Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SUL DO PAÍS É A REGIÃO COM MAIS CONSCIÊNCIA AMBIENTAL


A consciência ambiental dos brasileiros quadruplicou nos últimos 20 anos. Segundo dados divulgados em junho, a pesquisa O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável mostrou que a população está mais familiarizada com o assunto e com as atitudes necessárias para preservar o meio ambiente.
Os resultados apontaram que na média nacional, 34% sabem o que é consumo sustentável atualmente. A população da região sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – foi a que teve o maior índice de engajamento ambiental. Mais da metade dos sulistas sabem o que é consumo sustentável. “A diferença do Sul é impressionante em termos dos mais altos índices não só de acertos, mas de atitudes corretamente ambientais”, disse a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Brollo de Serpa Crespo.
De acordo com a consulta, a população está mais disposta a levar uma vida com hábitos de consumo mais ambientalmente corretos e com maior apelo sustentável. A questão relacionada ao lixo, por exemplo, é um dos problemas que mais ganhou posições no ranking dos desafios ambientais montado pelos brasileiros. O destino, seleção, coleta e outros processos relativos aos resíduos que preocupavam 4% das pessoas entrevistadas em 1992, agora são alvos da atenção de 28% das pessoas. Este ano, 48% dos entrevistados, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, afirmaram que fazem a separação dos resíduos nas residências. “Muitas vezes a disposição da população não encontra acolhimento de politicas públicas. Muitas vezes o cidadão separa em casa e a coleta do lixo vai e mistura os resíduos”, disse a secretária. Na análise geral do país, os índices ainda são baixos, sendo que menos de 500 municípios têm coleta seletiva implantada. Enquanto a separação do lixo é um habito de quase 80% das pessoas que vivem na Região Sul atualmente e de mais da metade dos moradores de cidades do Sudeste. No Norte e Nordeste, mais de 60% não separam resíduos.
Ainda de acordo com a secretária, a questão do lixo deve ter uma mudança maior em breve, pois a educação ambiental está sendo implantada nas escolas, o que deverá refletir a medida que essa população for envelhecendo. A pesquisa mostrou que enquanto na primeira edição, que ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, 47% dos entrevistados não sabiam identificar os problemas ambientais. Este ano, apenas 10% ignoravam a questão.
Fonte: Portal Revista Exame

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Campanha: Desencalhe a etiqueta

Boa tarde pessoal, tudo bem? Quem já foi meu aluno lembra que em sala falo dos selos verdes e apresento um selo que é sobre eficiência veicular. Hoje encontrei essa campanha para desencalhar essa etiqueta..Se tiverem como auxiliar assinando a petição, estaremos fazendo nossa parte enquanto cidadãos e consumidores.
abraços




O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), criado para lançar uma etiqueta de eficiência energética para veículos, ainda falha em conseguir a adesão das montadoras. Depois de 4 anos de existência, pouquíssimos carros são etiquetados e a população sequer sabe da existência do programa. 
 
A etiqueta veicular é importante para o controle das emissões de gases de efeito estufa que causam as mudanças climáticas. Com ela, osconsumidores poderão fazer escolhas mais responsáveis na hora de comprar um veículo, optando por aqueles que consomem menos combustível e causam menos danos ao meio ambiente. Precisamos cobrar que as montadoras, que em seus países de origem já informam o consumidor, sejam coerentes com suas práticas aqui no Brasil.
 
Garantir o respeito ao direito do consumidor à informação sobre eficiência energética veicular, somado à oferta de transporte coletivo e infraestrutura e segurança para o uso de bicicletas, são medidas fundamentais para alcançarmos uma mobilidade mais sustentável.
 
Exija o nosso direito à informação e demande a etiquetagem obrigatória -- assine a petição!
 

Veja o vídeo das ações da campanha no Rio de Janeiro durante a Rio+20, onde centenas de pessoas assinaram cartões postais endereçados às montadoras pedindo a etiquetagem veicular obrigatória!




A era da correria..para refletir

Bom dia pessoal, tudo bem?

Encontrei esse texto que confesso que ainda não conhecia..mas achei oportuno postar aqui. Vale a pena.



A ERA DA CORRERIA

Nós bebemos demais, gastamos sem critério. 
Conduzimos depressa demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, vemos televisão demais e raramente estamos com Deus.
Multiplicamos os nossos bens, mas reduzimos os nossos valores.
Nós falamos demais, amamos muito raramente,
 odiamos frequentemente.
Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida, mas não a vida aos nossos anos.
Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. 
Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.
Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.
Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não o nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planeamos mais, mas realizamos menos.
Aprendemos a apressar-nos mas não sabemos esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, 
mas comunicamos cada vez menos.
Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande e de carácter pequeno; de lucros acentuados e de relações vazias.
Esta é a era dos dois empregos, de vários divórcios, casas chiques e de lares e corações despedaçados.
Esta é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'.
Um momento de muita coisa na vitrine e de muito, 
muito pouco na despensa.
Uma era que leva esta carta até si, e que lhe permite dividir esta reflexão ou, muito simplesmente, clicar na tecla 'delete'.
Lembre-se de passar algum tempo com as pessoas que ama, pois elas não vão estar aqui para sempre.
Lembre-se de dar um abraço carinhoso aos seus pais ou a um amigo, pois não lhe vai custar sequer um cêntimo.
Lembre-se de dizer 'amo-te' à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame... ame muito…
Um beijo e um abraço curam a dor, sempre que emanam bem lá de dentro, do fundo de si mesmo. 

Por isso, valorize sua família e as pessoas que estão ao seu lado, sempre!
Autor: George Carlin 

Sorteio realizado

Sorteio realizado..

e a ganhadora do Livro "Aves Brasileiras, Minha paixão" foi.......


Mônica


e a ganhadora do 2º prêmio:  uma squeeze
foi......


Maiara...


Meninas, entrarei em contato por e-mail para entrega dos brindes..

Parabéns!!! e obrigada a todos os participantes.