Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Semana do Meio Ambiente: “Plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho”

Existe um dito popular que diz que a vida de uma pessoa só é completa após fazer três coisas: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Como “a ordem dos fatores não altera o produto”, não importa a sequência das ações, desde que elas sejam colocadas em prática.
A Semana do Meio Ambiente é um bom momento para refletir sobre esse assunto. Mesmo que esses não sejam os ideais de vida de muitas pessoas é preciso assumir que são três coisas que podem ser colocadas em prática por qualquer um que esteja preocupado com o futuro. Além disso, por mais que somente um deles esteja diretamente relacionado ao meio ambiente, todos podem estar ligados à natureza.
Plantar uma árvore é a mais fácil dessas tarefas, leva menos de vinte minutos e traz frutos por até centenas de anos. No entanto, essa também é a atividade menos colocada em prática pela maioria das pessoas. Normalmente ofuscado pela correria do dia a dia, o plantio de uma árvore fica em segundo, terceiro ou às vezes nem entra nos planos.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) a população mundial atual é de sete bilhões de pessoas, se cada uma delas embarcasse nesta onda “verde” ou cumprisse pelo menos este item da “trilogia da vida”, seriam mais sete bilhões de árvores plantadas, para reduzir, mesmo que parcialmente, o impacto que a humanidade causa no planeta.
Escrever um livro e ter um filho são as duas coisas que completam a lista e estão intimamente ligadas ao que nós deixaremos para o mundo. Não é somente a árvore que rende frutos no futuro, mas principalmente a educação e o exemplo de vida, que mostram na prática o que é buscar um futuro melhor.
Um filho é um dos maiores espetáculos que a natureza pode proporcionar, para retribuir essa dádiva da vida, não existe maneira melhor do que deixar bons filhos, ou bons frutos, para o futuro. Educação e conscientização ambiental e social são imprescindíveis para que esse objetivo seja alcançado.
O livro, talvez seja uma das tarefas mais difíceis para algumas pessoas, menos familiarizadas com as artes literárias, porém esse não precisa ser um problema no caminho. O dito popular não diz que é preciso plantar uma árvore, ter um filho e escrever um “Best Seller”. Assim, se o livro for a última prática do pacote, ele pode justamente narrar as experiências tidas com as duas tarefas anteriores, finalizando assim um ciclo perfeito de vida.
Por Thaís Teisen - Redação CicloVivo

4 comentários:

  1. Concordo em partes com a publicação. Acredito que todos os dias deveriam ser como a “semana do meio ambiente” pois a sociedade utiliza a todo momento algum tipo de produto que certamente a matéria-prima para sua fabricação foi extraída da natureza. É claro que a mobilização da semana do meio ambiente é de extrema importância para a conscientização e a educação da sociedade, porém plantar uma arvore é o mínimo que todos devíamos fazer para tentar diminuir a nossa divida com a natureza. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos, e um direito da natureza. Quanto a ter filhos é importante para que de alguma forma a sua matéria possa continuar neste mundo. Escrever um livro é contribui para o crescimento intelectual do individuo,e da sociedade, porém é uma opção de cada um. (DEYMIS TRICHES, ALUNO UNOESC)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que plantar uma arvore seja sinônimo de oxigenio mais puro para todos do planeta,
    Um filho algo gratificante e continuidade de nosso planeta, escrever um livro não sei, quem sabe ler livros seja mais sábio,.,,,,quem sabe pro crescimento pessoal, profissional seja valido também.
    UNoesc...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que essas tres coisas que devemos fazer durante nossa vida se assemelham e muito entre si, afin al escrever um livro é relatar sobre algo que você sabe ou aconteceu propriamente com você mesmo, ter um filho é um presente de Deus você esta gerando uma vida como plantar uma arvore, nada é tão importante quanto nossa natureza, fauna e flora, falar que devemos agir para que isso ocorra de forma mais exigida é simples, mas nossas ações são rediculas, por isso devemos nos direcionar ao meio ambiente com algo que faça parte da nossa vida como gerar um filho e cuida-lo, Renato Unoesc Chapecó.

    ResponderExcluir
  4. Este texto faz pensar um pouco sobre a vida de cada indivíduo, faz a gente refletir em algumas atitudes que todos deveriam ter e que muitas vezes deixamos a vida passar e não nos damos contas de que futuro deixaremos para nossos filhos? que cultura deixaremos pra eles? que planeta? será que nossos filhos terão a chance de respirar o mesmo ar que respiramos? beber da mesma água? apreciar as belas paisagens da natureza? Devemos realmente pensar que planeta deixaremos para nossos filhos...

    Liliana Fazollo - Unoesc Chapecó - ADM

    ResponderExcluir