    Ivania e Sandra.

    Acadêmicas Do Curso de Gestao Ambiental - UNOESC - Chapecó

    ResponderExcluir
  52. Estamos em uma época onde todo o cuidado com a dengue é pouco, acredito que todos sabemos como ajudar na não ploriferação do mosquito, porém, reforçar as formas do combate nunca é demais e em vão, parabéns pela atitude.

    Douglas Moretto
    Ria 98 SENAC

    ResponderExcluir
  53. A dengue é um problema serio muitas pessoas pensam que é besteira ou que com elas não vai acontecer e então não cuidam deixam de lado e depois acabam no hospital ou com um familiar lá então vamos todos juntos lutar contra esse inseto que mesmo sendo tão pequeno causa tanto estrago.
    Nome: Letícia Thais Lemes da Silva
    Turma: 98

    ResponderExcluir
  54. Dengue???
    Um assunto assustador para a população da cidade de Chapecó, pois em TODOS os bairros da cidade existem milhares de focos, mas o que a população não se concientiza é de que a latinha de refrigerante que é jogada na rua, com a chuva pode ser o lugar onde o mosquito vai "morar".
    Existe uma falha enorme dentro da vigilância sanitária da cidade, que escondem os casos, existem alguma maneiras de prevenir? na minha opinião começando pelos terrenos baldios da cidade, cada foco encontrado em residencias, multa para o proprietário, pois apos todos os informativos as pessoas ainda não cuidam?
    BRASILEIRO só se dói pelo bolso.
    Francieli e Lais - Unoesc

    ResponderExcluir
  55. Deve haver a conscientização das pessoas em relação a dengue pois é uma doença grave e com um grande aumento de focos na região devido aos maus cuidados em relação a água parada, porem em contrapartida o governo deve "abrir" os dados verdadeiros para a população referente as infestações de dengue e casos confirmados, pois muitas informações são omitidas e ao ver de algumas pessoas a dengue é um caso "eventual" e que não ocorre com tanta frequência... se a população souber dos perigos que estão passando ao não levarem as orientações dos agentes de dengue e mídias a sério com certeza não haveria tantos casos pois estariamos nos cuidando melhor.
    Andreia e Ana Cláudia Logistica 5 período

    ResponderExcluir
  56. Nomes: Daniel Malagutti, Fábio Sonalio, Tiago Prestes de Oliveira,

    Turma: Pg10

    A dengue é provocado por uma mosquito, porem grande culpa dessa doença é causada pelo desleixo da população, que não faz o processo de reciclagem dos produtos corretamente, a consequência disso é o acumulo de agua nas embalagens. Logo a doença sai do controle e vira uma epidemia. Hoje a dengue é um problema nacional e logo precisa ser amenizado.

    ResponderExcluir
  57. A dengue é uma doença combatida facilmente, mas não é isso que vemos no Brasil, pois a falta de conscientização da população faz milhares de pessoas adoecerem por ano levando a vários óbitos. O governo gasta milhões por ano para simplesmente a população não deixar lixos acumulados e outros vasilhames que venham juntar água. Num levantamento feito pelo governo federal, Santa Catarina tem a maioria dos focos encontrados em lixos em terrenos baldios e pneus jogados a céu aberto. É uma vergonha! dos municípios catarinenses, Chapecó bate recorde em números de casos de Dengue e Focos do Aedes Aegypti, tudo isso seria evitado se fosse apenas evitar água parada.

    Acadêmicas: Fernanda Ramos e Julcene Tomen
    7 - período ADM Unoesc

    ResponderExcluir
  58. Na questão da Dengue os pequenos atos fazem a diferença e se cada pessoa tiver a consciência e atitude de fazer o recomendado e tanto divulgado pelo governo a chance da doença ser completamente extinta é grande, cabe a população a conscientização de seus atos e contribuição no meio em que vivem, fazendo a limpeza de seus terrenos e transmitindo a informação a seus próximos.

    Acadêmicos: Clóvis Prates e Regina Arend
    Administração Unoesc- 7˚ periodo

    ResponderExcluir
  59. A dengue é um sério problema e está se agravando em Chapecó. A prefeitura disponibiliza de pessoas capacitadas para visitarem as casas e dar orientações sobre os cuidados que se deve ter depois que chove, principalmente quem possui plantas e objetos fora da casa. Acho que isso já é um ótimo começo e certamente logo logo os índices de mosquitos na região irá diminuir.

    Fernanda Pereira
    Ria:128

    ResponderExcluir
  60. A dengue está cada dia mais presente em nossos dias, uma doença extremamente perigosa e que traz danos irrecuperáveis, mas que pode ser evitado com atitudes simples e fáceis, temos que tomar as devidas providencias, para que assim erradicar a dengue.

    Thalita Livi - PA Unimed

    ResponderExcluir
  61. Precisamos combater a dengue que é um serio problema em Chapecó, alem de ser uma doença mortal e de fácil contaminação se procria de maneira rápida pela negligencia da população.

    Felipe
    PA Unimed

    ResponderExcluir
  62. A população precisa ser conscientizada dos perigos da Dengue, ela é um serio problema em Chapecó, onde já foram detectados vários focos do mosquito.

    Samuel Sabadini e Débora Moura

    PA UNIMED

    ResponderExcluir
  63. Dengue é um assunto sempre muito comentado e moderno, pois todos sabem o perigo que uma picada pode trazer, mas não são todos que contribuem para evitar que a dengue esteja presente. Com o mau cuidado da população a dengue esta cada vez mais presente em nossas vidas, mas todos podem fazer a sua parte, não deixando acumulo de água em pneus, garrafas,etc. Existem também vacinações contra a dengue,onde é feita nos lugares onde á muitos focos do mosquito Aedes aegypti infectado. O governo ajuda, mas nós também DEVEMOS fazer a nossa parte.

    Gislaine Estevan
    PA Unimed

    ResponderExcluir
  64. Em nosso município, não houve nenhum caso de pessoas com dengue que obtiveram aqui, apenas casos de pessoas que pegaram em outras cidades e vieram para cá, mas mesmo assim, é um assunto mundialmente preocupante. Se houver 2 casos de dengue em Chapecó, já será considerado uma epidemia, pois ela se prolifera rapidamente. Por isso, todos nós, cidadãos, devemos mudar nossos hábitos, cuidando de possíveis lugares em que o mosquito pode se instalar, pois todos nós temos o conhecimento de que a dengue é perigosa e pode matar. Elimine os focos, ajude a combater a dengue!

    Nomes: Letícia Antunes Pansera e Suelen Thais Ramos
    Turma: PA Unimed

    ResponderExcluir
  65. A dengue realmente é um dos grandes perigos de hoje em dia, pois as pessoas não estão se importando muito com a real situação do vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. O mosquito busca lugares escuros com água empoçada para se procriar. Esses locais são os que mais possuem riscos de contaminação, hoje em dia o vírus já é considerado uma epidemia, e não é por falta de aviso. Se todos começassem a fazer sua parte, com certeza esse vírus poderia ser erradicado.

    Nome: Bárbara Pelisser e Bruno Signori
    Turma: ADM 003

    ResponderExcluir
  66. Nome: Mayke Kaue e Andressa Luane
    Turma: 003
    Nós devemos cuidar para não deixar acumular água nos recipientes, pois é ali que os mosquitos se reproduzem, então temos que preservar bem nosso meio onde vivemos pra ninguém sair prejudicado.

    ResponderExcluir
  67. Nome: Nathália e Poliana
    Turma: 004

    Hoje vivemos em um pais onde o lixo tomou conta, as pessoas já não pensam mais em sua saúde, jogam lixo em todo lugar, em sua propriedade nas de vizinhos em rios em lagos. E com e com isso a proliferação do mosquito se tornou mais frequente a epidemia da dengue tomou conta da grande maioria do brasil. Se todos nos se auto conscientizar estaríamos combatendo uma boa parte da proliferação do mosquito, pois com o aquecimento global o mosquito tem se ampliado. Se cada um com atitude simples no seu dia a dia ao menos colabora-se com sua parte estaríamos evitando a presença desse mosquito.

    ResponderExcluir
  68. A dengue é muito preocupante, para evitar que o mosquito se prolifere devemos cuidar para não deixar tampas de caixa de água aberta, piscinas e vasos de flores com água ou qualquer objeto onde acumule, porque a dengue é seriamente muito grave, e combate-la não é uma tarefa fácil, mais a iniciativa tem que partir de nós.
    Turma: 004
    Larissa Rafaela

    ResponderExcluir
  69. A Dengue é um problema muito sério devemos tomar muito cuidado e ajudar no que for preciso para que ela não se reproduza novamente e acabar com nossa saúde e nossa vida.
    NOME: TAWANY E JANILSON
    TURMA: 004 ADM

    ResponderExcluir
  70. Atualmente um dos maiores problemas de saúde pública é a Dengue. Transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Países como a África, tem centenas de pessoas que mesmo sem saber estão infectadas; sendo um país emergente tem como característica doenças proliferadas com mais facilidade por ser um país com pessoas anêmicas e doentes, que na maioria das vezes morrem sem ter acesso a condições básicas de sobrevivência.
    Nome: Jaqueline da Silva e Ana Julia Fortes
    Turma: ADM 004

    ResponderExcluir
  71. A dengue mata por isso que não podemos deixar água parada senão vai criar larvas e elas vão se proliferar.

    Nome:Marcos G.Caminski, Luiz F.Gonçalves
    Turma:004 ADM

    ResponderExcluir
  72. Sempre achamos que nunca pode ocorrer com nós ou com alguém próximo, mas a dengue está mais presente do que nunca no dia-a-dia do ser humano, todos sabem que a dengue mata, porém, poucos cuidam para não acumular água e etc. Reclamar, todos reclamam, mas se cada um fazer a sua parte, seria muito mais fácil para uma cidade sem dengue.
    NOME: Sabrina Rosa e Joana Nogueira.
    TURMA: ADM 004

    ResponderExcluir
  73. A dengue é algo que devemos cuidar muito pois quem sofre mais tarde somos nós mesmos.Com pequenos atos fazemos a diferença e se cada pessoa tiver a consciência e atitude podemos diminuir os casos e nos prevenir de termos problemas de saúde!!!
    Letícia Thiele Bueno
    UNIMED

    ResponderExcluir
  74. É lamentável que ainda tenha mortes no Brasil relacionados a Dengue. O povo brasileiro tem tantos recursos pra se prevenir contra esse mosquito e continua na mesma situação. Os casos de dengue aumentam muito no verão, quando ocorrem muitas chuvas. Lamentavelmente as pessoas não conseguem ter o minimo de consciência em ter um cuidado maior com a sua residencia, e não permitem a entrada de pessoas especializadas para procurar focos de dengue no mesmo. A educação da população é muito baixa, e não imaginam o risco que causam para seus vizinhos e para eles mesmos... Se cada um cuidasse do meio que vive, nada disso aconteceria.

    Thalia
    Unimed

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a Thalia, hoje existe vários projetos que falam sobre a dengue, campanhas de prevenção da doença e mesmo assim pessoas estão morrendo por não se prevenir da doença. A prevenção da dengue não é algo difícil, basta as pessoas cuidar se tem água acumulada em algum reservatório sem tampa que já está fazendo sua parte .
      Jéssica Otto
      Adm - Unimed

      Excluir
  75. As morte que ainda estão acontecendo os casos de dengue encontrados nas cidades são muito grandes ainda, falo "ainda" por que o todo o povo sabe que temos maneiras de prevenções da doença desse mosquito, aliás temos vários recursos tentando nos ajudar a prevenir essa doença, mas o povo acha que com eles nunca vai acontecer, esse mosquito pode estar em potinho de flor que você tem em seu jardim a partir dai ele começa se reproduzir e transmitir a doença para as pessoas.
    Quando agentes de saúde ou qualquer pessoa vem nos informar sobre a dengue achamos que sabemos tudo, mas a verdade não sabemos nada, por que se sabemos então por que não nos prevenimos disso.
    Então recursos temos para não pegarmos essa doença, basta ter consciência e saber usa-los.
    Nome: Caroline Amaral
    Turma: ADM Unimed

    ResponderExcluir
  76. É uma pena que ainda existe gente com Dengue no mundo. Pois ha tantos recursos para prevenção da doença. A população não ta nem ai, continuam jogando lixo nas ruas, deixando aguá parada, cada vez poluindo mais o meio ambiente. Mas quem acabara sofrendo as consequências sera toda a população.
    Laura
    Adm Unimed

    ResponderExcluir
  77. Já foi feito várias campanhas de conscientização para o combate da dengue, todos sabemos do perigo que o mosquito pode causar a nossa saúde, porém mesmo assim ainda encontramos casos de dengue em todo o país. É tão simples a prevenção que é revoltante ainda termos problemas com isso.
    Nome: Eduardo
    Turma:PA Senac 02

    ResponderExcluir
  78. Moramos na região que mais se tem registro dessa doença, por ser um lugar com longos períodos de chuva. A cada ano campanhas são expostas as comunidades como meio de mobilizar aos cuidados que se teve ter. Porém, a muitos casos em que moradores esperando apenas dos outros essas prevenções, não se dando conta de que sua participação e ajuda é de extrema importância para mudar esta situação.
    Nome: Kayanne Balhardin
    Turma: PA SENAC 02

    ResponderExcluir