Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

Rio de Janeiro ganha primeira escola pública sustentável do país




Localizado em Santa Cruz, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o Colégio Estadual Erich Walter foi escolhido para ser o primeiro de outros 40 possíveis projetos de escolas verde no país. A obra é uma iniciativa do SEEDUC do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Educação), em parceria com a empresa ThyssenKrup CSA.
A arquiteta responsável pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) da obra, Luiza Junqueira, diz que "esta não é  apenas a primeira escola a buscar a certificação LEED no país (registrada oficialmente como LEED Schools), é a primeira escola pública no mundo a tomar esta iniciativa".
A escola tem como foco principal a formação técnica profissionalizante e o ensino médio. O projeto possui 3.700 m² e custou de 11 milhões de reais, financiados pela ThyssenKrup CSA. "Um projeto certificado LEED normalmente já sai mais caro em função da qualidade das instalações e outras considerações que normalmente não são considerados em um projeto comum", aponta Luiza.
Além do custo mais elevado o desafio em construir um colégio sustentável é superior a qualquer outra obra. "O LEED Schools têm pré-requisitos específicos que não são considerados em outras certificações, como a apresentação de um relatório ambiental da qualidade do solo e a especificação de forros acústicos em todas as áreas de core-learning, questões estas que normalmente não são consideradas nem em escolas particulares de alto padrão", adiciona.
A escola contará com a instalação de bicicletários, vagas especiais para veículos de baixa emissão, aumento de áreas verdes e pavimentação permeável, telhado verde (com acesso à visitação), reaproveitamento das quadras existentes (antigamente o local funcionava como uma praça pública), reaproveitamento de materiais de pavimentação, área para reciclagem, reaproveitamento de água de chuva, metais de baixo consumo de água e válvulas de duplo acionamento, revestimentos com baixos índices de compostos orgânicos voláteis, forros acústicos, toda iluminação em lâmpadas LED, equipamentos de ar condicionado eficientes e painéis solares para aquecimento de água. "Além disso, o time pedagógico já vem trabalhando fortemente para fazer da escola uma ferramenta de ensino e conscientização de práticas sustentáveis", declarou.
Inicialmente o projeto modelo estava focado apenas em formar profissionais para trabalhar na própria Thyssen. A ideia da certificação nasceu posteriormente por iniciativa dos funcionários da secretaria da escola, que apresentaram a ideia à Thyssen. As obras estão em fase de acabamento no prédio principal e as áreas externas, como as quadras e piscinas, serão entregues no próximo semestre.

Fonte: Ciclovivo

6 comentários:

  1. Obras sustentáveis estão cada vez mais em alta em nosso planeta, temos que buscar alternativas para frear os grandes causadores do aquecimento global.
    Um grande exemplo é as novas instalações da Nord Electri ecoeficientes.
    att. Acadêmico de Eng. Florestal, Ricardo Cunha Canci Unoesc - Campus de Xanxere

    ResponderExcluir
  2. Hohe em dia o publico consumidor em geral se preocupa bem mais com a forma de como os produtos são produzidos e os perigos ao meio ambiente, as empresas e as entidades sociais em geral começaram sua caminhada rumo a sutentabilidade, pois quem não for sustentável verdadeiramente tenderá a desaparecer pela própria “seleção natural” do mercado e a sociedade.
    Acadêmica de Engenharia Florestal, Patrícia Loesch UNOESC - Campus de Xanxerê.

    ResponderExcluir
  3. O Colégio Estadual Erich Walter esta de parabéns e espero que sirva de exemplo para todos as instituições de ensino publicas e privadas.
    A educação ambiental deve começar em casa e nas escolas, pois muitas familias não tem o hábito de reciclar e dar um destino correto aos residuos e nada melhor que a escola cumpra este dever para todos começarmos a construir um mundo mais sustentável, são pequenas ações que geram grandes resultados.

    Caroline Frizzo, acadêmica do 9º periodo de Engenharia Florestal-UNOESC Campus de Xanxerê

    ResponderExcluir
  4. Muito importante esta iniciativa de construção de escolas verdes, tanto para a melhoria na qualidade ambiental como para a conscientização da população do entorno das mesmas. Apesar de estas construções serem mais caras, acredito que este custo é ressarcido pelo fato de que são tomadas medidas que diminuem custos diversos, como, por exemplo, reaproveitar a água da chuva faz com que diminua o consumo de água, o uso de painéis solares faz com que reduza o consumo de energia elétrica, etc. Este tipo de construção deveria servir de modelo não só para construção de escolas, mas também para a construção de residências, indústrias e comércio.
    Samara Pozzan da Rocha. 9° período de Engenharia Florestal. UNOESC, campus de Xanxerê.

    ResponderExcluir
  5. Ta cada vez mais forte as obras sustentáveis no mundo todo, pois todos estão buscando esta preservando ao meio ambiente tendo um ambiente de trabalho sustentável, fazendo com que assim o pessoal se conscientize cada vez mais da importância de cuidar o nosso meio e torná-lo cada vez mais sustentável, portanto devemos continuar buscando novas alternativas que diminua esse problema.

    ResponderExcluir
  6. Ta cada vez mais forte as obras sustentáveis no mundo todo, pois todos estão buscando esta preservando ao meio ambiente tendo um ambiente de trabalho sustentável, fazendo com que assim o pessoal se conscientize cada vez mais da importância de cuidar o nosso meio e torná-lo cada vez mais sustentável, portanto devemos continuar buscando novas alternativas que diminua esse problema.
    Acadêmica do curso de engenharia florestal UNOESC.
    Fernanda Baldissera

    ResponderExcluir