Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

PALESTRA EM CHAPECÓ SOBRE ENERGIA SOLAR



Palestra sobre "Energia Solar e Desenvolvimento Regional Sustentável: a experiência portuguesa".
O palestrante será o Sr. Jose Maria Pós de Mina, prefeito da cidade de Moura (Portugal).
Data: 08/04
Horário: 09h00
Local: Hotel Lang

OBS: A entrada é franca.

4 comentários:

  1. Este é realmente um assunto que levo a sério. Estive na reunião com os empresários portugueses e entendi qual a proposta deles. Para terem uma idéia, eles fabricam células fotovoltaicas com espessura de 5 microns. Isso significa poder cobrir os vidros de um prédio (como se fosse um insufilm)e além de controlar a luminosidade da sala, poder transformar e armazenar a energia prosuzida pela luz solar. Não é uma idéia fantástica?? Além de outras possibilidades, é claro. Será que nossos empresários terão visão suficiente para tornar chapecó um pólo de tecnologia verde ???

    ResponderExcluir
  2. Estava olhando esta postagem e me lembrei de que ano passado ajudei meus colegas de aula em dois projetos que fizemos no SENAI casa aberta, um deles foi o fogão solar que foi usado uma parabólica com espelhos colados e focados em um local no centro da mesma onde foi colocada uma panela e nela sendo aquecida qualquer coisa, foram feitos pipoca, macarrão instantâneo, entre outros, foi um projeto muito legal mais que funciona somente durante o dia. O outro projeto foi o aquecedor solar que não é muita novidade mais também é uma forma de energia solar, onde são utilizados praticamente só materiais recicláveis como garrafas pet, caixinhas de leite, entre outros. Ele é montado com uma estrutura e utilizado uma caixa de agua para fazer aquecer a agua. Esses projetos são feito com uma placa solar pouco potente e bem viável, o problema das outras placas solares com mais potencia são o custo e a armazenagem da energia que não dura muito tempo armazenada. Para fazer uma placa solar é utilizado muita energia elétrica. Por isso que existem ou pontos negativos e positivos da utilização da energia solar. Não irei me estender mais para não tornar um texto muito longo.

    Bjuss e abraços para todos

    Att: Ismael Rossetti Bertotti

    ResponderExcluir
  3. Devemos fazer a inclusão das energias renováveis, como a solar térmica, na matriz energética do Brasil. Assim produzindo uma energia limpa e com baixo custo.

    Att: Leandro Schá

    ResponderExcluir
  4. Devemos levar a sério esse assunto, pois a energia renovável pode ajudar e muito para o nosso meio ambiente, assim ele não ira se desgastar tanto, com os recursos retirados do mesmo, para produzir a nossa energia...
    Nome: Natalia Perussi e Paulo Werle
    Turma: 2015.0528.003

    ResponderExcluir