Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

País recolhe 60% do esgoto que produz, mas trata apenas 20%



O Brasil é um país que avança, mas ainda vem apresentando lentidão nas melhorias dos seus indicadores sociais, principalmente na área de saneamento e de aproveitamento de recursos hídricos. A conclusão está em um estudo encomendado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A pesquisa apurou que a rede de distribuição de água canalizada já atinge 82% da população brasileira – índice que chega a mais de 90% na Região Sudeste. Constata ainda que os índices de coleta de esgoto melhoraram bastante nos últimos anos, atingindo hoje mais de 60% da população, embora apenas 20% do que é recolhido sejam tratados adequadamente.
O estudo, com mais de três mil páginas, foi desenvolvido pelo Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig) e pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Dele resultou a edição do Atlas Soci-Água 2011, que será lançado hoje (20). A publicação é uma versão atualizada do banco de dados sobre saneamento e saúde, irrigação para a produção de alimentos e a produção de energia em usinas hidrelétricas no país.
Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do estudo, o professor da UFRJ Marcos Freitas, destaca o fato de que, apesar dos avanços, o país tem como melhorar o aproveitamento dos recursos atualmente direcionados à resolução de problemas referentes à água. "Há a necessidade de melhor aproveitamento e utilização da água da chuva, de estimulo à reciclagem da água, a um melhor tratamento do esgoto. A utilização dos lagos formados pelas grandes barragens que podem, por exemplo, ser aproveitados como áreas de lazer, de desenvolvimento da apicultura.”
Ao falar dos lagos formados pelas grandes hidrelétricas construídas no país, por exemplo, o professor defendeu a necessidade de identificar os gargalos tecnológicos, decorrentes dessas grandes obras. “As hidrelétricas acabam se tornando desertos demográficos. Você tem uma movimentação populacional muito grande durante a fase de construção das usinas, mas quando elas começam a funcionar o número de pessoas trabalhando nelas é muito pouco.”
Para ele, é necessário haver melhor reutilização dos lagos para uso múltiplo das águas. “A criação do que eu chamo de grandes desertos demográficos se dá pela absoluta falta de condições técnicas ou estruturais da população para aproveitar os lagos para o desenvolvimento do lazer ou mesmo da pesca e da navegação. É por isso que defendo a criação de escolas técnicas federais e estaduais nas proximidades dos lagos das hidrelétricas: seria muito proveitoso na melhoria da capacitação das populações e viabilizaria a criação de pólos de desenvolvimento vinculados às hidrelétricas.”
O atlas reúne um extenso levantamento sobre o aproveitamento hídrico no país e das necessidades de buscar soluções diferenciadas para as populações das periferias e das zonas rurais. A publicação mostra, por exemplo, que existem atualmente cerca de quatro milhões de áreas irrigadas no Brasil, menos de 3% da área plantada no país, o que “é baixo em relação à média mundial de 20%”.
A primeira edição do atlas foi lançada em 2009 como resultado de um trabalho de três anos de pesquisa, que cruzou dados a respeito dos temas abordados com informações sobre educação, trabalho e rendimento, domicílios, famílias e outros aspectos demográficos.
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

28 comentários:

  1. o Brasil ainda precisa melhorar muito, mais ja esta começando bem. Sem uma coléta de esgoto adequada, o país nunca vai sair do lugar. A água pode ser um problema para muitas pessoas no futuro então é melhor começar a cuidar agora.

    Matheus Isaac
    102

    ResponderExcluir
  2. Nesse meu comentario eu vou criticar algumas coisas em relação a essa imagem onde fala que foi recolhido 60% do esgoto mas só é tratado 20%, isso seria basicamente como comer meia bolacha e jogar fora o resto.Voltando ao assunto o que adianta tratar 20% do esgoto e aonde vai parar os outros 40%.Esse processo pode contaminar pessoas provocando doenças,e também ao Meio Ambiente.

    Nome:Fabio Piccin
    Turma:102

    ResponderExcluir
  3. O Brasil está melhorando,mas ainda alguns detalhes pricipais para fazerem a diferença que faltam, o tratamento da água é uma das coisas mais importantes,por que a água um dia vai acabar e se não cuidarmos vamos ficar sem, começamos com 20% talvez no futuro podemos melhorar muito mais ir crescendo cada vez mais e mais,para que o Brasil possa ser um pais mais reconhecido do que já é.

    Luan Souza
    102

    ResponderExcluir
  4. O Brasil deveria melhorar muito em relaçao ao esgoto.A contaminação é muito maior quando esse esgoto vai para rios que familias muitas vezes utilizão isso causa doenças, e prejudica o meio ambiente
    Luciano bortolli
    senac-102

    ResponderExcluir
  5. O Brasil está avançando cada vez mais, mas é claro que ainda falta muitos detalhes que fazem todo a diferença, com o tratamento da água, reciclagem e muitos outros fatores que vão ajudar ainda mais na melhoria do nossa pais.
    Vanessa P.A 102

    ResponderExcluir
  6. Sobre a agua eu acho que melhorou bastante porque , a pesquisa apurou que a distribuiçao de agua canalizada atingi 82/ da populaçao brasileira ,indice que a atinge 90/ da regiao sudeste.Já o esgoto precisa melhora muito ainda que nos ultimos anos ja recolheram mais de 60/ da populaçaõ ,e apenas 20/ é tratado.
    nome:Fabiano.r.rosa
    turma: 102

    ResponderExcluir
  7. O Brasil é um pais muito poluente de rios e mar alem de outras coisas os lugares que mais poluidos são os lugares de dificio aseso ex favélas que saõ de dificio e nao tem canilizacão.
    Nome:Patrik Michelon
    Turma:102

    ResponderExcluir
  8. Que Apesar dos avanços opaís tem que melhorar.o ploblemas referente á água.tem que aproveitar a água da chuva como ultilizar para lavar calsadas,carro etc....
    Nome:Anderson Zanoello
    Turma:102

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito porque concietiza as pessoas duma maneira diferente para jogar lixo no lixo
    Nome:Patrik Michelon
    Turma:102

    ResponderExcluir
  10. A poluição dos rios, oceanos, lagos, riachos tem que diminuir muito para o Brasil não se acabar cada vez está mais poluido como mostra a foto que a poluição até diminuiu mas quanto era para diminuir. Outra desvantagem que existe no Brasil a poluição dos oceanos que mata milhares de peixes, tartarugas, etc.
    Eu não fico jogando lixo nos riacho mas tem pessoas que fazem isso mas isso, pode acabar em inxentes e pode ocasionar sérias doenças.

    Bruno Fogolari PA 103

    ResponderExcluir
  11. O Brasil precisa melhorar muito para não haver poluentes em rios,lagos e em outros lugares.A poluição é um dos maiores assuntos comentados pelo brasil inteiro e para isso mudar para melhor precisamos da ajuda de todo começando pela reciclagem e não jogar lixo em rios e em outros lugares, e esse texto é muito bom por que conscientiza as pessoa a não poluir e não jogarem lixos nos rios, e reciclarem também.

    Vinicius Lise

    Turma:101

    ResponderExcluir
  12. A busca pela sustentabilidade do planeta é um dos assuntos mais discutidos na mídia e mais cobrado das empresas.Porém na prática do dia a dia além de cada um fazer sua parte desde a separação do lixo até o não desperdicio de água, luz, etc, é necessário que se abra os olhos para uma triste realidade de nosso país que é a falta de tratamento adequado dos esgotos domésticos, o que além de tantos outros problemas ecológicos acarretam doenças.
    O tratamento desse esgoto que tem como principal objetivo remover o material sólido; exterminar micro-organismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis entre tantos outros, a este não é dada a devida atenção, mas que por sua vez tem tanta importância quanto tantas outras ações negativas e desenfreadas do homem.

    ResponderExcluir
  13. *A busca pela sustentabilidade do planeta é um dos assuntos mais discutidos na mídia e mais cobrado das empresas.Porém na prática do dia a dia além de cada um fazer sua parte desde a separação do lixo até o não desperdicio de água, luz, etc, é necessário que se abra os olhos para uma triste realidade de nosso país que é a falta de tratamento adequado dos esgotos domésticos, o que além de tantos outros problemas ecológicos acarretam doenças.
    O tratamento desse esgoto que tem como principal objetivo remover o material sólido; exterminar micro-organismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis entre tantos outros, a este não é dada a devida atenção, mas que por sua vez tem tanta importância quanto tantas outras ações negativas e desenfreadas do homem.

    Danyela M. Bresciani

    ResponderExcluir
  14. Fale-se muito em atitudes sustentáveis, reeducação ambiental, sendo que é grande a preocupação com futuro do planeta e meio onde vivemos.
    Atualmente com o crescente aumento da poluição, busca-se cada vez mais alternativas de mudanças,alternativas que melhorem a qualidade de vida e garantam um futuro do planeta, mas pouco se percebe atitudes construtivas em busca de dessas mudanças que todos esperamos. Devemos repensar nossas atitudes diárias e assim contribuir para um futuro melhor.

    Karine Krefta
    Engenharia florestal

    ResponderExcluir
  15. O tratamento desse esgoto que tem como principal objetivo remover o residuos sólido, mesmo com essa grande diferença de porsentagem o Brasil está cada vez mais no caminho da evolução e que continue assim, pois desta forma não tem condição.

    Bruno Spangnolo
    5º periodo/LOGISTICA-UNOESC

    ResponderExcluir
  16. Aluna:Cristine Vieira
    Turma:99
    Senac
    É muito triste sabe que temos água em abundancia e ela não está sendo totalmente cuidada, em minha opinião cada uma devia fazer sua parte, mas não só isso.
    Nossa água é u,m recurso natural os homens não poderão fazer água quando ela acabar, por isso deveria ser mais tratada, cuidada, começando por mais esgoto sendo tratado, nosso pais já esta bem desenvolvido deveriam para de pensar um pouco em crescer e sim cuida de nossos recurso.
    Até quando teremos água em abundancia? Deveria ser feito muito mais por esse recurso tão belo e único na nossa, olha quanta água esta sendo jogada fora sem ao mínimo ter o direito de ser tratada, e o pior que nos sabermos que um dia vamos precisar dela e será que teremos?
    Mas essa porcentagem de água tratada já é um bom começo, mas poderia ser bem melhor!

    ResponderExcluir
  17. O Brasil ainda caminha a passos curtos, mais já começa a dar sinais que futuramente pode começar a mudar essa história. Se ao invés de jogar os esgotos nos rios, tratassem-no para não prejudicar pescadores, navegadores e futuramente um problema que pode matar milhões de pessoas, escassez de água potável. Pois a água é o bem mais importante para o ser humano, ele precisa de água para viver, da água sai muitos alimentos, das águas se transportam cargas, isso polui também, mais é em menor quantidade.
    Bruno Canam
    Turma:99
    SENAC

    ResponderExcluir
  18. Ao longo dos anos percebemos que a população não tem noção dos perigos que são causados a natureza, somos produtores de muitos resíduos e também somos responsáveis pela poluição dos rios, solo, e do ar, colocamos em risco a fauna e a flora. Por isso é necessário adquirimos consciência e passarmos a fazer algo para reverter essa situação de maneira a pensar nas gerações futuras assim possam ter ainda o mínimo que resta dos elementos naturais.

    Acadêmicas: Jéssica Tresoldi, Paula F. Paludo, Roseli Trindade.
    Turma 7° período
    Curso de Administração
    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    ResponderExcluir
  19. Os números mostram que o serviço avançou em ritmo mais lento em relação ao aumento do número de domicílios, pessoal também não tem conciencia do que fazem, como agem.
    Substâncias como lixo, esgoto, agrotóxicos e outros tipos de poluentes produzidos pela ação do homem, provocam sérios efeitos no meio ambiente.O lixo depositado em aterros é responsável pela liberação uma substância poluente que mesmo estando sob o solo, em buracos “preparados” pra este fim, vaza promovendo a contaminação do solo.. Como conseqüência disso, o solo passa a receber produtos perigosos e com grande potencial de contaminação misturados com o lixo comum,
    A poluição do solo provoca vários problemas ambientais, atingindo também outros segmentos do meio ambiente como, por exemplo, mananciais, rios, mares, lençóis freáticos, etc, tudo isso acontece porque pessoal não colaboradora, não quer nada com nada, um espera pelo outro e ninguém acaba fazendo nada.

    Na verdade é revoltante essa nossa situação atual!!


    ACADEMICA
    VANESSA STRADA MACHADO
    ADM UNOESC 7 FASE

    ResponderExcluir
  20. o Brasil precisa melhorar em varias questões ambientais e umas das principais é a questão do tratamento da água que usamos para q no futuro possamos ter água boa para tomar. O saneamento básico e um dos principais pontos se recolhe 60% tem se tratar os 60% e não os 20% isso é uma falta de recursos financeiros para o tratamento.
    Nomes: Suelem e Maria
    turma de gestão ambientel

    ResponderExcluir
  21. O Brasil por possuir um território extenso possui um índice de distribuição de água canalizada que atinge 82% da população, pode-se dizer que é um percentual bom, o ideal seria 100% mas sabemos que isso é quase impossível. De todo esse montante distribuído resgata-se 60%, sendo 20% adequadamente tratada, que descaso fica nesse restante onde essa parcela sem tratamento acaba contaminando o que viriam ser coletados e distribuídos futuramente.

    Nomes:
    Deonir Vidor
    Juliano Bagnara
    Rodrigo Da Silva

    Turma PG10

    ResponderExcluir
  22. Poluição, um dos fatores mais preocupantes no Brasil, o acumulo de lixos e entulhos vem aumentando mais e mais. E mais da metade da população não está se dando conta disso, quando na maioria das vezes não sabem oque fazer com os entulhos costumam jogar nos terrenos baldios, ou em encostas de rios que também acaba entupindo ou trancando as bocas de lobos.

    PA Unimed Débora e Saumel.

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente nosso país está anos luz atrasado em comparação à muito países no mundo. Pagamos caro, por algo que ainda não funciona adequadamente.
    Desses 60% coletados mais da metade acaba indo para os rios, não resolvendo muita coisa, apenas jogando o problema para frente.
    ainda devemos evoluir muito ,começando com a colaboração de cada pessoa em todos os campos da ecologia.

    ResponderExcluir
  24. isso seria uma poca vergonha para esse países capacidade todos tem falta forca de vontade

    ResponderExcluir
  25. isso seria uma poca vergonha para esse países capacidade todos tem falta forca de vontade

    NOME: Michael Rodrigues da Silva
    ADM: 20150528003

    ResponderExcluir
  26. Não estamos se conscientizando, a cada dia é mais lixos, poluição, desmatamento, ai depois quando acontece desastres reclamam,é claro que nem todos tem culpa mas se a maioria pensasse sobre isso talvez poderíamos evitar essas coisas
    ADM/Unimed
    Mirian Laura Biasus

    ResponderExcluir
  27. Muitas pessoas reclamam e se desesperam quando ocorrem as enchentes, porém, não pensam duas vezes ao jogar lixo em ruas e bueiros. São muitas as soluções para o término das enchentes como por exemplo: o reflorestamento, não desmatamento, reciclagem do lixo, não jogar lixo em açudes , rios, ou no mar, diminuir o aquecimento global e a poluição do meio ambiente. Atitudes simples porém de extrema importância, e que poderiam partir de todas as pessoas.
    Kethoni Boita
    ADM - Unimed

    ResponderExcluir
  28. O Brasil é um país que avança, mas ainda vem apresentando lentidão nas melhorias dos seus indicadores sociais, principalmente na área de saneamento e de aproveitamento de recursos hídricos. A Presitenta tenque tomas metidas mais favoraveis para isso !

    Caio
    Vendas 002

    ResponderExcluir