Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Brasil deverá ter logística reversa de eletrônicos até 2015


Brasília - A implantação da logística reversa em todo o país deverá ocorrer, no mínimo, em 2015, estima o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki.
A logística reversa, dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), prevê o retorno para a indústria de materiais como eletroeletrônicos e pneus, para que possam ser novamente aproveitados pelo fabricante. Para isso, requer o envolvimento de todos na linha de produção e distribuição: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e o próprio consumidor, responsável pela devolução do produto aos postos de coleta.
A PNRS, aprovada em 2010, estabeleceu prazo até 2014 para a implantação da logística reversa e de outros pontos relativos à reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, como o fim dos lixões. “E olha que estamos bem adiantados, se comparados a alguns países europeus”, disse Nabil Bonduki, fazendo referência à Alemanha, que iniciou a implantação da logística reversa há quatro décadas. “E eles até hoje só conseguem recolher 50% das lâmpadas usadas”, exemplifica o secretário.
Para a professora e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB) Izabel Zaneti, o prazo para a implementação é mais do que adequado. “A Política de Resíduos Sólidos levou mais de 20 anos para ser votada. É preciso tempo para que as indústrias possam se adaptar a isso.”
Para ela, com as novas regras, haverá uma mudança de ação por parte das indústrias, que passarão a usar tecnologias mais limpas, mudando embalagens e metais usados na produção, para facilitar a reutilização. “É um momento importante para se repensar os produtos”, disse.
Inicialmente, a logística reversa engloba o recolhimento de resíduos e embalagens de agrotóxicos; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Cada produto está em uma fase de implantação diferente. No caso dos agrotóxicos, há campanhas de recolhimento de embalagens nos postos de venda. Os óleos lubrificantes já contam com uma política de recolhimento em algumas partes do Sul do país. As regras para o recolhimento de lâmpadas têm proposta de edital pronta, que depende de aprovação do Ministério do Meio Ambiente. Os produtos com a logística reversa mais atrasada são os eletroeletrônicos, que ainda não têm edital concluído.
“A coisa é complexa, pode levar um certo tempo para se concretizar. E vai precisar de muita educação ambiental e obrigação social”, disse Nabil Bonduki.
O secretário destaca que a participação do consumidor será fundamental em todo o processo. “É preciso a conscientização das pessoas para entregar o produto, ter a infraestrutura apta a recebê-lo e uma logística para recolher e levá-lo para o destino final e uma estrutura de reciclagem desses produtos”, ressalta.
A lei prevê punição para os envolvidos na cadeia produtiva que não colaborarem com a nova política, assim que ela estiver totalmente implantada no país. As penalidades vão da cobrança de multa até o processo com base na Lei de Crimes Ambientais.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/brasil-devera-ter-logistica-reversa-de-eletronicos-ate-2015-18032012-2.shl

30 comentários:

  1. Na era da tecnologia em que estamos vivendo com cada vez mais novidades estamos produzindo muito lixo eletronico e estava mais do que na hora o Brasil dar um destino certo para este tipo de residuo, pois se continuarmos sem este tipo de controle quem vai sofrer vai ser nos mesmo.

    Ivanete Barp
    Rosilene Hochmann

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim uma noticia boa que vem vindo junto com a copa do mundo, hahahaha
    na era das tecnologias que estamos vivendo será uma ajuda de suma importancia para o meio ambiente.
    Não podemos dizer que o Brasil não tem um destino correto para os produtos, pois tem várias empresas que arrecadam esse tipo de lixo e encaminham para outros paises os mesmos, temos como exemplo a Phillips.
    Esta ai um assunto que adoramos, Logistica reversa, pois é aonde ainda conseguimos ver que existe pessoas que se preocupam para o bem do meio ambiente.
    PARABÉNS BRASIL!
    Francieli e Lais
    Logística - Unoesc

    ResponderExcluir
  3. Acho fundamental esta politica reversa de eletrodomesticos, pelo grande consumo, as pessoas estão aproveitando a insenção de IPI,para trocando seu eletrodomesticos.
    No meu caso liguei para algumas instituições,para fazer doação de computadores, mas não teve interesse, tive que levar até um ponto de resiclagem de latinhas, a pessoa me fez o favor de ficar com os computadores.


    Cristiane S Sautier - Logística

    ResponderExcluir
  4. A nosso ponto de vista todos os produtos industrializados deveriam ter logística reversa para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Lembrando também que as leis devem ser mais rígidas para uma efetiva reutilização dos componentes eletrônicos.

    Att,
    Eder Luiz Pellizzer
    Patricia Motter
    Rodrigo Franke Schreiner

    ResponderExcluir
  5. se tratando do lixo qualquer ação é valida,em se tratando do lixo eletrinico é de suma importância o reaproveitamento e o destino correto do mesmo.

    Henrique Balena e Jonas Dalla Giacomassa

    ResponderExcluir
  6. com o reaproveitamento do produto descartado a matéria prima se torma mais abundante e os impactos ao meio ambiente extremamente reduzidos, visto que alguns metais pesados estao contidos nesses equipamentos.

    Henrique Balena e Jonas Dalla Giacomassa

    ResponderExcluir
  7. no brasil esta iniciativa é de extrema importancia, pois nos ultimos anos o consumo de produtos eletronicos cresceu muito, o que iria provocar uma grande poluiçao, pois os produtos usados seriam descartados em grande quantidade de maneira inadequada. Mas para o exito desta iniciativa é preciso a concientizaçao da populaçao desde ja.

    Henrique Balena e Jonas Dalla Giacomassa.

    Eng. florestal-UNOESC xxe

    ResponderExcluir
  8. Este assunto é grande debate. Uma vez que o Brasil está na tentativa de melhorar a finalidade dos lixos eletrônicos e resíduos sólidos, também é um grande empasse, para servir de exemplo aos países europeus que por sua vez, mandam containers de descartes deste caractere de forma ilegal para o Brasil. O empasse que me refiro é de forma que propicia o desenvolvimento de políticas e leis que possam tornar o setor público e privado mais comunicativo, onde, com uso da gestão e adoção de regras internas, irão conscientizar de forma imediata tendo como consequência o alcance dos resultados esperados pela nova lei. Além disto, o salve para esta nova lei que promove a legalização destes descartes, é a melhoria da saúde pública, podendo fornecer aos “catadores de lixo”, dos grandes lixões à céu aberto, uma nova condição sanitária, podendo ainda serem contratados por empresas de reutilização destes produtos, que possam vir à surgir após execução e efetivação desta lei.

    Att.
    Chaiane Rodrigues Schneider
    Acadêmica de Engenharia Florestal
    Unoesc - Campus de Xanxerê

    ResponderExcluir
  9. De acordo com o comentário que citei anteriormente, descrevi a irresponsabilidade de países europeus, na sua forma de desfazer-se do lixo (eletrônico e de resíduos sólidos) que produzem. Porém o Brasil tem muito à que aprender com algumas cidades europeias, que resolveram os problemas e desconfortos causados pelo lixo orgânico e resultante da higiene pessoal. Veja o vídeo do link abaixo, se o Brasil está avançado em suas medidas, para finalidade do lixo eletrônico e de resíduos sólidos, os europeus tem a tecnologia que trata dos demais.

    https://www.youtube.com/watch?v=XZ0fNysGn_Y


    Att.
    Chaiane Rodrigues Schneider
    Acadêmica de Engenharia Florestal
    Unoesc - Campus de Xanxerê

    ResponderExcluir
  10. Atualmente, o consumo desenfreado de eletrônicos tem levado não somente o Brasil como também a mundo a repensar,ou seja,
    as responsabilidades de empresas, logística, a legislação, os movimentos, projetos e programas a desenvolver ações para minimizar os impactos causados por esses resíduos ao ambiente.
    Ótima proposta citada no texto acima, ainda mais que o Brasil daqui a 1 ano e pouco está preste a sediar a Copa do Mundo. Lojas devem sim manter um programa de recolhimento, assim proporcionara de certa forma uma conscientização ambiental, cita-se como exemplo de algumas que já estão recolhendo com a seguinte proposta: Troca de eletrodomésticos que não apresentem o selo de economia de energia por outros economicamente viáveis, uma forma que muitas vezes podem sim amenizar condições adversas no meio ambiente e até diminuição do lixo eletrônico "jogado" a céu aberto.


    Felipe
    Mariane
    Raquel
    UNOESC
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  11. Nome: Daniela Malagutti, Fabio Sonalio, Tiago Prestes de Oliveira

    Turma Pg10

    Comentario: Sobre http://www.discutindoma.blogspot.com.br/2013_03_01_archive.html


    Com um pensamento no futuro e estratégias competitivas no mercado, as empresas estão buscando cada vez mais um sistema sustentável. Porem nem sempre existem politicas que as auxiliem nesse processo, como uma recompensa pela devolução dos produtos.
    Nesse sentido a colaboração dos indivíduos é crucial para que haja êxito na implementação da lei, o uso de um produto deve ser um ciclo, ele deve ser comprado, usado e devolvido quando não há utilidade, visando menores impactos no meio ambiente.



    ResponderExcluir
  12. Nome: Daniel Malagutti, Fabio Sonalio, Tiago Prestes de Oliveira

    Turma Pg10

    Comentario: Sobre http://www.discutindoma.blogspot.com.br/2013_03_01_archive.html


    Com um pensamento no futuro e estratégias competitivas no mercado, as empresas estão buscando cada vez mais um sistema sustentável. Porem nem sempre existem politicas que as auxiliem nesse processo, como uma recompensa pela devolução dos produtos.
    Nesse sentido a colaboração dos indivíduos é crucial para que haja êxito na implementação da lei, o uso de um produto deve ser um ciclo, ele deve ser comprado, usado e devolvido quando não há utilidade, visando menores impactos no meio ambiente.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza obsoluta seria muito bom se realmente funcionar este sistema de logística reversa para resíduos sólidos; é uma realidade que estamos caminhando para dias melhores e se a educação ambiental realmente se fortalecer e se tornar sólida, estaremos caminhando para um futuro onde o planeta será mais limpo. Isso significa que devemos mudar a cultura do consumismo sem consciência.
    Só funcionará quando os envolvidos que não fizerem sua parte forem punidos com multa, como uma forma de conscientização.

    Cacilda, Odair e Elisangela

    Turma PG10 Senac, Chapecó

    ResponderExcluir
  14. Com a modernização dos aparelhos eletrônicos, dia-a-dia entram no mercado novas opções e consequentemente as velhas opções precisam ter uma destinação correta, pois de fato quando jogados no meio ambiente ou locais inadequados estamos agredindo a natureza. Por essa razão a logística reversa se faz tão importante e esperamos que em 2015 seja implantada e aceita por toda a população.

    Alunos: Ana Paola Casagrande
    Rafaela Marchetti
    Ricardo Bonfante
    Turma: PG10

    ResponderExcluir
  15. A implantação de uma política de logística reversa terá que ser tornar exigência para os fabricantes, já que não querem encarecer o produto aplicando tal medida. Se isso realmente ocorrer, um novo tipo de mercado irá se abrir, em que empresas terceirizadas farão esse serviço, o que beneficia o meio ambiente e gera empregos. Tal regulação é urgente, tendo em vista que as tecnologias atuais ficam ultrapassadas em um período de tempo cada vez menor.

    Douglas H. Spiess Franz
    4º período ADM UNOESC

    ResponderExcluir
  16. A implantação da logística reversa é de extrema importância. Se pararmos pra pensar hoje a tecnologia avança muito rápido, um equipamento eletrônico como computadores,celulares,TVs,etc.. não precisa de um período muito grande para virar lixo. pensando dessa forma você não parou pra pensar pra onde tudo isso vai parar?
    a implantação vai ser a solução, além de ajudar o meio ambiente vai também gerar novos empregos.

    Henrique Meireles
    ADM 4º período

    ResponderExcluir
  17. A cada dia que passa novos procutos são criados e assim os velhos são descartados, automaticamente produzindo muito lixo. É interessante a implantação dessa logística reversa que além de dar o destino certo para os materiais alguns deles serão reutilizados, uma boa maneira de estar cuidando do meio ambiente.

    Camila A. Krombauer
    ADM - 4º Período

    ResponderExcluir
  18. Bacana que houve um avanço ao menos para que comece a ser exigida essa logística reversa, para materiais que podem ser reutilizados e se descartados na natureza causam danos. O que me preocupa e que para os produtos com a logística reversa mais atrasada são os eletroeletrônicos, os mesmos são os que mais possuem obsolescência e também um consumo desenfreado. Eu me questiono, quando não tiver mais lugar para descartar esses eletroeletrônicos, será que essa logística reversa já vai estar implantada?

    Fillipe Pedro Mergen
    Administração - 4ª fase
    Unoesc

    ResponderExcluir
  19. Novamente o foco da campanha está na conscientização de que todos os utensílios possuem um destino correto, para que após todo um processo, possam seu reutilizados. No entanto, o ponto chave desta ideia está na conscientização tanto do produtor inicial quanto do consumidor final. Porém, como é raro encontrar indivíduos que mudem a sua rotina por livre e espontânea vontade, a aplicação da lei em conjunto com a devida punição se tornou inevitável.

    Jonas Rita
    4º Período de Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  20. Pois bem, seria de fato uma ótima estratégia para se reutilizar eletroeletrônicos e destiná-los corretamente.
    Mas essa "conscientização" não deve apenas vir de comerciantes - ou quem sabe de pessoa ligadas a esse tema - mas também por pessoas sem informação (desconhecendo os problemas e consequências que as destinações erradas podem provocar) e o Governo como um todo deveria auxiliar no recolhimento desses objetos.
    Tendo em vista também que a destinação incorreta - em aterros ou lixões - causa a "intoxicação" do solo, como por exemplo por mercúrio, que é terrivelmente maléfico para seres vivos...

    Vale a pena a conscientização!

    Nomes: Luana Martinelli e Darah Marchiori
    Ria: 152
    Curso: Vendas - Senac Chapecó

    ResponderExcluir
  21. É muito importante ter os locais adequados para dar o devido fim do aparelho eletrônico em todas as cidades, havendo a divulgação para todas as pessoas, pois, quando um computador estraga nunca sabemos onde joga-lo fora, e esses locais irão ser muito uteis para a população.
    Nomes: Erandressa J. Cardoso, Guilherme J. Pelizza
    RIA152

    ResponderExcluir
  22. Muito bom. Ter locais adequados para depositar seu aparelho eletrônico, alguns podendo ser reutilizados, isso é muito importante. Tendo uma grande divulgação, com certeza esse projeto irá funcionar.

    Nome:Leonardo Reis
    RIA:152

    ResponderExcluir
  23. Reportagem interessante ,mas isso deve começar pelas empresas pois elas devem fabricar produtos duradouros e assim as pessoas começaram a cuidar melhor de seu objetos fazendo com que menos lixo seja produzido
    Nome;Leandro,Mateus
    Ria:152

    ResponderExcluir
  24. Todos os dias são criados novos produtos mais sofisticados e consequentemente os "velhos" são descartados, e onde todo esse lixo vai parar? nos terrenos baldios? nos lixões? ou jogados em rios? perguntas que muitas vezes não sabemos responder, pois qualquer lugar pode servir de descarte de aparelhos eletrônicos. Acho que com uma enorme iniciativa como essa podemos sim ter destino certo para nosso lixo de materiais eletrônicos, pois assim as industrias irão ter que pensar novos destinos sustentáveis para todos esse lixo.


    Aluno: Reginaldo Portella
    Fase: 7
    Curso: Administração

    ResponderExcluir
  25. Da forma que vivemos hoje, onde os produtos tendem a durar menos e se tornarem obsoletos ou fora da moda mais e mais rápido seria necessário haver uma grande conscientização da população quando ao retorno de certos produtos. A maioria das pessoas não tem o costume de levar uma pilha até o local de recolhimento e acaba pondo essa pilha no lixo comum, muitas vezes por falta de informação ou simplesmente por não querer ir até o local.
    Além de ser necessário uma conscientização dos fabricantes é necessário que todos ajudem nesse processo, pois não adianta uma pessoa ter a intensão de levar o produto para o local de devolução e não ter um local para a devolução.

    Nome: Ademir Antunes Lacerda Filho
    Gestão Ambiental e Sustentabilidade

    ResponderExcluir
  26. A sustentabilidade vem gerindo cada vez mais empresas de pequeno e médio porte, um motivo para esta mudança é a divulgação destes conceitos ecológicos, mostrando que não se necessita de um grande investimento para ser sustentável, ou obter algumas ações que venham a contribuir para o meio ambiente, como a separação do lixo, cuidado com espaço e equipamentos de trabalho, destino de resíduos tóxicos corretamente, entre outros. Pois todo esse investimento nos trás um retorno futuro muito maior, tanto em aspectos financeiros quanto em promover os produtos ou serviços, pois, toda a empresa que mantem uma consciência "verde" ganha uma visualização diferenciada. Prêmios como o ECO são importantes para incentivar que mais organizações tenham essas ações, atingindo processos, serviços, colaboradores, clientes... uma cadeia de ideias sustentáveis.

    Luiz Eduardo e Raylan Stella.
    7ª fase de ADM.

    ResponderExcluir
  27. A logística reversa deveria existir em todos os locais de venda, pois se a empresa pode vender o produto ela também deve recolhe-lo e destina-lo corretamente. Mas não basta apenas a empresa recolher se a população não está educada em reciclar e destinar corretamente os produtos. Portanto deve partir dos dois lados, da empresa em recolher e da população em fazer o certo.

    Vinicius Francisco Rossetto
    Administração 7º - UNOESC

    ResponderExcluir
  28. A logística reversa é o método que as empresas encontraram para minimizar os impactos causados por elas ao meio ambiente, sendo assim, querem demonstrar preocupação com a destinação correta dos resíduos, devido a grande destruição causada, mas isso também só pode ter exito com a conscientização da população mundial.

    Aluno: Junior Vieira, Veridiana Fortunato
    Fase: 5ª Logística

    ResponderExcluir
  29. A logística reversa deveria estar obrigatoriamente em todas as indústrias e comércios para o recolhimento de materiais e embalagens para dar um destino correto evitando que sejam descartados de forma imprópria.

    Cristiane, Cristina e Juthielli
    Logística 5° fase

    ResponderExcluir
  30. é bom ter um lugar para colocar essas coisas e bom para a natureza

    nome:Felipe Silva
    turma:003

    ResponderExcluir