Em 2013, mais de 71 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak foram recicladas. O volume representa um incremento de 9%, se comparado a 2012. Segundo Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, este número deve aumentar ainda mais com os avanços da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Atualmente 30% de toda produção segue para a reciclagem, sendo que o gargalo da cadeia ainda está na coleta seletiva. No entanto, esta taxa é crescente e dobrou de volume nos últimos 10 anos”, completa Fernando.
Segundo a empresa, os investimentos em programas de educação ambiental, no desenvolvimento de novas tecnologias e nas indústrias recicladoras são os principais responsáveis por esta evolução. As 35 indústrias brasileiras que reciclam as embalagens longa vida da Tetra Pak geraram cerca de R$ 100 milhões em negócios em 2013.
Para continuar estimulando estes parceiros, já no início deste ano, a Tetra Pak deve instalar novos equipamentos, como centrífugas para secagem da matéria-prima. Além disso, a empresa também fornecerá prensas e balanças para cooperativas de catadores se aperfeiçoarem.
Como funciona a reciclagem
Nas fábricas de papel, um equipamento chamado hidrapulper agita as embalagens com água, hidratando as fibras de celuloses e separando-as do polietileno e do alumínio. As fibras de papel recicladas podem se transformar em caixas de papelão, tubetes, chapas, palmilhas, produtos em polpa moldada, entre outros.
O polietileno e o alumínio separados na indústria de papel são destinados à fabricação de placas e telhas para a construção civil. Outra alternativa é a extrusão e granulação desse material para a confecção de inúmeras coisas, como canetas, vassouras etc. O polietileno e o alumínio também podem ser submetidos à separação térmica. Com essa tecnologia, o polietileno é transformado em parafina, usado como combustível ou aditivo em lubrificantes e detergentes. Já o alumínio é recuperado na forma de pó ou lingotes de alta pureza, retornando para a indústria de fundição.
Fonte: Ciclo Vivo
Algumas empresas têm medo e/ou receio em investir em produtos e/ou maquinas que minimizem custos, entretanto, não avaliam os benefícios, como isso interfere no mercado, e como os consumidores, a “repercussão/marketing” do envolvimento/preocupação com o meio ambiente, pois, o retorno pode vir a curto prazo. Investir em maquinas, potencializando o serviço e minimizando desperdício, será uma ação e reação com excelente retorno.
ResponderExcluirAcadêmicas: Adriana Girardi, Luana Andreola
ADM - Noturno, 7º Período
Com a tecnologia aumentando cada dia mais esse numero de 30% que reciclamos é muito insignificante, deveríamos nos conscientizar e fazer a separação correta de todo nosso lixo para que o nosso planeta consiga se regenerar dos danos causados por nós.
ResponderExcluirAluno: Junior Vieira, Veridiana Fortunato
Fase: 5ª Logística
Fazendo a reciclagem correta dando o destino correto do material pode se usar o material reciclável para fazer outros materiais que poderão ser utilizados e outras funções evitando assim o acumulo de lixo em uas, rios etc Ana Paula e Maraiza Logística 5ª fase
ResponderExcluirCom as oficinas de reciclagem alem de colaborar com o meio ambiente gera empregos para as familias de baixa renda, por isso cabe a nós fazer a separação certa dos lixos Ana Paula e Maraiza 5ª fase Logística
ResponderExcluirQue bom que os resultados estão sendo melhores, mas podem ser maiores ainda se as pessoas tomassem consciência do quanto é importante reciclar. Na minha cidade a divulgação sobre este tema e a separação correta é muito pouco divulgada. As prefeituras deveriam investir mais neste assunto, por se tratar de uma coisa tão seria. Conscientizar a todos traria bem mais resultados a cidade.
ResponderExcluirCintiana
Processos Gerenciais, 1º semestre 2014.
É muito gratificante saber de todos os benefícios que as embalagens de tetra pak trazem para o meio ambiente,mas podem ser ainda maiores se nos conscientizar-mos e perceber de fato o quanto é importante reciclar.Sabendo dar o destino correto para esse material estamos colaborando com o meio ambiente,e incentivando para que seja feito outros materiais para ser utilizados em outas funções.
ResponderExcluirNome: Giovana Vitória C. Pedroso
Turma: PA Unimed
É muito gratificante saber de todos os benefícios que as embalagens de tetra pak trazem para o meio ambiente,mas podem ser ainda maiores se nos conscientizar-mos e perceber de fato o quanto é importante reciclar.Sabendo dar o destino correto para esse material estamos colaborando com o meio ambiente,e incentivando para que seja feito outros materiais para ser utilizados em outas funções.
ExcluirNome: Giovana Vitória C. Pedroso
Turma: PA Unimed
É muito bom saber que os resultados estão melhorando, devemos nos conscientizar em ajudar o meio em que vivemos e saber a importância em reciclar, incentivando outras pessoas também. Se queremos um lugar melhor para se viver devemos faze-lo melhor...
ResponderExcluirNomes: Sabryna Gabriela e Jean Lima
Turma: 2015.0528.003
Leonardo
ResponderExcluir2015.0528.003
Esta ideia é ótima, pois além de reciclar os matérias, ela gera um grande lucro, e isso aumenta a economia, e o resultado melhorou muito com o passar do tempo, e é ótimo saber que tem pessoas que se importam com o mundo em que vivemos.
Ótimo saber que os índices de reciclagem estão aumentando, finalmente as pessoas estão se conscientizando em relação a importância da separação do lixo. Essa iniciativa da empresa é muito interessante, pois além de ajudar o meio ambiente, gera uma certa renda que auxilia a movimentação da economia nacional.
ResponderExcluirVictor Bergamin Biaizi
ADM Unimed
Isso é muito bom, alem de recliclar varias coisas, isso vai trazer um bom ganho em dinheiro, é uma boa iniciativa de todos, e que pode incentivar muitas pessoas a fazer o mesmo.
ResponderExcluirNome : Kayron
Turma : PA Senac 02