Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tecnologia bate recorde e aproveita 33,9% da energia do sol


Um novo recorde em aproveitamento da energia solar foi alcançado. No final de janeiro a empresa norte-americana Semprius anunciou que alcançou 33,9% de eficiência energética de um módulo fotovoltaico. O feito inédito foi obtido a partir da tecnologia de micro-transferência.
Antes do anúncio da companhia estadunidense, o maior nível de aproveitamento da energia do sol havia sido 32%. Por isso, o recorde é considerado um marco para o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica. “Pela primeira vez, fomos capazes de converter mais do que um terço da energia solar em eletricidade utilizável. Isso demonstra como o concentrado fotovoltaico pode alavancar rapidamente, aumentando a eficiência, para continuar reduzindo o custo da eletricidade gerado através do sol”, explicou Scott Burroughs.
Os testes com a nova tecnologia foram feitos em condições normais, dentro de casa, com células em temperatura média de 25ºC, 800W/m2, e ao ar livre no Instituto de Concentração de Sistemas Fotovoltaicos (ISFOC) em Puertollano, Espanha.
Para aumentar o aproveitamento energético a Semprius utilizou lentes que concentram os raios do sol em pequenos painéis solares, que alcançam altos níveis de eficiência. Utilizando a técnica de micro-transferência a empresa consegue fabricar atualmente as menores células fotovoltaicas do mundo, com o tamanho aproximado de uma ponta de lápis.
O bom desempenho, aliado ao tamanho, tornam a tecnologia mais barata e consequentemente, mais acessível. “Nós olhamos atentamente para cada componente do nosso módulo para desenvolver uma solução competitiva que incorpora alta eficiência, desempenho e confiabilidade. O que é importante para nossos clientes é o fato de que a produção deve estar comercialmente disponível ainda neste ano”, finalizou Burroughs.
Redação CicloVivo

24 comentários:

  1. Acho muito interessante essa forma de utilizar a energia através do sol, é uma área que pode ser cada vez mais explorada. Ela está ficando mais acessível, no entanto não é todos que conseguem adquirir essa tecnologia. Futuramente acredito que a maioria da população utilize a energia solar, o que será muito bom para o nosso meio ambiente.

    Nome: Matheus Lucas
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  2. Concerteza essa energia é importante pois nos fornece pricipalmente calor. Ainda temos esperança que essa energia através do sol seja utilizada no futuro trazendo assim economia para a população e sustentabilidade.

    Nome:Pâmela Siemer e Quezia Arruda
    Turma:100

    ResponderExcluir
  3. Com certeza desde sua criação em 1839 as células tiveras uma grande evolução. Atualmente o mercado se utiliza das tecnologias de silício cristalino, silício amorfo e células de filme fino fabricadas com Cobre-Índio-Gálio-Selênio (CIGS) que tem um rendimento de 13%. Nos ultimos anos esse mercado teve um grande crescimento. Mais 32% com micro-transferência, com certeza será uma bela técnologia para ser empregada aqui.

    Felipe R. Witezak
    Turma 100

    ResponderExcluir
  4. Bom, a energia que Burroughs considera, é muito importante para o nosso mundo. A energiaa sustentável está ajudando o planeta, a energia está com um custo munto elevado e com a diminuição do custo para gerar energia solar a população mundial terá mais acesso à essa energia.

    Nomes; Ana Paula , Jéssica Vaninn
    Turma:100

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez as energias limpas ganhando destaque.Passo a passo novas tecnologias para gerar energia vão surgindo, sem poluir e principalmente com baixo custo tornando acessível o que para alguns críticos era um feito realizável apenas para os ambientalistas. Isso vem provar novamente que é possível utilizar os recursos naturais disponíveis, sem degradar, garantindo o uso destes por mais gerações, enfim ter atitudes sustentáveis.
    Débora Antunes Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  6. A energia solar é por excelência a mais ecologicamente correta.Acredito que essa realidade da energia solar está apenas começando.Com os investimentos no setor e as pesquisas que vêm sendo realizadas, logo novidades estarão chegando ao mercado do mundo todo. Tecnologias mais duráveis, flexíveis e, o principal, de custo reduzido. O futuro aponta para uma popularização desse tipo de energia.


    Ediana
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  7. Como a humanidade é totalmente dependente da energia, devemos dar ênfase ao desenvolvimento tecnológico que permite um melhor aproveitamento das fontes geradoras de energia. Esse tipo de tecnologia deve ter cada vez mais incentivo, visto que a energia que é gerada, é de uma forma tolamente limpa, não agride e não gera impactos para o meio ambiente e, além disso, é advinda de um recurso que esta disponível em qualquer lugar do nosso planeta durante o ano todo.

    Alan Marcon
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  8. Ja foi comprovado e temos varios exemplos em nosso meio, de que energias renováveis estão em grande expansão,a possibilidade de gerar "energia limpa" é fato, porém e necessario tornar consciente para a população que não dependemos somente de energia eletrica para realizar nossas atividades diariamente. Falta um pouco de cultura do povo brasileiro em abrir os olhos e enxergar um horizonte além, tornar concreta as possibilidades de energias renováveis, como a energia solar acima mencionada, dentre outras.

    Engenharia Florestal
    MAuro Matheus Tecchio

    ResponderExcluir
  9. Esta tecnologia é com certeza mais um caminho certo para a dimunuição da poluição do planeta, e o incentivo no desenvolvimento e aperfeiçoamento destas tecnologias se faz ainda mais necessário com o crescimento populacional acelerado de hoje em dia.

    Eng. Florestal Gustavo L. da Silva

    ResponderExcluir
  10. É muito bom saber que a tecnologia que o homem domina neste contesto, esteja gerando benefícios ao planeta e como consequência a assim a si mesmo. Essa forma de captar energia é muito interessante e muito proveitosa como podemos ver, mas devemos tomar como conhecimento que essas placas de captação têm um tempo de uso e que esse material virará lixo tecnológico em pouco tempo. Então devemos cuidar para daqui a pouco não estar gerando outro problema.

    Adriano Peloso Engenharia Florestal Unoesc

    ResponderExcluir
  11. Acho que e uma idéia ótima utilizar os raios solares como fonte de energia, onde cada vez mais deveria se envestir, por enquanto o preço ainda é alto para se envestir e ter em sua residência, mas acredito que no futuro proxímo com os estudos adequados está tecnologia se tornará viável e acessivel para todos.

    curso: Engenharia Florestal

    Acadêmico: Roberto Pasinato

    9ª fase

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez a tecnologia trabalhando em prol de um mundo melhor, como visto neste artigo, o desenvolvimento de pequenas peças fotovoltaicas permitiu que ocorrece um maior aproveitamento da energia solar, mostrando que a cada dia que passa, novas idéias vão surginto para que de alguma forma o planeta se torne auto-sustentável, talvez com o passar do tempo, essa idéia de utilizar algo totalmente natural para satisfazer as necessidades humanas tenha uma maior percepção pelas pessoas, que elas percebam que nos dias de hoje, o mundo vive um momento de mudança, de agir, de pensar em novas tecnologias, gerando energia de fontes totalemnte naturais o que é um enorme passo para o desenvolvimento sustentável do planeta Terra.

    Renato Listoni
    Engenheiro Florestal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso nao acaba por aqui mesmo com tudo isso em tecnologia devemos perceber que nas proximas décadas o desenvolvimento sustentavél será respeitado e feito por todos sendo assim todos terão acesso por ser de modo uma tecnologia barata sendo assim nao vai ter como nao satisfazer as nossas necessidades.

      Elizandra de Lima
      Engenharia Florestal

      Excluir
  13. A energia solar pode ser considerada prática mas ao mesmo tempo cara devido aos materiais que precisam ser utilizados para captação da luz solar. Para os países em desenvolvimento, o uso dessa fonte energética poderia facilitar um crescimento sustentável, diminuindo o uso de recursos naturais renováveis e não renováveis. É uma forma de energia ecologicamente correta e se tornaria economicamente viável e com isso seria socialmente justa, pois mais pessoas poderiam ter acesso a mesma.
    Eng. Florestal Tamara Meotti

    ResponderExcluir
  14. Essa forma de produzir energia é muito importante para nós, pois hoje o consumo de energia é muito alto e o custo desta também é elevado,através desta tecnologia essa se torna mais barata, acessível e tem um bom desempenho, além disso pode-se utilizar diferentes recursos sem degradar o meio ambiente e ter um mundo com mais sustentabilidade.
    Patricia Rampazzo Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  15. Cada vez mais a energia limpa vem demonstrando um grande avanço tecnológico, e aumentando sua capacidade de gerar energia, assim futuramente poderão substituir totalmente as fontes de energia que usamos nos dias de hoje, isso é o avanço tecnológico em favor do meio ambiente e da população que necessita dessas fontes de energias ecologicamente corretas.

    engenheiro florestal: Luís Paulo Kozikoski

    ResponderExcluir
  16. Como nossa colega Patricia Rampazzo comentou que cada vez mais vai ser usada esta energias limpa sem degradar o meio ambiente. Com a construção de usinas hidroelétricas ocorre grandes degradações e com um grande avanço, a energia solar vai ganhando um grande espaço dia a dia. Mais esta tecnologias esta com um valor muito alto mais com o tempo vai ser potencialmente competitiva com a energia de usinas hidroelétricas, usinas nuclear, entre ourtas.
    Engenharia Florestal
    Tayrone Giotto da Silva

    ResponderExcluir
  17. Muito bom perceber, que as energias limpas estão ganhando espaço na sociedade, pois esta é uma tecnologia acessível, de baixo custo, e utilizada a favor do meio ambiente, sem causar degradação, mantendo a sustentabilidade.

    Engenharia Florestal
    Roberta Rampazzo

    ResponderExcluir
  18. À medida que o tempo vai passando, com inovações tecnológicas ou aprimoramentos das já existentes, é possível buscar por performances mais qualificadas. Este índice encontrado de maior aproveitamento de energia em relação aos anteriores caracteriza um marco e um novo avanço tecnológico neste meio de produção de energia. Isto é um fato importante perante sociedade, mas que em muitas vezes não recebe o devido valor. Uma energia limpa como esta, deveria ser amplamente estudada, pois na época que estamos vivendo, evidenciasse a sustentabilidade e a preservação ambiental. Contudo, quero dizer que é uma ótima forma de produção de energia interligada com preservação ambiental.

    Tiago Ehlers
    Engenheiro Florestal

    ResponderExcluir
  19. Diante de várias formas de geração de energia, essa é uma das formas de captação mais limpa e menos agressiva ao meio ambiente, se comparando com as outras formas de captação. Talvez não seja uma das mais usada por não produzir quantidades suficientes ao que se deseja, levando em conta o custo disso.
    Alex Müller
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  20. Acho muito importante utilizar a energia através do sol, pois além de não ter poluição na sua obtenção, o aproveitamento dessa energia poderá a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade.

    Carlitos Vanz
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  21. Gustavo Antonio Carraro - Engenheiro Florestal

    É uma forma importante de adquirir energia e este aumento no índice de captação da energia solar e transformada em energia utilizada é um grande marco para este invento. O estudo e aprimoramento para que cada vez mais se consiga produzir mais energia através deste método é importantíssimo, pois é uma energia limpa e sustentável.

    ResponderExcluir
  22. É uma alternativa muito interessante para a substituição de formas de geração de energia mais poluidoras, com certeza abra um leque de possibilidades para o desenvolvimento de produtos inovadores que podem trazer inúmeros benefícios em situações variadas, porém como comentou Adriano Peloso, é necessário analisar outro ponto desta tecnologia, ainda não encontrei garantias de que o processo de fabricação de uma usina solar, por exemplo, não danifique mais o meio ambiente do que outra usina, termoelétrica ou hidroelétrica como exemplos. Sem mencionar que o custo ainda esta fora da realidade atual. Mas com certeza merece o investimento em pesquisas para que possamos ter um futuro mais sustentável.
    Engeharia Florestal
    Adriano Alba Bataglin

    ResponderExcluir
  23. Pra mim é umas das formas mais corretas de energia renovável,
    Pois ao longo das décadas vem sofrendo um grande avanço, devido ser uma forma sustentável que requer de um bem natural para sua produção. Com o passar do tempo o custo pra se ter essa energia vem sendo reduzido, mas ainda é preciso trabalhar bastante em cima dessa fonte e merece bastante atenção e estudo.
    Paulo Evaristo Zonin
    Engenharia Florestal 9º

    ResponderExcluir