Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A verdade por trás das sacolas plásticas

A verdade por trás das sacolas plásticas


As leis aplicadas em diversas cidades brasileiras contra o uso das sacolas plásticas levantaram uma série de questionamentos por parte dos consumidores e abriu caminho para o mercado publicitário.
Os usuários, que há muitos anos reaproveitavam as sacolas plásticas, distribuídas gratuitamente nos supermercados, como sacos de lixo, se perguntam quais são as alternativas plausíveis para o descarte de resíduos, diante das constantes proibições.
Parte da indústria se aproveitou dessa dúvida para vender a ideia de que as sacolas oxibiodegradáveis ou biodegradáveis são opções mais ecológicas para substituir as sacolas plásticas tradicionais. No entanto, especialistas alertam que nem sempre a imagem vendida condiz com a realidade.
Sacolas Oxibiodegradáveis
As oxibiodegradáveis, por exemplo, ainda são alvos de estudos, pois sua eficiência é considerada “obscura”. Essa falta de comprovações motivou o ex-governador de São Paulo José Serra a vetar um projeto de lei que tornava o uso desse produto obrigatório, para substituir os modelos tradicionais. Além disso, diversos especialistas se mostram contra a utilização das sacolas oxibiodegradáveis.
No projeto “Fotodegradação e fotoestabilização de blendas e compostos poliméricos”, do professor Guilherme José Macedo Fechine (Universidade Mackenzie), mostra que apesar de se decompor em micropartículas, este tipo de plástico não é consumido por fungos, bactérias ou protozoários, uma das características essenciais para garantir que os resíduos realmente serão eliminados do ambiente.
A mesma opinião é compartilhada pelo especialista norte-americano Joseph Greene, que realizou o estudo responsável por impedir que a Califórnia adotasse o plástico oxibiodegradável. A pesquisa mostra que esses resíduos não se desintegram, apenas se tornam invisíveis aos olhos.
Segundo Fechine, a única diferença entre o polímero oxibiodegradável e o comum é o tempo de fragmentação, menor no primeiro caso. Mas, em termos ambientais não existe benefício algum.
Sacolas Biodegradáveis
A palavra biodegradável também tem se tornado marca registrada nos carimbos das sacolas plásticas. Na maioria dos casos, ela exerce apenas uma função publicitária, para vender a imagem de que o item é ecológico.
Segundo o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), os materiais realmente biodegradáveis são aqueles provenientes de fontes naturais, capazes de ser totalmente consumidos por microorganismos e que se degradam em até 180 dias.
O Instituto alerta também para os perigos dessas propagandas, que distorcem o impacto real dos materiais no meio ambiente e que dessa forma incentivam o consumidor a não buscar alternativas para os resíduos que produz.
Soluções
O uso das sacolas plásticas deve ser motivo de constante preocupação entre os consumidores, que precisam ser incentivados a criar essa consciência ecológica. As novas legislações, que seguem modelos já aplicados em outros países, é uma das maneiras de fazer o consumidor refletir, mesmo que forçadamente, sobre os impactos das sacolas plásticas no meio ambiente.
As duas alternativas apresentadas, oxibiodegradáveis e biodegradáveis, já foram cogitadas como possíveis soluções, mas hoje se sabe que resolver esse problema não é uma tarefa simples.
Por isso, a melhor solução que pode existir é dizer não às sacolas plásticas. Nos casos em que o uso for inevitável e extremamente necessário, elas podem ser reutilizadas para originar outros produtos, através de técnicas artesanais, ou então, devem ser encaminhadas à reciclagem. Mesmo assim, é preciso lembrar que a reciclagem dos sacos plásticos ainda é pouco atraente para o mercado devido aos altos custos do processo. Uma das alternativas é optar pelos saquinhos feitos de jornal (aprenda a fazer) e sempre lembrar dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.
Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

12 comentários:

  1. Sabemos do mal que estamos fazendo a nós mesmos fazendo o uso destas sacolas plásticas. Acontece que elas nos quebram um grande galho para colocarmos o nosso lixo caseiro na rua. Mas, nós, que temos consciência deste ato, temos que dar o exemplo. Temos que usar as “velhas” sacolas de panos ou as caixas de papelão. Quando eu era criança ia ao armazém fazer compras com sacolas de pano. O nosso lixo caseiro tem que ser armazenado em compartimentos maiores, àqueles sacos especialmente fabricados para lixo, ou nas caixas de papelão, que encontramos no próprio mercado. Assim estaríamos diminuindo o impacto ambiental e também fazendo uso da reutilização de material. Mas volto a frisar que, em minha opinião, enquanto não colocarmos uma disciplina de educação ambiental no currículo escolar do ensino fundamental, vamos ficar a mercê da indústria da embalagem e das guerras de marketing, ilusório, para a introdução de seus produtos “ecológicos” no mercado.
    João Carlos de Souza Vieira
    TPG VIII - SENAC CHAPECÓ

    ResponderExcluir
  2. FRANCIELE CORDEIRO TPG VIII30 de junho de 2011 às 18:45

    Realmente o melhor que temos a fazer é dizer não as sacolas plásticas, e tentar utilizar as sacolas retornáveis ou como cita o colega João Carlos usarmos as antigas caixas de papelão,à algum tempo atras eu fazia as compras de supermercado e ficava de olho pra ver se a pessoa que fosse empacotar minhas compras, separava tudo e adorava quando utilizava várias sacolas, sendo assim eu poderia reutilizar, mas agora estou mais consciente, evito sacolas plásticas, pelo menos não em excesso, ainda não consegui me habituar com a retornável,parece que todos estão me olhando,é muito estranho, não é legal ser o foco, acredito que isso também esteja relacionado a cultura e também a região onde o habito de consumo das sacolas plásticas é muito grande...
    Outra colocação importante do João Carlos é a importância da educação ambiental...Ainda há tempo... Mas é preciso que cada um cada um faça a sua parte e precisa ser AGORA!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente devemos nos preocupar com a conscientização da população, não vai ser uma sacola que vai mudar o mundo, mas sim se todos nos tivermos a consciência de que isso é para o nosso bem e o bem das gerações futuras podemos ter um grande avanço ambiental.

    Mateus Acunha

    ResponderExcluir
  4. Bem concordo com você Mateus,não vai ser uma sacola que vai mudar tudo, mas se nos não começarmos a nós preocupar e tomar as medidas corretas logo vai ser tarde de mais, nós recebemos um planerta limpo e sem nem um problema e vamos acabar de destruir tudo sendo que poderiamos preservar e ocupando os recursos com mais sabedoria e com um pouco mais de respeito com as prosimas gerações que estão vindo.

    Ivanir Donde
    TPG VIII

    ATT Turma

    ResponderExcluir
  5. As ideias das sacolas oxi e biodegradáveis são boas, mas como toda ação tem um lado negativo, essas ideias também tem, pois elas não são visiveis mas também prejudicam o meio ambiente. Claro que não como as sacolas plásticas, que além de prejudicial ao meio ambiente, elas são usadas incorretamente, são jogadas nas ruas e acabam tracando bocas de lobo e isso ocasionára enchentes, onde trará doenças para a população.
    Para que essas ideias de sacolas oxi e biodegradáveis sejam aceitas a população deve se consciêntizar do uso corretamente com essas sacolas, também devem priorizar as sacolas retornáveis ou caixas de papelão.


    Michele Cristina de Fragas
    T:102

    ResponderExcluir
  6. As ideías apresentadas são boas, porém precisa ser realmente estudada para garantir a saúde da população.sacolas plásticas não é a melhor escolha isso todos nós sabemos.É um problema que não é facil de ser resolvidos, um bom começo é a educação da população para que se reduza o uso das mesma..

    Adriana Rosa
    7Periodo UNOESC

    ResponderExcluir
  7. Sempre terá algo para melhorar, porém existem algumas coisas que precisam de soluções imediatas. As mudanças de atitude, hábitos e a educação são os remédios efetivos para que tenhamos uma vida melhor e para que possamos garantir o que conservamos para as gerações futuras.
    Kassia 7º UNOESC

    ResponderExcluir
  8. Com certeza existem atitudes a serem tomadas para melhorar, mas algumas mudanças mais efetivas deveriam ser solucionadas pelo proprio consumidor. A educação e a utilização correta de sacolas oxibiodegradáveis e biodegradáveis ou de panos, deveriam ser colocadas em pratica imediatamente, assim nao haveria tanta exigência ambiental, como utilizar caixas de papelão.

    João Matheus
    Jovem Aprendiz - 103

    ResponderExcluir
  9. Sacolas plásticas tornaram-se um problema sério e preocupante, pois levam muito tempo para se degradar, causando um impacto no meio ambiente. As sacolas oxi e biodegradáveis são a solução para esse problema, pois ao contrário das sacolas normais, elas se decompõem rápido, evitando assim um impacto ambiental.
    Ezequiel Biazzi
    Turma 99
    Senac

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que esse índice e bom se nosso Brasil tive um índice assim talvez o Brasil seria um país menos poluído.

    Daniel Barrilli Dal Piva
    RIA:99
    SENAC

    ResponderExcluir
  11. Eu sou contra o uso de sacolas plasticas no comercio, pois causa um impacto muito grande para o meio ambiente. Uma ótima saída seria o uso de sacolas biodegradáveis que seu tempo é menor para a decomposição no solo.

    NOME: Enthony Silva, Lucas Belusso
    TURMA: 003

    ResponderExcluir
  12. Foi apresentado dois modelos de sacolas plásticas, oxibiodegradáveis e biodegradáveis, porém são usadas apenas como marketing para um projeto de melhoria ambiental, mas projeto em si que só traz impactos para o ambiente. Como foi apresentado como solução, o não uso das sacolas plásticas é uma alternativa de minimizar os impactos delas sobre o ambiente.
    Concluímos que a melhor alternativa é de usar sacolas retornáveis, pois elas duram muito mais do que qualquer sacola plástica. Essa alternativa pode e está ajudando a minimizar os impactos.

    Alunas: Dauane Vassoler e Dayanne Sampaio Antonio
    Turma: 004 (Senac)

    ResponderExcluir