Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Exemplo vindo de Curitiba - PR

O parque linear irá manter sob preservação áreas que foram invadidas. l Imagem: Divulgação / Turismo Curitiba

A cidade de Curitiba se prepara para ter um dos maiores parques lineares do mundo. Segundo a prefeitura, serão 45 quilômetros de área preservada e diversas atrações às margens do rio Barigui.
Para tornar o projeto realidade a capital paranaense já conta com o investimento da Agência Francesa de Desenvolvimento, que anunciou R$ 72 milhões. Além disso, estão em andamento outras três licitações que somam R$ 28,2 milhões.
O parque linear irá manter sob preservação áreas que foram invadidas. O projeto prevê ainda a despoluição do rio Barigui e de seus afluentes. Para isso, a empresa que coordena o saneamento na cidade, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) irá ampliar a rede de coleta e tratamento já existentes.
Outras estruturas devem ser renovadas com a construção do parque linear, como o sistema viário nos arredores e nos acessos aos outros parques que passarão a ser interligados. As autoridades preveem aumento na estrutura direcionada aos ciclistas, com novas ciclovias, sinalizações e iluminação exclusivas; arborização e delimitação das áreas preservadas, para evitar ocupações irregulares.
Além da fiscalização nas áreas por onde o rio passa, a prefeitura realizará um trabalho de educação ambiental para conscientizar as comunidades sobre os cuidados ambientais com as bacias hídricas. O trecho por onde o parque irá passar abrange 25 bairros de Curitiba, que devem passar por transformações nos próximos anos.
O prefeito Luciano Ducci acredita que o projeto coloca a cidade em destaque para receber investimentos mundiais.  “O Banco Mundial adiantou que vai ampliar para U$ 50 bilhões os investimentos em projetos sustentáveis, de meio ambiente, e Curitiba, mais uma vez, está na frente com a criação deste parque linear”.Com informações da Prefeitura de Curitiba.
Redação CicloVivo

10 comentários:

  1. RENATO ZILIO DALLA COSTA22 de junho de 2011 às 20:09

    Acredito que a cidade de Curitiba seja um exemplo bom para que outras capitais sigam esse exemplo, Curitiba já é sinonimo de busca pela melhoria ambiental e isso virá para agregar e muito mais uma iniciatva bem feita para recuperar algo que o homem quase destruiu, por isso deixo meus parabens para Curitiba pela iniciativa....Renato Dalla Costa...Unoesc

    ResponderExcluir
  2. Normalmente na necessidade que saem as grandes idéias. Como são falados nos ditados populares, o ser humano só sai do seu comodismo quando a “água bate na bunda”, demoramos para ter a noção de que necessitamos da natureza e não ela necessita de nós, e não como são ditos os discursos salve o planeta, devemos salvar a nós mesmos, é o nosso futuro que está em jogo. É louvável a atitude mencionada na reportagem, porém seria mais interessante ainda se houvesse esse tipo de investimento na conscientização das crianças, talvez o resultado teria maior propagação e seria cobrado dentro dos lares.

    Att Ander

    ResponderExcluir
  3. A cidade de curitiba, é exemplo em desenvolvimento nos mais diversos setores da sociedade, sem dúvida esse investimento, vem para contribuir e deixar a Cidade cda vez mais sustentavel. O planeta e os habitantes de Curitiba só tem a agradecer, por essa gestão que se preocupa com o dia de amanhã. Albina - Unoesc - Chapecó

    ResponderExcluir
  4. A cidade de Curitiba já é consagrada como modelo de preocupação com o meio ambiente,é a cidade que mais recicla no Brasil e agora mostra mais uma iniciativa com a construção do maior parque linear do mundo, isto mostra como os órgãos públicos podem realizar projetos que conscientizem a população e minimizam os impactos ambientais.
    Juliana Carla Guarnieri.

    ResponderExcluir
  5. Ótima iniciativa do poder municipal, trabalhar com a questão preservação ambiental não é fácil não, e ser bem aceita pela sociedade mais complicado ainda, por isso projetos voltados para o bem estar e o embelezamento de uma cidade já é uma grande incentivo nessa questão, se a maioria dos municípios tivessem iniciativas como esta a conscientização pela preservação do meio ambiente ficaria mais fácil de ser entendido e adotado por muitos.
    Silvane citolin
    ADM - UNOESC

    ResponderExcluir
  6. Bela iniciativa para que o poder publico em suas três esferas tomem como exemplo, mostra toda a preocupação do poder publico municipal com a questão ambiental, claro que o investimento tem um alto valor mas o retorno para todo o meio ambiente é incalculável o que faz valer a pena. Otima iniciativa que deve ser tomada como exemplo.
    Éverton Silva - ADM
    Unoesc - 2011

    ResponderExcluir
  7. Curitiba tornou-se um grande exemplo de preservação ambiental para o Brasil e também para o mundo. Mas e em nossa cidade? O que está sendo feito para preservação nossa belíssima vegetação natural? O ecoparque, que era um local de convívio com a natureza? O que foi feito com ele após sua “reforma”? Será mesmo que a natureza precisa de reforma? Foi destruído o ambiente natural que ali havia. Agora? É só uma calçada com algumas arvores em torno.
    Será mesmo que isso era necessário?

    Aluno:Ricardo Müller
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  8. Curitiba é um exemplo a ser seguido por todas as cidades n só do pais mas do mundo todo pois é uma cidade q se preocupa com o meio ambiente e com o bem estar da população

    Aluno: Gean Felipe Barro
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  9. Que bela iniciativa!!! Curitiba sempre inovando e buscando melhorias no padrão de vida de todos seus habitantes. Isso é muito bom porque serve de exemplo para um todo e que nesse caso vale a pena ser seguido!!!!

    Leila Cristina Bevilaqua
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  10. O parque Barigui é realmente lindo, e a prefeitura teve uma iniciativa muito boa em preservar essa área. Porém essas atitudes não precisariam ser vistas de vez em quando como um bom exemplo, essas iniciativas deveriam ser consideradas comuns para nós; fala-se tanto em cuidar do meio ambiente, mas as atitudes consideradas corretas viram notícia num piscar dos olhos; é claro que isso é importante, pois exemplos sempre ajudarão na conscientização, no entanto para a educação ambiental dar certo, precisa ser vista como algo normal no nosso dia a dia, assim como dizer ‘Bom dia’ ou 2 mais 2 somar 4.

    Lilian Baseggio
    RIA 51
    SENAC

    ResponderExcluir