Uma maneira de começar um ano melhor e mais verde é investir na educação ambiental das crianças, que pode ter início dentro de casa. Com a volta às aulas, uma alternativa é optar por materiais escolares que sejam fabricados de maneira a reduzir ao máximo o impacto que esses produtos causam no meio ambiente.
Primeiramente é de fundamental importância que se aproveite o maior número de itens do ano anterior. Portanto, mochilas e uniformes que estiverem em bom estado podem ser reaproveitados. Se não for possível aproveitar inteiramente os cadernos antigos a dica é arrancar as folhas não usadas que poderão ser reaproveitadas como rascunho ou bloquinhos de anotação. Outra opção consiste em desmontar diversos cadernos usados e juntá-los em um caderno só, assim as folhas novas que sobraram de cada um deles, podem ser reaproveitadas como um caderno novo, utilizando a capa de um desses cadernos desmontados.
Se a capa for um problema, uma dica é fazer recortes de revistas velhas, com temas e palavras do gosto da criança e colar sobre a capa. Para finalizar a arte basta passar uma pincelada de cola branca, o resultado é um caderno novinho e personalizado. As agendas antigas também podem ser aproveitadas como bloquinhos de anotações.
Os livros podem ser comprados de alunos mais velhos ou em sebos. Uma dica é encapar para garantir que esteja em bom estado no outro ano para que seja útil a um próximo aluno. Essa opção significa economia de dinheiro e evita que mais árvores sejam cortadas para a produção de novos livros, além de fazer circular um material que ficaria parado e sem uso.
Na compra de novos produtos é importante atentar e optar pelos que têm menos embalagens. Produtos ecológicos, como cadernos com folhas recicladas ou aqueles que utilizam o plástico de embalagens longa vida para fabricação de capas, embalagens e pastas; canetas biodegradáveis fabricadas de PLA, obtidas a partir da fermentação do amido de milho já estão no mercado. Os lápis feitos de madeira de reflorestamento e certificada se decompõem na natureza em 13 anos e gasta 100 vezes menos energia que os lápis comuns, feitos em resina. Além disso, a árvore é aproveitada em sua totalidade na fabricação. Pequenos resíduos como galhos e folhas são aproveitados como adubo, a serragem é usada na geração de energia e a cinza é reaproveitada por indústrias na composição do cimento.
Existem no mercado linhas de produtos feitos com embalagens recicladas como lápis, canetas, corretivos, etiquetas, papéis para notas e cola ou são feitos com fluidos à base de água. Com exceção dos corretivos líquidos, os itens são constituídos de pelo menos 50% de material reciclado. É interessante também optar por produtos não tóxicos e laváveis.
Até o lanche que a criança leva para a escola pode ser armazenado de maneira mais sustentável, a lancheira pode ser reaproveitada do ano anterior ou é possível comprar utensílios desse tipo feitos com materiais recicláveis. As bebidas podem ser levadas em garrafas térmicas, squeezes ou embalagens que possam ser reutilizadas, evitando o desperdício.
Por Fernanda D'Addezio - Redação CicloVivo
Muito importante esse texto, pois demonstra de uma maneira bem simplificada que através de pequenas atitudes no dia a dia seria possivel acabar com paradigmas que ainda nos cercam. Sendo que um fator muito importante são as atitudes tomadas dentro de casa pelos pais, que muitas veses pensam que é apenas na escola o lugar em que a criança deve aprender as coisas corretas, deixando de lado muitas veses esses simples ensinamentos importantes que futuramente essas atitudes dos pais vão se refletindo no desenvolvimento da criança e assim continuar com o processo que esta acontecendo atualmente.
ResponderExcluirMuito bom esse texto mesmo, a autora esta de parabéns.
Acadêmico Gabriel Melara 9° de Engenharia Florestal, UNOESC Campus de Xanxerê-SC
A responsabilidade com o meio ambiente deveria começar desde que éramos crianças, mas tem pessoas que não tem a consciência de como isso é importante para cada um de nos. Podemos não estar sofrendo grandes alterações no nosso clima agora, mas mais para frente será tarde demais tentarmos reverter à situação.
ResponderExcluirLuana Zanuzzo - SENAC P.A. 105
Realmente o texto é de tamanha importância, pois sempre há um jeito de evitarmos o desperdicio, a ideia de começarmos educando as crianças com seus próprios utensílios farão com que elas cresçam conscientes de seus atos sobre o meio ambiente. Além de fazerem sua parte hoje, serão exemplos para um futuro melhor. E se cada um obter como regra em sua própria casa esse exercício de sustentabilidade levará a melhores resultados o mundo em que vivemos!
ResponderExcluirDe suas alunas do Programa de Aprendizagem Senac, Meyrieli Batista Pereira e Thais Fernanda Sogari.
Turma 105
As crianças do passados se contentavam apenas com uma bolsa de saco de arroz, com uma soguinha pendurada no pescoço. hoje tudo tem que ser "bonitinho" e são essas coisas que custam caro, não só financeiramente, como tambem para o planeta. com atitude podemos mudar o que esta por vir. começando seguindo os pequenos atos do texto, como citados acima.
ResponderExcluirBoa reportagem. Economizando o máximo possível e reutilizando podemos ajudar á diminuir a poluição no planeta. Também gostei da idéia de investir nas crianças, devemos conscientizá-las a cuidar do meio ambiente, pois serão elas que viveram nele mais pra frente.
ResponderExcluirEduardo Daniel Balbinot, SENAC PA 105 Chapecó
Muito bom o comentário pois deveriam ensinar as crianças a plantar árvores desde pequenos pois assim quem sabe poluiriam menos.
ResponderExcluirLucas PA 105 Senac
Não devemos simplesmente utilizar dos recursos naturais e esquecer do meio ambiente, é muito importante lembrar que essas árvores que foram derrubadas para nos fornecer lápis de cor, devem ser replantadas, porque co certeza elas vão fazer muita falta mno ambiente!!!
ResponderExcluirDara PA 103 senac
A volta as aulas é uma coisa muito importante, e mais importante ainda deveria ser os cuidados que temos ao comprar nossos materiais escolares.
ResponderExcluirNão nos d amos conta do tanto que prejudicamos o meio ambiente se trocarmostodo o ano nem que seja so a caixinha de lapís de cor.Essa reportagem serve pra alertarmos de todo esse mau.
Jaqueline
turma:103
Mto interessante esse tema sobre materiais escolares, eu vejo por exemplo na minha turma da escola mtas das minha amigas compraram muchilas, cadernos, lapis novos p/ elas e seus irmãos, mas se elas paracem e pensassem q poderiam poupar dinheiro e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo, reutilizando os lapis de cor ou de escrever dando p/ seus irmãos, em vez de jogar fora a muchila apenas lavar, e custurar...As pessoas reclaman que ñ tem dinheiro, mas gastam com o que poderiam reutilizar.
ResponderExcluirJuliana Betlinski SENAC P.A 103
Nossa pra mim a volta as aulas é uma coisa tudo de bom onde voce aprende e se supera a cada ano dia mes que passa...
ResponderExcluirsempre gostei de estar com todos os meus mterias em dia prinsipalmente os meu lapis de cor onde ali voce vai dar animo aonde voce estiver pintando
e muito bom usas lapis eco ou seja ecologicos
e assim sempre faser o melhor pra natureza ...
Eu acho muito interressante esse tema, pois é uma forma de ajudar o meio ambiente e de uma forma ou de outra não gastaria quase nada de seu dinheiro!!!
ResponderExcluirCaio Augusto Espindola
(Turma 103 PA SENAC)
A responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos nós, e essa matéria retratou muito bem como as florestas precisam ser reflorestadasentão vamos nos preocupar mais em preservar as matas.
ResponderExcluirTAINÁ DE SOUZA PA 103
Mais uma vez, podemos perceber que pequenas ações fazem muita diferença para o futuro da humanidade.
ResponderExcluirPois cada atitude nossa tem uma consequencia,não só para a pessoa que teve a atitude, mas sim para o mundo inteiro, pois vivemos interligados.
E não há tecnologia nenhuma que subsituirá a natureza!
Por isso devemos cuida-la e ter atenção nos pequenos detalhes cotidianos, porque são as nossas manias que não nos deixam mudar!
Nada melhor do que começar desde a infãncia a pensar na gestão correta em relação ao meio ambiente...São nas pequenas ações em busca da sustentabilidade e cuidado ao meio ambiente que se torna mais próximo do dever cumprido.
ResponderExcluirA educação ambiental deve começar desde cedo para que mais tarde não se perca o bom costume, tudo é uma questão de tornar rotina práticas como as ctadas acima.
Muito bom pensar sobre isso.
Adaiane Marta Chagas
Curso de Administração 7ª fase
Unoesc Chapecó
Seria ótimo se todos fizessem isso , reaproveitar o material do ano anterior , alem de gastar menos , pois estará economizando , irá contribuir para uma vida mais sustentável e ajudará muito o meio ambiente , pois inúmeras arvores serão preservadas.
ResponderExcluirAluna: Géssica Limberger
Turma: 101
Éssa é uma ótima ideia, des de que fossem colocados esses "anuncios" na tv radio... Por que se aS crianças verem algo que foi lançado novo, ela não vai querer usar o mesmo do ano passado,O Volta as aulas sustentavel deveria ser mais divulgado, Por que se essa moda pegasse, todos nós sairiamos ganhando, em primeiro lugar o Nosso PLANETA TERRA :D
ResponderExcluirÉssa é uma ótima ideia, des de que fossem colocados esses "anuncios" na tv radio... Por que se aS crianças verem algo que foi lançado novo, ela não vai querer usar o mesmo do ano passado,O Volta as aulas sustentavel deveria ser mais divulgado, Por que se essa moda pegasse, todos nós sairiamos ganhando, em primeiro lugar o Nosso PLANETA TERRA :D
ResponderExcluirFranciele
Ria 51 Senac
é importante ensinarmos nossos filhos a utilizar o material escolar que sobram dos anos anteriores, faz bem para o meio ambiente e para nosso bolso.
ResponderExcluirNome: Juliano, Hiago e Mônica
Curso: Gestão Ambiental
Não acho que seja necessário todo o ano comprarmos todos os nossos materiais novos, pois podemos muito bem reutilizar o que sobrou do ano anterior. Como lápis de cores e canetas que sobram e que ainda possam ser utilizados. Além de pouparmos ainda faríamos um bem enorme ao meio ambiente.
ResponderExcluirAmanda Dallacort
Ria 128
Nome: Mayke Kaue e Andressa Luane
ResponderExcluirTurma: 003
Não é necessário todos os anos estarmos comprando materiais, porque as vezes sobra materiais dos anos interiores. Mas sempre quando vamos comprar devemos consultar os produtos e os lugares antes de consumir. Essa com certeza seria uma ótima idéia !
É uma ótima maneira de reduzirmos o lixo escolar, pois se pararmos pra pensar todo ano é um grande quantidade de material que poderia perfeitamente ser novamente utilizado, mas a necessidade que temos de consumir mais nos faz sempre comprar novos. Os lápis sustentáveis são uma ótima ideia pois assim sabemos que oque esta sendo vendido e de uma fonte menos prejudicial ao nosso meio ambiente.
ResponderExcluirnome:Sabrina e Joana
turma: ADM 004
Acho legal essa ideia, pois nem todos os anos as pessoas precisam comprar materiais novos. Deviam todos reutilizar os materiais que sobrou do ano interior, assim poupando seu dinheiro e ajudando o meio ambiente. Se todas as pessoas tivesse cuidados com seus materiais não precisaríamos degradar o meio ambiente.
ResponderExcluirLaura
Adm Unimed
Por ser um gasto anual, esta proposta é de grande valor. É por meio dela que se obtem a redução de gastos e ensinamento aos mais novos. Aderir a reutilização de materiais velhos, ou novos, sendo eles ecológicos, é uma boa forma de contribuir com a redução do lixo e consumo.
ResponderExcluirNome: Kayanne Balhardin
Turma: PA SENAC 02
É uma ótima ideia, porem cada vez mais a nossa geração esta mais consumista querendo assim a cada ano se livrar de tudo aquilo que pode sim ter utilidade ainda e comprar tudo novo, desde uma caneta até uma mochila que hoje em dia não se encontra por menos de R$ 100,00. As pessoas poderiam pelo menos doar esses materiais para centros de reciclagens para que possam ser reaproveitados, pois muitas vezes acabam em nossos boeiros, valas e riachos poluindo mais ainda o meio ambiente.
ResponderExcluirNome: Patricia Geremia
Turma: PA Senac 02