Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como é sua pegada ecológica?


Pegada Ecológica? O que é isso?


Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!
A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida.

Com os seres humanos, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia.

Se não prestamos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo, nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém, quando andamos num ritmo tranqüilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas são suaves.

Assim é também a “Pegada Ecológica”. Quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra.

O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza.

A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.

Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!






Agora faça o teste e coloque aqui seu resultado.

http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/

89 comentários:

  1. "Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.3 planetas por ano."

    Penso que é necessário uma mudança no nosso estilo de vida para haver mudanças benéficas em nosso planeta, e podemos começar com atitudes pequenas, como usar a bicicleta ao invés do carro, comer alimentos saudáveis, etc...
    Assim poderemos nos tornar não só mais saúdaveis mas também estaremos criando um planeta sustentável!

    Alan Meneghini
    Turma 103

    ResponderExcluir
  2. "Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.1 planetas por ano."
    Todos nos devemos mudar, por que nossas pequenas atitudes fazem a diferença, Se todos tomarmos essa decisão de mudar poderemos ter um PLANETA SUSTENTÁVEL.

    Aline Camargo Fortes PA 103

    ResponderExcluir
  3. "Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.4 planetas por ano."

    Em minha opinião devo rever meus atos, pois, se todos fossem iguais a mim o mundo estaria muito pior do que já está hoje, então vamos nos conscientizar e começar a economizar.

    Lucas Ferronatto
    103

    ResponderExcluir
  4. "Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.1 planetas por ano."

    Bom, eu não acho significativo, pois, se usarmos a bicicleta e não o carro, iriamos poluir menos, e também comendo alimentos mais saudaveis.Com essas mudanças pequenas porem significativas iriamos mudar o mundo !

    Duan Patrick ;
    Turma: 103

    ResponderExcluir
  5. Olá Alan, isso mesmo, precisamos mudar nosso estilo de vida..e você cita algumas delas.
    Dessas citadas, você faz alguma?

    ResponderExcluir
  6. Olá Lucas,
    realmente tem que rever seus hábitos. O que você se propõe a fazer para essa mudança?

    ResponderExcluir
  7. "Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.1 planetas por ano."

    Pelo resultado percebi que devo mudar meus abitos de consumo, pq continuando asssim teriam que surgir todo ano mu mundo novo pra mim.
    Entao imagine se todos forem assim ou pior, daqui uns dias não temos mais nosso planetas!

    amanda
    turma:103

    ResponderExcluir
  8. A maioria das pessoas estam vivendo de maneira muito superior a que o planeta pode suportar, se vivessem como eu, o mundo teria que ter uma necessidade de regeneração de 1,3 planetas por ano, pois desde esse momento estou refletindo no modo de pensar e de agir. Teremos que mudar radicalmente nossos habitos de vida se quisermos ter um futuro.

    Maycon Matana
    (103)

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline, que resultado bom.
    Que ações você acha importante que façamos para mudar nossos hábitos?

    ResponderExcluir
  10. Olá Duan,
    você se propõe a essas mudanças?

    ResponderExcluir
  11. " Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.5 planetas por ano. "

    Não tive um resultado muito bom , mais vou busca me conscientizar mais para melhorar minha vida e cuidar mais do nosso planeta, pois é com essas pequenas mudanças, podemos fazer as diferenças .

    Debora Camila May - PA 103.

    ResponderExcluir
  12. A minha pegada é ecologica, que a minha capacidade e de 1.1 planeta por ano , eu uso o meus limites. Todos nós devemos ser assim desse jeito para ter um planeta sustentável.

    ResponderExcluir
  13. Se todos consumissem como eu seria necessário uma capacitação de regeneração de 1.3 planetas por ano.
    Acho que tenho que começar a pensar melhor nos bens do planeta e economizar principalmente energia, e em outros aspectos.Meu resultados não foram dos melhores e devo melhorar um monte pra cuidar do planeta.

    Stefani Miller
    Turma:103

    ResponderExcluir
  14. "Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.7 planetas por ano "
    Bom!visivelmente posso perceber que "EU" preciso mudar meu estilo de vida.Mudando meus aspectos e minha forma de viver ,pensando mais na sustentabilidade.Assim poderei fazer minha parte e contribuir para uma paneta melhor de se viver.
    Patrick Hairon 103

    ResponderExcluir
  15. Se nos poluirmos menos, reciclar o lixo se preocuparmos com o meio ambiente será umas das maneiras de ter um planeta sustentável

    Aline Camargo Fortes PA 103

    ResponderExcluir
  16. A minha pegada é ecologica, que a minha capacidade e de 1.1 planeta por ano , eu uso o meus limites. Todos nós devemos ser assim desse jeito para ter um planeta sustentável.

    Vinicius Delevati
    Turma:103

    ResponderExcluir
  17. "Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de o.9 planetas por ano."

    Acho que devo mudar o posssível nas minhas atitudes, por que se todos fizerem sua parte podemos mudar nosso planeta!

    Carolina
    Turma:103

    ResponderExcluir
  18. "Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.1 planetas por ano."

    Se todos tivencem o mesmo resultado do meu, a Terra não duraria muito, precisaria de varrios planetas.

    Marcos wojciechowski
    103

    ResponderExcluir
  19. Se todos vivessem como você seria necessário uma capacidade de 1.7 planetas por ano.

    eu acho que se nos vivessemos assim nos gastaria muito mais energia estaria fora do normal do que acontece hoje em dia.
    Macelo Henrique Colpani turma 103

    ResponderExcluir
  20. Olá Manuela,
    Em minha casa, separamos o lixo, preferimos passear de a pé ao invés de carro, consumimos alimentos saudáveis, sempre que possível utilizamos do transporte público, damos preferência a produtos com um menor consumo de energia, economizamos luz e água, etc...

    Essas são apenas alguns elementos do estilo de vida tomado pela minha família, é claro que sempre é possível melhorar, mas acredito que ja seja um bom começo!
    E se cada um fizer sua parte com certeza teremos um mundo sustentável, ou seja, muito melhor para se viver!

    Alan Meneghini
    103

    ResponderExcluir
  21. Olá Manuela!
    Me proponho a fazer a economia de energia e materiais (roupas, calçados, etc.), também me disponho a comer alimentos mais saudáveis para por em risco o nosso meio ambiente.

    Lucas Ferronatto
    103

    ResponderExcluir
  22. Olá Manuela ;
    Concerteza fasso essas mudanças valerem a pena, pois, podemos fazer um país mais eficiente e mais produtivo e também mais sustentável !

    Duan Patrick ;
    Turma: 103

    ResponderExcluir
  23. "Se todos vivessem como você , seria necessári uma capacidade de regeneraçao de 1.2 planetas por ano."
    acho que todos nos devemos mudar para que nosso planeta seja sustentável por que certas a titudes nossas vazem grandes diferenças
    aluno:Patrick Rafael
    turma:103

    ResponderExcluir
  24. "Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.5 planetas por ano."
    É importante ficarmos sabendo de nossa depravação,pois nem sempre tomamos conta de quão importante é cuidar do nosso planeta. Então, vendo melhor os nossos erros, obtemos um hábito saudavel e mais sustentavel.

    João Matheus
    Jovem Aprendiz - 103

    ResponderExcluir
  25. Olá Manuela!
    Me proponho a fazer a economia de energia e materiais (roupas, calçados, etc.), também me disponho a comer alimentos mais saudáveis para não por em risco o nosso meio ambiente.

    Lucas Ferronatto
    103

    O meu comentário a cima está errado!

    ResponderExcluir
  26. com certeza eu acho que devo mudar como todos .a nossa vida é muito complexa nós aprendemos a nos comportar na vida e com o meio ambiente com nossos pais e as vezes eles tambem não sabem como preservar porque os pais deles tambem não ensinaram mas nos como jovens devemos saber agir e preservar a natureza como tambem ensinar A nossos pais para que ajudem tambem .acredito que com isso conseguiremos mudar bastante e com certeza para melhor.
    PATRICIA 103

    ResponderExcluir
  27. Se todos vivesem como você, seria necessario uma capacidadede regenaração de 1.7 planetas por ano.

    Eu estou disposto a mudar meu jeito de pesar e agir pelo mundo que hoje vivemos, para que ele se torne um mundo melhor para todos.

    Bruno Fogolari PA 103

    ResponderExcluir
  28. Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.6 planetas por ano, reduzir a energia para melhorar o nosso planeta, vou tentar gasta menos para melhorar o possivel em nosso planeta pois não da pra continuar assim.

    Alex Patrick Oldra
    Turma:103

    ResponderExcluir
  29. Se todos consumissem como eu, seria necessária a regeneração de 0.9 por ano,e seria necessário 1.6 hectares globais da área bioprodutiva do planeta terra. acho que não é um resultado tão ruim, eu tento economizar energia ao maximo, e não desperdissar alimentos, mas acho que ainda posso melhoras em alguns aspectos.

    Nome: Karine Berté
    PA: 103

    ResponderExcluir
  30. Se todos vivessem como você seria necessário uma capacidade de 1.7 planetas por ano.

    eu acho que se nos vivessemos assim nos gastaria muito mais energia estaria fora do normal do que acontece hoje em dia.
    Marcelo Henrique Colpani turma 103

    ResponderExcluir
  31. Se todos vivessem como eu seria necessário uma capacidade de regeneração 1.5 planetas por ano.
    Mas eu estou tentando mudar para melhorar nosso planeta, sempre separo lixo, e estou tentando mudar minha pegada ecólogica, para diminuir meu impacto na sociedade. O problema e que não somente eu preciso mudar, mas sim muitas outras pessoas que vivem no nosso planeta, por isso precisamos nos concientizar que todos temos que mudar nossas atitudes e nosso estilo de vida precisamos de uma melhor compreensão sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  32. Se todos vivessem como eu seria necessário uma capacidade de regeneração 1.5 planetas por ano.
    Mas eu estou tentando mudar para melhorar nosso planeta, sempre separo lixo, e estou tentando mudar minha pegada ecólogica, para diminuir meu impacto na sociedade. O problema e que não somente eu preciso mudar, mas sim muitas outras pessoas que vivem no nosso planeta, por isso precisamos nos concientizar que todos temos que mudar nossas atitudes e nosso estilo de vida precisamos de uma melhor compreensão sobre o assunto.

    Elizeu Henrique C.

    ResponderExcluir
  33. eu me proponho muda ainda mais
    tem por que de alugum modo sempre ajudo o meio ambiente(sempre tento evita jogar papeis no chao)
    claro presiso muda ainda mais
    e vou muda concerteza

    nome:Douglas Quevedo
    turma:103

    ResponderExcluir
  34. "Se todos vivessem como eu,seria necessário uma capacidade de regeneração de 0.9 planetas por ano".Todos nós somos responsáveis pelo o que anda acontecendo com o planeta,se mudassemos nossas atitudes,atos,e comportamentos aposto que tudo seria diferente!

    Nome:Indiamara Turma:103

    ResponderExcluir
  35. se todos vivessem como você seria necessario um planeta por ano
    apartir de hoje, vou fazer o maximo para melhorar minhas atitudes, assim melhorando o meio ambiente bem que diz o ditado, "mudando um por vez se muda tudo".....
    Nome:Ines da Rosa
    Turma:103

    ResponderExcluir
  36. Se todos vivessem como eu seria necessário uma capacidade de regeneração 1.2 planetas por ano. a minha respostas que eu consumo maior é das comidas e do transpore o resto todos os pontos estao muito bons
    aluna : Maiara Bampi Wesner
    Turma: 103

    ResponderExcluir
  37. Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1 planete por ano. Seria necessário 1.8 hectares globais da área bioprodutiva do planeta terra.

    Nome: Matheus Lucas
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  38. Se todos vivesem como eu, presisaria de 1.9 capacidade de regeneração de planetas.


    Nome: Diana Rempel
    Turma:100

    ResponderExcluir
  39. Se todos vivessem como eu seria necessário uma capacidade de regeneração 1.9 planetas por ano. Eu preciso melhorar bastante pois preciso rever meus conceitos .
    Nome: Pâmela Marta
    Turma :100

    ResponderExcluir
  40. Se todos vivesem como eu, presisaria de 1.8 capacidade de regeneração de planetas.


    Nome: Bruno Giaretton
    turma:100

    ResponderExcluir
  41. Se todos vivessem como eu, seria necessário uma capacidade de regeneração de 0.9 planetas por ano. Para sustentar meu estilo de vida é necessário 1.7 hectares globais da área bioprodutiva do planeta terra.
    Nome: Ana Paula
    Turma:100

    ResponderExcluir
  42. Se todos vivessem como eu, seria necessário uma capacidade de regeneração de 0.9 planetas por ano. Para sustentar meu estilo de vida, toma-se 1.6 hectares globais de área bioprodutiva do Planea Terra. As maiores áreas da minha pegada são destinadas a alimentação.

    Nome: Débora Ap. Cortina
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  43. Se todos vivessem como eu seria necessários de 1 planeta por ano.

    Rudimar Todesquini
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  44. se todos vivessem iguais a mim seria necessários 0,9 planetas por ano, na correria do meu dia-a-dia ao menos tento agir de forma correta com ações simples mas que penso que são necessárias como separar o lixo, evitar andar de carro e realizar caminhadas, etc. porque quero que as futuras gerações também usufruam dos recursos naturais e essenciais as nossas vidas.
    nome: Raissa
    turma: 100

    ResponderExcluir
  45. Se todos vivessem como eu precisariam 1.7 de regeneração, eu preciso melhor muito, pois de uma forma ou outra estou poluindo o planeta !

    Aluna: Juciane Vitencourt
    Turma:100

    ResponderExcluir
  46. Se todos vivessem como eu, seria preciso 0,9 planetas por ano. Isso mostra que só nas coisas que achamos mais simples já consumimos muito.

    Felipe
    Turma 100

    ResponderExcluir
  47. Se todos vivessem como eu,seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.1 planetas por ano. Acho que estou muito bom nesse sentido mais ainda tenho muito a melhorar para ficar num resultado fantástico.
    Nome:Luander
    Turma:100

    ResponderExcluir
  48. Resultado = 1
    Eee ao que tudo parece se todos fossem como eu, viveríamos num planeta melhor, mas claro que é errado admitir isso, pois como qualquer pessoa, tenho minhs falhas, e isso acaba trazendo um pequeno impacto sobre vida útil da terra. Mas fiquei feliz ao saber que sou de certa forma, um bom habitante da terra!
    Erick
    Turma:100

    ResponderExcluir
  49. Resultado = 1
    Eee ao que tudo indica se todos fossem como eu, viveríamos num planeta melhor, mas claro que é errado admitir isso, pois como qualquer pessoa, tenho minhs falhas, e isso acaba trazendo um pequeno impacto sobre vida útil da terra. Mas fiquei feliz ao saber que sou de certa forma, um bom habitante da terra!
    Erick
    Turma:100

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de descobrir que to errado =T auhauh

      Excluir
  50. se todos pensassem como eu seria necessário 1.8 planetas por ano não vou dizer que vou mudar totalmente meu pensamento e ser uma pessoa totalmente ecologica mas vou tentar porque eu quero que as futuras gerações tenham água potável e recurssos naturais para sua sobrevivência quero que o planeta seja melhor!
    nome:aline
    turma:100

    ResponderExcluir
  51. Se todos vivessem como eu seria necessario uma capacidade regeneraçâo de 1,5 planetas por ano.

    nome; windson ferranti

    tura; 100 :)

    ResponderExcluir
  52. Se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.8 planetas por ano.

    Bom, eu concordo que eu gasto bastante energia e transporte. Mas, é que eu dependo bastante disso. Na verdade todos nós dependemos de moradia, comida, transporte, bens e serviços. Mas, na minha opinião todos nós podemos ajudar de alguma forma. Mas, para isso vamos ter que mudar nossos hábitos, e atitudes. Na minha opinião, cada pessoa assim como eu e você, deveriamos ter conciência das atitudes que tomamos, e lembrar que logo vem as consequências. O desmatamento está cada vez maior, a água, quanto mais podermos utilizar, mais beneficios iremos ter.

    Jéssica Vaninn
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  53. 1.7 de regeneração eu preciso melhorar pois não vai vir as consequencias agora, mais com as pessoas que iram vir,com certeza elas iram ser prejudicadas.

    Aluna: Fernanda Campos
    Turma:100

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se todos vivesem como eu seria necessario uma capacidade de regeneração de 1.3 do planeta por ano. Para sustentar meu estilo de vida toma-se
      2.3 hectares globais da área bioprodutiva.
      Vinicius Alexandre
      Turma:100

      Excluir
  54. Se todos vivessem como eu seria necessario uma capacidade regeneraçâo de 1,8 planetas por ano.

    aluno; Vinicius Porte
    turma; 100

    ResponderExcluir
  55. 1,9 planetas por ano imagine ter que ficar mudando de planeta esta na hora de se comsientizar e comesar a mudar

    ResponderExcluir
  56. 1,9 planetas por ano imagine ter que ficar mudando de planeta esta na hora de se comsientizar e comesar a mudar

    Alexsandro

    Turma: 100

    ResponderExcluir
  57. Se todos vivessem como eu, seria necessario a capacidade de regeneração de 1,4 planetas por ano. Nossa eu realmente estou gastando muito e nem imaginava que nas simples tarefas do meu dia-a-dia eu gastava tanta energia assim.
    Aluna: Dyenifer Taysa Mendes
    Turma: 100
    SENAC.

    ResponderExcluir
  58. Aluna: Fernanda Caroline Vidal.
    Turma: 100
    SENAC
    Preciso melhorar alguns de meus hábitos pois preciso 1.5 planeta para sobreviver, preciso de 2.7 de hectares globais.
    Ter mais consciência de saber cuidar de nosso planeta, pois ele e apenas um.

    ResponderExcluir
  59. Se todos vivessem como eu, seria necessario a capacidade de regeneração de 1,1 planetas por ano. Nossa eu realmente estou gastando muito e nem imaginava que nas simples tarefas do meu dia-a-dia eu gastava tanta energia assim.

    NOME: Taiane, Jeferson
    TURMA:100

    ResponderExcluir
  60. 1,4 planetas por ano.

    Johnatan Mucelini

    ResponderExcluir
  61. Se todos fossem igual a mim precisariam de 1,4 planetas por ano. Acho que devo me consciêntizar mais e gastar menos. Tenho muito a melhorar.
    Nome:Fernanda Gomes da Silva
    Turma:100
    SENAC

    ResponderExcluir
  62. Nossa não imaginavamos que nos gastavamos tanto assim precisamos de 2.5 hectares globais e um 1.5 planeta para sobreviver. temos que ter conciência e cuidar mais do nosso planeta pois se todos fizerem assim como nos o mundo vai a falencia.. temos que cuidar do que é NOSSO!

    Nome:Pâmela Siemer e Quezia Arruda
    Turma:100

    ResponderExcluir
  63. Se todos vivessem como eu seria necessario uma capacidade de regeneraçao de 1.1 planeta por ano, para sustentar meu estilo de vida toma-se 2.1 hectares globais da área bioprodutiva.
    Nome: Igor
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  64. Aluna: Jaqueline Fialho.
    Turma: 100
    SENAC.
    Preciso pensar em tudo que fasso, pois devo mudar precisaria de 1.5 de planeta para sobreviver e 2.7 de hectares para sustentar meu estilo de vida.

    ResponderExcluir
  65. 1,3 planetas por ano.

    Gabriela Rolim de Moura

    ResponderExcluir
  66. 1,1 planetas por ano.


    Francieli de Andrade

    ResponderExcluir
  67. Tainá Meneghini - Engenheira Florestal

    Para garantir a essência da vida precisamos viver de acordo com a “capacidade” do planeta, ou seja, de acordo com o que a Terra pode fornecer e não com o que gostaríamos que ela fornecesse. Com a pegada ecologica todos podem avaliar até que ponto o nosso impacto ultrapassou o limite e saber se vivemos de forma sustentável ou não, se não devemos repensar o nosso posicionamento.

    ResponderExcluir
  68. Somos o que produzimos, somos o que consumimos, e o lixo faz parte deste ciclo, deste rastro que deixamos no mundo, no ambiente em que vivemos. A natureza está chegando ao ponto da saturação. Não consegue eliminar naturalmente a quantidade de lixo produzidos pelos humanos, esses maravilhosos seres racionais. Atitudes simples e simplórias podem representar a salvação de espécies em extinção, incluir excluídos na sociedade e determinar uma nova arquitetura habitacional.
    O lixo, com a tecnologia e a concientização do homem, pode deixar de ser, simplesmente lixo e se transformar em aliado para a sociedade criar meios para a vida no planeta ganhar qualidade.
    Engenheiro Florestal - Charles Barancelli

    ResponderExcluir
  69. Como fala no enunciado do texto nós seres humanos somos que nem os animais, deixamos sempre pegadas, rastros, algum indicio de que já estivemos neste local, e desta forma se pode perceber como foi a passagem por lá, quais as marcas, se causamos prejuízos ao planeta, a forma em que vivemos.A pegada ecológica nós faz repensar em atitudes do dia-a-dia, como estamos agindo em prol dos recursos que nos oferece, se sabemos utilizá-los de forma sustentável.

    Engenharia Florestal
    Roberta Rampazzo

    ResponderExcluir
  70. O fato é que o crescimento, seja ele populacional, seja ele economico, cresceu em uma velocidade muito maior do que o nosso meio, o meio em que vivemos suporta. É compreensível que o crescimento nos leva ao desenvolvimento econômico, porém o social e ambiental sofrem pelo passo em que caminhamos,sendo o ambiental o que mais leva o peso de nossas atitudes. Ao fim, percebemos que o grande fardo que lançamos ao meio,nos vem em respotas e manifestações naturais que todos conhecemos, estiagens, enchentes, tempestades, entre outros fenomenos naturais que na teoria o homem não consegue controlar, ou mandar, mas interfere muito com a forma em que atua sobre o meio.

    Engenharia Florestal
    Mauro Matheus Tecchio

    ResponderExcluir
  71. Deveríamos adotar todo o momento, um estilo de vida mais equilibrado e responsável com o meio ambiente, pois é fundamental para o planeta,muitas coisas em que nós podemos fazer para mudar o nosso dia-a-dia, basta ter disposição e prestar muita atenção no local em que passamos e que o planeta tem a nos oferecer por muitos e muitos anos.

    Eng. Florestal
    Tauana D. Schneider

    ResponderExcluir
  72. Como visto neste artigo, quanto mais exploramos o meio ambiente, maior é o rastro que deixamos, fazendo com que a natureza demora anos para se recuperar, e assim vamos vivendo, destruindo de forma descontrolada, cabe a nós decidir se queremos um mundo melhor para as próximas gerações ou não?

    Renato Listoni
    Engenheiro Florestal

    ResponderExcluir
  73. "Se todos vivessem como você , seria necessári uma capacidade de regeneraçao de 1.2 planetas por ano."
    Sei que exageramos um pouco, mas se todos nos concientizarmos com certeza a nossa capacidade de regeneração nao ultrapassaria 0.5 planetas por ano e assim passo a passo recontruiriamos o nosso planeta...

    Elizandra de Lima
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  74. Karen Ângela Flores - Eng. Florestal

    A aplicação dessa ferramenta é aceita internacionalmente e contribui na implementação de programas de redução de emissões e desenvolvimento de estratégias nacionais. Essa política de crescimento ultrapassou a capacidade do planeta, e se estabeleceu uma condição insustentável, mas felizmente, através de ferramentas como a pegada ecológica pode-se indicar a sustentabilidade almejada.
    Acredito que a ferramenta tem papel destacado como sistema de auxílio na tomada de decisão e consciência dos limites de crescimento.
    De acordo com BELLEN (2006), o método não deve estimular que a sociedade viva no limite da capacidade de carga, mas, sim, deve mostrar o quão próximo a sociedade encontra-se de seus limites.

    ResponderExcluir
  75. Gustavo Antonio Carraro - Engenheiro Florestal.

    O homem, cada vez mais esta se dispersando com a tecnologia e outros meios de recursos que estão causando danos a nossa Terra. Que por sua vez esta deixando “pegadas” fortes para traz, onde futuramente pode ser um grande problema a nossa humanidade e também colocando em risco a nossa grande diversidade como fauna e flora. E essa “pegada ecológica” mostra a brutalidade, que nós seres humanos estamos devastando o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  76. O crescimento populacional e econômico é muito proporcional ao nosso em que vivemos, isso tudo é decorrência dos nossos passos, que talvez demore anos para que haja a recuperação na qual era antes. A capacidade de se consumir esta bem acima da capacidade de produção, isso leva o descontrole da natureza de certo modo a gerar catástrofes e fenômenos naturais que talvez não sejam mais capazes de ser revertidos ao normal.
    Alex Müller
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  77. Academica: Jéssica Pescador
    Curso: Logística 5º fase

    Devido o crescimento populacional e a grande expanção da tecnologia o homem está a cada dia mais deixando grandes rastros, enormes pegadas e sem pensar no futuro das nossas gereções que pqgaram altos preços pelo nosso descuido com o planeta. como a carta há 2070 é que sabe uma realidade que nossos filhos, netos e bisnetos poderam viver se nós geração de 2012 não fomos concientes e tomar atitudes que melhorem o meio ambiente, evitando a poluição, a degradação e tudo que fazemos sem pensar que estamos prejudicando a nós mesmos....

    ResponderExcluir
  78. O texto Pegada Ecologica, conforme o crescimento populacional e a grande expanção da tecnologia o homem está a cada dia mais deixando grandes rastros, enormes pegadas e sem pensar, nas consequências que estão causando no meio ambiente, e que isso podera prejudicar o nosso PLANETA.

    NOME: Beatriz Borges e Karen Herrmann
    Ria: 99
    Senac

    ResponderExcluir
  79. Na natureza sao deixadas pegadas de quem faz o bem e de quem faz o mal para ela mesma e dessas pegadas é o planeta quem sofre e os seres humanos tambem.
    nome: ADRIANA DA SILLVA
    turma: 99
    SENAC

    ResponderExcluir
  80. Realmente as pegadas que viemos deixando no planeta não são as melhores, já está passado da hora de entrarmos em ação para colaborar com o planeta pois estas más ações que cometemos contra o planeta já está voltando para nós mesmos. O planete pede ajuda desesperadamente.

    NOME: Edivania do Rosário
    TURMA: 51

    ResponderExcluir
  81. Teríamos que mudar as nossas ações no mundo pois esteemos cada vez mais acabando com o mundo....
    vamos repensar nossas atitudes e fazer melhor.
    Daniel
    Ria 51
    SENAC CHAPECÓ

    ResponderExcluir
  82. Definitivamente devemos repensar e mudar nossas atitudes com o nosso planeta, Devemos cuidá-lo e preservá-lo, para que assim possamos viver em um planeta de melhor qualidade.
    Monalisa Copceski
    Ria 51, Senac.

    ResponderExcluir
  83. Observamos que, por aonde andamos deixamos nossas pegadas, e por isso devemos cuidar que nossas atitudes sejam conscientes
    com o meio ambiente,preservando-o para que as futuras gerações possam usufruir.

    TURMA: PG 10
    NOMES: ELIZANDRO
    EVANDRO
    EDSON LUIS

    ResponderExcluir
  84. Também acreditamos que nossas atitudes hoje, decidirão o futuro do nosso planeta, pois cada ação que tomamos terá uma consequência, seja ela boa ou ruim. Por isso cada um de nós deve começar a mudar o mundo por si mesmo, pois cada um tem que fazer sua parte, seja apenas por gestos pequenos, mas que com toda a certeza, farão uma grande diferença no futuro.
    Nomes: Letícia Antunes Pansera e Suelen Thais Ramos
    Turma: PA Unimed

    ResponderExcluir
  85. Muitos tem a consciência de que os seres humanos não estão deixando "pegadas" boas para nós mesmos e até mesmo para o Planeta em que vivemos. Deixar "pegadas" boas e que possam nos trazer resultados bons no futuro não ajudaram só nós mesmos mas o Planeta em que vivemos também. Devemos e podemos fazer o bem ao nosso planeta, não pensando só no presente mas no futuro também, porque sabemos que todo ato gera consequências Dependemos dos recursos do nosso planeta para sobreviver e o Planeta depende da nossa colaboração contribuindo com o mesmo.

    Nomes: Sabryna Gabriela e Jean Lima
    Turma: 2015.0528.003

    ResponderExcluir
  86. Pegada é nada mais e nada menos que o legado que deixamos sobre o meio ambiente,e isso poderá afetar diretamente as próximas gerações futuras.

    ResponderExcluir
  87. Pegada é nada mais e nada menos que o legado que deixamos sobre o meio ambiente,e isso poderá afetar diretamente as próximas gerações futuras.

    NOME: Enthony Silva,Lucas Belusso
    TURMA: 003

    ResponderExcluir