Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Campanha: Desencalhe a etiqueta

Boa tarde pessoal, tudo bem? Quem já foi meu aluno lembra que em sala falo dos selos verdes e apresento um selo que é sobre eficiência veicular. Hoje encontrei essa campanha para desencalhar essa etiqueta..Se tiverem como auxiliar assinando a petição, estaremos fazendo nossa parte enquanto cidadãos e consumidores.
abraços




O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), criado para lançar uma etiqueta de eficiência energética para veículos, ainda falha em conseguir a adesão das montadoras. Depois de 4 anos de existência, pouquíssimos carros são etiquetados e a população sequer sabe da existência do programa. 
 
A etiqueta veicular é importante para o controle das emissões de gases de efeito estufa que causam as mudanças climáticas. Com ela, osconsumidores poderão fazer escolhas mais responsáveis na hora de comprar um veículo, optando por aqueles que consomem menos combustível e causam menos danos ao meio ambiente. Precisamos cobrar que as montadoras, que em seus países de origem já informam o consumidor, sejam coerentes com suas práticas aqui no Brasil.
 
Garantir o respeito ao direito do consumidor à informação sobre eficiência energética veicular, somado à oferta de transporte coletivo e infraestrutura e segurança para o uso de bicicletas, são medidas fundamentais para alcançarmos uma mobilidade mais sustentável.
 
Exija o nosso direito à informação e demande a etiquetagem obrigatória -- assine a petição!
 

Veja o vídeo das ações da campanha no Rio de Janeiro durante a Rio+20, onde centenas de pessoas assinaram cartões postais endereçados às montadoras pedindo a etiquetagem veicular obrigatória!




9 comentários:

  1. É muito interessante esta idéia, afinal de que adianta cuidar cuidar das arvores, rios e matas, o lixo....se não cuidamos dos meios que mais poluem o ar: os veiculos automotivos. É direito do consumidor saber quanto ele vai gastar ao adquirir um carro, se até em eletrodometicos existem as etiquetas de consumo, está na hora mesmo das conssecionarias aderirem isso também.
    Mayara Mallmann 7º periodo Adm UNOESC

    ResponderExcluir
  2. Na verdade isso acontece por falha nossa mesma, por não cobrar na hora da compra, e por não se consientizar em muita vezes sair de bicicleta, a pé ou até mesmo de ônibus. Sem isso nunca chegaremos a um bom resultado.
    Mirian Melo. Administração/ 7º período / Unoesc.

    ResponderExcluir
  3. É interessante pois sem as etiquetas o consumidor não saberá o tanto de poluentes que seu veiculo estará ambitendo ao meio ambiente, acho que as etiquetas deveriam estar em todos os veículos,e assim tentando mostrar aos consumidores o quanto esta poluído.

    Nome: Cristiana Cardoso
    Turma: 51 SENAC

    ResponderExcluir
  4. Normalmente nem olhamos quando compramos um carro, somente olhamos a marca, o modelo, o ano e outros requisitos, mas acho que devemos olhar mais para a questão ambiental. Pois será nosso futuro.
    Nome: Vinicius hilleshein
    Turma: 51 SENAC

    ResponderExcluir
  5. Daiane Rottava Posse
    Turma 51 Senac

    Acho muito importante essa idéia, porque o adianta nos cuidar do meio ambiente se não cuidarmos dos meios que poluem o ar como os automóveis. É nosso direito saber quando compramos um carro o quando ele irá gastar .

    ResponderExcluir
  6. A ideia da etiqueta de eficiência energética para veículos é realmente interessante; estamos tão acostumados ver essas etiquetas nos aparelhos domésticos, por que não nos carros? Penso que a mídia deveria divulgar melhor essas ideias para que a população tenha maior chance de apoiar ou rejeitar as propostas, afinal refletem significativamente no nosso dia a dia, e são de extrema importância, pois os carros são um dos principais geradores de gases que contribuem para o aquecimento global.

    Lilian Baseggio
    RIA 51
    SENAC

    ResponderExcluir
  7. Nossos carros são uns dos maiores responsáveis pela emissão de gases em nosso planeta. Infelizmente não podemos deixar de usa-los, mas se pudessemos saber na hora da compra o quanto cada modelo interfere nesta questao, poderiamos tomar decisões mais conscientes.
    Veiculam tantas bobagens na midia e acabam deixando de lado assuntos tão importantes como as causas ambientais.
    Karoliny Monteiro Regis
    Marieli Zanotto
    7 fase Adm Unoesc

    ResponderExcluir
  8. É uma grande ação, o consumidor identificar qual a eficiência energética do seu veículo. Porém, deveria ter mais preocupação das montadoras quando a divulgarem seus nível de eficiência dos produtos, isso sem dúvida é um marketing verde, e as marcas que possuem alta eficiência com certeza estão há um passo a frente. E os consumidores, por sua vez, depois de um melhor entendimento sobre o assunto, começarão a exigir de todas as marcas os selos.
    Gabriela Goellner
    Gabriela Marca
    Gestão Ambiental - UNOESC CHAPECO

    ResponderExcluir
  9. estes selos são estratégias que as empresas utilizam para demonstrar a sua preocupação com o meio ambiente e auxiliam os consumidores a identificarem quais produtos realmente foram fabricados utilizando menos recursos, quando utilizados por empresas realmente sérias, são boas indicações de produtos sustentáveis.
    Flavia e eduardo

    ResponderExcluir