Recentemente Chapecó conta com o novo sistema de coleta de resíduo orgânico. Abaixo apresento uma reportagem da Prefeitura Municipal explicando essa mudança. Depois de já estar funcionando a mais de dois meses, quais suas percepções sobre esse sistema de coleta? Quais pontos positivos? Quais negativos?
Prefeitura de Chapecó inicia sistema pioneiro de coleta de lixo orgânico
Créditos: texto Vanessa Hubner / fotos Mauri Oliveira / divulgação PMA
Os 400 contêineres novos para o lixo orgânico começam a ser instalados na manhã desta quinta-feira (01) em Chapecó. Os recipientes de aço galvanizado são de tecnologia italiana e receberam a cor verde. Eles serão distribuídos no centro de Chapecó onde existe maior concentração de moradores (mapa da área de abrangência no folder em anexo). Os pontos foram definidos com base em um levantamento prévio realizado pela empresa que irá operar o sistema, a TOS – Obras e Serviços Ambientais Ltda. No projeto-piloto, cerca de 50 mil moradores serão beneficiados.
O recolhimento do lixo úmido será feito por caminhões compactadores, equipados com braços mecânicos. Sob o comando de um motorista, o sistema descarrega o conteúdo e deixa o contêiner no mesmo lugar. Em seguida, passa outro caminhão para fazer a higienização interna e externa com um jato d’água.
A poluição visual e ambiental, o entupimento de bueiros e alagamentos, o mau cheiro e os animais vasculhando o lixo são realidades que ainda existem e que a coleta automatizada busca solucionar. Logo, a eficiência do sistema vai depender da colaboração da população. “Estamos modernizando a coleta, contribuindo para tornar a cidade mais limpa, por isso é fundamental o compromisso do morador para a eficiência do processo”, destaca o Prefeito de Chapecó, José Caramori.
A coleta automatizada chega para reduzir a quantidade de lixo nas ruas, trazer eficiência, higiene, minimizar riscos à saúde pública e contribuir com o meio ambiente. Chapecó é o primeiro município de Santa Catarina a adotar o sistema - referência em grandes cidades da América do Sul e da Europa.
O novo sistema de coleta na área central não altera o recolhimento do lixo orgânico nos demais bairros da cidade, nem a coleta seletiva, do lixo reciclável, em todo o território municipal.
Os contêineres atuais, utilizados na coleta convencional e instalados no centro da cidade, serão usados agora na coleta seletiva. De forma gradativa, eles serão removidos, higienizados, pintados na cor laranja e instalados ao lado dos contêineres novos.
As lixeiras particulares instaladas nas calçadas e canteiros centrais devem ser retiradas pelos moradores até o dia oito de agosto, quinta-feira da próxima semana. Caso contrário, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura irá remover.
O investimento na nova tecnologia é de responsabilidade da empresa. Foram investidos R$ 4,8 milhões com o novo sistema. A ordem de serviço à empresa TOS foi assinada no dia 15 de julho.
Hoje são recolhidas por mês em Chapecó, aproximadamente 3.600 toneladas. Na área de abrangência da coleta automatizada, a empresa prevê um recolhimento mensal de aproximadamente 30% desse montante.
Foi uma boa atitude por parte da prefeitura, mas o porém é que foi gasto muito dinheiro neste projeto, mas a ideia é inovadora , pois além de diminuir os riscos de doença e também que o chorume escorra pelas ruas e cause o mal cheiro.
ResponderExcluirAlunos: Edinei , Lucas Luiz
Ria:152
Chapecó, e antes de tudo os moradores da cidade irão ganhar muito com o novo projeto de coleta do lixo orgânico, além de retirar a poluição ambiental também ira ajudar a retirar a poluição visual para o bem estar do cidadão.
ResponderExcluirNomes:Eduardo panis poletti, Mauricio Nathan Centenaro
No
É uma bela iniciativa, além de ser inteligente pois diminui o mau cheiro e também evita que o lixo se espalhe pela rua. Acredito que poderia se tomar essa mesma atitude para com os demais lixos (reciclável, vidro etc) pois também facilitaria a reciclagem destes. Um ponto negativo é a localização destas lixeiras que estão estão perto de esquinas, o que pode causar um acidente de trânsito, já que a maioria ocupam o espaço do estacionamento de carros.
ResponderExcluirNomes: Talita Brito e Vanessa Delatorre
Turma:152
A prefeitura mais uma vez lançou uma nova tecnologia na questão da coleta do lixo, Implantando lixeiras para lixo orgânico e reciclável. Mas muitas vezes você passa e acaba observando lixos jogados do lado da lixeira e não dentro da mesma.
ResponderExcluirA iniciativa da prefeitura é boa, porém vai de cada um ter a educação de jogar o lixo no lugar correto!
Gesiane e Jessica S. Pedroso
152
Acho muito importante isso, pois é mais higiênico, mas aconteceu muito desemprego.
ResponderExcluirMas foi uma boa iniciativa para a limpeza nas ruas;
Nome:Leonardo Reis
RIA:152
Não vejo a hora que este sistema de coleta esteja no meu bairro(Parque das Palmeiras), pois vejo que onde tem a coleta ficou muito mais higiênico e organizado.
ResponderExcluirValdir Lise
7° período de administração - Unoesc
A iniciativa da prefeitura foi boa com a implementação desse novo sistema. Isso mostra que a administração da cidade se preocupa com os danos oriundos da poluição e respeita o meio ambiente. Porém, vemos que ainda há problemas na adaptação da sociedade chapecoense com este novo sistema, pois muitos não separam o lixo adequadamente e ainda o depositam no lugar errado. Se a população respeitar e descartar os lixos nos lugares certos, e houver os recolhimentos nos momentos certos, Chapecó poderá ser um belo exemplo nesta área.
ResponderExcluirAlunas: Giovana Cruz e Thilly Cardoso
ADM- 7º p. da Unoesc de Chapecó
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma boa iniciativa apresentada pela prefeitura, que com certeza melhorou a aparência da cidade e a da higiêne. Para a sociedade, é um incentivo para manter a cidade limpa e conscientizar a população na separação do lixo organico do reciclavel.
ResponderExcluirNomes: Daiane Battistella e Taiana de Lima
ADM- 7º p. da Unoesc de Chapecó
A prefeitura realizou um bom investimento, porém alguns contêineres que estão localizados nas esquinas deveriam ser afastados para que isso não contribua para ocorrência de acidentes. Outro fato que seria interessante é a divulgação da mídia sobre como separar adequadamente os lixos e como isso impacta no meio ambiente, pois uma grande parte da população não realiza corretamente a separação do lixo orgânico com o reciclável tornando o investimento obsoleto.
ResponderExcluirMaiara Colpo e Marisa Bergamaschi
Gestão Ambiental e Sustentabilidade - UNOESC
É um projeto bastante interessante pois contribui para a conscientização dos moradores, contra a poluição do ar e visual. Além de ser uma iniciativa para o bem do meio ambiente e sua preservação. Criando uma imagem pública positiva devido a cidade ser um polo industrial. O programa somente tem a melhorar se a população fizer sua parte e contribuir para que este funcione adequadamente, separando os resíduos e destinando-os de forma correta.
ResponderExcluirAcadêmicos: Clóvis Prates e Regina Arend
Administração Unoesc- 7˚ período
Foi uma bela iniciativa, para a cidade de Chapecó pois vejo que precisava desta atitude das autoridades locais pelo tamanho da cidade e pela preocupação com o meio ambiente, porem vejo também que com o valor investido de 4,8 milhões pode ser feito muita coisa pela gestão ambiental não apenas esta iniciativa.
ResponderExcluirAluno: Juceli Casagrande
Fase: 7
Curso: Administração
Realmente, para o sucesso desse investimento será necessário a conscientização da população, população essa que se mostrou contra o projeto, pelo fato das "lixeiras" estarem ocupando vagas de estacionamento ou alegando que as mesmas eram muito pequenas e por isso estavam deixando o lixo fora delas.
ResponderExcluirAcredito que seja necessário alguma fiscalização por parte da prefeitura para garantir que as pessoas utilizem o serviço de forma correta.
Nome: Ademir Antunes Lacerda Filho
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Em nossa opinião concordamos com as instalações dos contêineres, vieram para beneficiar vários fatores em nossa cidade e esperamos que outras cidades optem pelo mesmo sistema, observamos que onde estão alocados esses contêineres a diminuição de animais farejando ou espalhando lixos está diminuindo, e a proliferação de insetos e percebemos que nossas ruas estão mais limpas e que está tendo a possibilidade da separação correta do lixo, estamos educando a nossa população, é um trabalho extenso, mas não impossível que depende de cada um de nós.
ResponderExcluirObservamos que alguns fatores precisam ser melhorados, como o local de alguns contêineres, exemplo alguns estão muito próximos dos semáforos.
Gostaríamos de saber qual foi o destino dos colaboradores que realizavam de forma manual a coleta do lixo, e que agora a demanda de mão de obra diminuiu, esses colaboradores foram realocados em outras atividades?
Aluno: Jaime Sehnem, Jussara Pezenatto
Fase: 7
Curso: Administração
Ao pensar em uma cidade limpa e organizada, podemos imaginar a planta de uma “cidade perfeita”, o problema é quando se investe no produto e não na educação, ou melhor, na reeducação com a separação e desperdício do lixo – investimento abusivo, diga-se de passagem. Ao realizar o projeto com coleta de lixo, a administração de Chapecó, pensou somente nisso, e esqueceu-se de verificar a quantidade de lixo produzido por cada cidadão. O que acabou acarretando num transtorno e acumulo excessivo nas lixeiras. Enquanto isso, não percebemos nenhuma conscientização e/ou medidas mais rígidas “multas” pela utilização de sacolas plásticas em supermercados. O valor investido para uma educação por muitos distorcida. Ainda há muitas coisas a serem revisadas, reeducar - investir na educação, isso trará muitos retornos positivos aos investimentos materiais, e com a própria administração, a qual, sabemos que está passando por problemas judiciais pela má administração da cidade.
ResponderExcluirAcadêmicas: Adriana Girardi, Luana Andreola
ADM - Noturno 7º Período
Este novo sistema é muito importante pois é uma nova forma de coleta que é usada em grandes cidades do país, e como os contêineres estão espalhados por toda a cidade as pessoas não precisam jogar o lixo no chão pois sempre terá um contêiner bem visível e a poucos metros de casa.
ResponderExcluirNome: Lucas Stieven
Turma: 128
Aluna: Julia Schneider
ResponderExcluirTurma: Ria 128
Bom esta foi uma bela iniciativa, pois agrega vários fatores, tais como uma cidade bem vista onde o lixo que cercavam as ruas agora estão sendo concentrados nesses contêineres, mas ainda falta atitude e educação da própria população que ainda jogam lixos no chão, e ainda não tem o abito de separar o seu lixo. E para que esse método das instalações dos contêineres de lixo orgânico e reciclável funcione tem que haver atitudes de todos, para que então possamos ter o resultado esperado.
Esse novo modo de coleta é importante pois acredito que assim as pessoas vão separar o lixo e colocar na sua devida lixeira.
ResponderExcluirMas... por outro lado ainda há bairros que não tem esse novo sistemas e o lixeiro fica até 15 dias sem passar para coletar e isso acaba acumulando e se chove todo esse lixo vai para os córregos! isso prejudica muito o nosso meio ambiente.
Bruna Gabriela Sychocki
RIA 128
Bom, foi um sistema bem pensado, com intenção de melhorar nossa cidade. Claro que por um lado resolveu o problema de lixos espalhados pelas ruas, dos animais que rasgavam os sacos de lixo e ali ficam. Mas ainda temos algumas atitudes de moradores da cidade que devem ser mudados. Pois não é toda a população que faz a separação adequada do seu lixo, assim, tendo um acumulo muito grande em contêineres de lixo orgânico, e também tivemos casos de vandalismo nos mesmo, aonde pessoas colocaram fogo nos contêineres. Então de que adianta a prefeitura fazer um investimento de mais de 4,8 milhões se a população não tem conscientização?! São pontos nos quais devemos repensar e mudar.
ResponderExcluirAmanda Dallacort
Ria 128
A mudança da coleta de resíduos foi positiva, pois mostra o interesse da prefeitura em melhorar este serviço. Porém, o serviço vêm se mostrando ineficiente, os locais onde encontram-se as lixeiras não atende corretamente todos os moradores, as coletas não possuem regularidade causando o acúmulo de resíduos e também forte odor próximo as lixeiras. É necessário um novo estudo sobre a quantia de resíduos gerados em cada região, possibilitando mapear novas rotas e periodicidade de coletas garantindo que o serviço ocorra com eficiência.
ResponderExcluirVinicius Saggioratto
Logística 5 período
Unoesc
A nova coleta de lixo está sendo um assunto bastante comentado na cidade. Existem algumas falhas no plano de coleta mas é normal no início de um trabalho que promete ser bom no futuro. O tamanho das lixeiras foi invertido em relação a demanda que temos, sendo que existe muito mais necessidade de espaço para armazenagem de lixo reciclável, mas esperamos que no futuro os erros sejam consertados e tudo fique correto.
ResponderExcluirJúnior R. Anzilieiro/William dos Anjos
Logística 5° fase
O sistema instalado em Chapecó de coleta de lixo, foi um bom planejamento para o destino correto do lixo em nossa cidade, fazendo com que as pessoas se conscientizem na importância da separação do seu lixo, se todos colaborarem com esse implemento teremos bons resultados, porem a realidade não é essa, muitos cidadães acabam misturando o orgânico com o reciclável prejudicando assim o sistema. Outro ponto é a demora nas coletas das lixeiras, o lixo acaba muitas vezes ficando dias, trazendo mal cheiro e desordem nas lixeiras.
ResponderExcluirCintia Michelon e Mariana Bevilaqua
Logística
O sistema de coleta de lixo foi bem elaborado, mas porem não foram dimensionadas corretamente os tamanhos dos contêiner, pois o reciclável tem um volume muito maior, o que gera um acumulo de lixo ao redor, tornando visivelmente "feio" para a cidade. E ainda as pessoas não tem a consciência de fazer a separação correta.
ResponderExcluirAluno: Junior Vieira, Veridiana Fortunato
Fase: 5ª Logística
O investimento em novas lixeiras foi uma boa iniciativa, facilitando a separação do lixo, mas ainda esta faltando programas educacionais que incentivem o desenvolvimento sustentável para a população perante o novo formato de coleta de lixo que busca agregar valor ao meio ambiente.
ResponderExcluirCristiane, Cristina e Juthielli
Logística 5° fase
O sistema que foi instalado na nossa cidade foi muito bom ,pois agora é mais um incentivo para o pessoal separar mais o lixo ,mas a questão também agrega ao valor cobrado no IPTU é um valor meio alto para algumas famílias estar pagando.
ResponderExcluirLuciana Ferreira
Lidiane Peruzzo
Logística 5ª periodo
acreditamos que este novo sistema implantado em Chapecó vai contribuir muito com a limpeza da cidade,alem disso diminuído os riscos de doenças que o lixo exposto pode ocasionar,claro que somente as lixeiras não vão melhorar este processo, vale muita da cultura e da educação da população
ResponderExcluirFelipe Bringhenti
Levistone Favero
Logística 5ª fase
unoesc.
Muito valido este novo método de coleta do lixo, alem de diminuir os riscos por doenças esta deixando a cidade mais limpa e organizada. Um ponto negativo e que precisa ser melhorado é a coleta com mais frequência dos resíduos recicláveis, pois as quantidades geradas pela população são grandes não suportando a frequência com que são recolhidos. Esperamos que isto seja resolvido o mais breve possível. Acho ótima a conscientização que a população de Chapecó tem sobre a questão de separação do lixo. Parabéns a todos.
ResponderExcluirCintiana
Processo Gerenciais, 1º semestre de 2014
Foi uma ótima ideia em investir nas lixeiras, os lixos nas ruas diminuiu e muito; exceto que meia parte da população não está sabendo usar as lixeiras, ou seja não separam os lixos e acabam jogando de qualquer jeito.
ResponderExcluirNome: Samuel Sabadini e Débora Moura.
PA UNIMED
Em minha opinião deveria ser repensado e replanejado esse sistema de coleta, por exemplo, o tamanho das lixeiras não condizem com a quantidade de lixo produzido pela população, e o sistema está funcionando em apenas algumas áreas da cidade, oque deixa o sistema das outras regiões desfalcadas, mas por outro lado as ruas ficaram mais limpas e a coleta mais parida e simples.
ResponderExcluirThalita Livi - PA Unimed
A implantação das lixeiras fez com que as ruas ficassem mais limpas, e tornaram a separação dos materiais mais organizada, além de facilitar a coleta do lixo pelos caminhões.
ResponderExcluirApesar de ter sido uma ótima ideia a implantação destas lixeiras, elas também trouxeram alguns incômodos. As que estão postas nas esquinas de cruzamentos, atrapalham o trânsito, pois impedem a visibilidade dos motoristas. Também há reclamações dos moradores de prédios, pois o espaço é insuficiente para tanto lixo, fazendo com que acabem deixando o excesso de lixo jogado ao lado das lixeiras.
Nomes: Letícia Antunes Pansera e Suelen Thais Ramos
Turma: PA Unimed
A Prefeitura de Chapecó foi muito inteligente em abraçar esta ideia, pois ela colabora para a minoria de lixo espalhado nas ruas e conscientização da população. Deve continuar sendo adotada pela Prefeitura e pelos cidadãos.
ResponderExcluirAline Cristina Rosa
P.A. Unimed
É uma boa iniciativa esse investimento em lixeiras isso, dará mais incentivo a população a separar o lixo.
ResponderExcluirMateus Agostini
P.A Unimed
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSomos moradores de Chapecó, e temos certeza de que melhorou, as ruas, as calçadas, as praças públicas, etc., estão menos poluídas e a coleta de lixo está mais constante. Essa iniciativa é muito importante para os moradores e também para o meio ambiente. Outras cidades, outros estados e até mesmo outros países deveriam adotar essa medida, convenhamos de que não solucionará totalmente o problema, mas já ajuda bastante.
ResponderExcluirNome: Jeffrey Souza, Onix Quadros
Turma:2015.0528.003
Acredito que toda mudança de habito é bem vinda sendo ela para a melhoria da condição de vida, e com o esforço de toda população a poluição visual e ambiental, o entupimento de bueiros e alagamentos, o mau cheiro e os animais vasculhando o lixo não serão mais uma realidade em nossas vidas.
ResponderExcluirNome: Idrielly Leite e Thailla Almeida.
Turma: 004 (Senac)
A coleta automatizada beneficia muitos os moradores o incomodo com mau cheiro, lixos rasgados por cachorros , o entupimento de bueiros , a poluição visual , causavam muitos transtornos aos moradores . Uma mudança que mudou a vida do moradores de chapecó.
ResponderExcluirA coleta automatizada beneficia muitos os moradores o incomodo com mau cheiro, lixos rasgados por cachorros , o entupimento de bueiros , a poluição visual , causavam muitos transtornos aos moradores . Uma mudança que mudou a vida do moradores de chapecó.
ResponderExcluirÉvelin Rafaela
Turma:2015.0528;004 adm
A coleta esta deixando nossa cidade cada dia mais organizada e limpa, esse novo sistema ajudou muita a população a se conscientizar sobre a reciclagem.
ResponderExcluirDaniela Gois
Turma: ADM-Unimed
A coleta automatizada beneficia muitos moradores da região do centro. mais os bairros ainda estão com a outra coleta, acho que se deveria ter em todas os bairros essa coleta automatizada.
ResponderExcluirNome: Kalita Ribeiro
Turma: ADM Unimed
Acredito que foi uma ótima ideia, ajuda a cidade a ficar mais limpa e também existe o perigo desses lixos expostos, podendo passar doenças para os cidadãos de Chapecó, nem todos os bairros contém esse benefício ainda, mas se a cada dia esse projeto for se aperfeiçoando com certeza vai ajudar muito Chapecó.
ResponderExcluirPaolla Tonello
ADM Unimed
Uma ótima iniciativa, que com certeza não só melhorou a aparência da cidade mas também a higiene, é mais um incentivo para manter a cidade limpa e um projeto para a conscientização de todos os moradores.
ResponderExcluirFernanda
ADM Unimed.
Talvez hoje não seja mais novo o sistema de coleta de resíduos orgânicos em Chapecó, nos primeiros dias foram bem atendidos os horários de coletas, mas agora o caso tá pra se debater. Acúmulos de lixo em volta dessas "novas" lixeiras estão começando como antes, mas o que eu falo de antes os lixeiros eram pequenos e não tinham capacidade para recolher todos os lixos depositados pelos moradores, ma ela lixeira veio com um tamanho bem maior para ter a capacidade de coletar lixos com mais frequência e ser limpa todo dia, mas não é isso que os moradores estão visualizando diariamente, em umas das esquinas da rua Mato Grosso em Chapecó o caso é bem visível para quem passa por lá a lixeira está transbordando e a prefeitura há mais de meses não passa pra fazer a limpeza.
ResponderExcluirEntão esclarecendo bem: nos primeiros dias da implantação da lixeira foi bom, mas agora está uma verdadeira falta de consideração pelo povo de Chapecó.
Nome: Caroline Amaral
Turma: ADM Unimed
Isso melhora cada vez mais a organização e a limpeza de nossa cidade. Assim vai evitar que o lixo vá até os bueiros.
ResponderExcluirNome: Vitor Gonçalves Hoss
Turma: Unimed
Ótima iniciativa da prefeitura, com esse novo sistema pode-se ter uma melhor organização, os lixos não ficam as espalhados pela rua, ajudando a ter menos bueiros entupidos, agora só falta a população se conscientizar e fazer sua parte.
ResponderExcluirLuana Topolski
PA Senac 02
A ideia foi ótima, porem a população da cidade precisa amadurecer um pouco mais essa inovação, pois seguido tem pessoas ateando fogo, chutando, quebrando e depredando essas lixeiras assim dificultando o trabalho do caminhão de coleta e ate mesmo dos moradores próximos, que se deslocam ate as lixeiras para jogar o seu lixo e se deparam com aquela falta de caráter dos vândalos que destroem esse patrimônio.
ResponderExcluirSe cada um se ponhasse no lugar do outro pensando na dificuldade que é passar para recolher as lixeiras quebradas e substituir por novas não farriam essas depredações.
Nome: Patricia Geremia
Turma: PA Senac 02