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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conar cria normas para publicidade sustentável



A moda da vez é ser sustentável, criar políticas em prol do meio-ambiente e se posicionar como empresa correta neste sentido. Porém, muitas vezes a ação nem bem começa e já se limita aos discursos do marketing e da publicidade. 
Pensando nisso, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) divulga normas de anúncios relacionados ao assunto, que entram em vigor no dia 1 de agosto deste ano em todos os meios de comunicação. O intuito é evitar a banalização do tema e a confusão dos consumidores.
“Um anúncio que cite a sustentabilidade deve, assim, conter apenas informações ambientais passíveis de verificação e comprovação, que sejam exatas e precisas, não cabendo menções genéricas e vagas. As informações devem ter relação com os processos de produção e comercialização dos produtos e serviços anunciados e o benefício apregoado deve ser significativo, considerando todo seu ciclo de vida”, relata o Conselho.
Confira parte das novas normas:
Artigo 36 do Código
A publicidade deverá refletir as preocupações de toda a humanidade com os problemas relacionados com a qualidade de vida e a proteção do meio ambiente; assim, serão vigorosamente combatidos os anúncios que, direta ou indiretamente, estimulem:
1. a poluição do ar, das águas, das matas e dos demais recursos naturais;
2. a poluição do meio ambiente urbano;
3. a depredação da fauna, da flora e dos demais recursos naturais;
4. a poluição visual dos campos e das cidades;
5. a poluição sonora;
6. o desperdício de recursos naturais.
Parágrafo único
Considerando a crescente utilização de informações e indicativos ambientais na publicidade institucional e de produtos e serviços, serão atendidos os seguintes princípios:
1. veracidade – as informações ambientais devem ser verdadeiras e passíveis de verificação e comprovação;
2. exatidão – as informações ambientais devem ser exatas e precisas, não cabendo informações genéricas e vagas;
3. pertinência – as informações ambientais veiculadas devem ter relação com os processos de produção e comercialização dos produtos e serviços anunciados;
4. relevância – o benefício ambiental salientado deverá ser significativo em termos do impacto total do produto e do serviço sobre o meio ambiente, em todo seu ciclo de vida, ou seja, na sua produção, uso e descarte.
Anexo U - Apelos de sustentabilidade
É papel da Publicidade não apenas respeitar e distinguir, mas também contribuir para a formação de valores humanos e sociais éticos, responsáveis e solidários.
O CONAR encoraja toda Publicidade que, ao exercer seu papel institucional ou de negócios, também pode orientar, desenvolver e estimular a sociedade objetivando um futuro sustentável.
Clique aqui para ler a norma na íntegra.

10 comentários:

  1. Por que as empresas precisam vincular a assuntos ambientais suas campanhas de marketing? Não deveria ser obrigação de todos a preservação dos recursos naturais do planeta? Somente quando faltar o pão na mesa é que se perceberá que preservar e consumir de maneira ordenada não é questão de marketing, mas sim, de sobrevivência!...

    Daniela Zarpelon
    Administração de Empresas
    Unoesc-Chapecó

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  2. As informações contidas nas propagandas, é influencia para boa parte da população. Com a questão de sustentabilidade, cuidados com o Meio Ambiente estarem sendo de grande discussão, as empresas já deveriam ter esta idéia, pois é um dever de todos.

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  3. Neusa F. ZUFFO
    vejo que as empresas tem de fazer as ações em favor do meio ambiente, mas aplicar de verdade.Não só como markting para atrair os consumidores,essa normatização veio em boa hora para dar uma freada nas ideias distorcidas sobre sustentabilidade pelos empresarios e gestores das organizações.

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  4. É por meio da propaganda que os novos produtos e serviços criados são anunciados de forma a convencer os consumidores a comprar. Se o anúncio é mal feito, com informações distorcidas, pode causar impactos difíceis de serem controlados. É importante essa conscientização por parte das agências de publicidade no sentido de incentivar o sustentável, o ecologicamente correto. Tal método de persuasão irá explorar mais a consciência que cada cidadão possui de preservar o meio ambiente.
    Adm/UNOESC - 7º periodo

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  5. Concordo que aos anúncios de marketing relacionados a preservação ambiental são fundamentais para se obter resultados esperados, mas de nada adianta se cada um de nós não soubermos o significado de sustentabilidade e da palavra preservar o que ainda nos resta e saber usar tudo o que nos é proporcionado nesta vida, pois tudo um dia poderá acabar..
    Silvane Citolin
    ADM - UNOESC - 7°período

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  6. Joana
    A propaganda é o meio que possibilita a divulgação de um determinado produto ou serviço.
    Hoje em dia muitas empresas utilizam ações de sustentabilidade como forma de diferencial (marketing) no mercado, a preocupação é se realmente as organizações estão levando a sério e criando soluções que proporcionam bem estar e sustentabilidade sem agredir o meio ambiente, Devemos viver num mundo empresarial, onde todos possam conquistar mercado sem causar danos a humanidade, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.

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  7. Cacia Cris Giraldi - ADM UNOESC28 de junho de 2011 às 23:41

    Os meios de comunicação exercem forte influência sobre a população e suas atitudes,
    as empresas devem ter consciência disso e fazer a coisa certa, e as normas vem com intuito de regulamentar e tornar as atitudes mais corretas e transparentes possíveis.

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  8. O consumismo exagerado está causando ao planeta danos enormes, a mídia tende a convencer a população a isto, com seus produtos inovadores provocam uma grande influência na hora da compra. É necessário que este consumo seja consciente de maneira a se buscar produtos sustentáveis e que agridam o planeta o menos possível, além da conscientização da população a ter atitudes pensando mais nos danos que estas podem vir a gerar para o planeta.

    Danyela M. Bresciani

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  9. É necessário que este consumo seja conciente de manera a se buscar produtos sustentáves e que agrada o planeta. Nome:Izaque figueiró. Ria:51

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  10. o consumo cresse e quando cresse a moda muda e os produtos melhoram e cada vez mais os resíduos são acumulado.

    Nomes:Luiz F. Gonçalves, Marcos G. Caminski
    Turma:004 ADM

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