Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Maior usina solar da América Latina está em SC

A Eletrosul inaugurou nesta sexta-feira (27) a maior usina solar integrada a um edifício da América Latina, localizada em Florianópolis (SC). O complexo, apelidado de Usina Megawatt Solar, é fruto de uma parceria entre a empresa distribuidora de energia e o governo alemão e tem capacidade para produzir 1,2 gigawatts-hora ao ano.
O investimento total do empreendimento foi de R$ 9,5 milhões. Ao todo foram usados 4,2 mil módulos fotovoltaicos, instalados nas coberturas dos edifícios-sede e estacionamentos, o que totaliza uma área de 8,3 mil metros quadrados. A tecnologia transforma a radiação do sol em eletricidade, que é direcionada às redes de distribuição locais.
“O Brasil tem um potencial enorme para a geração de energia a partir do sol. Projetos como o Megawatt Solar certamente servirão de estimulo para que iniciativas semelhantes se multipliquem pelo país”, destaca o diretor do KfW na América Latina, André Ahlert.
A energia produzida na usina será disponibilizada a consumidores livres, como empresas e shoppings, que poderão comprar a eletricidade através de leilões. Já no primeiro leilão, que será realizado no segundo semestre de 2014, a empresa pretende vender 800 MWh/ano. “Nossa intenção não é somente comercializar o produto. Queremos ajudar a difundir um novo conceito, que atenda à crescente demanda da sociedade por energia renovável”, explicou Eurides Mescolotto, presidente da Eletrosul.
A companhia tem outros dois projetos da área solar em andamento. Um deles busca purificar o silício, que é a principal matéria-prima usada na fabricação dos painéis fotovoltaicos, e o outro consiste em avaliar o potencial do aproveitamento solar a partir de estações solarimétricas.
Redação CicloVivo

25 comentários:

  1. Uma ação muito importante que serve de bom exemplo de como produzir energia usando um recurso natural,sem que esgote-o e também uma forma de preservação utilizando a tecnologia a favor da gestão ambiental, são estas ações que podem mudar o pensamento das pessoas como utilizar bem os recursos naturais.

    Geovani da Silva
    Processos Gerencias

    ResponderExcluir
  2. Essa atitude é de estrema importância para o meio ambiente, pois é uma forma de geração de energia sem agredir a natureza e seus recursos, além de ser um excelente negócio para o nosso estado. Bela iniciativa! :)
    Angel Fachin e Tálika Pedroso
    PA Unimed

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente em nosso país tudo se torna "inviável para a população mais carente", enquanto na Europa o custo é irrisório se comparado aqui, devido a nossa alta carga de impostos.

    Marcelo Henrique
    Logística Unoesc

    ResponderExcluir
  4. Certamente é uma forma de energia viável para se ter e aplicar no Brasil, mas pelo auto custo a princípio não seria possível a todos usufruir disso, mas para empresas de alto porte, ajudaria a mesma e o meio ambiente também.

    Nome: Ronaldo
    Turma: 2015.0528.003

    ResponderExcluir
  5. é bom para santa catarina mostra que estamos crescendo e também é bom para o meio ambiente usando um recurso natural.

    nome:Felipe Silva
    turma:003

    ResponderExcluir
  6. é bom para santa catarina mostra que estamos crescendo e também é bom para o meio ambiente usando um recurso natural.

    nome:Felipe Silva
    turma:003

    ResponderExcluir
  7. Uma ação muito importante que serve de bom exemplo de como produzir energia usando um recurso natural,além de ser um excelente negócio para o nosso estado, mas nem todo mundo poderia usufruir pelo custo muito auto.

    Nome:Mauricio ,Kauana
    Turma:003

    ResponderExcluir
  8. Um bom investimento que utiliza de um recurso natural, não acabando com o recurso. E também não prejudica a natureza, consequentemente não prejudicando as gerações futuras. Este projeto incentivara para o investimento de novas usinas e meios que utilizarão somente de recursos naturais.
    Emanueli Gosch e Kétlin da Silva Ramos
    Turma: ADM 003

    ResponderExcluir
  9. É incrível ver que por mais que nosso estado tenha seus enormes defeitos, ainda há pessoas que investem bastante para melhora-lo, obviamente essa empresa terá um grande retorno com essa produção de energia solar, porem benefícios serão expandidos para um enorme numero da população. Projetos como o Megawatt Solar podem também vir a influenciar outros empresários desse ramo a fazer esse investimento por verem o tamanho retorno.
    nome:Sabrina Rosa e Joana Nogueira.
    turma: ADM 004

    ResponderExcluir
  10. Iniciativas como essa podem ser o futuro da geração de energia sustentável, servindo de exemplo para outros e nos fazendo repensar o quão preocupados estamos com as fontes de energias que temos atualmente. Apesar do alto custo dos painéis fotovoltaicos em nosso país, empresas com ideais sustentáveis precisam inovar com projetos como esse, sendo um exemplo para a sociedade.
    Lucas A. G. Bueno
    Turma 004 Adm

    ResponderExcluir
  11. isso é o futuro e hoje não é mais preciso represar rios mais com essas células hoje da para capitar energia do sol e acabou todo este sofrimento.

    Nomes:Luiz F. Gonçalves, Marcos G. Caminski
    Turma:004 ADM

    ResponderExcluir
  12. O planeta agradece!
    A utilização de fontes renováveis nos dias de hoje é preciso. Está forma de obter a energia é ótima, já que a radiação solar está cada vez mais intensa.
    Mesmo sendo de alto custo, empresas que investem nessas fontes renováveis merecem os parabéns. Assim, mostrando a sociedade que é possível mudar.

    Alunas: Dauane Vassoler e Dayanne Sampaio Antonio
    Turma: 004 (Senac)

    ResponderExcluir
  13. Acho importante que a cada dia mais possamos aproveitar as coisas que não estragam o meio ambiente, a capitação de energia solar foi uma ideia brilhante de seus criados, que o resto do estado e as pessoas possam se espelhar nessa ideia, e cada dia cuidar mais do nosso mundo.
    Nome: Daniela Gois
    Turma: ADM-Unimed

    ResponderExcluir
  14. Ótima noticia!
    Uma ótima forma de capitação de energia. São iniciativas assim que contribuem para a melhoria das nossas condições ambientais. Devemos pensar não só em nós mas também nas nossas próximas gerações, e tenho certeza que elas agradeceriam por iniciativas assim. Isso servirá de exemplo para muitos outros estados.
    Ana Laura
    Unimed ADM 2015

    ResponderExcluir
  15. Acho um ótimo investimento, que vai beneficiar uma grande parte da população, além de estar usando um recurso natural que mais tarde não vai nos prejudicar, e além de estar fazendo um bom uso da tecnologia.
    Letícia Thiele Bueno
    UNIMED

    ResponderExcluir
  16. Amanda da Cruz
    turma: Senac Chapecó/ Unimed
    acho um excelente investimento, pois não estaríamos causando danos ao meio ambiente, estaríamos apenas sabendo utilizar os recursos que temos neste caso (o sol).
    e seria também um bom uso tecnológico.

    ResponderExcluir
  17. Com o uso de placas a única energia utilizada seria a do sol, o que é muito mais econômico e renovável, não precisaríamos de tanta energia para produzir a luz e usaríamos ela apenas à noite, o que seria muito mais econômico do que utilizá-la em um dia inteiro e seria mais renovável porque o sol ilumina o planeta todos os dias, então ele tem potencial suficiente para iluminar empresas, casas, escolas e outros.

    Nome: Stefani Cardoso Wentz
    Turma: ADM / Unimed

    ResponderExcluir
  18. A energia solar é com certeza uma excelente atitude e de estrema importância para o nosso meio, assim não prejudicamos nem agredimos a natureza e seus recursos.
    Kethoni Boita
    ADM - Unimed

    ResponderExcluir
  19. Bela iniciativa da empresa. O uso de fontes renováveis de energia é uma grande ação que as pessoas podem tomar para suas empresas e até para suas casas. Elas são importantes pois não esgotam nossos recursos naturais e podem ser utilizadas várias e várias vezes sem nenhum grande dano ao nosso meio ambiente, além de economizar dinheiro na energia que vem da cidade.

    Victor Bergamin Biazi
    ADM Unimed

    ResponderExcluir
  20. nome:filipe hemrrique
    turma:pa senac 02
    acho uma saída ótima do grande consumo de energia e de maiores gastos

    ResponderExcluir
  21. Acho uma ótima saída para as Grandes empresas inovações e investimentos como esse,alem da iniciativa dos empresários, isso deve render um ótimo retorno para a empresa e para o próprio estado de SC.

    Nome: Gabriel
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir
  22. Ótimo investimento que a longo prazo trará benefícios muito maiores que os previstos, deveriam haver mais empresas preocupadas com o meio ambiente.

    Nome: Diane
    Turma: PA Senac Vendas 002

    ResponderExcluir
  23. Uma ação muito importante que serve de bom exemplo de como produzir energia usando um recurso natural
    Nome: Thauwan
    Turma:PA Senac 02

    ResponderExcluir
  24. Um ótimo investimento, o Brasil tem capacidade para gerar energia renovável, isso vai favorecer as empresas, industrias etc. E principalmente a nós mesmos.
    Nome: Èrica Marcanzoni
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir