A empresa de tecnologia AROA inaugurou recentemente a sua segunda torre de energia solar na Espanha. Além da diferença estética do equipamento, que se parece com uma Tulipa, o sistema também proporciona maior eficiência na produção da energia e reduz a quantidade de água necessária para o seu funcionamento.
Apelidada de Tulip Solar, a central se destaca em meio à paisagem, por seu perfil elegante, feito inteiramente de cobre, que deixa a estética muito diferente das tradicionais fazendas solares. É de se imaginar que tamanha inovação a deixa menos competitiva financeiramente, porém o arquiteto do projeto, Haim Dotan, esclarece que o projeto não custou mais caro, apenas foi mais trabalhoso.
O sistema funciona através de unidades compactas interligadas. Cada um desses módulos é capaz de gerar cem quilowatts e podem ser conectados juntos em uma rede. Ao redor da torre principal de 35 metros de altura, estão 50 espelhos, que acompanham o sol e direcionam os raios e o calor para o interior de uma lâmpada com mil graus Celsius.
Ao invés de usar o vapor convencional para movimentar a turbina, o sistema utiliza o ar expandido, que é forçado através da turbina e gera eletricidade. O processo utiliza apenas 8% da água que é normalmente utilizada em processos do tipo.
Para garantir o abastecimento constante, o Tulip Solar é híbrido. Assim, durante a noite ele pode funcionar a partir de combustíveis alternativos, usados para alimentar a micro turbina.
O projeto começou a ser idealizado nos anos 80, pelo professor Jacob Karni, do Instituto Weizmann. A primeira mini-turbina foi instalada em Kibbutz Samar, Israel, em janeiro deste ano. E, agora a empresa, que tem sede em território israelense, comemora a segunda construção. Além de produzir energia, o sistema será testado no processo de dessalinização da água.
Fonte: ciclo vivo
Fonte: ciclo vivo
Isso sim que é aproveitamento!!! Três funções num só lugar. Valeu a pena os mais de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento.
ResponderExcluirFelipe R. Witezak
Turma 100
Essa tecnologia que foi desenvolvida na espanha é um ótimo exemplo de recurso natural para as nossas empresas do Brasil. Que traz beneficios gigantescos de energia sustentavél, trazendo também economias para as empresas que adotarem esse beneficio(recurso).
ResponderExcluirNome:Pâmela Siemer e Quezia Arruda
Turma: 100
Isso nos faz pensar que maneiras de novas técnologias ecologicas a, só que as vezes são muito caras para serem adquíridas, mais esta seria uma boa forma de investirmos pois não é tão cara, e o que a diferenciou foi seu designer que é muito criativo.
ResponderExcluirNomes: Bruno Giaretton, Diana Rempel
Turma:100
A energia solar é muito importante para a sustentabilidade, poís é uma energia limpa mesmo que muito cara e inacesivel a todos os públicos, é uma importante fonte de energia renovavel.
ResponderExcluirJohnatan Mucelini
Gabriela Rolim de Moura
Turma - 100
Está ai então a tecnologia mais uma vez andando lado a lado com meios alternativos de geração de energia, meios esses que cada vez mais dão ênfase ao meio ambiente ou a não agressão do meio ambiente, uma pena é que ele não é inteiramente limpo, pois pode ser movido a combustível também porém se comparado a uma termoelétrica movida a produtos radioativos com certeza ainda será astronomicamente mais viável.
ResponderExcluirLucas Kuze
Eng. Florestal.
Percebe-se que os espanhóis se aplicaram com grande determinação nessa fonte de energia solar, sendo conhecida como a Tulipa Solar. Uma forma de gerar energia sustentável, limpa, e uma importante vantagem como diz o produtor é que os gastos não foram muitos altos, conforme a maioria dos projetos nessa area.
ResponderExcluirPaulo Evaristo Zonin
Engenharia Florestal 9º
Com certeza esse projeto servirá de exemplo para muitos países, inclusive para o Brasil.
ResponderExcluirA visão de sustentabilidade, está incentivando cada vez mais os países e pesquisadores a desenvolverem novas formas alternativas e sustentaveis, visando o bem estar da população,como é o caso dessa pesquisa com energia renovavel limpa.
Parabéns á Espanha eaos seus pesquisadores, com certeza valeu a pena esses 30 anos de pesquisa e desenvolvimento.
Cristiane
Engenharia Florestal
Que ótimo exemplo de sustentabilidade!!! Além de gerar energia, também economiza recursos hídricos.
ResponderExcluirBem que essa tecnologia poderia se multiplicar por aí, pois reduziriam os impactos ambientais e os benefícios seriam os mesmos!!!
Leila Cristina Bevilaqua
Engenharia Florestal
A energia proveniente de placas solares não é uma descoberta recente, há muito tempo já esta sendo utilizada no mundo todo, porém o interessante é que o sistema aos poucos esta sendo lapidado, novos equipamentos mais eficiência na produção de energia estão surgindo um exemplo, que a postagem traz, é a torre de energia solar da empresa de tecnologia AROA.
ResponderExcluirFernando Luiz Balena
Engenharia Florestal
Um exemplo de ótima aplicação da energia solar convertida em eletricidade, mais viável e prática com relação a placas solares. Com grande aplicabilidade para o Nordeste do país, principalmente para o bombeamento de água em regiões áridas, pena que faltam investimentos e know how para tal tecnologia no Brasil.
ResponderExcluirPaulo N.
Eng. Florestal
Perceber a importância da energia solar como fonte alternativa energética viável é uma realidade que precisamos por em prática, pois tanto se fala em poluição e escassez de recursos hídrico mas não percebemos que são nossos hábitos diários que estão consumindo com os recursos naturais do planeta, se pensarmos o que fizemos para mudar nossas atitudes.... esse é o problema por que não pensamos. Energia Limpa, Sustentável e com economia dos recursos hidrícos.
ResponderExcluirEng. Florestal Tamara Meotti
É muito bom ver que as tecnologias estão cada vês mais se voltando para a área ambiental, talvez assim, como a tecnologia evolui rápido os seres humanos em geral tenham consciência e evoluam os seus modos de vive e passar a viver sustentavelmente.
ResponderExcluirAdriano Peloso Engenharia Florestal Unoesc
Isso é uma ótima tecnologia e é muito importante para a sustentabilidade, é uma energia limpa e também economiza recursos hibrídos, além de ter um designer bem criativo,reduz impactos ambientais.
ResponderExcluirPatricia
Engenharia Florestal
Sistema inovador que traz muitos benefícios por ser híbrido e trabalhar durante todo o dia, por não ter um custo muito elevado, por ser mais eficaz na produção de energia e por reduzir a quantidade de água para seu funcionamento. Seria uma boa alternativa futura para produção de energia para os estados do Nordeste brasileiro, devido as condições climáticas do local o que não ocasionaria tanto impacto ambiental.
ResponderExcluirEng.Florestal
Luís Paulo Kozikoski
Acredito que a estética é oque menos importa.. Mas fico feliz em perceber que esse tipo de energia está sendo cada vez mais utilizada em nosso planeta, pois se trata de energia limpa, e que graças a avanços técnologicos os painéis solares são cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo, tornando cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável, sendo esta excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não necessita de enormes investimentos em linhas de transmissão.
ResponderExcluirLeonan Badotti, graduando Eng. Florestal
Realmente é impressionante a mente humana e sua capacidade de criar e inovar, com estudo e criatividade, podemos visualizar uma bela túlipa amarela, mas mais belo é o retorno que ela promove para a natureza de forma viável e com tecnologia de ponta.
ResponderExcluirMayara Sbeghen - 7º período ADM - Unoesc
Três funções em apenas um lugar além de ser criativo, é uma ótima forma de ajudar o meio ambiente! Agora, o que devemos fazer é torcer que o teste para dessalinização da água tenha sucesso, assim contribuindo para mais um benefício ao meio ambiente
ResponderExcluirTrês funções em apenas um lugar além de ser criativo, é uma ótima forma de ajudar o meio ambiente! Agora, o que devemos fazer é torcer que o teste para dessalinização da água tenha sucesso, assim contribuindo para mais um benefício ao meio ambiente.
ResponderExcluirNOME: Edivania do Rosário
TURMA:51
SABEMOS QUE HOJE A SUSTENTABILIDADE ESTÁ EM ALTA, MUITAS PESSOAS ESTÃO COLOCANDO EM PRÁTICA ESSAS BOAS E NOVAS MANEIRAS DE RENOVAR OS ELEMENTOS NATURAIS. CADA EMPRESA E/OU PESSOA QUE FAZ DIFERENÇA SENDO RECICLANDO, SEPARANDO OU TRANSFORMANDO O LIXO, JÁ É UMA ATITUDE DE SUSTENTABILIDADE. AS NOVAS IDEIAS COLOCADAS EM PRÁTICA AJUDAM O PLANETA A CONSUMIR MENOS E GERAR ENERGIAS QUE SÃO RENOVÁVEIS. ASSIM SENDO CADA ATITUDE SOMADA UMAS ÀS OUTRAS É QUE FAZ A VERDADEIRA DIFERENÇA.
ResponderExcluirAcadêmicas: Jéssica Tresoldi, Paula F. Paludo, Roseli Trindade.
Turma 7° período
Curso de Administração
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Uma ideia original e boa para o meio ambiente. Valeu todo o tempo que levou para o seu desenvolvimento. Beleza também pode estar aliada a sustentabilidade
ResponderExcluirKEFELYN
RIA:98
Acredito que a estética é oque menos importa.. Mas fico feliz em perceber que esse tipo de energia está sendo cada vez mais utilizada em nosso planeta. E três funções em apenas um lugar além de ser criativo, é uma ótima forma de ajudar o meio ambiente!
ResponderExcluirNephi
PA Unimed
الخروج من العمر ، وهذا بلوق و تمتص لك بالنيابة مع التركيز هذا الموقع سخيف مستجد الخاص بك
ExcluirÉ muito bom saber que mais pessoas estão se importando com o amanhã e com o que está ocorrendo com o meio ambiente, precisamos de mais atitudes assim.
ResponderExcluirAluna: Luana Gonçalves
Turma: 004
É uma ótima maneira de utilizar a energia solar! Acredito que por não ser algo de alto custo, nosso país deveria investir nesse tipo de tecnologia que não utiliza água em abundancia, (ao contrário das usinas hidrelétricas que possuímos hoje no Brasil), talvez ajudaria bastante a região de São Paulo que no ultimo verão passou por uma crise de seca e que também possui muitas represas nessa área. Mas o principal é que por se tratar de uma tecnologia sustentável, contribui para a preservação do nosso meio ambiente.
ResponderExcluirAluna: Ana Carolina dos Santos
Turma:Unimed