Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

20 anos depois, a "menina que calou o mundo" volta ao Brasil


Há duas décadas uma garotinha canadense de 12 anos discursava perante autoridades mundiais, cobrando mudanças nas atitudes e maior cuidado com as causas ambientais. Essa era Severn Cullis-Suzuki, mais conhecida como “a garota que calou o mundo por cinco minutos”.
A participação de Severn na Eco92 é lembrada até hoje e representa a preocupação das novas gerações com o futuro de todos. Neste ano, a canadense volta ao Brasil  para participar da Rio+20 e dar continuidade ao trabalho que vemdesenvolvendo na área ambiental desde que ainda era uma criança.
O jornal Folha de S. Paulo conseguiu uma entrevista exclusiva com Severn, que hoje é mãe de dois filhos, apresentadora de um programa canadense e educadora ambiental. Durante a conversa ela explicou que a oportunidade para discursar na Eco92 surgiu após um esforço feito por ela e um grupo de amigas que formavam a ECO (Environmental Children’s Organization). Juntas as garotas conseguiram arrecadar fundos com a comunidade em que moravam, no Canadá, para que fosse possível viajar ao Rio e participar do Fórum Global, em que elas foram inscritas como ONG e aproveitaram a oportunidade para falar sobre meio ambiente com muitas pessoas.
Esta iniciativa fez com que a Unicef se interessasse pelo trabalho e oferece uma oportunidade para que uma delas representasse a ECO em um discurso às autoridades. Severn foi escolhida e as suas palavras marcaram profundamente as pessoas presentes e ainda hoje emocionam quem a vê através do vídeo disponível na internet.
Após 20 anos desde a preleção da canadense, muitas coisas mudaram. Segundo ela, na década de 90 as questões ambientais foram deixadas de lado. Nos últimos anos, devido às crises econômicas e à mudança climática o assunto voltou a ganhar espaço e ser discutido. Além disso, ela acredita que a facilidade com que as informações são compartilhadas através da internet pode “inspirar a verdadeira mudança no século 21”.
No entanto, os sistemas econômicos mundiais ainda não refletem este anseio por mudança. Severn ressalta o fato de que as economias são mensuradas a partir do índice do Produto Interno Bruto (PIB) e isso “pouco se reflete na qualidade de vida”.
Para a ativista, a chave para mudar este cenário é a mobilização. A mudança parte de uma transformação na sociedade e na política. As pessoas podem trabalhar individualmente para reduzir seus impactos na natureza e ainda podem se tornar mais ativas política e socialmente, cobrando ações, sabendo exercer os direitos e compartilhando conhecimento e informação, para que possam ser ouvidas.
A entrevista é finalizada com Severn falando sobre a esperança para o futuro. “Acredito que só o amor por nossos filhos possa virar a maré. A questão do ambiente é o futuro deles. Temos de fazer a conexão entre nossa vida hoje a suas vidas no futuro. Se nós, politicamente, fizermos a conexão, mudaremos tudo. Eu tenho que acreditar nisso”, concluiu.

20 comentários:

  1. Como relatou o texto, nos ultimos anos a questao ambiental vem tomando espaço, seja na mídia, pautas politicas, redes sociais, escolas, universidades, fazendo com que as pessoas pensem mais sobre suas atitudes no que se refere a preservaçao do meio ambiente.
    A constante mutação do meio ambiente, por vezes não afeta o ser humano, menos ainda seus atos, a menos que os mesmos sejam de alguma forma atingidos seu comportamento pouco mudará.
    Sobremaneira devemos pensar e agir diferente, seja em pequenos atos como escovar os dentes ou na separação dos lixos dentro de casa, seja incentivando outras pessoas para que façam o mesmo, pois precisamos pensar no hoje sem comprometer o bem estar das gerações futuras .

    DANIEL LUIZ DE NADAL
    5 PERIODO / LOGISTICA-UNOESC

    ResponderExcluir
  2. Podemos perceber o quanto mudou dos últimos anos até no dia de hoje. As pessoas ganharam mais acessos para ficar informadas, mas não adianta de tal maneira ficar mais informados se elas não têm a consciência que é preciso para fazer mudar em sua vida. Ela vem sentindo essa mudança até mesmo em seu cotidiano, pois elas têm que mudar tais maneiras para não sofrer mais no futuro.
    Assim como acontece às grandes crises se talvez começassem das pequenas coisas como na separação do lixo reciclável do orgânico para que no futuro tornar grandes, as empresas evitassem as crises que acontecem. Hoje a mídia faz a sua parte em colocar para as pessoas bastam elas se conscientizasse.

    Lidiane T Lanzarin
    5º periodo/ LOGISTICA-UNOESC

    ResponderExcluir
  3. Por mais que tivemos muitas mudanças desde 92 até hoje, ainda dependemos de governantes que so pensan em crescimento em desenvolvimento, e so depois que acontecem catratrofes e que tentam contorna com medidas. Dependemos tambem de pessoas mal educadas que ainda jogam lixo na rua no rios, ou até mesmo que não fazem uma separação correta do lixo que procduzem.

    Maicon Abati
    5º periodo/ LOGISTICA-UNOESC
    Faço a materia em Adm.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, boas colocações. Pensando em nossa cidade, o que poderiamos fazer para melhorar a conscientização das pessoas nesse aspecto que foi levantado?

    ResponderExcluir
  5. É incrível perceber como um discurso de 20 anos atrás ainda seja atual e sensibilize as pessoas...Mas apenas a sensibilização não basta ...precisamos é de ações...ações que possam contribuir para a preservação do ambiente...cabe a cada um fazer sua parte e preservar o bem mais precioso que possuímos: Meio ambiente..!!!

    Caroline Santin
    7° Fase - ADM
    UNOESC-Chapecó

    ResponderExcluir
  6. A atitude desta garota a 20 anos atras mostra claramente e vem quebrar um paradigma que sozinho não conseguimos mudar as coisas, porem assim como ela podemos assumir nossa posição no sistema e fazer algo que se não mudar o suficiente que pelo menos sirva para conscientizar outras pessoas e chamar a atenção das autoridades para verdadeiras ações de melhoria e não somente um discurso politico.
    Osmir R. da Silva 7º periodo de ADM unoesc Chapecó.

    ResponderExcluir
  7. Como pode ser observado neste video, uma menina muito nova, porem já possui um pensamento, uma preocupaçao que pessoas adultas nunca se deram conta.
    Se começar a pensar quantas propagandas nas televisoes, radios, jornais, internet, divulgando ao mundo, que está muito preocupante a situaçao do meio ambiente, onde precisamos cuidar, preservar. Se o ser humano nao parar de destruir, quem vai o destruir é os efeitos impactante, da reaçao causada pelos proprios dentro do meio ambiente.]





    Professora nao sei se estou entrando no lugar correto, pode me enviar novamente o link?





    Att: Gessica C. G Portela

    Academica 7 periodo - ADM

    Unoesc - Chapeco

    ResponderExcluir
  8. ESSE VÍDEO DEVE SR VISTO POR TODOS, POIS É UMA LIÇÃO PARA TODOS. UMA CRIANÇA TEM PENSAMENTO QUE MUITOS GOVERNANTES QUE DEVERIAM TER NÃO TEM. MAS É MUITO IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS CRESÇAM CONHECENDO A REALIDADE DO MUNDO QUE EM VIVEMOS, É QUE SÃO NOSSAS ATITUDES QUE ESTÃO DESTRUINDO O MUNDO ONDE VIVEMOS E QUE DEVERÍAMOS PRESERVAR POIS É NOSSO LAR, ASSIM TEREMOS NO FUTURO UMA POPULAÇÃO MAIS CONSCIENTE.
    GISELI MUSSI LARA
    7 PERÍODO - ADM - UNOESC

    ResponderExcluir
  9. Por meio deste discurso de 20 anos atrás podemos perceber que a atitude de uma unica pessoa pode sensibilizar uma multidão, aquela pequena garota conseguiu passar uma mensagem que refletisse no coração das pessoas, que suas ações refletiam o mal para si próprias... as pessoas precisam se conscientizar que uma pequena ação faz a diferença, cada um precisa fazer sua parte para que tenhamos e consigamos construir um mundo melhor... acho que cabe a cada um fazer a sua parte, a partir do momento que cada um faz um boa ação, logo teremos uma multidão em prol do meio ambiente e construiremos um cenário bem diferente do que vivenciamos hoje.

    Fernanda Flores Soares
    ADM 7º periodo UNOESC Chapecó/SC

    ResponderExcluir
  10. O que uma pequena jovem canadense fez a vinte anos atrás mostra que são pequenas atitudes aliadas a vontade que se consegue transformar a mentalidade de uma grande maioria de pessoas que preocupam-se apenas com o seu bem estar, sem importa-se com aqueles que estão ao seu redor e com as gerações futuras. Com certeza se todos tivessem metade da consciência e responsabilidade que a jovem canadense apresentou, não teriamos e veriamos o meio ambiente como está atualmente.

    Luiz Fernando Requião
    ADM 7º período Unoesc Chapeco

    ResponderExcluir
  11. Através desse depoimento essa pequena garota, que comoveu o mundo com seu discurso a 20 anos atrás, nos mostra como que a muito tempo o tema Meio Ambiente vem sendo discutido, se buscando formas de não destruí-lo. Buscando maneiras de usa-lo com consciência. O tema sustentabilidade que nos últimos tempos vem sendo bastante discutido é justamente com o propósito de aumentar a consciência da população para esse assunto.
    Cassiane Alves
    7°Fase de ADM.
    Unoesc.

    ResponderExcluir
  12. sengundo visto na postagem,a pequena menina Severn de 12 anos, juntamente com um grupo de outras garotinhas conseguiram mobilizar-se para tentar trazer aos governantes que pode sim tentar e conseguir fazer do mundo um lugar melhor para se viver. Posso imaginar as inumeras vezes que já ouvi falar nas ações básicas que concerteza iriam ajudar se todos tomassem para si como objetivo em tornar como prática diária pelo menos algumas dessas atitudes que podem prevenir com que nossos filhos não sofram sobre nos atitudes. Portanto, se essas garotinhas a 20 anos atrás, tomaram uma belissima atitude, e conseguiram transformar muitas coisas, imagine se a população mundial se mobilizasse que melhor seria o mundo.
    Douglas Portela
    7ª Fase de ADM
    UNOESC- CAMPUS CHAPECÓ

    ResponderExcluir
  13. COMO O DISCURSOS A 20 ANOS ATRÁS FEITO POR UMA MENINA DE APENAS 12 ANOS, HOJE PRECISAMOS TRAZER O ASSUNTO PARA AS ESCOLA, PROGRAMAS NA NOSSA CIDADE INCENTIVANDO A RECICLAGEM
    E A CONCIENTIZAÇÃO DE NOSSOS JOVENS DE HOJE PARA QUE NO FUTURO POSSAM VIVER MELHOR.

    DIEGO BOLSONI
    7ºFASE ADM
    UNOESC-CHAPECÓ

    ResponderExcluir
  14. Esse discurso foi muito bem elaborado e calou muita gente. "Como um criança pode ter a plena consciência que deve ser mudado e muita gente concordar com cada palavra que ela disse?" essa questão é muito fácil de ser respondida, e viver o está falando e não apenas relatar o que acontece.
    Na RIO + 20 outra menina fez um discurso e começou com "tic tac tic tac", em sinal de que o tempo está passando. Pois é, está passando e os diretores desses projetos devem acelerar o passo para começar a mudar os paradigmas que o ambiente vem sofrendo dia pós dia. Projetos devem ser feitos e colocados em pratica.

    Gustavo Henrique Schumacher
    7º Periodo UNOESC
    Administração
    Gestão Ambiental

    ResponderExcluir
  15. Um texto muito interessante, mostra que a nova geração está surgindo mais preocupada com o meio ambiente, e a sustentabilidade, pois nosso futuro está em jogo.
    Um grande exemplo é a Severn Cullis-Suzuki, uma garota preocupada com o meio ambiente, conseguiu chamar a atenção das autoridades.
    Alunas: Elisangela e Sabrina
    Ria: 99
    SENAC

    ResponderExcluir
  16. muito interessante este texto, e ainda bem que temos pessoas que se preocupam com a nova geração. mas ainda temos que pensar ,já imaginou se aqui no brasil existisse muitas pessoas como esta garotinha? como nosso mundo poderia se hoje ? poderia ser bem diferente não pessoal, mas para isso todos precisam de coragem para fazer um mundo melhor.

    turma 51 senac

    ResponderExcluir
  17. Nossa a atitude desta garota a 20 anos atrás mostra claramente e vem quebrar um paradigma que sozinho não conseguimos mudar as coisas, porem assim como ela podemos assumir nossa posição no sistema e fazer algo que se não mudar o suficiente que pelo menos sirva para conscientizar outras pessoas.....

    ResponderExcluir
  18. Nossa a atitude desta garota a 20 anos atrás mostra claramente e vem quebrar um paradigma que sozinho não conseguimos mudar as coisas, porem assim como ela podemos assumir nossa posição no sistema e fazer algo que se não mudar o suficiente que pelo menos sirva para conscientizar outras pessoas.....
    nome: leonarod dos Santos
    turma: 51 senac

    ResponderExcluir
  19. Eu li um comentário acima dizendo assim: "já imaginou se aqui no brasil existisse muitas pessoas como esta garotinha? como nosso mundo poderia se hoje ?".
    Qualquer um de nós pode fazer algo para melhorar o mundo, não adianta apenas falar, temos que fazer, ter atitude, pois o planeta começa por cada um de nós.

    Valdemar Stacke
    Ria:51
    SENAC

    ResponderExcluir
  20. Bem Que Podiamos Ter Mais Pessoas Assim Pra Dar Um Chacoalhão No Mundo Pra Ver Se As Autoridades Mudem Esse Pensamento Consumista Que Vai Acabar Nos Consumindo Tambem !!!!!!!!!
    João Mathias Tavares Cordeiro
    Ria 51

    ResponderExcluir