Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Adotar práticas sustentáveis é essencial para uma boa gestão empresarial



Levar a sustentabilidade a sério é essencial para gerir adequadamente uma empresa. Quando executados adequadamente, os reflexos dessa proposta são sentidos em todos os segmentos ligados ao negócio.
Foicom o objetivo de prestar assistência às empresas interessadas em progredir, sem deixar de lado a responsabilidade social, sustentabilidade e meio-ambiente que surgiu a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
“Hoje em dia, ações voltadas à sustentabilidade ambiental e ao uso consciente dos recursos naturais precisam fazer parte do processo de gestão empresarial. Dessa forma, é fundamental que o empresário trabalhe com essa ideia, adaptando seu negócio às demandas da sociedade, que exige postura ética e responsável diante das transformações ambientais que afetam o mundo”, afirma o superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins.
Diante deste cenário a Fundação criou seis dicas para auxiliar empresas que desejam colocar a sustentabilidade em prática. Confira abaixo detalhes sobre cada uma delas:

Identificar impactos negativos ao meio ambienteFazer um mapeamento das atividades da empresa que possam gerar impactos negativos ao meio ambiente é fundamental para tratá-los de forma planejada, estabelecendo metas para eliminar, minimizar ou compensar tais consequências. Entre esses impactos podem estar consumo não controlado de água, energia elétrica e papel; bem como o descarte incorreto de sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens.
Prevenir-se constantemente
Estar preparado para eventuais acidentes ou situação de emergência na empresa é essencial para evitar ou abrandar seus impactos no meio ambiente e até mesmo na sociedade. Uma ação planejada e eficiente ajudar a conter esses imprevistos. Neste sentido, recomenda-se realizar treinamentos de situações emergenciais e documentar seus resultados, para saber qual o nível de preparação da empresa para estas ocasiões.
Comunicar a sociedade de forma transparente
Informar com clareza os possíveis impactos ambientais de seus processos, produtos e instalações, assim como as políticas e resultados das ações empreendidas, demonstram transparência e responsabilidade, gerando maior credibilidade junto à sociedade. Para isso, é preciso definir as informações que devem ser divulgadas e os canais utilizados.
Conhecer a legislação vigente
A organização precisa estar ciente da legislação ambiental para a área em que está localizada. Para assegurar o atendimento às leis, é importante que a empresa se mantenha atualizada em relação às exigências legais aplicáveis aos seus serviços, produtos, processos e instalações. Assim, torna-se mais fácil tratar pendências e evitar eventuais sanções.
Contribuir para o desenvolvimento sustentável
Empreender iniciativas sustentáveis, de forma voluntária, faz com que a empresa se destaque das demais e construa uma imagem positiva perante o mercado e a sociedade. Para isso, é interessante desenvolver parcerias para a implantação ou apoio de ações que contribuam para a solução de grandes problemas mundiais, tais como: aquecimento global, redução da camada de ozônio, mudanças climáticas, preservação e/ou recuperação de ecossistemas, minimização do consumo de recursos renováveis, reciclagem e reutilização de materiais, etc.
Conscientizar colaboradores e parceiros
À medida que uma organização incorpora práticas de gestão sustentável, torna-se importante que ela atue como multiplicadora dessas ações. Dessa forma, cabe conscientizar e envolver colaboradores e parceiros na causa, incentivando-os a participar de ações ambientais. 

11 comentários:

  1. Já se dá para perceber que uma gestão ambiental dentro de uma organização é sem duvida um plus a mais perante os concorrentes e um ganho de gredibilidade com a sociedade.


    Angélica Ferraz Pitan

    ResponderExcluir
  2. Não são só as empresas, mas nós estamos nos tornando mais consciente e desperdiçando menos, porque estamos preocupado com o futuro, e consequentemente economizando.
    As organizações também estão sentindo no bolso, consequentemente estamos buscando soluções, novas formas de gerenciar, a legislação podem ser rigorosa, mas e a fiscalização está cumprindo sua parte, vemos muitas empresas, poluindo constantemente sem se preocupar. O que vemos é que as empresas estão percebendo que reduzir energia, aproveitar melhor a matéria prima, ter politicas sociais, resultara em resultados muitos satisfatórios, o marketing que cria diante dos consumidores, ser sustentável trás muitos benefícios, pena que algumas empresas ao se tocaram e ainda acham que estão tendo vantagem. O melhor de tudo é que os consumidores estão abrindo os olhos e compensando a buscar empresas com politicas ambientas ou ecologicamente corretas, mas até que ponto elas estão falando a verdade, se não tem uma fiscalização rígida, não podemos confiar já mais em nenhuma empresa devemos exigir informações concretas e verdadeiras se realmente nos preocupamos com o meio ambiente.

    Dyonatan Cristian Dias
    TPG VIII

    ResponderExcluir
  3. Bom dia....
    Antigamente, quando se falava em preservação, os administradores das empresas pensavam que iriam ter um aumento nos custos. Hoje, essa mesma preocupação tornou-se fator competitivo para as empresas, nas buscas por subsídios do Governo, para conseguir novos clientes e para entrar em alguns nichos de mercado. Se houver uma gestão ambiental bem feita e planejada, pode ocorrer justamente o contrário do que se esperava, ou seja, redução nos custos e geração de benefícios pela comercialização de resíduos.

    Suelen
    Gestão Ambiental - 7º período

    ResponderExcluir
  4. As empresas hoje estão buscando fazer uma gestão mais voltada para boas práticas ambientais, mas pena que muitas vezes isso é só estratégia de marketing. Praticar uma gestão mais sustentável é ajudar o meio ambiente e preservar os recursos naturais que ainda nos restam. Mas isso só vai dar certo quando perceberem que essas práticas são essenciais para garantir um futuro melhor.
    A NORD ELETRIC é uma das poucas empresas da região que parece estar realmente preocupada com os problemas ambientais, ela vem desenvolvendo ações que ajudam a preservar o meio ambiente. Tomará que a NORD sirva como exemplo para outras empresas da região conscientizarem-se.

    Mariza – Administração UNOESC

    ResponderExcluir
  5. Se olhar-mos para o passado,as organizações evoluiram consideravelmente em relação as boas praticas com a natureza, porem não é o suficiente... Na minha opnião os seres humanos e as organizações deveriam ser educadas e concientizadas (ex. 5S onde o que individuo faz no trabalho deve seguir na sua vida particular). Após um certo periodo, aconteceria igualmente aos países desenvolvidos, onde a sociedade se volta contra aos que não são concientes. Para que essa evolução mental aconteça de forma maciça devemos nos unir, e aproveitarmos este momento em que a sustentabilidade está em alta na midia e no marketing da empresas!

    DEYMIS TRICHES
    UNOESC CHAPECÓ

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    A idéia de cuidar do meio ambiente, é muito importante. Nas empresa onde trabalhamos é aonde passamos a maior parte do nosso tempo, ao aplicar politicas de gestão ambiental dentro na organização, automaticamente vamos nos adaptar e cuidar mais do meio onde estamos inseridos.As organizações podem estar aplicando os 5s uma ferramenta muito interessante, para toda empresa e funcionários.

    Vanessa Zanovelo
    UNOESC - Chapecó 7ª fase

    ResponderExcluir
  7. As organizações ja perceberam que a questão ambiental virou uma arma a mais contra a concorrência, por isto ja se fala em administrador verde, ou seja, mais uma oportunidade para as pessoas que querem aliar seu trabalho a preservação do meio ambiente, estamos em um ponto que tera de ser feito uma mudança na cultura destas pessoas adultas hoje, porém o ideal seria fazer um trabalho desde as primeiras fases da vida das futuras gerações, para que elas incorporem em sua cultura a importância da preservação ambiental e não tenham que corrigir os mesmos erros que estamos fazendo.

    Tiago Isoton - Acadêmico 7º periodo Administração UNOESC/Chapecó
    Gestão Ambiental

    ResponderExcluir
  8. Para que uma empresa se mantenha no mercado futuro é fundamental que utilize em sua gestão práticas sustentáveis. Que trabalhe de forma a não agredir o meio ambiente. Para que isso aconteça é preciso conscientizar os colaboradores da real importancia da sustentabilidade, e que a maneira de desenvolver suas ações reflete no meio ambiente.

    Silvana Filippini
    Unoesc Chapecó

    ResponderExcluir
  9. As organizações inseridas no mundo globalizado e competitivo devem buscar a sustentabilidade na sua gestão. É um diferencial no para o mercado em relação aos concorrentes, apresenta uma boa imagem para seu público em geral, além de estar contribuindo para um meio ambiente mais saudável para todos.
    Os gestores devem seguir as dicas meniconadas no texto acima, inserir no ambiente de trabalho uma política que objetive o cumprimento da legislação, da preservação do meio ambiente para as futuras gerações.
    É um dever de todos!

    Adaiane Marta Chagas
    Curso de Administração 7ª fase
    Unoesc Chapeco

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite
    Hoje em dia, ações voltadas à sustentabilidade ambiental é necessario para o processo de gestão empresarial. Dessa forma, é fundamental que o empresário trabalhe diante das transformações ambientais que afetam o mundo e prejudicam todos desde dos animais ate os seres humanos.
    Nome:Noeli T.M. da Silva
    Turma:7 período

    ResponderExcluir
  11. É imprescindível que os gestores das organizações façam uma gestão sustentável, não apenas para obter uma imagem positiva diante do mercado, e sim para demonstrar a importância e a consideração que deve-se ter com as gerações futuras. Ainda acredito que tudo começa com a educação!
    Kassia 7º UNOESC

    ResponderExcluir