Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Brasil é o primeiro país no mundo a criar o selo verde para pneus



A Fenatran 2011 realizou na última terça-feira (25) a cerimônia de entrega da Certificação de Rotulagem da Qualidade Ambiental para três unidades reformadoras. O projeto foi desenvolvido pela ABR (Associação Brasileira de Segmento de Reforma de Pneus) em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para certificar, todo ano, as empresas do segmento de reforma de pneus que apresentarem menor impacto ambiental. 
Para Ricardo de Oliveira, presidente da ABR, o selo verde garantirá mais vida para os pneus e possibilitará maior conscientização da sociedade em relação a importância da sustentabilidade. “Somos o primeiro país a adquirir o selo verde, fator que já nos coloca à frente de muitos países desenvolvidos”, ressalta. 
As três Unidades Reformadoras passaram por uma auditoria para que fosse verificada a viabilidade da entrega do selo verde - foi analisada a emissão de gases, segurança no trabalho, limpeza do ambiente, tratamento da água e qualidade do solo. A partir do ano que vem, as empresas do setor que receberem a certificação terão o símbolo do selo verde – um pássaro – em alto relevo estampado nos pneus que fabricarem.  
A Certificação de Rotulagem da Qualidade Ambiental foi elaborada dentro de um comitê de engenheiros, químicos e profissionais ligados ao meio ambiente da Universidade Getúlio Vargas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ABR e ABNT. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) foram observadores no comitê.
Imagem: Tsweekly

26 comentários:

  1. A Certificação da Qualidade Ambiental demostra que o Brasil esta melhorando na questão ambiental, e dando passos para o futuro e seguindo na frente de vários países mais desenvolvidos.
    Mais um passo para melhorar a sustentabilidade no nosso país.

    Luan Souza
    102

    ResponderExcluir
  2. Significa que o Brasil está muito bem economicamente, e apresenta niveis grandes na sustentabilidade.

    Luciano Bortolli
    102

    ResponderExcluir
  3. Esse trabalho desenvolvido por varias pessoas mostra como algumas pessoas tem consciência de separar pneus de outros produtos.Assim fazera com que o mundo seja livre de alguns problemas que poderia ser afetado ao jogar esses pneus em qualquer lugar.O pneu é um produto que demora anos paraentrar em decomposição ao ser jogado em qualquer lugar provoca doenças como o surgimento do mosquito da dengue.Uma dica que fica reaproveite os pneus e não jogem em qualquer lugar

    Nome:Fabio Piccin
    Turma:102

    ResponderExcluir
  4. essa certificaçao de qualaidade demonstra que o brasil esta cda vez mais se desenvolvendo e procurando melhor quanto a questao de nao poluir tanto e de nao agredir tanto o nosso meio ambiente em que vivemos.

    Nome: Marlon Augusto Cerezolli
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  5. PS estou corregindo a boa calegrafia do aluno do PA Marlon.
    Palavras do vocabulário dele: qualaidade,cda,questao,nao.
    Palavras do vocabulario do povo brasileiro:
    qualidade,cada,questão,não.
    Segundo ele foi ele quem pediu para mim fazer isso ^^

    ResponderExcluir
  6. Brasil se mostra cada vez mais preocupado com o planeta, grande jogada o selo verde, reaproveitar pneus é essencial nos dias de hoje, e o selo aumenta ainda mais os comentários sobre o assunto, fazendo que a população fique sabendo, assim não poluindo e agredindo nosso meio ambiente, quanto mais informação melhor, menos poluição terá.Reaproveitar sim, jogar na natureza Não !
    Olivio Nunes Neto
    TurmaPA: 103

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho isso muito bom, assim estaremos sabendo o que estamos comprando... pois duvido que alguém saiba daonde vem o pneu que compra, assim pelomenos as pessoas estarão cientes de que está ajudando o Planeta Terra.

    ResponderExcluir
  9. Com esse novo pneu, tods saberão de onde vem os pneus utlizados por eles. Hoje existe no Brasil um grande estoque de pneu inutilizados jogados a natureza, já estão fazendo muitas coisas para melhorar isso, mas ainda não é o necessário. Eu daria uma idéia de usar pneus para a fabricação de asfalto, como já é utilizado em varios países, irá ajudar a natureza, e também, as estradas terão uma maior durabilidade e um conforto muito grande.
    Hector Stormovski
    Turma:101
    Senac Chapecó

    ResponderExcluir
  10. Com tantos problemas ambientais no Brasil, não acho que só isso irá mudar a consciência de um povo que já aprendeu a não respeitar o nicho onde vive.

    ResponderExcluir
  11. Isto é muito importante mostra que o Brasil teve pró-atividade em questõens ambientais e que estamos preocupados com o meio ambiente.
    Nomes: Luander , Pâmela Marta
    turma : 100

    ResponderExcluir
  12. Com tantos problemas ambientais no Brasil, não acho que só isso irá mudar a consciência de um povo que já aprendeu a não respeitar o nicho onde vive.

    NOME:Felipe R. Witezak
    TURMA:100

    ResponderExcluir
  13. Temos certezas que esses pneus pode ser reutilizados,quanto mais as pessoas saber como é a reciclagem e a reutilização mais ajudara nosso planeta !
    Alunas: Juciane e Fernanda Campos
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  14. Se você souber o destino certo para os pneus, eles nao agredirão o meio-ambiente e assim o planeta sempre vai estar limpo, e este ato um dia podera ser de seu benefício.

    Martin e Rudimar.
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  15. Uma grande novidade para os pneus usados pois eles demoram anos para se decompor e com o selo verde tera uma vida mais longa e ajudará com a sustentabilidade do planeta.
    Alunas: Fernanda Caroline Vidal e Jaqueline Fialho.
    Turma: 100
    SENAC.

    ResponderExcluir
  16. Hoje a quantidade de pneus que são utilizados e descartados é muito grande. Esse selo mostra que o país está começando a se preocupar com o meio ambiente e está buscando alternativas sustentáveis para produtos como este, tão prejudicial à natureza!

    Rafaela Chiossi
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  17. Esse tipo de atitude demostra a preocupação do nosso pais com as questões ambientais, todos os dias milhares de pneus são descartados e grande parte vai para lugares indevidos, com esse selo a vida útil do pneu vai aumentar, e portanto teremos uma diminuição da poluição. Além disso, atualmente temos somente três empresas que são certificadas, mas esse é o caminho que a maioria das empresas desse setor deverão seguir para conseguir se manter no mercado e para serem ambientalmente corretas.

    Alan Marcon
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  18. ACADÊMICA: SAMARA JÉSSICA KAPPEL
    CURSO: LOGÍSTICA 5ª FASE

    Ótima iniciativa do Brasil, o selo verde é muito importante. Deste modo o Brasil esta se preocupando com a melhoria.

    ResponderExcluir
  19. É muito interessante que nosso país tomou a iniciativa de começar a combater um dos piores meios de poluição. Foi uma iniciativa muito importante que deveria ser tirada como exemplo. Como nós devemos seguir o exemplo de outros países, outros países dessa vez tem que seguir nosso exemplo.
    Bruno Canam
    Turma:99
    SENAC

    ResponderExcluir
  20. Possuímos produtos registados com este selo, nada mais justo que viabilizar isto também aos pneus, pois, são eles que ficam anos no meio ambiente e prejudicam inclusive a saúde humana, através do acumulo de água, sendo um precursor da desova do ciclo evolutivo do mosquito da Dengue.

    Danieli Oro
    Camila de Oliveira
    Acadêmicos - Gestão Ambiental 3ª fase

    ResponderExcluir
  21. É importante o fato de controlar o número de pneus e o destino correto deles pois este é um dos produtos que mais poluem o meio ambiente e que demoram pra se decompor. Também é uma boa iniciativa pois os pneus além de vários problemas são uma constante causa de focos de mosquitos da dengue.

    Nomes: Fabíola Zenatta Freitas e Jean Morandi.
    Turma: 152

    ResponderExcluir
  22. Com esse novo pneu, tods saberão de onde vem os pneus utlizados por eles. Hoje existe no Brasil um grande estoque de pneu inutilizados jogados a natureza, já estão fazendo muitas coisas para melhorar isso, mas ainda não é o necessário.Como nós devemos seguir o exemplo de outros países, outros países dessa vez tem que seguir nosso exemplo.

    Josiel, vinicius
    turma:003
    senac

    ResponderExcluir
  23. A importância disso é significativa demais porque o destino delas será exemplificado, e os pneus são uma praga, porque demoram muito para se decompor, podem acumular água e com isso a dengue, queimá-los não é a solução também, selo verde já!!!!

    ResponderExcluir
  24. Isso é uma ótima maneira de mostrar para a população e para outros países que o Brasil se importa com um processo correto para comercializar seus produtos, pois tendo esse selo verde sabemos que menos danos serão causados a todo o meio ambiente.
    nome:Sabrina e Joana
    Turma: ADM 004

    ResponderExcluir
  25. O projeto de sermos o primeiro país a adquirir o selo verde em pneus, nos põe realmente a frente, mas não é por conta de primeiro lugar ou algo do tipo que concordamos com a idéia, o legal disso é que assim teremos mais pneus com menos impactos para o ambiente, colaborando assim para a preservação do mesmo. Qualquer idéia que possamos por em prática , para essa sustentabilidade é bem vinda.
    Larissa Regina e Mariana
    Turma: 004 Senac

    ResponderExcluir
  26. Isso significa que o Brasil está dando um passo importante em questão do meio ambiente, isso significa que pode vim muitas melhoras pela frente ainda para ajudar o meio ambiente.
    Halbert
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir