Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Unoesc promoverá em setembro Seminário de Inovação em Gestão ambiental urbana


Proporcionar o conhecimento e possibilidades de inovação em gestão ambiental preventiva urbana, para que profissionais da área, poder público, instituições de ensino, cidadãos e empresários estejam cientes das responsabilidades da sociedade para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Esse é o objetivo do I Seminário de Inovação em Gestão Ambiental Preventiva Urbana no Oeste de Santa Catarina, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro  de 2013 na Unoesc Chapecó.  A iniciativa é do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade e está sob a coordenação da professora Manuela Gazzoni dos Passos.
Serão abordados temas como a gestão ambiental preventiva urbana, englobando os desafios das empresas, cidadãos, profissionais, instituições de ensino e poder público para aliar o crescimento econômico com a conservação, preservação dos recursos naturais e bem- estar da população. Além disso, as definições de metas a serem alcançadas no oeste catarinense devem estar em pauta para auxiliar na tomada de decisões e no despertar para as práticas sustentáveis urbanas que dizem respeito ao planejamento de ações para qualificação das cidades nos aspectos de utilização da água da chuva, coleta e tratamento de resíduos, implantação de parques, arborização urbana, ciclovias, iluminação pública, reaproveitamento de água, painéis solares, entre outros assuntos.
- Pretende-se que este evento seja um marco para a região, inclusive, buscando alternativas sustentáveis para o próprio evento, servindo de modelo para demais eventos da região”, almeja Manuela.
O coordenador de captação de recursos da Unoesc, professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi, diz que a escolha de Chapecó para sediar esse evento, justifica-se pelo fato de a cidade concentrar a maior economia do Oeste e ser referência em turismo de eventos e negócios, sendo um polo regional.
- A franca expansão populacional traz a necessidade de informações e modelos inovadores e discussões sobre a temática sustentabilidade e gestão ambiental urbana, como uma atitude preventiva e de possibilidade de melhor qualidade de vida para sua população - argumenta.
Manuela destaca que durante todo o evento serão desenvolvidas ações de divulgação e educação ambiental para os participantes, seja por meio de atrações artísticas culturais, atividades informativas, palestras e apresentações de casos de sucesso sociais, empresariais, de gestão pública e pesquisas científicas, com foco na Inovação em Gestão Ambiental Preventiva Urbana.
Trabalhos científicos
Paralelamente, será realizada a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos da Instituição e demais pesquisadores sobre a temática de sustentabilidade, com publicação de cartilha, anais e livro.
- Com todas estas atitudes, o alcance e a propagação dos resultados do evento poderão servir de embasamento e referência para novas práticas ambientais urbanas - avalia a coordenadora do curso.
Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (49) 3319 2600 ou pelo e-mail

8 comentários:

  1. Um dos motivos da falta de ação é falta de informaçào.Esse seminário que a Unoesc irá realizar, trará muito frutos para nossa região. Se cada participante aplicar uma ideia lá apresentada, já fará uma grande diferença.
    Marieli Zanotto
    Karoliny Monteiro Regis
    7 fase Adm Unoesc

    ResponderExcluir
  2. Acreditamos que este projeto é algo de grande importância, pois é uma forma de integrar a comunidade e os universitários da Unoesc, com isso proporciona uma forma de educação ambiental para que todos comecem a pensar mais em nosso meio ambiente e como cuidar dele, com esse projeto todos podem tomar como base varias formas de reutilizar os resíduos lançados no meio ambiente assim criando oportunidades de planejar o destino certo dos resíduos.

    Acadêmicos de administração 7º período
    Luiz Henrique Giaretton
    Elimar Klever Favetti

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, assim repassa todo o conhecimento para todos sobre esse assunto tao importante principalmente para a garantia do nosso futuro.
    Abrindo portas ao conhecimento que muita gente em sabe o quao importante é preservar e cuidar do nosso planeta.

    JOSIANE KINDER
    ADM UNOESC 7 FASE

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante essa iniciativa da Unoesc, pois assim nos repassará muitas informações dentro da gestão ambiental, para tanto como cidadãos, profissionais, estudantes, com um todo sendo a preservação dos recursos naturais e o bem- estar da população.
    Sendo que será muito ótimo par a população pois assim estaremos todos com um único objetivo, buscando alternativas sustentáveis.

    ACADÊMICA
    VANESSA STRADA MACHADO
    ADM UNOESC 7 FASE.

    ResponderExcluir
  5. proporcionar o conhecimento em inovaçao em gestao ambiental é bom para proficionais da area e tambem para todos que se interresa nesse assunto,a Unoesc esta de parabens.
    Nome:Elizeu
    Ria:98

    ResponderExcluir
  6. Este movimento que será apresentado é uma maneira de nós aqui do oeste aprendermos mais um pouco sobre a reciclagem, e como ela é importante para o planeta, com este movimento com certeza será um marco em Chapecó, e busca aplicações sustentáveis em nossa região, este seminário vai nos proporcionar também crescimento econômico e político.

    NOME: DIONATHAN JÚNIOR NUNES RODRIGUES
    TURMA: RIA 98

    ResponderExcluir
  7. O conhecimento sobre o verdadeiro sentido da Gestão Ambiental é algo de suma importância, pois através dela são adotadas medidas que visam o controle dos impactos ambientais ocasionados pelas mais diversas atividades, sendo que, a adoção de um programa de gestão é voluntária.
    Eventos como este são de extrema importância para a conscientização e motivação das pessoas em relação a proteção do meio ambiente.

    Nome:Daiane Fabris e Francieli Baggio dos Santos
    Turma: 9° período Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  8. O trabalho científico contribui com a formação do acadêmico e com o desenvolvimento da sociedade com críticas, sugestões, inovações e novas tecnologias. Além de ter a participação do aluno, tem como beneficio a bolsa de iniciação cientifica que auxilia o acadêmico financeiramente nos estudos. Assim a universidade proporciona com esses encontros o crescimento do acadêmico em sua vida profissional.

    Acadêmicos: Dandara Gallon
    Henrique Paris
    Patrícia Wolschick
    Eng. Florestal 9° periodo

    ResponderExcluir