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quinta-feira, 12 de maio de 2011

Falsas propagandas sustentáveis



Não há dúvidas de que sustentabilidade seja a palavra da moda e isso tem um lado positivo, que é o fato de incentivar ações preocupadas com o desenvolvimento levando em consideração a igualdade no tripé: social, ambiental e econômico. Mas, também tem um lado negativo que é o uso inadequado deste termo, com interesses puramente comerciais.
O apelo ecológico tem atraído os clientes mais preocupados com o futuro do planeta e esse fato despertou uma luz no mundo dos negócios e das propagandas, resultando em algo que o mercado internacional chama de “Greenwashing”. Isso seria como dar um banho “verde” em coisas que não possuem cuidado algum com a natureza ou com a sociedade em sua essência.
Em 2009, quando a sustentabilidade começou a ganhar força e se popularizar, a Revista Veja publicou sete dicas para ajudar o consumidor a identificar as propagandas enganosas da publicidade. Existem dicas simples que podem ser colocadas em práticas com eficiência ainda hoje.
O primeiro item que merece atenção são os termos obscuros. Mesmo que o assunto esteja mais comum a cada dia, existem expressões, principalmente em inglês, que não são de domínio público e mesmo assim são usadas pelas empresas para tentar fisgar aqueles clientes mais desatentos, como "eco-friendly".
As imagens sugestivas, que mostram uma realidade impossível também devem ativar o radar do consumidor. Nesses casos, é comum as empresas usarem imagens de plantas e flores, em meio a outras coisas que não têm qualquer relação ambiental.
Os selos de qualidade ambiental, ou que certificam algum produto utilizado como matéria-prima, devem possuir sempre o carimbo de alguma instituição séria e comprometida com a sustentabilidade.  
Os consumidores precisam atentar às comparações feitas com outras empresas, quando a propaganda caracteriza o produto como mais “verde” do que a concorrência. Antes de tomar isso como um fator positivo é preciso saber o que a concorrência faz, pois se tudo for errado, então ser melhor do que eles não significa necessariamente ser bom.
O quinto ponto levantado pela revista é a falta de credibilidade, já que nem todos os produtos que possuem a palavra “ecológico” em sua capa são realmente saudáveis ou seguros. Por isso, além da embalagem é preciso analisar todo o conteúdo.
O uso de palavras muito técnicas ou específicas pode ser outra amostra de que o produto não é confiável. As palavras que não são de conhecimento comum podem gerar outras ideias a partir de sua sonoridade ou similaridade a uma palavra de diferente sentido.
Para uma empresa mostrar que o seu comprometimento com a sustentabilidade vai além do Greenwashing ou do discurso, ela precisa comprovar na prática. Portanto, provas, relatórios e constante comprometimento com a verdade são essenciais para conquistar verdadeiramente o consumidor e deixar de lado o tal do “blá, blá, blá” da sustentabilidade.
Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

6 comentários:

  1. Mércio Antonio Viot

    Temos muitas empresa utilizando a propaganda para divulgar o "selo verde" dizendo-se empresas ecologicamente corretas, mas que em suas formas de parcerias exploram o elo mais fraco. muitas delas exploram inclusive a mão-de-obra pagando salários que na maioria das vezes não condiz com o necessário para o seu sustento. Empresas no ramo de celulose usam o "selo verde" para dizer que a matéria prima é extraída de reflorestamentos legais, o que em muitos casos pode-se questionar esta legalidade, pois vemos em nossa região muitas encostas de reflorestamento sendo devastadas para fins de produção de celulose. Será que esta é a tão propagada sustentabilidade que existe ou é mais uma jogada de marketing das empresas.

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  2. Realmente o termo “verde” vem sendo muito usado, mas não baste dizer, como no ditado popular “falar é fácil”, quero ver essas empresas por em pratica, se gestão estratégicas das empresas, gastos exorbitantes, desvio de dinheiro, desvalorização do colaboradores, as empresas tem tanta coisa para corrigir que nem sabem por onde, e é um desafio e um INVESTIMENTO , que ninguém percebe, ainda acham que é dinheiro jogado fora. Por estas organização sofrerem com mau gestores, não estão conseguindo consolidar, só se preocupam em ver o dinheiro no final do mês a qualquer custo.
    Mas se não começarmos a abrir o olho e prestar atenção nos detalhes, e fazer a escolha certa não estamos só nos prejudicando mas todos. É tão difícil criar um abito consente, parar para pensar e fazer a escolha correta? Realmente estamos em um mundo corrupto e egoísta que só se preocupa com o agora.
    Dyonatan Cristian Dias
    TPG VIII

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  3. Uma empresa mostrar que o seu comprometimento com a sustentabilidade ela precisa comprovar na prática. Portanto, provas, relatórios e constante comprometimento com a verdade são essenciais para conquistar verdadeiramente o consumidor isso ocorre muito nas empresas pois a maioria se diz ter selo verde do que adianta ter se na pratica fazem tudo diferente não cuidam do meio ambiente fazem propaganda tem empresas fazendo propaganda de cortes de arvore ai do que adianta ser uma empresa nos relatorio como a mais que preserva e cuida se na pratica é o contrario.

    Veronice Gabiati
    7 ° Adm
    Unoesc Chapecó

    Aluna de Gestão Ambiental

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  4. Muitas vezes, não existe uma possibilidade clara do consumidor identificar se a empresa que esta fazendo a propaganda esta ou não faltando com a verdade, o melhor é o próprio consumidor fazer um filtro, sobre as certificações e "premios ecológicos" que estas empresas possuem e caso constatado que o certificador é uma entidade séria, então poderá ser dada a credibilidade até que se prove o contrário.

    Tiago Isoton - 7º Administração UNOESC/Chapecó Gestão Ambiental

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  5. Com a palavara sustentabilidade na moda muitas empresas utilizam indevidamente sem nenhuma ação sustentável, por isso devemos estr atentos a quem realmente tem ações sustentáveis e podem utilizar disso para promover sua marca.

    Rafael Simões
    Adm 7 período

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  6. Uma empresa que diz ser sustentável deve não só definir bem a sua política perante a sociedade e o público em geral, como mostrar que ela realmente está exercendo seu negócio apropriadamente de encontro a preservação da natureza, provar que os impactos ambientais de suas atividades não vai comprometer o meio ambiente futuramente...além disso estar claro a todos de suas ações em relação as políticas ditas na sua missão.

    Adaiane Marta Chagas
    Curso de Administração 7ª fase
    Unoesc Chapeco

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