Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fraldas descartáveis viram telhas na Inglaterra



 Uma nova usina de reciclagem aberta no continente europeu transformará fraldas usadas em telhas e tubos de construção. | Imagem: dmindless

Os bebês britânicos usam cerca de três bilhões de fraldas descartáveis ​​por ano. No entanto, uma nova usina de reciclagem aberta no continente europeu transformará essas fraldas em telhas e tubos de construção.
Na Grã-Bretanha, somente os resíduos gerados pelas fraldas descartáveis, somam mais de meio milhão de toneladas. Em média, um bebê britânico usa seis mil fraldas antes de serem treinados para usar o penico. De acordo com o site da empresa Knowaste, que tem origem canadense, cada fralda descartável leva cerca de 500 anos para se decompor.
A empresa deu um passo à frente para reciclar cerca de 36 mil toneladas de fraldas descartáveis, produtos de incontinência de adultos e absorventes íntimos femininos, em sua usina de reciclagem, a primeira do tipo instalada na Inglaterra.
 A fábrica foi inaugurada em West Bromwich, a 165 km de Londres.
O processo envolve três estágios:
  • Os resíduos das fraldas são coletados em hospitais, centros de saúde e berçários;
  • O material é esterilizado, desativado e mecanicamente separado em componentes individuais: resíduos orgânicos, plástico e polímeros super-absorventes;
  • Os componentes recuperados podem então ser transformados em novos produtos tais como: “madeiras” e telhas plásticas, tubos comerciais, materiais de absorção, produtos de papel reciclado e energia “verde”.
O plástico altamente valioso e as fibras seriam recuperados, desviando deste modo os resíduos absorventes dos aterros sanitários e incineração. Impedindo um fluxo interminável de impactos ambientais negativos associados à sua disposição. Com informações da Knowaste.
Redação CicloVivo

17 comentários:

  1. Ta aí uma solução para esse material que ainda não tinha uma destinação correta. Seria uma boa adaptar isso no Brasil também.


    Daniela Ongaratto
    7ª fase de Adm - UNOESC

    ResponderExcluir
  2. Bem pensado, ótima iniciativa, vai ajudar e muito a resolver problemas de reciclagem.


    Marcia Cristina Beneti
    UNOESC - 7ª fase de Adm

    ResponderExcluir
  3. A empresa Knowaste obteve uma ótima idéia, pois os países precisavam de um destino final das fraldas descartáveis, assim produzem outro produto que também bem utilizados como essas telhas.

    Aline F. De Lima

    7 fase de Adm - Unoesc

    ResponderExcluir
  4. É um excelente método de aproveitar a matéria-prima fazendo com que ela complete o ciclo e seja reaproveitada.



    Patricia dos Santos
    7ª fase de Adm UNOESC

    ResponderExcluir
  5. Do jeito que as coisas estão a tendência é criar maneiras de aproveitar produtos e materiais já usados, assim como essa empresa.
    Além de evitar consumo excessivo de matéria-prima e podendo chegar ao fim delas, contribui com a qualidade do meio ambiente.


    Ana Carolina
    7o período Adm

    ResponderExcluir
  6. Como foi já comentado em sala de aula, este assunto, podemos ver que já tem alguém na frente tentando resolver este caso das fraudas..Falta no Brasil alguém desenvolver algo para nós..

    Adriana Rosa de oliveira
    UNOESC
    7 Fase

    ResponderExcluir
  7. Ai sim podemos ver pessoas que procuram cada vez mais ajudar o planeta,precisamos de várias idéias inovadoras como essa.

    Sara Letícia - 102 Senac

    ResponderExcluir
  8. São ideias como essa que nos fazem ver que podemos sim ter um mundo cada vez mais sustentável. Que cada vez mais pessoas tenham essa preocupação em descobrir o novo em prol do meio ambiente...
    Mariana Alberti Giordan
    Ligiane Rafaela Pedroso
    Turma 102
    Senac-Chapecó

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez os ingleses nos mostram o que é cuidar do Meio Ambiente. Acho uma ótima solução para o destino desses materiais, além de beneficiar a região, que não vai mais precisar utilizar matéria-prima para criar telhas e tubos.

    Sival Jr
    Turma 101 - Senac

    ResponderExcluir
  10. usar fraldas descartaveis para fazer telhas e tubos de construçao é uma ideia muito boa,em minha opinião, pois os bebês usam Britânicos usam 3 bilhoes de fraldas por ano, e isso são só os britânicos, imagine quanto o mundo inteiro usa.É muito desperdício não usar as fraldas para nada porque acaba acumulando muito lixo e uma fralda demora 500 anos para se decompor. O exemplo que essa fábrica está dando deveria ser seguido por muitas outras, pois reaproveita matéria prima e diminui o acúmulo de lixo.
    Felipe Rauber
    turma:101
    senac

    ResponderExcluir
  11. Como as fraldas demoram muito para se decompor,essa idéia de reutilizar para fazer tubos e telhas de construção, faz com que essas fraldas tenham uma utilidade pois são milhares por criança, eles tem um processo de esterilização, uma ótima idéia para diminuir o lixo.
    Alunas: Fernanda Caroline Vidal e Jaqueline Fialho.
    Turma:100
    SENAC.

    ResponderExcluir
  12. Devido o alto indice de crianças que usam fraldas e a demora que esse material leva para decompor, essa é mesmo uma ótima ideia para diminuir o lixo e ainda é reutilizado para fazer tubos e telhas de construção, ajudando na reciclagem.
    Alunas: Dyenifer Taysa Mendes e Fernanda Gomes da Silva
    Turma: 100
    SENAC

    ResponderExcluir
  13. Nossa no começo achei a ideia da fralda ser transformada em telha nojenta, mas depois que li o texto vi que além das fraldas, são recicladas incontinência de adultos e absorventes íntimios femininos. E isso é muito legal pq deste modo são desviados os residuos absorventes dos aterros sanitários e incineração. Depois de terem passado por por uma fase eles são transformados em novos produtos a telha plástica a energia verde e muitos outros...

    Nome: Francieli de Andrade
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  14. Em primeira vista, a ideia parece meio estranha, por serem fraldas, absorventes e outros, reciclados. Mas essa é uma ótima maneira de reaproveitar um produto que que demora muito tempo para se decompor e que não tinham destinação correta. Cada vez mais as pessoas estão pensando em alternativas para diminuir o lixo que é jogado por aí. Esperamos que cada vez mais inovaçoes como essa, que pensam no futuro do planeta, surjam por aí!

    Rafaela Chiossi
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  15. a ideia é muito boa, todos deveriam usar dessa ideia pois alem de dar uma destinação mais correta para fraldas e absorventes reduz a poluição, e ainda o material é reutilizado para a construção de novos produtos, isso sim que é uma boa ideia e é de ideias assim que precisamos para ter um futuro melhor não só para nós mas já pensando em futuros filhos e netos.
    NOME: Larissa Fernanda Padilha
    TURMA: 98
    SENAC

    ResponderExcluir
  16. Todo ano aumenta a população do mundo e com isso o numero de fraldas,é uma inovação sustentável que ajuda a economia e o meio ambiente.

    Nome:João Paulo Casonatto,Vinicius José Nunes.
    Ria 152

    ResponderExcluir
  17. Gostamos muito da ideia de reciclar fraudas e absorventes, pois estes serão reutilizados e não somente jogados no ambiente. Todos os anos o número populacional aumenta, logo esta ideia deveria ser adotada por muitos outros países.
    Concluímos que o mundo ainda pode ser salvo, com essas pessoas que tem grandes ideias sustentáveis.

    Alunas: Dauane Vassoler e Dayanne Sampaio Antonio
    Turma: 004 (Senac)

    ResponderExcluir