Foto: Notícias do Dia
Há alguns dias, diante do calor insuportável que assola nossos municípios, outra questão tem dificultado a vida das pessoas: a falta de água. No último domingo, dia 02, uma reportagem no jornal o dia, apresentou a situação que os moradores do Loteamento expoente enfrentam. Veja abaixo:
No domingo (02), por volta das 20h, a Polícia Militar de Chapecó foi acionada para verificar uma interdição de via na Avenida Nereu Ramos, na entrada do Loteamento Expoente, em frente ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Chapecó.
No local, alguns moradores haviam montado uma barreira com pedaços de árvores, pneus, placas de sinalização e, em seguida, atearam fogo no material. A ação foi um protesto à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), pela falta de abastecimento de água por mais de três dias no loteamento.Na via, também haviam tijolos quebrados que teriam sido arrancados do IFSC. Várias guarnições de área, juntamente com o Pelotão de Patrulhamento Tático, estiveram no local para negociar a liberação da pista. As chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiro e os moradores dispersados.
No dia 05/02 foi veiculada a reportagem a seguir na Band SC:
Em Chapecó, no Oeste do Estado, a situação está crítica. Nas torneiras vem só um pouco de água, nem o suficiente para as necessidades básicas como beber e fazer comida
A aposentada Augusta Nascimento é moradora do Bairro Seminário, em Chapecó, um dos mais afetados pela falta de água. Para lavar a louça ela coseguiu armazenar em alguns baldes e para o consumo da família foi buscar na casa de um filho.
Já a dona de casa Lurdes Maria Campagnolo chegou a sair da sua residência, pois ficou seis dias sem um pingo de água na torneira. Para o consumo ela comprou um filtro e também está comprando água para beber.
No Extremo-Oeste o abastecimento também está comprometido. Em São Miguel do Oeste, algumas residências e propriedades na zona rural estão sendo abastecida por caminhões pipa, mas o motivo naquela região é que choveu menos do que a média esperada para este início de ano.
Segundo a Casan, a estiagem também é a causadora da falta de água nos bairros mais altos de Chapecó e, por isso, a companhia de abastecimento não descarta a possibilidade de fazer rodízio nos locais afetados. Além disso, a recomendação aos moradores é evitar o desperdício de água até que o abastecimento seja normalizado.
Vejamos que essa situação ocorre seguidamente, ano após ano. Na sua opinião, o que poderia ser feito para minimizar este problema que é a falta de água em nosso município?
Esta é uma situação que acontece com frequência aqui em Chapecó, meu ponto de vista tem de ser implantada uma forma de solução para este problema, talvez instalar caixas de água maiores, retorno mais rápido da casan, ou ate caminhões pipas em caso de emergência, o que não pode é a população ficar sem água.
ResponderExcluirAluno: Juceli Casagrande
Fase: 7
Curso: Administração
A falta de água que assola os moradores de Chapecó não é de hoje, todos os anos é a mesma situação, moradores reclamando e com razão da falta de respeito com os usuários dos serviços da Casan, que abastece a cidade. Esse ano não está sendo diferente pois com todo esse calor que estamos enfrentando, os moradores de algumas partes da cidade sofrem com a falta de água para as necessidades básicas, nas reportagens de televisão a Casan afirma que a barragem que abastece a cidade está abaixo do nível normal, mas as emissoras de TV vão conferir e descobrem que está com o nível extremamente normal.
ResponderExcluirAluno: Reginaldo Portella
Fase: 7
Curso: Administração
Em nossa opinião concordamos sim em manifestos, mas manifestos do bem para agregar e não para destruir como queimar pneus, lixos e madeiras, vandalismo ou fazer qualquer tipo de mobilização que não faça parte do bom senso onde agride o próximo onde estão desrespeitando a todos.
ResponderExcluirAlém da falta de água manifestar-se desta forma é agredir mais um recurso natural, o ar, devemos pensar nisso, existem outros meios para tal.
São vários anos que se repete a falta de água em nossa região, esperamos mais atitude do nosso governo a população está crescendo e a demanda de água já não atende a mesma.
Aluno: Jaime Sehnem, Jussara Pezenatto
Fase: 7
Curso: Administração
A falta de água em Chapecó e região está virando rotina nos últimos anos, a cada verão é a mesma história, bairros sem o abastecimento durante todo o dia e volta ao normal apenas na madrugada, ou o que é pior dias seguidos sem a água. Este assunto está sendo discutindo com muita frequência, mas as ações que deveriam ser aplicadas na mesma proporção não ocorrem. Essas ações não podem ser apenas corretivas, como os caminhões pipa e o rodízio no abastecimento, elas precisam ser preventivas, aumentando o investimento nas redes, na criação de cisternas para captação de água da chuva e na própria estação de tratamento, suprindo a demanda necessária.
ResponderExcluirMas de nada adianta estes investimentos se a população não se conscientizar para um consumo reduzido, utilizando este recurso tão necessário de forma correta.
Luiz Eduardo e Raylan Stella
7ª Fase de ADM
A falta de água, também é o reflexo da educação/ conscientização da população. Todos temos parcela de contribuição com a falta de água, dentre outros fatores, que estamos sofrendo gradativamente com o meio ambiente, entretanto, o planejamento, a preocupação com locais com mais restrições de acesso a água. Sem apoio e/ou investimento para conscientização. Será que somos vitimas das circunstâncias ou somos vitimas das próprias ações?!
ResponderExcluirAcadêmicas: Adriana Girardi, Luana Andreola
ADM - Noturno 7º Período
A água é bem natural e comum, ou seja, de todos. Então, todos devem ter a consciência de cuidar desta riqueza, não desperdiçando ou usando em abundância. Embora possuímos uma quantidade considerável deste bem, podemos observar que o uso não adequado está fazendo com que ela se esgote. Vamos refletir sobre o uso da água, assim ajudando o planeta a se manter melhor.
ResponderExcluirAna Paula Ramos
JOVEM APRENDIZ - 128
A falta de conscientização das pessoas juntamente com o calor excessivo, vem trazendo o problema da falta de água. Isso é resultado do que vem acontecendo a anos: O aquecimento Global. As pessoas apenas reclamam da falta de água, do calor excessivo, das enchentes, dos desmoronamentos mas apenas a minoria se importa em reverter essa situação. Talvez se todos se conscientizarem o resultado será menos irrelevante. A construção de cisternas seria uma opção que minimizaria os efeitos da falta de agua.
ResponderExcluirNome: Joelma Luzzi
Turma: RIA 128 - Unimed
A prefeitura poderia investir mais em reservatórios de água, em pontos estratégicos, por exemplo, nas áreas mais altas da cidade onde a falta de água é maior, se comparada a outros bairros.
ResponderExcluirNome: Fernanda Pereira
Ria: 128
Acredito que isso já seja o caso dos moradores terem mais conscientização. E como não são todos os bairros afetados com a falta da água, os moradores que não se prejudicam com a situação poderiam ter mais educação e se sensibilizar com as outras pessoas. E como sabemos que o problema sempre se repete, a Casan também deveria se prevenir com caminhões pipa ou até mesmo criações de cisternas. Mas de nada adianta a Casan fazer a sua parte se a população não se conscientizar.
ResponderExcluirAmanda Dallacort
Ria 128
A falta de água na nossa cidade esta virando rotina, quando chegamos em casa não se pode nem tomar banho, e isso é preocupante pois a cada dia que passa é mais tempo sem água e uma vez nem cogitávamos a possibilidade de ficar sem ela, no entanto, hoje já estamos sentindo na pele o que é a falta de água repentina e duradoura.
ResponderExcluirBruna Gabriela Sychocki
RIA 128
Antes da falta de água devemos fazer a prevenção, como fazendo nas casas o sistema de captação da água da chuva, para lavagem de calçadas, carros, molhar as plantas, isso esta acontecendo não só pelo fato de não chover mas sim pelo homem esta destruindo seu próprio ambiente. Ana Paula e Maraiza-Logística 5ª fase
ResponderExcluirO problema da água em Chapecó é histórico nesse período do ano, mas essa situação não é apenas culpa do da Casan, a população também tem sua parcela de culpa e a estiagem também contribui e muito para esse problema. O maior problema é que alguns moradores estão atrapalhando a vida de quem não tem nada a ver com a história e ainda depredando o patrimônio público. Quebrar e queimar coisas não ajuda em nada a resolver a falta de água, só piora tudo.
ResponderExcluirJúnior R. Anzilieiro/William dos Anjos
Logística 5° fase
Algo de muitos comentários hoje em dia, é a falta de água em nossa cidade, e a maneira que ela vem sendo utilizada pela população.Muitos parecem não ter consciência de tudo que está acontecendo e da gravidade do problema, utilizam a água de maneira inadequada (com lavagem de carros, casas, enchendo piscinas e deixando as torneiras abertas em um período de não utilização. Acho que já passou da hora do povo parar de levar tudo na brincadeira e tratar a água de uma maneira consciente não só para si, mas para a população ao seu redor e para os que vão vir no futuro.
ResponderExcluirPatric da Rosa, Fabiano Scopel
Logística 5ª fase.
A falta de água é um problema que acompanha toda cidade em desenvolvimento. As medidas para eliminar ou diminuir as constantes falta de abastecimento não evoluem na mesma rapidez. A falta de programas de combate ao uso irracional da água (só ocorre em épocas de seca, como agora) acabam não fixando a ideia de economizar e utilizar a água de forma consciente. Uma das formas para diminuir o uso da água seria a implantação de cisternas nas residências, onde a água captada seria utilizada para lavar calçadas e automóveis. Implantar campanhas periódicas alertando sobre o correto uso da água e métodos para economizar.
ResponderExcluirVinicius Saggioratto
Logística 5 período
Unoesc
A falta de água na região está cada vez mais frequente, muitos moradores reclamam pela falta, enquanto outros desperdiçam lavando carros, calçadas sem se preocupar com o próximo e com o futuro. A sociedade precisa se conscientizar, pois já estamos sentindo na pele os danos que são causados por nós mesmos.
ResponderExcluirCintia Michelon e Mariana Bevilaqua.
Logística
Para não acontecer mais essa falta de água é necessário melhorar o saneamento básico, o sistema de captação de água da chuva, maiores campanhas de conscientização para reduzirem o desperdício.
ResponderExcluirAlunos: Junior Vieira, Veridiana Fortunato.
Fase: 5ª Logística
Acreditamos que nossa cidade está neste caos primeiramente pelo descaso das bases politicas e privadas, afinal são elas as responsáveis pelo tratamento e abastecimento da água.
ResponderExcluirLévistone Favero
Felipe P. Bringhenti
Logística 5ª fase
Unoesc
Não devemos fazer ao racionamento no forte do verão mas sim durante o ano todo, devemos ter consciência e começar a separar o lixo, não jogar lixo nos rios pois a casan não consegue fazer com que a água chegue 100% pura ate nossas casas. Ana Paula e Maraiza Logistica 5ª fase
ResponderExcluirAs redes de abastecimento da cidade estão e em níveis criteriosamente deteriorados. Anos se passaram e o descaso foi aumento e hoje estamos pagando um alto preço, que não temos total culpa da questão mal resolvida pelos órgãos responsáveis.
ResponderExcluirLévistone Favero
Felipe P. Bringhenti
Logística 5ª fase
Unoesc
A solução para a zona rural seria a prefeitura de cada cidade pudesse auxiliar cada morador uma maneira mais fácil para não deixar seus animais sem água e assim não prejudicaria todo sua fonte de renda. Ana Paula e Maraiza Logística 5ª fase
ResponderExcluirComo cidadães de bom senso e apesar de sim pagarmos nossos impostos corretamente, precisamos mais uma vez fazer a nossa parte e agirmos contra o desperdícios e o abuso exagerado da água.Um bom e típico conselho que damos é construir cisternas para uso de lavagem de carros, calçadas e nos vasos sanitários.
ResponderExcluirLévistone Favero
Felipe P. Bringhenti
Logística 5ª fase
Unoesc
Queimar materiais não irá resolver os problemas de falta de água, a população deve ter consciência e cidadania, e fazer protesto com responsabilidade ambiental e acima de tudo é necessário ter conscientização para o uso racional da água.
ResponderExcluirCristiane, Cristina e Juthielli
Logística 5ª fase
Unoesc
Estamos num mundo totalmente globalizado com tecnologias avançadas, acham solução para tudo e ao mesmo tempo estamos de mão amarradas quando o assunto é água potável e saneamento básico, copiamos tanta tecnologia dos EUA, porque não copiamos a questão água que é distribuída para a população num todo e sem custo. Essa questão esta cada vez mais critica.
ResponderExcluirLuciana Ferreira
Lidiane Peruzzo
Logística Unoesc
5ª período
No meu ponto de vista existe um problema de estrutura da empresa que fornece a água e também da estrutura de alguns bairros da cidade, mas também a uma falha muito grande das pessoas para que isto aconteça pois não é feito corretamente a separação do lixo, jogam lixo em lugares inadequados, moradias perto de rios, córregos, isto é umas das principais causas para inundações nas cidades.
ResponderExcluirGeovani da Silva
turma Processos Gerencias Senac
A falta de água nas residências não é um problemas apenas de Chapecó, esse é um problema de todas as regiões. Pois com todo os desperdícios e a falta de chuva, os reservatórios não dão conta de abastecer toda a cidade. Como isso ocorre frequentemente, os responsáveis devem tomar medidas urgentes para a melhoria e prevenir que isso não aconteça.
ResponderExcluirAna Paula Camargo e Hemily Ferrari
Curso - Engenharia Florestal
A falta de água é um problema que cada vez mais esta afetando a rotina das casas brasileiras, pois quando não se tem água na torneira é que a gente se dá conta do quão importante ela é. A água é advinda de um ciclo e para que tenhamos água na nossa casa temos que preservar ela desde seu estágio inicial, respeitando as áreas de APP e as matas ciliares dos rios, após sua captação a as empresas responsáveis deveriam tomar mais cuidado na manutenção de sua rede de distribuição para que não houvesse tanto desperdício e o consumidor final também tem papel primordial pois, tem a função de usar os recursos hídricos de forma racional e sustentável.
ResponderExcluirMaria Angélica Cenci
Engenharia Florestal
O problema da falta de água é grave e não acontece mais só em cidades grandes, já está atingindo cidades do porte de Chapecó. Precisamos de mais conscientização para minimizarmos este problema para não enfrentarmos problemas maiores futuros.
ResponderExcluirAline Cristina Rosa
P.A. Unimed
A falta de água é umas das principais preocupações que vem afetando não somente a cidade de Chapecó mais todas as regiões e por isso devemos se conscientizar para reduzir o desperdício.
ResponderExcluirMateus Agostini
P.A Unimed
Em nossa cidade tem muitos problemas inclusive a falta de água e por isso devemos se conscientizar para reduzir o desperdício da água ajudando o nosso planeta.
ResponderExcluirNome: Mauricio bonamigo , kauana
Turma:003
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirNos conscientizar em que economizar a água em que bebemos,usamos em várias situações e principalmente dependemos dela para a nossa sobrevivência é o primeiro passo para começar economizar, não irá minimizar o problema mas provavelmente diminui-lo.
ResponderExcluirNomes: Sabryna Gabriela e Jean Lima
Turma: Adm 003
As pessoas gastam água como se não houvesse amanhã, devemos nos conscientizar de que vão existir novas gerações e vão precisar dessa água.
ResponderExcluirNome: Maycon e Alexandre
Turma: 004
Temos que nos concientizar, que devemos poupar água para nosso propio bem, que assim irá minimizar os danos para a sociedade.
ResponderExcluirNome: Jenifer e Eduardo
Turma: 004
O problema da falta de água atinge atualmente muitos países no mundo todo, não nos damos conta que o problema está cada vez mais perto de nós, e não apenas da falta de água, mas muitos outros, e exatamente por este motivo devemos nos conscientizar e mudar nossos hábitos, para que não venhamos destruir o único planeta terra que temos.
ResponderExcluirNome: Idrielly Leite e Thailla Almeida.
Turma: 004 (Senac)
Nome:Poliana e Nátalia
ResponderExcluirTurma:004Com o crescimento da população chapecoense o falta de água e estiagem começou a ficar cada vez mais frequente em nossa cidade, pois estamos desperdiçando em alto nível muitas vezes lavam calçadas ruas carros com mangueiras, ao invés de usar baldes, passam horas no banho fazendo sei lá o que ,só se conscientizar não será suficiente, mas com pequenas atitudes no dia a dia estaremos com o tempo preservando o nosso maior bem que é a água.
Sabemos que existe uma quantidade menor de água pótavel no nosso planeta, e devemos nos conscientizar para economizar água com pequena ações, e cuidar também no poluimento da água, porque a água é um recurso natural e um dia poderá chegar ao fim.
ResponderExcluirsenac 004
Larissa Rafaela
A falta de água esta se tornando algo normal no dia a dia da população, não só de Chapecó mas como do país inteiro. Isso vem acontecendo devido as ações humanas, a falta de cuidado com o nosso meio ambiente. Depois de alguns acontecimentos algumas pessoas tomaram medidas de conscientização, enquanto outras acham que a água potável nunca ira acabar. E isso é lamentável.
ResponderExcluirBruna.
Adm Unimed
Hoje em dia, no mundo inteiro, a água está se tornando escassa. As secas estão provocando falta de água tanto nas cidades quanto para a agricultura e indústria. Existem muitos meios inovadores para diminuir o consumo de água, mas muitas pessoa não adquirem conscientização referente o assunto. E é aí que geram as consequências.
ResponderExcluirKethoni Boita
ADM - Unimed
Se cada pessoa pudesse contribuir contra o desperdicio de água, não estaríamos nessa crise.Peço a todos que leram este comentário ou estão lendo que possa cada um fazer sua parte.Não é tão dificl assim ficar apenas 10 minutos no chuveiro não é ? Ou então fechar a torneira enquanto escova os dentes? Pequenas ações como essas citadas acima além de muitas outra já ajudam a contribuir contra o deperdicio da água.
ResponderExcluirNome : Luiza
Turma: Adm Unimed
O maior problema é que alguns moradores estão atrapalhando a vida de quem não tem nada a ver com a história e ainda depredando o patrimônio público
ResponderExcluirNome:Thauwan
Turma:PA Senac 02
A falta de aguá é a própria consequência do ser humano através da natureza, nosso planeta não é mais o mesmo, o nosso tempo não se diferencia mais o inverno e o verão, já paramos para pensar o por que da seca? oque estamos fazendo para o nosso planeta melhorar, para não a ver seca? Lembre-se vamos todos ser afetados pelas consequências do que
ResponderExcluirsera feito.
Nome: Èrica Marcanzoni
Turma: PA Senac 02