Páginas

sábado, 11 de maio de 2013

Você joga aonde seu remédio vencido?


Hoje resolvi montar este post pois no mês passado me deparei com uma sacola cheia de medicamentos vencidos aqui em casa. E a pergunta, aonde colocar? No lixo comum, reciclável, no vaso sanitário? NÃO!

Sabemos que o ideal é destinar adequadamente. Por isso fui procurar aonde poderia jogar no nosso município e fiquei bem feliz. Em duas farmácias que passei encontrei a possibilidade de descartar minha sacola de medicamentos. Uma delas é o SESI em um programa de descarte correto que já mencionei uma vez no blog e outra farmácia é a Droga Raia, que tem um sistema inclusive muito legal, que você mesma pode ir separando as pílulas, do líquido e das embalagens.

Mas hoje também vi no Supermercado Celeiro (não sei se são em todos supermercados) uma caixa destinada a recolhimento de remédios vencidos. Que ótimo!


Se souber de outros lugares podem deixar seus comentários.

Resumindo, meus medicamentos já foram destinados adequadamente, já tenho mais uma sacola para entregar e desafio que você faça o mesmo!




61 comentários:

  1. Verdade, ficamos surpresas em saber que temos locais adequados para depositarmos os medicamentos vencidos ou não utilizados. Tivemos o conhecimento do estabelecimento que tem a máquina, chamando a atenção por ela ter um diferencial onde cada índividuo tem a consciência de fazer a separação correta dos medicamentos.

    Nomes: Francieli Prigol, Maiara Barden,Carine Rodrigues, Priscila M. B. Picoli.
    Turma: PG10

    ResponderExcluir
  2. Muito importante essa informação pois não tinhamos conhecimento disso, agora temos um ponto de referência para destinar os remédios mas quem sabe se essa informação ganhasse repercução na mídia para informar maior parte da população pois muitos não tem conhecimento do assunto e acabam destinando os remédios para qualquer local.
    Há mais uma coisa não esqueçam de olhar com frequência a validade dos medicamentos !!!!
    Parabéns ao supermercado pela iniciativa.
    Alunos:Douglas , Edson Adilio , Rodrigo Antunes.
    Turma: PG10

    ResponderExcluir
  3. A destinação correta de medicamentos vencidos e "restinhos", é de suma importância para nossa própria segurança, muito pior que a auto-medicação é se medicar com remédios vencidos. É muito bom que existam lugares em nossa cidade para descarte destes resíduos. Já sabemos onde destinar nossos medicamentos vencidos.

    Nomes: Ana Paola Casagrande
    Rafaela Marchetti
    Ricardo Bonfante
    Turma: PG10

    ResponderExcluir
  4. É extramamente importante sabermos o destino correto para os medicamentos vencidos, achamos que todas as farmácias, principalmente, deveriam ter um sistema de coleta, para assim concientizar as pessoas, que ainda descartam seus medicamentos vencidos de forma incorreta, ou seja, no lixo de sua residência.
    Talvez alguém deveria investir em uma "campanha" para a conscientização do descarte correto dos medicamentos vencidos, minimizando assim o impacto causado por esses medicamentos ao meio ambiente.

    Gislaine Soster
    Rubia Mara de Paula
    Tiago Rafael Borges

    Turma PG 10

    ResponderExcluir
  5. Já deixei várias vezes no Celeiro, diferente dos tempos de criança onde derretia os comprimidos e jogavas nas flores de casa.

    Tudo falta de conhecimento.

    Abraços

    Ruberlan Piccini
    ADM 4

    ResponderExcluir
  6. Através de uma brincadeira (escravos de jó, jogavam cachangá...)podemos ter um pouco de noção de como funciona o ISO 14001 nas empresas, quando uma empresa opta em possuir o ISO 14001 ela tem que passar por várias mudanças, uma empresa possui vários setores onde todos iram ser analisados e visualizados pelos auditores .

    Marluza T. Gregol
    ADM 4° período turma 102 noturno.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza excelentes iniciativas adotadas por estas instituições( Mercado, Farmácias,)que servem de exemplo para as demais. Parece pouco, porém são com estas atitudes que se inicia a conscientização de uma massa.

    Vanderlei Both
    ADM- UNOESC- CHAPECÓ- 4 Período.

    ResponderExcluir
  8. É necessário que todos se conscientizem para o destino correto do lixo especial. A exemplo do que acontece com pilhas, baterias e lâmpadas, a maioria da população não se conscientiza que deve entregar este lixo em postos de coleta ou no local onde realizou a compra e simplesmente descarta o lixo comum, desta forma comprometendo seriamente o meio ambiente.

    Grasiela dos Santos
    ADM 4º Período

    ResponderExcluir
  9. a iniciativa dessas farmácias é ótima,claro que eles também se beneficiam com essa atitude..as pessoas não vão se deslocar de suas casas só para descarte desses medicamentos vencidos, vão aproveitar quando tem que comprar algum medicamento ou algo do gênero e já escolhem a farmácia que tem esse diferencial poupando tempo e dinheiro.

    Henrique Meireles
    ADM 4º período

    ResponderExcluir
  10. É interessante a parte do mercado ter ponto de recolhimento de remédios porque é um lugar frequentado por todos nós e ai quando lembra que tem algum remédio vencido em casa fica fácil de levar e deixar lá. Acredito que grande parte da população não conhece esses pontos, eles podiam ser mais divulgados assim ajudaria na conscientização para o descarte correto e não prejudicaria o meio ambiente.

    Camila A. Krombauer
    ADM - 4º Período

    ResponderExcluir
  11. Realmente essa é uma questão que deve ser levada a sério, todos sabemos o perigo de ter remédios vencidos em casa, as vezes por um pequeno descuido, pode-se tomar o errado e trazer complicações graves para a saúde. Na empresa onde trabalho, por ser voltada a saúde, temos um lugar para descarta-los corretamente, fizemos uma "campanha" em casa, recolhendo os medicamentos e jogando no lugar certo..porém atingiu ainda apenas o nosso público interno (colaboradores, familiares de colaboradores). Interessante saber que existem lugares que possamos descartar os medicamentos que temos em casa e não usamos ou que estão vencidos, fica a dica, para multiplicar esta ideia, e repassar para todos os que vivem a nosso redor sobre estes pontos de coletas.


    Stefanini
    ADM - 4° Período

    ResponderExcluir
  12. Que interessante não tinha conhecimento que em um supermerado tem um local para recolher os médicamentos vencidos, já separei vários que tinha em casa, amanhã mesmo esterei deixando lá no celeiro e multipliquei a infomração para várias pesssoas da minha família!
    Vamos fazer a nossa parte!

    Mônica
    ADM 4º Período.

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante em saber onde descartar esses remédios,legal também e a iniciativa do Celeiro, pois tratando-se de um supermercado, a lógica seria estar despreocupado com o descarte de remédios. Eu particularmente não sabia onde descarta-los, a professora pelo visto também não tinha certeza do que fazer com os remédios, podemos não saber como,porem devemos ter consciência, responsabilidade e um pouco de vontade para buscarmos o conhecimento de como destinarmos nossos lixos adequadamente.

    Fillipe Pedro Mergen
    Administração - 4ª fase - UNOESC

    ResponderExcluir
  14. É muito importante saber aonde podemos deixar os remédios mas como todo lixo que de alguma forma causa prejuízos a vida. E para isso ser de conhecimento de todos essas informações devem ser divulgadas e compartilhadas. Atualmente isso pouco ocorre, algumas campanhas de recolha de lixo eletrônico não é suficiente é preciso criar um canal de informações que possa conter informação de aonde é possível destinar os vários resíduos sólidos.

    Amauri Jr Sievers
    4º período.

    ResponderExcluir
  15. Com locais situados no centro da cidade, o descarte adequado de remédios se torna fácil e acessível por uma grande parcela da papulação de Chapecó.Com o descarte adequado desse tipo de material, a população tem mais uma opção de "reciclagem" desses resíduos hospitalares.

    Vinicius Curti
    4º Período Adm

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante, particularmente não sabia que se "reciclava"os remédios vencidos, sempre joguei no lixo, e a grande maioria da população também não deve saber. Se dando o destino adequado a esses materiais garante a segurança da população evitando que cheguem em mãos erradas e também cuidando do meio ambiente. Deveria ser divulgada essa iniciativa para que todos se conscientizassem em dar o destino adequado a esses materiais.

    Maristela Ferreira
    4° período Administração- UNOESC

    ResponderExcluir
  17. Muito bom isso é algo que poucas pessoas sabem, não tem a informação,penso que a maioria das pessoas não tem o costume de separar o lixo do reciclável e o orgânico e então muito menos os remédios vencidos, acho importante ações como estas com pessoas e organizações envolvidas.

    Alan Karpinski
    4º período Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  18. Muitas vezes as pessoas acabam descartando remédios vencidos, ou embalagens velhas em lugares inadequados, por não terem onde por, mas hoje já podemos nos deparar com boas ações com estas, e é de grande valor, pois estão se preocupando com os riscos que isso tudo envolve.
    Andersom Zanetti
    Quarto periodo ADM -unoesc

    ResponderExcluir
  19. É bom saber que tem locais adequados, pois na maioria das vezes nao sabemos destinar corretamente este tipo de lixo, assim podemos evitar a poluicao e também a possibilidade de cair em maos erradas estes medicamentos vencidos.

    Gean Antonio tormen
    4º período Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  20. Já passamos por esta situação em minha casa, onde tínhamos vários medicamentos com data de validade ultrapassada e não encontramos um local correto para descartá-los. Por fim, acabamos jogando-os no lixo reciclado, que no momento sabíamos que não era o destino correto, mas era a única opção. É muito bom saber que existem locais que dão destino correto a medicamentos vencidos.


    Jonas Rita
    4°Período de Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  21. Sabemos que os medicamentos quando não utilizados adequadamente podem provocar sérios danos a saúde. Mas é muito importante dar um destino adequado para o medicamentos vencidos. Que bom que temos estabelecimentos que se preocupam em oferecer um destino correto.
    Camila Boff
    4º Perído de Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  22. Cansei de estar nessa situação de não saber onde colocar os remédios, afinal isso pode ser algo muito prejudicial a pessoas que tenham o contato como agulhas e seringas. O destino adequado nos tranquiliza pois é algo a menos para prejudicar a saúde das pessoas.
    Daniela Kern
    4ºfase adm UNOESC

    ResponderExcluir
  23. Nunca me deparei com uma situação dessa, de precisar jogar algum remédio fora, mas sempre é bom estar informado sobre isso, pois se um dia eu precisar, estarei sabendo que tem destinos corretos para os medicamentos.

    Nome:Leonardo Reis
    RIA:152

    ResponderExcluir
  24. Isso é interessante,pois as pessoas acabam jogando os remédios vencidos no lixo reciclável ou até mesmo no orgânico,e muitos catadores de lixo e moradores de rua acabam comendo o que esta no lixo orgânico,e se você jogar os medicamentos vencidos em lugar indevido pode causar várias consequências.Que bom saber dessa novidade em que até os supermercados estão se preocupando.
    Nomes:Mateus Ruchel,Leandro Bollis
    Ria:152

    ResponderExcluir
  25. É ótimo que as pessoas saibam o destino correto para dar aos seus medicamento que todos temos em casa, ja que esse remédios possuem elementos químicos que são prejudiciais ao nosso meio-ambiente.
    NOMES :Keli L. Lorenzi e Emanuel G. Fortes

    ResponderExcluir
  26. Este assunto tem que ser abordado mais vezes, pois a população acha que é só jogar no lixo orgânico e está pronto. Mas não é assim, cada lixo deve ter seu destino correto.

    Aluno: Edinei, Lucas Luiz
    Ria: 152

    ResponderExcluir
  27. É muito bacana quando se aborda assuntos que geralmente não são muito mencionados no dia-a-dia. Se tratando de medicamentos, é fundamental que todos saibam o destino correto, afinal todos temos pelo menos um tipo de remédio em casa. Iniciativas como as caixas em supermercados, cartazes nos postos de saúde indicando a coleta, são importantes para essa reeducação do ser humano.

    Nomes: Talita Brito e Vanessa Delatorre
    Turma: 152

    ResponderExcluir
  28. Este fato é muito interessante para sabermos o destino correto dos medicamentos vencidos. Também é importante ressaltar a dedicação que esses locais tem de ajudar o meio ambiente colocando lugares específicos para o descarte. Gostamos da ideia !

    Nome: Rosa Carolina, Thalia Severo
    Ria: 152

    ResponderExcluir
  29. É muito importante que passemos a disseminar esta informação para os amigos e vizinhos, pois precisamos cada vez mais nos preocuparmos com o meio ambiente que será o meio ambiente de nossos filhos.

    Valdir Lise
    7° período de administração - Unoesc

    ResponderExcluir
  30. Vejo muito pouco, pelo menos na cidade aonde moro, informações e programas criados para o descarte deste material. Alguns cuidados são necessários na hora deste descarte e é realmente importante saber o que e como fazer depois de utilizados.

    Rafael Santin
    7º período- UNOESC

    ResponderExcluir
  31. Pouco se ouve falar sobre a reciclagem dos remédios vencidos e até mesmo dos frascos vazios, mas muito percebido em todos os lares. É de suma importância esta reciclagem e saber onde os descartar de forma correto traz grandes benefícios para o meio ambiente e consequentemente para nossa saúde. Quanto mais lugares servirem de coleta para esta reciclagem, mais a natureza agradece.

    Alunas: Giovana Cruz e Thilly Cardoso

    Curso: Administração , Sétimo período - UNOESC/ Chapecó

    ResponderExcluir
  32. É de suma importância dar um destino correto para os medicamentos vencidos, mas são poucas pessoas que praticam essa ação, e também há pouca divulgação dos locais que recolhem.

    Nomes: Daiane Battistella e Taiana F. de Lima
    ADM- 7º p. da Unoesc de Chapecó

    ResponderExcluir
  33. Seria interessante no ato das vendas dos medicamentos que o atendente esclareça ao consumidor a importância do descarte correto e a consequência negativa que a não realização deste causa no meio ambiente.
    Acreditamos que as prefeituras poderiam sancionar uma lei em que fosse obrigatório o recolhimento dos medicamentos descartados em todas as farmácias.

    Maiara Colpo e Marisa Bergamaschi
    7º Período de Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  34. Este é um assunto que muito pouco se ouve falar, pois esta era uma informação que muito poucos sabiam, mas é muito boa a atitude de divulgação espero que todos se conscientizem e descartem nos lugarem adequados como as farmácias que recebem este lixo.

    Aluno: Juceli Casagrande
    Fase: 7
    Curso: Administração

    ResponderExcluir
  35. Nunca havia parado para pensar nesse assunto, e achei muito interessante, pois na minha casa, geralmente, colocamos tudo em uma caixa que acaba ficando guardada em um canto ou outro. Creio que todas as farmácias deveriam recolher os medicamentos vencidos e dar o destino correto à eles, mas já é um bom começo saber que algumas fazem isso.

    Bruna Serpa
    Ria 128

    ResponderExcluir
  36. Essa é uma ideia que todas as farmácias ou hospitais deveriam adotar, pois varias pessoas acabam jogando em lugares inadequados por não saberem qual a procedência que deve ser tomada. Muitas vezes contaminam até mesmo a agua que bebemos.

    ResponderExcluir
  37. Essa é uma ideia que todas as farmácias ou hospitais deveriam adotar, pois varias pessoas acabam jogando em lugares inadequados por não saberem qual a procedência que deve ser tomada. Muitas vezes contaminam até mesmo a agua que bebemos.

    Nome: Joelma Luzzi
    RIA 128

    ResponderExcluir
  38. Realmente este assunto é de muita importância pois acabamos guardando remédios em nossas residencias dos quais as vezes nem sabemos qual a sua procedência, para que serve e o mais importante se já esta vencido ou não, por isso também acho que o descarte correto de medicamentos em lugares apropriados seria muito útil e mais seguro a população.

    Aluna: Julia Schneider
    Ria 128

    ResponderExcluir
  39. isso é bem legal, pois a maioria das pessoas devem se perguntar aonde jogar ou depositar medicamentos vencidos, então, porque não mais lugares com esse tipo de deposito? ou melhor, mais lugares que permitem o cliente deixar lá o medicamento, para que se encaminhe para um lugar apropriado? gostei mesmo dessa ideia.
    nome: Vinícius André da Silva
    RIA 128

    ResponderExcluir
  40. Acho uma iniciativa bem legal. Mas deveriam ter mais divulgação, pois muita gente ainda não sabe aonde destinar. Essa semana mesmo me deparei com um terreno baldio próximo a minha casa aonde tinha varias caixas e cartelas de medicamentos jogadas ali. Me preocupei, pois sempre tem crianças por ali brincando. E se alguma delas chega a tomar algum daqueles medicamentos? São situações em que as pessoas que ali jogaram talvez não saberiam qual o destino certo.

    Amanda Dallacort
    Ria 128

    ResponderExcluir
  41. Esta coleta e destinação correta de medicamentos é de estrema importância para a sociedade, pena que não possui divulgação, levando a maioria das pessoas a destinar no lixo comum os medicamentos já vencidos. As empresas e prefeituras que trabalham com medicamentos destinam para aterros industriais eliminando de forma correta estes resíduos.

    Vinicius Saggioratto
    Logística 5 período
    Unoesc

    ResponderExcluir
  42. É importante saber que no momento em que o descarte do medicamento é feito, deve ser retirado os comprimidos do blister ou o líquido do frasco, pois alguns estabelecimentos mal intencionados podem tentar fazer a devolução do item para a distribuidora ou laboratório ou mesmo vender o produto fracionado para clientes que não tenham percebido a validade do mesmo. Mas a ação das farmácias que destinam corretamente os medicamentos é bastante interessante e útil para o povo em geral.

    Júnior R. Anzilieiro/William dos Anjos
    Logística 5° fase

    ResponderExcluir
  43. É de extrema importância para nós cidadães e consumidores desse produto saber que temos lugar com a destinação correta dos medicamentos vencidos. Agora é cada um se conscientizar e fazer a sua parte.

    Cintia Michelon e Mariana Bevilaqua.
    Logistica.

    ResponderExcluir
  44. Achamos que é uma pena programas como esses serem pouco divulgados, pois esses programas muitas vezes não é de conhecimento de todos, dificultando a separação correta para esses materiais que acabam sendo descartados em locais impróprios.

    Cristiane, Cristina e Juthielli
    Logística 5ª fase
    Unoesc

    ResponderExcluir
  45. Esta é uma situação em que normalmente não paramos pra pensar, somente quando sentimos a necessidade de descartar remédios, óleo, pilhas, baterias é que percebemos que não estamos bem orientados para a prática correta.

    Vivemos num momento em que a consciência ecológica está sendo cada vez mais necessária, e a orientação à população em geral com relação ao descarte correto de resíduos é imprescindível.

    É muito bom saber que empresas, sejam públicas ou privadas, se preocupam com estas situações e proporcionam a seus clientes orientações como essa!

    Nayara Baggio
    PG10

    ResponderExcluir
  46. É importante alertar a população sobre o descarte correto das medicações não mais utilizadas, uma boa ideia é um ponto de coleta em algum estabelecimento comercial.
    Angel Fachin e Tálika Pedroso
    PA Unimed

    ResponderExcluir
  47. É muito interessante saber que existem empresas que sabem destinar o local certo destes materiais, pois na maioria das vezes nao sabemos onde descartà- los.Essas farmàcias servem de exemplo para as outras, pois se todas adquirissem essa estratègia seria uma maneira de conscientizar a sociedade e facilitar na hora do descarte do recipiente.
    nome Giovana e Gislaine
    turma : PA unimed

    ResponderExcluir
  48. Ótimo documentário, pois assim aprendemos onde descartar essas embalagens de modo que não prejudique o meio ambiente. Pequena ação, grande reação.

    Mayra Talaska- P.A Unimed

    ResponderExcluir
  49. Já sabemos o quanto é importante separar os resíduos que produzimos, porém, faltam incentivos e orientações para a separação e destinação correta dos mesmos, por parte dos órgãos públicos. Deveriam haver mais locais de coleta deste tipo de resíduos.Também, há falta de conscientização por parte da população, pois cada um poderia fazer o acúmulo destes materiais e depois destiná-los corretamente.

    Laiana e Everton
    Logística - Unoesc 2015

    ResponderExcluir
  50. É importante termos lugares para depositar nossos medicamentos vencidos ou que não usamos mais,pois devemos preservar o ambiente em que vivemos. Como podemos ver na reportagem não existe muitos pontos de coleta desse tipo de resíduo.

    Nome: Natalia Perussi e Paulo Werle
    Turma: 2015.0528.003

    ResponderExcluir
  51. Acreditamos que as prefeituras poderiam sancionar uma lei em que fosse obrigatório o recolhimento dos medicamentos descartados em todas as farmácias.

    nome:Felipe Silva
    turma:003

    ResponderExcluir
  52. Deveriam existir mais recolhimentos desse tipo, não só com remédios mas com outros objetos também, muita gente não tem como saber essas informações e acabam colocando tudo junto, isso deveria ser mais divulgado pelo governo pois isso é um assunto super importante.

    Jhenifer Paola & Nadia Matielo
    Turma: 003 adm. Senac

    ResponderExcluir
  53. E importante ter lugar adequado para colocar os medicamentos vencidos pois nao existem muitos pontos de coleta para esse material.

    Nome: Mauricio bonamigo , Kauana
    Turma:003

    ResponderExcluir
  54. Um assunto bem interessante pois não sabia que existia isso, descartava meus remédios simplesmente no lixo, mas uma ótima alternativa para quem tem uma grande quantidade de remédio que não usa mais, esses estabelecimentos são grandes exemplos. Pois nos ensinam a pensar que todo material tem um lugar certo para ser descartado e selecionado. Uma boa alternativa também seria um lugar que recolhesse remédios caros que não foram totalmente consumidos e fizessem doação.
    Nome: Vitória Carolina da Silva
    Turma: adm 004

    ResponderExcluir
  55. Sabemos que o descarte de medicamentos é complicado pois não temos em nosso meio lugares adequados para efetuar essa ação. Como a maioria da população não sabemos como descartar de forma correta e muitas vezes jogamos no próprio lixo. É bem interessante que haja novos meios e formas de descartarmos esse tipo de produto, sendo assim contribuímos cada vez mais para a prevenção do ambiente.
    Larissa Regina e Mariana C. Antunes
    Turma: 004 Senac

    ResponderExcluir
  56. O ruim é que ainda temos poucos estabelecimentos que fornecem este tipo de descarte. Seria melhor divulgar mais sobre o assunto, pois tem muitas pessoas que ainda não conhecem e fazem o descarte de seus medicamentos incorretamente.
    Nome:Vitor Gonçalves Hoss
    Turma: Unimed

    ResponderExcluir
  57. O importante seria que tivesse mais publicidade sobre essa questão, pois a maioria das pessoas não sabem que destino dar aos seus remédios, e acabam fazendo o descarte no lugar errado.
    Daniela Gois
    Turma: ADM-Unimed

    ResponderExcluir
  58. Grande maioria não sabe e nem tem acesso a esse tipo de descarte, por isso muitos acabam jogando no lixo normal, não sabendo dos males que isso pode causar.
    Bruna
    Adm Unimed

    ResponderExcluir
  59. Por termos fácil acesso, já virou habito de algumas famílias acumularem medicamentos em casa. Mas com certo tempo sem utilização, é necessário seu descarte. É importante ressaltar que não é em qualquer lixeira que será o seu lugar correto, com tais recursos de informação podemos descarta-lo de forma consciente sem prejudicar o meio ambiente.
    Nome: Kayanne Balhardin
    Turma: PA SENAC 02

    ResponderExcluir
  60. Os medicamentos são algo importante, mas como todos tem em casa, é preocupante quantos medicamentos vencidos podem ser jogados em locais inadequados, mas que hoje tem vários acessos possíveis que podem facilitar nossa vida.

    ResponderExcluir
  61. Os medicamentos são algo importante, mas como todos tem em casa, é preocupante quantos medicamentos vencidos podem ser jogados em locais inadequados, mas que hoje tem vários acessos possíveis que podem facilitar nossa vida.
    Nome: Èrica Marcanzoni
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir