Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Páre um pouco pra pensar!




Na fila do supermercado o caixa diz a uma senhora idosa que deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não eram amigáveis ao meio ambiente. A senhora pediu desculpas e disse: “Não havia essa onda verde no meu tempo.”

                O empregado respondeu: "Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente. "
"Você está certo", responde a velha senhora, nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente.
Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.
Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

                Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.
Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.
Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.

                Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lámina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou de ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.
Então, não é risível que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época? 


Enviado por Gabriela Marca - Técnica em monitoramento e controle ambiental

16 comentários:

  1. Realmente, nos dias atuais, a maioria das pessoas não se preocupam em reciclar ou reutilizar, apenas em adquirir novos equipamentos e produtos cada vez mais sotisficados para manter seu "status" perante a sociedade!
    Academico: Jean Alex de Ávila - 7° período ADM Unoesc.

    ResponderExcluir
  2. O lixo é todo nosso, e não podemos simplesmente fazer de conta que não e deixar o problema para as gerações futuras, deve-se tomar atitudes para resolve-lo agora!

    Flávia R. Martins
    7ª fase
    Adm - UNOESC

    ResponderExcluir
  3. Hoje se fala tanto na preocupação com o meio ambiente devido as atitudes das pessoas.
    Antigamente não se falava nisso pelo simples fato de não haver necessidade, pois as pessoas tinham consciência das consequências de seus atos. Não era preciso fazer campanha e apelos para terem colaboração com algo que todos dependem para viver.
    Hoje é necessário mostrar o que está acontecendo com o meio ambiente para daí sim as pessoas começaram pensar no que fazem, isso se pensarem, algumas acham que sempre terão os recursos naturais que precisam à disposição.
    Atualmente só se fala nisso por que as pessoas deixaram de ter os costumes antigos, deixaram de tomar as aitudes antigas, que porém simples eram de extrema importância para o planeta.

    Ana Carolina
    7o período Adm

    ResponderExcluir
  4. Antigamente o reciclar das pessoas eram diferentes, não tinha várias lixeiras e outros produtos, e sim o ambiente não era tão poluído em função de não ter muitos aparelhos eletrônicos, carros, motos, etc... o ambiente de hoje tem mais modernidades, as pessoas não pensam em reciclar o lixo devidamente..



    Aline F. de Lima
    7 fase de Adm Unoesc

    ResponderExcluir
  5. A tecnologia invadiu o planeta e pelo que parece, não pensou muito no que causaria ao planeta..e nem se quer em alternativas as quais nao maltratasse o planeta.Hoje o que estamos vivendo é resultado de tanta mudança.Será não teriamos como viver que nem as pessoas antigas????Estamos pagando oo preço da evolução e da má educação.


    Adriana Rosa de Oliveira
    UNOESC
    7º ADM

    ResponderExcluir
  6. A tecnologia nos favoreceu em muitas coisas, mas depois que ela chegau as pessoas ficaram muito dependentes dela. Como dis o texto as pessoas vão até o supermercado de carro que fica a uma ou duas quadra de casa, no que podia ir caminhando para não ficar dependente do automóvel ou até para fazer um exercício.
    E outra naquela época não havia essas doenças que existe hoje, as pessoas eram mais saudaveis e não eram tão ambiciosas como hoje.
    Claro que voltar naquela época não tem como,mas podemos tentar conscientizar as pessoa para cuidar meio ambiente.
    Nome: Nataniela Fernanda Siebeneichler.
    Turma: 102.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, muitas coisas mudaram do tempo de nossos avôs ao nosso tempo. Novas tecnologias foram criadas para nos beneficiar em algumas coisas, mais já paramos para pensar no tanto que nos prejudicam?Ou melhor, que prejudicam nosso meio ambiente?
    É curioso saber que no tempo dessa doce senhora cada gesto de trabalho beneficia outra coisa. De como fazia bem para o meio ambiente andar de bicicleta e como era divertido para os meninos, de como era prazeroso cortar grama, e ficar com os músculos fortes.
    Como tantas pessoas gostariam de ter tecnologias que nos beneficiam e que não prejudiquem o meio ambiente. Eu gostaria! Mas como isso não é realidade, vamos cuidar para deixar um meio ambiente digno para outras gerações viverem.
    Gabriela Maria Pires
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia as pessoas não se preocupam mais em reciclar e reaproveitar os lixos, pois é muito mais pratico. As pessoas não pensam no futuro, pensam apenas no hoje.O ser humano produz vários tipos de material que não são facilmente degradados pelos agentes da Natureza e como somos muitos, há uma grande quantidade desses materiais espalhados por todo o lado. Esses materiais depois de usados são jogados fora e ficam acumulados.
    A reciclagem além de diminuir a poluição do solo, lençóis freáticos e a liberação de gases prejudiciais à saúde, também é fonte de riqueza para o país. Então vamos conscientizar as pessoas para cuidar do nossso meio ambiente!
    Nome: Thalia Tecciani Biesek
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  9. A tecnologia não pensou muito no que causaria no nosso planeta, achou que melhoraria, mas cada dia mais esta piorando.
    Deve ser por isso que a cada dia que passa, mais pessoas ficam doentes, também, não é para menos. Cadê o ar puro e limpo que respiravamos? Hoje em dia, o ar do nosso planeta, é somente poluição. Voltar aquela epóca, cujo o planeta era maravilha? não tem como, mas bem que nós seres humanos poderiamos nos conscientizar e cuidar um pouco mais do nosso ambiente, afinal, com tantas pessoas no mundo impossivel que pelo menos um pouco não melhoraria.
    Karla Ariane Pinheiro
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  10. Atualmente o ser humano só quer saber de conforto , comodidade, quanto menos usar força ou trabalho pesado melhor. Seria bom se vivêssemos como antigamente, alem de não nos tornarmos tão sedentários, iríamos diminuir inúmeros fatores que prejudicam o meio ambiente.
    Aluna: Géssica Limberger
    Turma : 101

    ResponderExcluir
  11. Essa historia nos monstra uma grande reflexão para realmente admitir que nós não cuidamos do meio ambiente como antigamente, com essas inovações tecnologicas utilizamos muito mais energia e isso prejudica o meio ambiente.
    Alunas: Fernanda Caroline Vidal e Jaqueline Fialho.
    Turma: 100
    SENAC.

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia tem muitas pessoas mesmo que não se preocupam com a reciclarem e a reutilização do lixo, mas deveríamos todos nos conscientizar, e pensar em tudo que estamos fazendo hoje para o meio ambiente, pois veremos os resultados no futuro, nós preocupamos mais com o avanço da tecnologia do que com o lugar onde habitamos isso precisa mudar!
    Ana Paula França Vargas, ria: 51 Senac - SC

    ResponderExcluir
  13. muito lindo este texto, e que bom se todos fizessem isto de levar as garrafas para o supermercado novamente. isso poderia ajudar muito a natureza.

    ResponderExcluir
  14. ótimo exemplo o da senhora, se voltássemos no tempo com algumas atitudes que fosse, aposto que nosso mundo seria muito mais sustentável. Hoje é que não nos preocupamos com o meio ambiente, apesar de tantas propagandas em televisões, dizemos nos preocupar mas a verdade é que a grande maioria não está realmente afim de perder seu tempo para cuidar de nosso meio ambiente.
    Monalisa Copceski
    Ria 51, Senac

    ResponderExcluir
  15. "Então, não é risível que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?"
    Fala-se muito de de sustentabilidade e politicas ambientais ecologicamente corretas, mas nossas ações nos contradizem, não abrimos mão de muitos "confortos", fala-se de economia de energia mas cada vez mais adicionamos em nosso meio mais eletrodomésticos, aumentando assim nossa cota no consumo de energia elétrica.

    Gestão ambiental UNOESC Chapecó sc.
    Emerson legramanti
    Micheo zaffari

    ResponderExcluir
  16. E antes de qualquer comentario temos que ver o que fazemos hoje, estamos indo pelo mais fácil talvez pela falta de tempo, mas para muita coisa citada acima mesmo sem tempo temos como ser sustentável.

    gestao ambiental
    Milane Gomes e Regiane Giroletti

    ResponderExcluir