Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia mundial da água - 22 de março


Apesar de morarmos em um planeta que é conhecido como o “Planeta Água”, por possuir 70% de seu território ocupado por água, somente 3% desse total é doce e só 0,01% está disponível para o uso.
Este bem precioso está em tudo relacionado à nossa sobrevivência. Nosso próprio corpo possui em média 47 litros de água em sua composição e um ser humano sobrevive somente três dias sem água.
Devido a toda essa importância para a sobrevivência, pesquisadores e organizações mundiais acreditam que as próximas guerras sejam ocasionadas por disputas por água, e não mais por armas ou petróleo. Atualmente, cerca de 250 milhões de pessoas no mundo enfrentam problemas com a escassez. Na China, por exemplo, mais de 80 milhões de pessoas precisam caminhar mais de um quilômetro por dia para terem acesso à água potável.
Além da escassez, a poluição é outro problema que assola o planeta. Anualmente morrem cinco milhões de crianças infectadas por doenças provenientes do consumo de água sem tratamento. A maioria dos casos ocorre em países pobres, que não possuem estrutura adequada de saneamento básico.
O Brasil é privilegiado, no que diz respeito à água doce. Abrigamos a maior bacia fluvial do mundo. Mas, mesmo assim, não temos uma distribuição uniforme e algumas regiões convivem com a falta de água.
A região norte, onde estão as principais bacias hidrográficas e aqüíferos do Brasil, é a menos povoada, ao contrário dos grandes centros urbanos, que sofrem pela distância dos rios e pelo excesso populacional. A contaminação afeta também as águas brasileiras, principalmente nas grandes cidades, que despejam a maior parte de seus resíduos nos rios sem tratamento.
Já sabemos que se não cuidarmos podemos ficar sem água, portanto, a melhor medida é preservá-la. Evitar o desperdício é algo que podemos fazer em nossas próprias casas, com pequenas atitudes conscientes, como: varrer a calçada, economizar do tempo gasto no banho, manter em dia a manutenção dos equipamentos que distribuem a água, evitar vazamentos e tantas outras coisas que estão ao nosso alcance. Não precisamos esperar grandes atos governamentais para nos movermos a favor desse bem essencial à nossa vida.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, ela é seiva do nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Confira os artigos:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Fonte: ciclo vivo

10 comentários:

  1. Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez, vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças.
    Devemos cuidar desse bem que temos, pois sem ele não vivemos mais que 4 dias e em um futuro não muito distante vai ocorrer guerras pela falta d'aguá.O mínimo que devemos fazer é não desperdiçar água, são hábitos como deixar a torneira fechada em quanto escovarmos os dentes que fazem toda a diferença, adotar a economia é importante para o planeta e para seu bolso.

    PA Senac Chapecó-SC Turma:106
    Gabriel Biazus

    ResponderExcluir
  2. Água é vida, sem ela não existiríamos, ou você pode imaginar o mundo sem água? Falamos sobre tantos assuntos, e muitos só são lembrados esporadicamente, a água é um desses assuntos. Nós homens (homens e mulheres) devemos passar por uma reeducação no que diz respeito a recursos naturais e sua conservação, temos que ter consciência da importância deles, e acima de tudo termos educação para conservá-los.

    Jessica Gabrielli Capeletti
    Curso de Administração
    Gestão Ambiental
    Unoesc Chapecó

    25 de abril de 2011 – 13h23min

    ResponderExcluir
  3. Dayane Moreira TPGVIII

    Todas as pessoas sabem a importâcia, que a ãgua nos disponibiliza, mas muitos fecham os olhos, para essa discutida questão!!! muitos preferem figir que essa qustão da escasses não é problema nosso, mas ai que nos enganamos, porque enquanto todos pensarem dessa maneira, e ninguem agir evitando a sua utilização para coisas desne cessaria, nós que iremos sofer as consequencias, porque fazer economia é importante para o planeta e para o bolso.

    ResponderExcluir
  4. O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Trazendo problemas não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente.
    Economizar ou usar de modo consciente a água torna-se um fator benéfico e essencial á vida. A água é um recurso essencial para a vida por isso preserve-a!!

    Flávia Stefanello
    Tecnologo em Processos Gerencias - TPG VIII
    AC - Gestão sócio-ambiental nas organizações
    Senac Chapecó

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo disperdicia água! Hoje em dia temos muitas informação sobre o disperdicio de água, mas todo mundo diz que faz de tudo para poupar o nosso bem mais precioso que é a água, mas o que acontece na verdade é que com toda essa informação ainda não caio a ficha que um dia podemos ficar sem isso e dai o que vamos fazer? Dizer que não havia informação que um dia poderia acabar. Porque lavar o carro quando chove? Porque lavar as calçadas 2 ou 3 veses por dia? Porque demorar no banho?
    Um dia vamos sofre os resultados de tudo isso e não vai ser algo simples.

    Leonardo Favaretto
    TPG VIII
    SENAC- Chapecó

    ResponderExcluir
  6. O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente a falta de água em suas casas. Trazendo problemas não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente.

    Ivanir Dondé
    TPG -VIII
    SENAC- Chapecó

    ResponderExcluir
  7. Hoje já sofremos as consequências com a falta de água, e se continuarmos com esta cultura que isso não é problema nosso, a situação vai se agravar, e num futuro não tão distante nossos filhos e netos sentirão ainda mais com esta dificuldade, talvez a solução não esteja ao nosso alcance, mas podemos contribuir e muito com alguns cuidados básicos, como banhos rápidos,cuidar os cotejos existentes nas torneiras, fazer reservatório de agua da chuva para lavar as calçadas,vazamentos enfim tudo o que se refere a desperdício. São pequenas ações que fazem a diferença e se cada um fizer sua parte o resultado é satisfatório e a natureza agradece.

    Adirce Bones Cima
    TPG VIII.

    ResponderExcluir
  8. Noeli T.M da Silva
    7P de ADM
    Além do meio ambiente tem o problema da água que nos temos que dar mais atenção tambem,porque a agua faz parte do meio ambiente e sem ela não existe vida.

    ResponderExcluir
  9. O "Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra." isso acontece muito em nossos dias, principalmente em países subdesenvolvidos.

    Nephi
    PA Unimed

    ResponderExcluir