Combater a dengue não é uma tarefa fácil. Se não mobilizarmos, daqui a pouco a dengue pode aparecer. Chuva e calor favorecem o aparecimento do mosquito transmissor da dengue. Por isso, precisamos da ajuda de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito e não deixar que ocorram epidemias de dengue no Brasil.
Medidas simples, desde que feitas todos os dias, geram bons resultados. Além de proteger a sua família, você pode ajudar a sua comunidade.
O QUE É DENGUE?
Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.
É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.
A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.
Dengue clássica:
- Febre alta com duração de 2 a 7 dias
- Dor de cabeça
- Dor no corpo e nas juntas
- Dor atrás dos olhos
- Manchas vermelhas pelo corpo
Para quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas abaixo.
É inacreditável que ainda seja necesário estar alertando a população brasileira, pois nesses últimos anos é a mesma história de sempre, campanhas e mais campanhas para alartar a população sobre as consequêcias que podem ser causadas com esse problema. será que não estaria na hora de adotar medidas mais severas para pessoas que não possuem nem capacidade de adminstrar seu próprio lugar ambiente de vida? muitas veses é necessário pesar no bolso do cidadão para que as coisas possam funcionar aqui no Brasil, enquanto isso não acontece, o governo gasta mais e mais dinheiro em propagandas nos meios de omunicação e em saúde, deixando de investir em outros benefícios para o bem estar da população.
ResponderExcluirAcadêmico Gabriel Melara, 9° de Engenharia Florestal, UNOESC Campus de Xanxerê-SC
Boa informação, Pois existem centenas de pessoas que apesar de morrerem varias pessoas por dengue ainda não sabem ou não se conscientizaram que devemos combater a dengue. Devemos também conscientizar dês de cedo nossos filhos para que a dengue seja combatida mais cedo!
ResponderExcluirJovem Aprendiz Eduardo Girotto, turma 105, Senac
Chapecó-SC
Depende de cada um de nós agirmos para evitar a dengue, pequenos atos podem fazer toda a diferença. Não basta fazer campanhas se ninguem se concientizar é preciso partir de cada um de nós atos para acabar com a dengue.
ResponderExcluirPamela Rabaioli, Turma 105 Senac
Boa informação, Pois existem centenas de pessoas que apesar de morrerem varias pessoas por dengue ainda não sabem ou não se conscientizaram que devemos combater a dengue. Devemos também conscientizar dês de cedo nossos filhos para que a dengue seja combatida mais cedo!
ResponderExcluirEduardo Girotto, Jovem Aprendiz, Turma 105, Senac
Chapecó-SC
Ótimo, com isso puder saber mais sobre a Dengue e como me prevenir, para que não ocorra algum caso em minha família, também descobri melhor os sintomas, e assim caso ou ver algum caso devemos rapidamente nos dirigir até o centro de saúde mais próximo!
ResponderExcluirBruno Bortolli Pinheiro Turma: 105
Apesar de toda a conscientização das pessoas, ainda existe muitos focos da dengue. Devemos ser mais responsáveis, é muito simples de prevenir e não é necessário pegar a dengue para depois pensar melhor sobre ela. Noticias e alertas não faltam, então vamos criar vergonha na cara e evitar a água parada.
ResponderExcluirEduardo Daniel Balbinot, SENAC PA 105 Chapecó.
a Dengue é uma doença, que vem afetando cada vez mais a vida dos brasileiros, pelo simples fato das pessoas não se prevenindo, como tirando água dos potes das flores, fechando a tampa das caixas de aguá, dos pneus, das garrafas, atitudes pequenas que fazem a maior diferença. E como no comentario acima que achei muito interessante, é que ainda a população insiste em nao colaborar, por que falta de informação não tem. Isso vai da cabeça e consciência de cada um ! É antiga mais ainda vale, " é melhor prevenir do que remediar " !
ResponderExcluirJaqueline do Amaral,Menor Aprendiz SENAC Chapecó, turma de aprendizagem 105.
Impossível seria descobrirmos de que todas as pessoas finalmente se conscientizaram e deram conta de que água parada não causa somente o surgimento de um simples mosquito e sim de um mosquito que causaria a morte de muitas pessoas. Por meio de propagandas ou campanhas ainda seria pouco, pois o governo só iria gastar dinheiro e nem todos iriam fazer o que realmente deveria que seria não deixar acumular água em parte alguma, para que não acontecesse o surgimento desta praga. Mesmo que adiantasse algumas pessoas fazer o seu dever, vai ter sempre aquelas que não iriam dar bola para este assunto, mas quem tem cabeça pensa e faz o que deveria, então vamos comentar mais para que outras pessoas vejam e se toquem de que nós devemos impedir que acumulasse água parada.
ResponderExcluirJederson Bentz (Turma:105 do PA-SENAC)
Dengue é assunto muito falado no nosso país, existem milhares de focos e muitas pessoas já morreram por causa desta doença. Mas ainda existem pessoas que não se conscientizaram, por isso nunca é demais alertar sobre a dengue.
ResponderExcluirElder Cunico SENAC PA 105 chapecó.
Dengue é sempre um assunto muito discutido em meio a população com o objetivo de acabar com o mosquito "Aedes aegypti", mas infelizmente alcança poucos resultados, pois as pessoas não se importam tanto com o vasinho de água parada, com a caixa d'água aberta e nem mesmo com sua própria saúde. Todos nós devemos seguir em risca as dicas desse texto incrível não só pelo mosquito, mas sim por nossas vidas. Pois a dengue MATA!
ResponderExcluirDe suas alunas Programa de Aprendizagem Senac Meyrieli Batista Pereira e Thais Fernanda Sogari.
Turma 105
Quando falamos sobre a dengue estamos entrando em um assunto muito sério e que faz vitimas em todo o Brasil. E é por isso que todo o cuidado é pouco, é bom sempre estar de olho nos locais onde possa haver o foco do mosquito, com a conscientização de todos concerteza iremos acabar de uma vez com a DENGUE.
ResponderExcluirEllen T. Angoleri, Senac, turma 105, Chapecó-SC
Pessoal, algo me intriga..por que todos os anos somos bombardeados de reportagens, propagandas lembrando sobre a dengue e mesmo assim a população não se conscientiza? cada ano aumenta mais os números de focos encontrados. O que vocês acham sobre isso?
ResponderExcluirDengue um assunto sério
ResponderExcluirEm Chapecó vários casos de focos encontrados
pequenos jestos fazem muita diferença não deixe água parada, feche bem os sacos de lixo, nao deixe acumular água nas calhas e etc...
Podemos sim evitar a DENGUE basta cada fazer a sua parte.
Luana de carli PA 103
A dengue hoje no brasil esta muito séria cada ano que passa esta matando muitas pessoas por isso é muito importante nós nos conscientiza e na nossa casa fazer o basico porque não adianta uma pessoa se preocupa com a dengue e dez pessoas nao se preocupar pensando que nunca ira acontecer com si proprio ou com sua familia!!!
ResponderExcluir(Caio Augusto Espindola Turma 103 PA Senac)
A dengue é um dois principais problema no mundo, campanhas de prevenção e alerta sobre ela é o que não falta, a população brasileira sabe do problema esta muito bem informada,mas muitas vezes acaba deixando de fazer a sua parte, esta mais do que na hora do que se conscientizar ,senão cada ano é a mesma historia, será que é melhor acontecer as coisas primeiro para depois tomar uma providencia, ou prevenir para não acontecer o pior.
ResponderExcluirAcadêmico Luís Felipe Dal ´Ponte 9° fase do curso de engenharia Florestal da UNOESC campos de Xanxerê
Temos que cuidar e nos reeducarmos em relação a DENGUE! pois a DENGUE mata muita gente em nossos municípios, estados e no nosso país.
ResponderExcluirAtt. Acadêmico de Eng. Florestal Ricardo Cunha Canci, Unoesc - XXE
E incrível como a população já não tenha aprendido a lidar com isso, pois a campanha esta sempre nos alertando e dando dicas do que pode se fazer, mais o que a de errado é que a população quando combate a dengue acha que ela não vai mais volta e continua deixando água parada em todo que é lugar, se fosse fazer a campanha sempre cuidar e se conscientizar que tem que deixa limpo isso poderia estar bem mais controlado falta só a ajuda da população para isso esta fora de perigo.
ResponderExcluiracadêmica do curso de eng. floretal 9º periodo UNOESC-Xanxerê.
Fernanda Baldissera.
Dengue, algo que muitas vezes é esquecido.As vezes achamos que nunca irá chegar em nossa casa ou acontecer algo conosco em relação a dengue, mas ai é que está o erro. Por mais que não chegue em nossa casa, nossa parte temos que fazer, Colocando tampas em caixas de agua, evitando deixar água parada, reduzindo todo e qualquer tipo onde a dengue possa se reproduzir.E no caso de ser afetado, buscar imediatamente um médico. Mas todos sabemos, que apartir do momento em que a dengue não ter mais aonde se reproduzir, tudo isso irá diminuir ou nem existirá mais.Além de querer que tudo de certo, prescisamos colocar em pratica, para nosso beneficio e de toda população.
ResponderExcluirPA SENAC Chapecó-Sc, Turma: 105
Maéli Julia Torres de Almeida
Normal vermos algumas casas com potes no terreno, pneus, restos de construção que fique aguá parada, fossas abertas, terrenos abandonados que acumulam lixo e água parada, é o lugar perfeito pro mosquito se proliferar e as vezes devemos fazer a parte do outro, para que mais a frente a gente não se prejudique com a doença que é muito perigosa e as pessoas estão nem aí.
ResponderExcluirAlertando o problema para nossos familiares e amigos já iremos fazer um grande dever, podemos salvar a vida de um amigo que talvez poderia ser picado pelo mosquito, ou até a nossa própria vida e de familiares.
PA SENAC Chapecó-Sc, Turma: 106
Gabriel Biazus
Dengue é um assunto que muito se discute mas pouco é colocado em prática. Devemos fazer nossa parte e tomarmos a iniciativa de não deixar água parada, pois é o lugar que o mosquito Aedes aegypti adora.
ResponderExcluirAlém de exercer nossa cidadania estaremos cuidando da nossa vida e da vida de quem amamos.
Katiuska Bordin
PA 102
Algo bem interessante esta ocorrendo entre nos, o desperdício está tomando conta de tudo mesmo.
ResponderExcluirse cada um pensar em si e claro tambem no meio ambiente, ajente teria bem mais condicões de vida! O desperdício está em casa em casa.
Temos que conservar o máximo possível o que nos resta, agindo com muita respoonsabilidade.
FERNANDA GASPARETTO
TURMA: 102 SENAC
A dengue é uma doença muito seria,pois se não cuidarmos bem das plantas colocando areia nos potes, os mosquitos podem se alojar e se reproduzir e assim prejudicando a nossa saude.Então vamos cuidar não deixando água parada em vasos de plantas e pneus.
ResponderExcluirNomes:Débora e karoline Turma:102
Bom o conteúdo sobre saúde (dengue) apesar de todos já saberem como evitar, os cuidados mas nunca é demais informações que possam ajudar fazendo com que as pessoas trabalhem mais em cima disso para que possa ir sendo minimizado aos poucos.
ResponderExcluirThayala Emeline Lucatteli
Turma 102 Senac
muitas pessoas devem pensar: comoé possivel um mosquito tão pequeno matar tanta gente, e é por isso que não dão o devido cuidado com esse grave problema
ResponderExcluirjean carlos paz
turma 102
Infelizmente em pleno séc XXI ainda temos que correr risco de sermos infectados por um pernilongo... Quando será que a humanidade vai conseguir coexistir com a natureza???
ResponderExcluirEsperamos que a ciência possa evoluir a ponto de rapidamente resolver os problemas que o próprio homem causa...
O comentário anterior (infelizmente) autoria: Jery Carlos 7 período - Unoesc
ResponderExcluirA dengue é uma das epidemias que sofremos em todos os períodos de veraneio no Brasil, sendo que o problema que faz com que o mosquito que causa a dengue se desenvolva é muito simples de combater. São processo muito simples de seguir que são muito importantes no combate, como, direcionar o lixo para locais adequados, sendo que estes muitas vezes são onde a água fica parada e o mosquito se cria, e os simples processo, como não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente ou local, manter as caixas d'água tampadas, não deixar águas paradas em lages, ou calhas, ou seja, água não pode ficar parada. Ou seja, são cuidados muitos simples que podemos ter que podem causar uma grande repercussão, pois se cada um fazer a sua parte, podemos acabar com esse problema que em todos os verões nos cerca e que este ano já está começando novamente.
ResponderExcluirVamos nos conscientizar, e fazer a nossa parte!
Tiago Bonifácio
Gestão Ambiental
Administração - 7º período - UNOESC
A dengue é uma doença infecto contagiosa causada por um vírus é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
ResponderExcluirSiomara Boscato
ADM 7ª Unoesc
Pequenas atitudes que podem fazer a diferença! Apenas é necessario que haja conscientização e atitude. Se cada um fizer sua parte, inumeros casos de dengue, regionais e mundiais, podem ser evitados. Pense nisso!
ResponderExcluirMicheli Ripplinger
7ª Fase
Adm Unoesc/Chapecó
Turma Gestão Ambiental
Realmente a dengue preocupa muita gente. Campanhas e concientizações é que não faltam para a população saber do problema. Chapecó é um dos munícipios com um grande número de focos do mosquito, e a as pessoas já pararam pra pensar que pode aconteçer uma pandemia de dengue aqui no oeste de Santa Catarina?!
ResponderExcluirThainara Kilian de Paula (Turma PA 102)
A dengue é uma coisa ressente porque antigamente não existia muitos focos como tem hoje não morria tantas pessoas por causa de doeças como hoje que morre uma pessoa a cada 15 minutos ou menos, além disso tem pessoas que pensa que é brincadeira mas não é porque a dengue mata mesmo.E a dengue é uma preucupação de toda a sociedade, não só do prefeito ou dos vereadores.
ResponderExcluirNome: Nataniela Fernanda Siebeneichler.
Turma: 102
Sabemos que combater a dengur naõ é facil mas presisamos colaborar,por ezemplo:naõ deixar garafas,peneus,potes em terenos baldil.Caso isso aconteça e voce sabe,comunique vigilancia sanitaria.
ResponderExcluirTurma:102
Nome:fabiano.r.rosa
essa campanha da dengue é muito importante para a saúde de todos quanto mais ajuda mais pessoas não pagaram a doença e manas pessoas iram morrer.
ResponderExcluiraluna:Adriana
Turma:103
Todos sabemos que a Dengue é uma doença , muito seria, que devemos ter muitos cuidados, e essa reportagem é interessante por que nos ensina varias coisas. Os jornais sempre mostram vários dados, mas parece que as pessoas não estão preocupadas. Sempre tem que reforçar DENGUE MATA
ResponderExcluirAline Camargo Fortes PA 103
Todos nós sabe-mos o que a dengue faz para os seres humanos o quanto ela nos prejedica a nossa saúde, nós temos que cuidar para que essa iepidemia um dia acabe para o nosso bem e de toda a população. Nós temos que cuidar para que na nossa casa não tenha dengue. Se meu visinho ou visinho não cuidar e eu cuidar ,vou encentivar para que ele cuide para que um dia ele não acabe contrindo esta doença. Então devemos botar cuidardo meio ambiente para que um dia os nossos filhos netos e bisnetos não sofram com isso.
ResponderExcluirBruno Fogolari PA 103
Todo cuidado é pouco, para um minúsculo inseto que tem o poder de até tirar a vida de um ser humano. Infelizmente é mt difícil acabar com esse inseto, todos nós sabemos que é muito sério, mas nem todos tem o cuidado de sempre jogar fora a agua parada, acabando com a água que está nos baldes, bacias, pneus, etc. vamos nos conscientizar e evitar agua parada.
ResponderExcluirPatrick Hairon 103
Sempre temos que ter cuidado com a dengue ISSO É SERIO! é bom que todos cuidem do quintal e dos lixos jogados pelo terreno alem do mosquito trazer doença infecciosas, ele pode causar a morte, por isso temos que ter cuidado com o mosquito, agora temos que passar as informações para nossos vizinhos e amigos para ter cuidado e não deixar garrafas com o bico para sima, água acumulada nos pneus entre outros.
ResponderExcluirNome:Mateus Bruno
Turma:101
O Brasil já registrou os quatro tipos de vírus, principalmente o tipo 1 e 2. No verão de 2002, apareceu o tipo 3. E isso é muito ruim, pois a dengue fica pior a cada contaminação. Uma pessoa que já foi infectada por um tipo de vírus tem mais facilidade de ser infectada de novo. E esta segunda infecção pode ser bem pior que a primeira, pois aumentam as chances de se contrair a forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, que pode matar.
ResponderExcluirA dengue é uma doença séria, e é causada pelo descuido da população. Mas é tão fácil evitá-la, mas hoje em dia a população não se preocupa com mais nada, é tão simples cuidar, é só não deixar água em céu aberto, tampar caixas de água. Então vamos cuidar!
Nome: Thalia Tecciani Biesek
Turma: 101
Combater a Dengue nunca é facíl, mas se cuidarmos do lugar onde vivemos concerteza, a Dengue não vive. Os lugares que podem existirem água parada, devem ser colocados areia, colocar tampas em caixas de água. Temos tantos casos de dengue em nossa cidade. A dengue pode estar em qualquer lugar. Ninguém é imune, de pegar dengue. Todos nós somos alvos dela.
ResponderExcluirNomes: Ana Paula, Jéssica Vaninn
Turma: 100
Dengue! Causada por um pequeno mosquito, mas que tem uma capacidade enorme, que pode até levar a óbito, e que no Brasil, os dados de humanos infectados aumentam a cada ano. É coisa séria, e grave. Não sei se todas as regiões do nosso país, tem o acesso as informações de combate a ele, mas cada um deve fazer sua parte para podermos eliminá-lo. Já basta as milhões de doenças que encontramos por ai, não queremos mais uma, e ainda causada por um mosquito. Galera, vamos fazer nossa parte para acabar com ele!
ResponderExcluirNome: Débora Ap. Cortina
Turma: 100
Dengue, um problema que todo ano vem à tona mas as pessoas continuam sem mudar seus hábitos. Todos nós precisamos sair dessa rídicula zona de conforto e colocar isso em prática. Não adianta dizer "No que depender de mim, a Dengue vai ser extinta" e não fazer absolutamente nada para mudar essa realidade. Independente se meu vizinho vai fazer ou não o necessário para evitar a dengue, o importante é que minha parte deve ser feita, e isso fará diferença!
ResponderExcluirErick
Turma: 100
As pessoas estão cientes do que a dengue pode causar, as vezes até a morte, mas mesmo com todas as informaçõens que a mídia nos passa continuam com o mesmo hábito, e com isso o problema que deverria diminuir, acaba aumentando, trazendo cada vez mais mortes a nosso país, e tornando nossa vida mais preocupante.
ResponderExcluirNome: Francieli de Andrade
Turma: 100
As pessoas tem que consientizar de cada vez em Chapecó, o índice de larvas e mosquitos cresce a cada dia, devemos ajudar a acabar com isso e mostrar e podemos mais.
ResponderExcluirNome:Claudia Soares dos Reis
Turma:51 Senac
INCENTIVO não falta para combater a DENGUE, agora devemos agir para que posamos eliminar com as larvas dese mosquito.
ResponderExcluirDaniel
Ria 51
As pessoas estão ciente do que a dengue pode causar as vezes até a morte. Nome:Izaque figueiró. Ria:51
ResponderExcluirEm Santa Catarina, desde início de 2012 até agora, foram identificados cerca de 1.200 focos do mosquito transmissor da dengue. Chapecó foi umas das cidades que registraram aumento no número de pontos, Chapecó apresentou o maior índice de Santa Catarina, ate esta sexta-feira dia (4), um crescimento de 300%, isto significa que a conscientização da população para que nós consigamos vencer este combate contra o mosquito transmissor, uma situação muito preocupante para a sociedade.
ResponderExcluirUNOESC – CHAPECÓ/SC
ACADÊMICOS: Michel Sandi e Alexander Mozart Alves.
7° Período.
A dengue realmente esta cada vez mais dominando locais diferentes, devemos lembrar que a dengue pode levar a morte, mas para nos acabar com esse perigo que cada vez mais aumenta em todas as cidades, devemos trabalhar juntos, procurar orientações de como evitar com que esse mosquito se reproduza.
ResponderExcluirAlessandro
se todos fizessem o que e apresentado pelas meios de comunicação, todos temos conhecimento que temos que cuidar proteger, mas só falar não adianta esta na hora de AGIR.
ResponderExcluirNomes: Suelem e Maria.
ExcluirTurma de Gestão Ambiental.
com atitudes simples e como não deixar água para em plantas e vasos, cuidar da caixa de água e deixar o agente de saúde entrar em nossas casas, certamente não teríamos um numero crescente de focos do mosquito da dengue em nossa cidade.
ResponderExcluirFlavia e eduardo
Tratar da dengue é algo essencial nos dias de hoje, em Chapecó no início do ano de 2013 o número de focos da dengue é assustador. Métodos simples podem evitar o surgimento da doença, são ações que fizemos dentro de nossos próprios lares que fazem a grande diferença.
ResponderExcluirNome: Juliano, Hiago e Mônica
Curso: Gestão Ambiental
A maioria das pessoas não sabem a gravidade dessa doença e por isso não se preocupam!A dengue é um assunto muito sério e cada um deve fazer a sua parte.
ResponderExcluirIvania e Sandra.
Acadêmicas Do Curso de Gestao Ambiental - UNOESC - Chapecó
Estamos em uma época onde todo o cuidado com a dengue é pouco, acredito que todos sabemos como ajudar na não ploriferação do mosquito, porém, reforçar as formas do combate nunca é demais e em vão, parabéns pela atitude.
ResponderExcluirDouglas Moretto
Ria 98 SENAC
A dengue é um problema serio muitas pessoas pensam que é besteira ou que com elas não vai acontecer e então não cuidam deixam de lado e depois acabam no hospital ou com um familiar lá então vamos todos juntos lutar contra esse inseto que mesmo sendo tão pequeno causa tanto estrago.
ResponderExcluirNome: Letícia Thais Lemes da Silva
Turma: 98
Dengue???
ResponderExcluirUm assunto assustador para a população da cidade de Chapecó, pois em TODOS os bairros da cidade existem milhares de focos, mas o que a população não se concientiza é de que a latinha de refrigerante que é jogada na rua, com a chuva pode ser o lugar onde o mosquito vai "morar".
Existe uma falha enorme dentro da vigilância sanitária da cidade, que escondem os casos, existem alguma maneiras de prevenir? na minha opinião começando pelos terrenos baldios da cidade, cada foco encontrado em residencias, multa para o proprietário, pois apos todos os informativos as pessoas ainda não cuidam?
BRASILEIRO só se dói pelo bolso.
Francieli e Lais - Unoesc
Deve haver a conscientização das pessoas em relação a dengue pois é uma doença grave e com um grande aumento de focos na região devido aos maus cuidados em relação a água parada, porem em contrapartida o governo deve "abrir" os dados verdadeiros para a população referente as infestações de dengue e casos confirmados, pois muitas informações são omitidas e ao ver de algumas pessoas a dengue é um caso "eventual" e que não ocorre com tanta frequência... se a população souber dos perigos que estão passando ao não levarem as orientações dos agentes de dengue e mídias a sério com certeza não haveria tantos casos pois estariamos nos cuidando melhor.
ResponderExcluirAndreia e Ana Cláudia Logistica 5 período
Nomes: Daniel Malagutti, Fábio Sonalio, Tiago Prestes de Oliveira,
ResponderExcluirTurma: Pg10
A dengue é provocado por uma mosquito, porem grande culpa dessa doença é causada pelo desleixo da população, que não faz o processo de reciclagem dos produtos corretamente, a consequência disso é o acumulo de agua nas embalagens. Logo a doença sai do controle e vira uma epidemia. Hoje a dengue é um problema nacional e logo precisa ser amenizado.
A dengue é uma doença combatida facilmente, mas não é isso que vemos no Brasil, pois a falta de conscientização da população faz milhares de pessoas adoecerem por ano levando a vários óbitos. O governo gasta milhões por ano para simplesmente a população não deixar lixos acumulados e outros vasilhames que venham juntar água. Num levantamento feito pelo governo federal, Santa Catarina tem a maioria dos focos encontrados em lixos em terrenos baldios e pneus jogados a céu aberto. É uma vergonha! dos municípios catarinenses, Chapecó bate recorde em números de casos de Dengue e Focos do Aedes Aegypti, tudo isso seria evitado se fosse apenas evitar água parada.
ResponderExcluirAcadêmicas: Fernanda Ramos e Julcene Tomen
7 - período ADM Unoesc
Na questão da Dengue os pequenos atos fazem a diferença e se cada pessoa tiver a consciência e atitude de fazer o recomendado e tanto divulgado pelo governo a chance da doença ser completamente extinta é grande, cabe a população a conscientização de seus atos e contribuição no meio em que vivem, fazendo a limpeza de seus terrenos e transmitindo a informação a seus próximos.
ResponderExcluirAcadêmicos: Clóvis Prates e Regina Arend
Administração Unoesc- 7˚ periodo
A dengue é um sério problema e está se agravando em Chapecó. A prefeitura disponibiliza de pessoas capacitadas para visitarem as casas e dar orientações sobre os cuidados que se deve ter depois que chove, principalmente quem possui plantas e objetos fora da casa. Acho que isso já é um ótimo começo e certamente logo logo os índices de mosquitos na região irá diminuir.
ResponderExcluirFernanda Pereira
Ria:128
A dengue está cada dia mais presente em nossos dias, uma doença extremamente perigosa e que traz danos irrecuperáveis, mas que pode ser evitado com atitudes simples e fáceis, temos que tomar as devidas providencias, para que assim erradicar a dengue.
ResponderExcluirThalita Livi - PA Unimed
Precisamos combater a dengue que é um serio problema em Chapecó, alem de ser uma doença mortal e de fácil contaminação se procria de maneira rápida pela negligencia da população.
ResponderExcluirFelipe
PA Unimed
A população precisa ser conscientizada dos perigos da Dengue, ela é um serio problema em Chapecó, onde já foram detectados vários focos do mosquito.
ResponderExcluirSamuel Sabadini e Débora Moura
PA UNIMED
Dengue é um assunto sempre muito comentado e moderno, pois todos sabem o perigo que uma picada pode trazer, mas não são todos que contribuem para evitar que a dengue esteja presente. Com o mau cuidado da população a dengue esta cada vez mais presente em nossas vidas, mas todos podem fazer a sua parte, não deixando acumulo de água em pneus, garrafas,etc. Existem também vacinações contra a dengue,onde é feita nos lugares onde á muitos focos do mosquito Aedes aegypti infectado. O governo ajuda, mas nós também DEVEMOS fazer a nossa parte.
ResponderExcluirGislaine Estevan
PA Unimed
Em nosso município, não houve nenhum caso de pessoas com dengue que obtiveram aqui, apenas casos de pessoas que pegaram em outras cidades e vieram para cá, mas mesmo assim, é um assunto mundialmente preocupante. Se houver 2 casos de dengue em Chapecó, já será considerado uma epidemia, pois ela se prolifera rapidamente. Por isso, todos nós, cidadãos, devemos mudar nossos hábitos, cuidando de possíveis lugares em que o mosquito pode se instalar, pois todos nós temos o conhecimento de que a dengue é perigosa e pode matar. Elimine os focos, ajude a combater a dengue!
ResponderExcluirNomes: Letícia Antunes Pansera e Suelen Thais Ramos
Turma: PA Unimed
A dengue realmente é um dos grandes perigos de hoje em dia, pois as pessoas não estão se importando muito com a real situação do vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. O mosquito busca lugares escuros com água empoçada para se procriar. Esses locais são os que mais possuem riscos de contaminação, hoje em dia o vírus já é considerado uma epidemia, e não é por falta de aviso. Se todos começassem a fazer sua parte, com certeza esse vírus poderia ser erradicado.
ResponderExcluirNome: Bárbara Pelisser e Bruno Signori
Turma: ADM 003
Nome: Mayke Kaue e Andressa Luane
ResponderExcluirTurma: 003
Nós devemos cuidar para não deixar acumular água nos recipientes, pois é ali que os mosquitos se reproduzem, então temos que preservar bem nosso meio onde vivemos pra ninguém sair prejudicado.
Nome: Nathália e Poliana
ResponderExcluirTurma: 004
Hoje vivemos em um pais onde o lixo tomou conta, as pessoas já não pensam mais em sua saúde, jogam lixo em todo lugar, em sua propriedade nas de vizinhos em rios em lagos. E com e com isso a proliferação do mosquito se tornou mais frequente a epidemia da dengue tomou conta da grande maioria do brasil. Se todos nos se auto conscientizar estaríamos combatendo uma boa parte da proliferação do mosquito, pois com o aquecimento global o mosquito tem se ampliado. Se cada um com atitude simples no seu dia a dia ao menos colabora-se com sua parte estaríamos evitando a presença desse mosquito.
A dengue é muito preocupante, para evitar que o mosquito se prolifere devemos cuidar para não deixar tampas de caixa de água aberta, piscinas e vasos de flores com água ou qualquer objeto onde acumule, porque a dengue é seriamente muito grave, e combate-la não é uma tarefa fácil, mais a iniciativa tem que partir de nós.
ResponderExcluirTurma: 004
Larissa Rafaela
A Dengue é um problema muito sério devemos tomar muito cuidado e ajudar no que for preciso para que ela não se reproduza novamente e acabar com nossa saúde e nossa vida.
ResponderExcluirNOME: TAWANY E JANILSON
TURMA: 004 ADM
Atualmente um dos maiores problemas de saúde pública é a Dengue. Transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Países como a África, tem centenas de pessoas que mesmo sem saber estão infectadas; sendo um país emergente tem como característica doenças proliferadas com mais facilidade por ser um país com pessoas anêmicas e doentes, que na maioria das vezes morrem sem ter acesso a condições básicas de sobrevivência.
ResponderExcluirNome: Jaqueline da Silva e Ana Julia Fortes
Turma: ADM 004
A dengue mata por isso que não podemos deixar água parada senão vai criar larvas e elas vão se proliferar.
ResponderExcluirNome:Marcos G.Caminski, Luiz F.Gonçalves
Turma:004 ADM
Sempre achamos que nunca pode ocorrer com nós ou com alguém próximo, mas a dengue está mais presente do que nunca no dia-a-dia do ser humano, todos sabem que a dengue mata, porém, poucos cuidam para não acumular água e etc. Reclamar, todos reclamam, mas se cada um fazer a sua parte, seria muito mais fácil para uma cidade sem dengue.
ResponderExcluirNOME: Sabrina Rosa e Joana Nogueira.
TURMA: ADM 004
A dengue é algo que devemos cuidar muito pois quem sofre mais tarde somos nós mesmos.Com pequenos atos fazemos a diferença e se cada pessoa tiver a consciência e atitude podemos diminuir os casos e nos prevenir de termos problemas de saúde!!!
ResponderExcluirLetícia Thiele Bueno
UNIMED
É lamentável que ainda tenha mortes no Brasil relacionados a Dengue. O povo brasileiro tem tantos recursos pra se prevenir contra esse mosquito e continua na mesma situação. Os casos de dengue aumentam muito no verão, quando ocorrem muitas chuvas. Lamentavelmente as pessoas não conseguem ter o minimo de consciência em ter um cuidado maior com a sua residencia, e não permitem a entrada de pessoas especializadas para procurar focos de dengue no mesmo. A educação da população é muito baixa, e não imaginam o risco que causam para seus vizinhos e para eles mesmos... Se cada um cuidasse do meio que vive, nada disso aconteceria.
ResponderExcluirThalia
Unimed
Concordo plenamente com a Thalia, hoje existe vários projetos que falam sobre a dengue, campanhas de prevenção da doença e mesmo assim pessoas estão morrendo por não se prevenir da doença. A prevenção da dengue não é algo difícil, basta as pessoas cuidar se tem água acumulada em algum reservatório sem tampa que já está fazendo sua parte .
ExcluirJéssica Otto
Adm - Unimed
As morte que ainda estão acontecendo os casos de dengue encontrados nas cidades são muito grandes ainda, falo "ainda" por que o todo o povo sabe que temos maneiras de prevenções da doença desse mosquito, aliás temos vários recursos tentando nos ajudar a prevenir essa doença, mas o povo acha que com eles nunca vai acontecer, esse mosquito pode estar em potinho de flor que você tem em seu jardim a partir dai ele começa se reproduzir e transmitir a doença para as pessoas.
ResponderExcluirQuando agentes de saúde ou qualquer pessoa vem nos informar sobre a dengue achamos que sabemos tudo, mas a verdade não sabemos nada, por que se sabemos então por que não nos prevenimos disso.
Então recursos temos para não pegarmos essa doença, basta ter consciência e saber usa-los.
Nome: Caroline Amaral
Turma: ADM Unimed
É uma pena que ainda existe gente com Dengue no mundo. Pois ha tantos recursos para prevenção da doença. A população não ta nem ai, continuam jogando lixo nas ruas, deixando aguá parada, cada vez poluindo mais o meio ambiente. Mas quem acabara sofrendo as consequências sera toda a população.
ResponderExcluirLaura
Adm Unimed
Já foi feito várias campanhas de conscientização para o combate da dengue, todos sabemos do perigo que o mosquito pode causar a nossa saúde, porém mesmo assim ainda encontramos casos de dengue em todo o país. É tão simples a prevenção que é revoltante ainda termos problemas com isso.
ResponderExcluirNome: Eduardo
Turma:PA Senac 02
Moramos na região que mais se tem registro dessa doença, por ser um lugar com longos períodos de chuva. A cada ano campanhas são expostas as comunidades como meio de mobilizar aos cuidados que se teve ter. Porém, a muitos casos em que moradores esperando apenas dos outros essas prevenções, não se dando conta de que sua participação e ajuda é de extrema importância para mudar esta situação.
ResponderExcluirNome: Kayanne Balhardin
Turma: PA SENAC 02