Proporcionar o conhecimento e possibilidades de inovação em gestão ambiental preventiva urbana, para que profissionais da área, poder público, instituições de ensino, cidadãos e empresários estejam cientes das responsabilidades da sociedade para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Esse é o objetivo do I Seminário de Inovação em Gestão Ambiental Preventiva Urbana no Oeste de Santa Catarina, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2013 na Unoesc Chapecó. A iniciativa é do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade e está sob a coordenação da professora Manuela Gazzoni dos Passos.
Serão abordados temas como a gestão ambiental preventiva urbana, englobando os desafios das empresas, cidadãos, profissionais, instituições de ensino e poder público para aliar o crescimento econômico com a conservação, preservação dos recursos naturais e bem- estar da população. Além disso, as definições de metas a serem alcançadas no oeste catarinense devem estar em pauta para auxiliar na tomada de decisões e no despertar para as práticas sustentáveis urbanas que dizem respeito ao planejamento de ações para qualificação das cidades nos aspectos de utilização da água da chuva, coleta e tratamento de resíduos, implantação de parques, arborização urbana, ciclovias, iluminação pública, reaproveitamento de água, painéis solares, entre outros assuntos.
- Pretende-se que este evento seja um marco para a região, inclusive, buscando alternativas sustentáveis para o próprio evento, servindo de modelo para demais eventos da região”, almeja Manuela.
O coordenador de captação de recursos da Unoesc, professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi, diz que a escolha de Chapecó para sediar esse evento, justifica-se pelo fato de a cidade concentrar a maior economia do Oeste e ser referência em turismo de eventos e negócios, sendo um polo regional.
- A franca expansão populacional traz a necessidade de informações e modelos inovadores e discussões sobre a temática sustentabilidade e gestão ambiental urbana, como uma atitude preventiva e de possibilidade de melhor qualidade de vida para sua população - argumenta.
Manuela destaca que durante todo o evento serão desenvolvidas ações de divulgação e educação ambiental para os participantes, seja por meio de atrações artísticas culturais, atividades informativas, palestras e apresentações de casos de sucesso sociais, empresariais, de gestão pública e pesquisas científicas, com foco na Inovação em Gestão Ambiental Preventiva Urbana.
Trabalhos científicos
Paralelamente, será realizada a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos da Instituição e demais pesquisadores sobre a temática de sustentabilidade, com publicação de cartilha, anais e livro.
- Com todas estas atitudes, o alcance e a propagação dos resultados do evento poderão servir de embasamento e referência para novas práticas ambientais urbanas - avalia a coordenadora do curso.
Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (49) 3319 2600 ou pelo e-mail