Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

SUSTENTABILIIDADE



Por: Eduarda Caroline Belotti Zamprogna


Palavra tão utilizada nos tempos modernos. Certos dias ouvimos falar dela em mais de uma ocasião.  Já foi tema discutido por uma semana inteira. A mídia seguidamente nos traz reportagens enfatizando a importância da sustentabilidade para as gerações futuras, bem como para a nossa própria permanência neste mundo tão repleto de exageros.
O termo sustentabilidade é bastante amplo. Engloba desde pequenas ações, como o consumo consciente dos recursos hídricos (como o fato de manter a torneira fechada ao escovar os dentes) até o desequilíbrio climático que estamos presenciando.
Para tornar o mundo sustentável, toda e qualquer ação faz toda diferença. Muitas vezes, na rotina do dia a dia, nem nos damos conta dos desperdícios e prejuízos que cometemos ao meio ambiente, embora saibamos da possibilidade de futuramente não contarmos com todos os recursos naturais que hoje estão disponíveis.
Tornar um sistema sustentável significa dizer que ele forma um ciclo onde as ações ou atividades são interligadas entre si, o que determinado agente rejeita é parte fundamental para outro, sendo aproveitado, evitando o descarte sem que antes possa ser útil de algum modo, contribuindo para a redução dos impactos causados ao meio ambiente.
A conscientização ambiental deve ser iniciada ainda em casa, com os pais, sendo estendida para as instituições de ensino, onde os professores possuem papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e preocupados com o meio em que estão inseridos.
Falar de meio ambiente, é falar do homem, da natureza, plantas e animais. Estes elementos juntos constituem o meio ambiente, sendo o homem o maior responsável pelos problemas ambientais ocorridos, devido seu desrespeito e desinteresse na preservação do meio.
Desta forma, para que a sustentabilidade seja possível, cada um deve cumprir com suas obrigações, respeitando, cuidando e preservando o meio ambiente que é interesse de todos.
E você, já se conscientizou para tornar este mundo ainda melhor?
Pense nisso.

9 comentários:

  1. Ola
    Acho muito importante discutir a sustentabilidade nos dias de hoje devido aos grandes problemas que vem ocorrendo no nosso planeta pelo manejo inadequado do meio ambiente, que, tudo que se faz ao meio ambiente retorna para nós na forma de desastres.
    Por isso cada vez mais empresas e pessoas estão levando isto para sua vida. As pessoas por se conscientizarem da vida melhor que é viver sem agredir o meio ambiente e as empresas pelo reconhecimento de seus valores e por verem a importância do meio ambiente para nossa vida.
    obrigado
    Att Ricardo Kaminski

    ResponderExcluir
  2. Há diversas formas de produzir, de crescer sem agredir o meio ambiente, temos que para de pensar que o planeta é um almoxarifado gratuito de fundos infinitos. Mas a mudança começa por nós o verdadeiro desenvolvimento é o humano, precisando ultrapassar paradigmas, não somente econômico, mas os civilizacionais e culturais. O desenvolvimento deve ser de forma antropológica. Devemos adotar ações que contribuam para preservação de meio ambiente, não podemos pensar em desenvolvimento sem pensar na sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Nunca antes se debateu tanto sobre meio ambiente e sustentabilidade, uma parte do texto onde a autora fala "Desta forma, para que a sustentabilidade seja possível, cada um deve cumprir com suas obrigações, respeitando, cuidando e preservando o meio ambiente que é interesse de todos." O ser humano também faz parte do meio ambiente e este ainda não esta se concientizando em preserva-lo, uma iniciativa básica de todos seria colocar em prática os 3 Rs (Rduzir, Reciclar e Reutilizar), assim os danos causados ao meio ambiente serão minimizados a sustentabilidade e atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.Outra medida bem interessante que eu estava lendo em um artigo pulbicado no site Ecologia Urbana, é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente (suas emissões) e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las, garantindo assim a sustentabilidade da família e contribuindo enormemente para a conservação do meio ambiente em que vivem.
    Att,
    Patricia Loesch, acadêmica do curso de engenharia Floerstal UNOESC campus de Xanxerê.

    ResponderExcluir
  4. Tudo que já está acontecendo, nos mostra claramente o pedido de socorro da natureza, por um pouco de atenção, cuidados, e não apenas exploração irracional como acontece muito, e bem debaixo dos nossos olhos, onde muitas vezes somos cúmplices. As conseqüências já estão acontecendo, e nós é que somos os mais prejudicados. Tudo se comporta como um espelho, o meio ambiente apenas está nos refletindo o que há tempos fazemos para ele. Devemos agir com um pensamento de sustentabilidade, de preservação e de consciência, buscando harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, sendo que a consciência deve partir de cada pessoa até as grandes empresas, e devemos reconhecer que os recursos naturais são finitos e que dependemos destes para sobreviver.

    ResponderExcluir
  5. Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
    É de extrema importancia estuidarmos e falarmos sobrs sustentabilidade! pois é um assunto muito polemico!

    Édina Kunsler

    ResponderExcluir
  6. sustentabilidade é o uso racional dos recursos naturais para que não venha a faltar as gerações futuras. então ela pode abranger varias atividades do nosso cotidiano.

    Acadêmico de engenharia florestal
    Marcus Caramori

    ResponderExcluir
  7. Sustentabilidade algo que prescisa ser cada vez mais presente na conciência humana. Uma água que você econômiza, um lixo que você recicla, com certeza faz a diferença.Na minha opinião se cada um começar a fazer sua parte desde já, teremos grandes progressos. Por tudo que ja tem ocorrido no meio ambiente, esperamos que cada um tome uma atitude em relação a isso, pois somente falar e nao colocar em pratica não adiantará.Mas se desde ja fizermos nossa parte, mais tarde seremos recompensados.

    PA- SENAC Chapecó-Sc, Turma: 105
    Maéli Julia torres de almeida

    ResponderExcluir
  8. Sustentabilidade é um tema muito discutido e realmente precisa ser muito discutido, pois é de grande importância adotarmos ações sustentáveis para a preservação do nosso meio ambiente. O que vemos hoje é muita poluição, desmatmentos, desperdicios, por isso, é de extrema importância que o homem, como sendo parte integrante desse meio ambiente, assuma responsabilidades e comece a tomar atitudes de preservação,aliás, podem ser atitudes até mesmo simples mas que com certeza tem um resultado muito significante. E a concientização é uma etapa fundamental para que todas as pessoas sintam-se mobilizadas e adotem essa ideia de sustentabilidade, pois o futuro será reflexo de como agimos hoje perante as questões ambientais.
    Francieli Coser
    TPG VIII
    Senac Chapecó

    ResponderExcluir
  9. É hora de começar pensar em sustentabilidade.Devemos mudar nossos hábitos por mais simples que sejam desde fechar a torneira quando escovamos os dentes, organizar a separação adequada do lixo e preservar nossos recursos naturais.
    O governo deveria incentivar o processo de reciclagem do lixo.

    TURMA: PG 10
    NOMES: ELIZANDRO
    EVANDRO
    EDSON LUIS

    ResponderExcluir