Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dilma defende renovação do Protocolo de Kyoto



Enquanto representantes de diversos países participam da 17ª Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-17), em Durban, na África do Sul, a presidenta Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira (6) a aprovação do segundo período de vigência do Protocolo de Kyoto.
“Estamos realizando a 17ª Conferência do Clima e gostaríamos de que lá fosse aprovada a segunda rodada do Protocolo de Kyoto. Essa é a posição do Brasil e nós considerávamos que isso seria essencial”, disse Dilma, em discurso durante a cerimônia de entrega do Prêmio Jovem Cientista, no Palácio do Planalto.
O Protocolo de Kyoto foi o primeiro acordo global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no mundo. O primeiro período de compromisso, estabelecido pelos países, vai de 2008 a 2012.
A presidenta disse também que esperar uma decisão “adequada” da conferência sobre a questão do clima. “Em Copenhague [sede da Conferência do Clima em 2009] tomamos a iniciativa de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no horizonte de 2020 para 36% a 39%. Estamos vendo uma situação um tanto problemática nessa área, do ponto de vista das decisões tomadas em Durban. Esperamos que isso não aconteça e que, de fato, Durban tenha uma decisão mais adequada sobre a questão do clima.”
Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil
Fonte: Ciclo vivo

43 comentários:

  1. É louvavel ver os governantes, preocupados com as questões abientais e principalmente a nossa presidenta. Porém , acredito que devemos menssurar as nossas atitudes para/com o meio . O Protocolo de Kyoto é apenas um acordo, o começo de uma mudança de pensamento ambiental por parte da sociedade em geral.
    Bruna Vargas PA 102

    ResponderExcluir
  2. Presidenta Dilma esta defendendo uma coisa Muito importante! Pois a emissão de gases é algo alarmante não da pra deixar de lado as indústrias que emitem este tipo de gases DEVEM sim ter alguma maneira pra que estes gases não agridam tanto o nosso meio!Pessoalmente fico Feliz que Estas Causas são debatidas e é feito algo a respeito Sobre o Nosso meio ambiente.



    Nome-Luiz Carlos Rodrigues Turma-102

    ResponderExcluir
  3. Apóio a presidente Dilma, pois a emissão de gases é uma coisa muito importante, todas as empresas e indústrias deveriam se consciêntizar para tomar uma providencia.

    Matheus Isaac
    102

    ResponderExcluir
  4. Conserteza a aprovação do Protocolo de Kyoto vai ser um grande avanço para a sustentabilidade do planeta, esperamos que isso seja um exemplo para mais paises se interresarem e abordarem a aprovação para um futuro melhor.

    Thainara Kilian de Paula (Turma PA 102).

    ResponderExcluir
  5. Espero que todos os países participem logo do protocolo de Kyoto pois a emissão de poluentes na nossa atmosfera está cada vez maior, pois precisamos garantir um futuro melhor para as novas gerações.

    Maycon Matana
    (103)

    ResponderExcluir
  6. Axo muito importante para os todos os paises e principalmente para o planeta a aprovação do Protocolo de Kyoto,assim os paises se comprometem a reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera, o que e um bom começo para se ter um planeta sustentável.
    Carolina.
    Turama:103

    ResponderExcluir
  7. Em relação ao protocolo de Kyoto, não é uma maneira suficiente para acabar com a poluição de nosso planeta, pois alguns países até fazem parte dele, porém não comprem ou fazem muito pouco para a mudança de nosso planeta. Adianta fazer parte do protocolo de Kyoto e não conscientizar seus habitantes para parar de poluir, com veículos, indústrias e várias outra maneiras de poluição? Não é assim que vamos mudar o planeta.

    Lucas Ferronatto
    103

    ResponderExcluir
  8. É lamentável saber que muitos países não aderem ao protocolo, pois aderindo a este, a nação não apenas está diminuindo a emissão de gases poluentes, mas também está tratando da tão famosa e importante SUSTENTABILIDADE.
    Gostaria de salientar também a questão da hipocrisia de George W. Bush, de não ter aderido ao protocolo durante seu governo.
    EUA, é um dos países que mais poluem nesse sentido, e não aderir ao protocolo com o argumento de que este irá prejudicar a econômia de seu país, é uma grande ignorância.
    Por isso a sustentabilidade é tão importante!
    Através dela podemos desenvolver uma nação com uma forte economia, porém, sem prejudicar nosso planeta, e essa é o foco de muitas empresas hoje!
    Sinal de que estamos progredindo, apesar da ignorância e hipocrisia de uns, é gratificante saber que temos governantes que se preocupam com isso!

    Alan Meneghini
    103

    ResponderExcluir
  9. Esse protocolo, foi um anvanço para o brasil, é uma coisa muito interessante para nosso páis para nosso páis sustentavél, e outro paises tambem podia seguir esse protocolo!

    Vinicius Delevati
    Turma:103

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da importânçia que o Brasil esta dando ao protocolo de Kyoto, e isso seria mais interesante se comesarmos a concientizar as pessoas de que o aquecimento global esta muito próximo, e é uma realidade que estamos prezenciando no nosso dia a dia, por exemplo as ilhas de calor que existem em SP, que são um local que a um calor essecivo, e que é prejudicial a nossa saúde.

    Elizeu Henrique C.
    103

    ResponderExcluir
  11. é interessante por que esse protocolo vai melhora a nosso planeta e não vai degrada o meio ambiente, presumimos que não né, mas é um assunto muito interessante para nos jovens aprende desde agora para podermos melhorar o nosso mundo, e deixar cada dia mais sustentável.

    Vinicius Lise

    Turma:101

    ResponderExcluir
  12. Também concordo com a presita Dilma, todos os países devem aceitar o plano de Kyoto, e que as novas decisões sejam adequadas para que todos os países possam cumprir com as exigências, assim o plane sofre um pouco menos com a nossa poluição.

    Nome: Gabriela Cima dos Santos
    Turma:101

    ResponderExcluir
  13. a aprovação do protocolo de kyoto na minha opinião vai ser muito importante pois ira diminuir a emissão de gases poluentes para a atmosfera oque é muito bom e pode gerar otimos resultados para se ter um planeta sustentavél.

    Aluno:Hildemar Felipe Comin
    Turma:101

    ResponderExcluir
  14. O Protocolo de Kyoto foi criado para reduzir a emissão de gases poluentes no mundo, melhorando assim, a vida da população. Representantes de vários países se reúnem para debater e chegar a uma conclusão imediata a respeito da emissão de gases, causando o efeito estufa. A população também deve ter a consciência de fazer algo para ajudar a melhorar essa situação, afinal, de que adianta pensar e não agir a respeito. E é triste saber que alguns países ainda estão "atrasados" e não aderiram a esse projeto, então esperamos que todos pensem a respeito e façam algo para isso melhorar, pois não diz respeito apenas aos presidentes, entre outros cargos importantes, mas sim a toda a população. Queremos um mundo mais sustentavel e um futuro digno a todos.

    Marceli Dal Piva
    101

    ResponderExcluir
  15. Se fosse eu no lugar da Presidenta Dilma, também aprovaria protocolo por que isso só traria benefícios para todo mundo. Também espero que vários outros países tomem a mesma decisão de nossa presidenta.
    Alisson Agostinho
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  16. Achei até bom a nossa presidenta Dilma estár se preocupando um pouco com o nosso planeta em questão do protocolo de Kyoto e acho que os outros países devem aceitar também para que possamos com um gesto não muito grande do que a jente pode fazer ajudar o nosso meio ambiente que é a única coisa que nos resta e que temos que preservar para que aja vida futuramente.

    Nome: Ana Cristina
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  17. É bom ver que os nossos governantes estão vendo os problemas ambientais.
    Mais o nosso meio ambiente não deve ser deixado de lado, pois é um problema que deve ser enfrentado o quanto antes para evitar mais danos ao nosso mundo.

    Márïo C.

    Turma: 101

    ResponderExcluir
  18. Muito boa decisão de nossa presidenta. Imagine o caus que acontecerá depois de alguns países terem saído do acordo de Kyoto. Isso quer dizer que eles não estão nem ai para o meio ambiente e muito menos para o mundo.
    Isso pode gerar graves conseqüências para os seres humanos. É bom ver que pelo menos os governantes do Brasil estão preocupados.
    Gabriela Pires
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  19. Brasil o berço da maior floresta tropical do mundo deve estar de fato muito preocupado com a redução do aquecimento global. Mas apesar de ser um documento importante ao meio ambiente, um dos maiores poluidores do mundo os EUA não assinaram o protocolo.

    Camila N. Machado
    Turma - 101

    ResponderExcluir
  20. Bom, é muito interessante ver tudo isso! Falta apenas ter certeza de que tudo que foi dito está sendo colocado em prática. Afinal, palavras mudam o mundo mas não o salvam literalmente de nossas atitudes hipócritas.
    Erick
    Turma - 100

    ResponderExcluir
  21. Achamos muito bom que a Dilma esteja apoiando essa ideia ,isso mostra que o Brasil esta preocupado com a questão ecologica. E também o Brasil está preocupado com o " Aquecimento Global "

    Nomes: Luander , Pâmela Marta
    turma : 100

    ResponderExcluir
  22. Achamos que a renovação desse contrato para diminuição de gases poluentes lançados na atmosfera é muito importante tanto para nossa saúde, quanto para o meio ambiente.


    Nomes: Ana Paula, Jéssica Vaninn
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  23. Pode ter sido um dos primeiros passos para diminuir as emissões de gases poluentes no mundo, quando todas as nações se consciêntisarem de que todas as riquezas naturais estão sumindo por conta disso, talvez seja tarde de mais.

    Nome: Taiane, Jeferson
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  24. A presidente Dilma Rousseff esta certa em se importar com o aquecimento global, poís as indústrias precisam do incentivo governamental e claro ter uma iniciativa para diminuir a quantidade de gases do efeito estufa no meio ambiente.

    Gabriela Rolim de Moura
    Johnatan Mucelini
    Turma - 100(%)

    ResponderExcluir
  25. além de mostrar a nossa preocupação em relação ao aquecimento global, isso também serviu de incentivo a outros países
    nomes:raissa e aline

    ResponderExcluir
  26. Achamos uma das melhores leis que ja foram aprovadas, pois ja existem estudos que depois de alguns anos com a lei em rigor, a camâda de ozônio esta se reconstituindo o que nos faz apostar ainda mais nesta lei.


    Nome:Bruno Giaretton, Diana Rempel
    Turma:100

    ResponderExcluir
  27. Não é so a Dilma que deve se preocupar com isso , todos nos devemos ajudar,pois aqui é onde morramos, e não adianta so falar tem que colocar tudo isso em pratica , não ficar so falando que isso não adiantara NADA , e cada vez mais irá poluir mais o planeta.

    Alunas: Juciane e Fernanda Campos
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  28. A nossa presidenta Dilma deu seu exemplo agora falta nos cidadões fazer a nossa parte.Devemos se preocupar com o aquecimento global pois precisamos de um mundo MAIS diversificado em frio e calor.. Apoiamos essa lei!

    Nome:Pâmela Siemer e Quezia Arruda
    Turma:100

    ResponderExcluir
  29. Karen Ângela Flores - Eng. Florestal.

    A preocupação com o meio ambiente juntamente com o aquecimento global, estão motivando não só ambientalistas e entidades preocupadas com o assunto, mas está cada vez mais presente no nosso cotidiano, na nossa casa, e cada vez mais a população interage e faz a sua parte para melhorar o meio onde estamos vivendo. O Brasil está crescendo e com cada crescimento vem o desenvolvimento, com a renovação do Protocolo de Kyoto, o Brasil participa de diversos projetos como o envolvimento de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (DML), no qual gera recursos com a venda de “créditos de carbono”, entre outros projetos em que o Brasil está envolvido para a questão meio ambiente, desenvolvimentos e sustentabilidade. Foi importante e sensata a decisão de renovação do Protocolo de Kyoto que da Presidente Dilma.

    ResponderExcluir
  30. Protocolo de Kyoto, fiasco até que países como China e USA resolvam aderir a causa, mas isso dificilmente ocorrerá. Por que eles sabem exatamente quais são os maiores fatores que influenciam as variações climáticas no globo. Já o Brasil, pobre Brasil até sua estação na Antártida foi queimada, aonde tínhamos ainda algumas respostas para algumas questões relevantes.

    Paulo N.

    Eng. Florestal

    ResponderExcluir
  31. Eis ai mais um mistério para o problema do aquecimento global, o protocolo de kyoto que é um acordo para reduzir a emissão de poluentes vinha com uma proposta inovadora para tal questão, mas o que se viu foi outra coisa, certos países não quiseram aderir a ele pois alegaram que influenciaria de forma negativa no desenvolvimento do país, mas muita água ainda vai rolar na questão de aquecimento global, mas uma coisa é certa, a água ta batendo no pescoço, e se não for tomada nenhuma decisão urgente, todos iremos nos afogar.

    Renato Listoni
    Engenheiro Florestal

    ResponderExcluir
  32. Comentario sobre a substituição dos copos plásticos

    O aquecimento global está aí e a consciência ambiental não pode ficar para trás. Um dos elementos mais usados nas empresas e que muitas vezes passa despercebido, mas que ataca a natureza de forma violenta, são os copos plásticos descartáveis, muitas vezes a pessoa faz uso do copo uma única vez e já o descarta. Mas quantas vezes essa mesma pessoa toma água por dia? Pegue esse número o multiplique pela quantidade de funcionários da empresa.
    Analisando os gastos com os copos plásticos notasse que a retirada deste produto se torna mais viável para a empresa além de ser ecologicamente correto. O uso do copo de papel tem várias qualidades e a mesma utilidade, por isso se torna uma maneira esperta e consciente de agir. Minha opinião é a utilização de canecas individualizadas.
    Dica: Minha atitude faz a diferença!

    Engenheiro Florestal – Charles Barancelli.

    ResponderExcluir
  33. É bom saber que nossos representantes, lideres e governantes debatam essa questão, afim de montar programas para resolver a “caca” que as “pessoas” que tanto poluem nosso planeta, tempo somente um objetivo “os lucros”, sejam julgados e paguem por seus atos.
    Adriano Peloso Engenharia Florestal Unoesc

    ResponderExcluir
  34. a aprovação do Protocolo de Kyoto é muito interessante e foi criado para reduzir a emissão de gases. E que de bons resultados para termos um planeta saudável, é muito bom vermos que tem pessoas se preocupando.

    Janaina Frozza - 99
    SENAC

    ResponderExcluir
  35. Isso e muito bom para nosso pais pois mostra que nossas autoridades estão preocupadas em ajudar nossa parte ecologica.
    Nome Matheus
    Ria 51

    ResponderExcluir
  36. Isso e muito bom para o nosso pais vermos que tem pesoas preocupadas com o seu pais. Nome:Izaque figueiró. Ria:51

    ResponderExcluir
  37. O Brasil como potência mundial tem grande influência perante os países de menor expressão e defendendo a aprovação da 2ª vigência vem propor melhorias na qualidade de vida da população, além de instabilizar enquanto manejo sustentável do planeta.

    Nome: Juliano, Hiago e Mônica
    Curso: Gestão Ambiental

    ResponderExcluir
  38. É bom vermos que nossos representantes governamentais, também deram importância para a preservação da nossa qualidade de vida, uma vez que adotando esses protocolos temos mais uma garantia de convivermos num ambiente mais saudável e com menos riscos.

    Nome:Daiane Fabris e Francieli Baggio dos Santos
    Turma: 9° Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  39. A primeira vez que ouvi falar do protocolo de Kyoto pensei: "Esse protocolo não deveria ser um compromisso? Porque mesmo os países tendo assinado, concordando em diminuir a emissão de gases em 55%, as emissões só aumentaram? A Dilma está certa em querer a renovação do protocolo mas os países precisam agir para cumprir o acordo e não apenas assinar um papel.

    Lucas Stieven
    Turma 128

    ResponderExcluir
  40. A primeira vezes que foi assinado o Protocolo de Kyoto o Brasil era um dos países que não era obrigado a participar pois era um pais subdesenvolvido. Tinha que fazer sua parte mas não era cobrado por isso, muito menos tinha uma meta a ser atingida.
    Hoje o Brasil quer a renovação do protocolo, como a própria presidenta Dilma diz isso seria essencial,mas não basta apenas assinar um papel e não cumprir com sua parte.

    Nayara de Oliveira Kerppers
    Turma: PA Unimed

    ResponderExcluir
  41. O Brasil quando assinou com Kyoto fizeram metas .O protocolo não foi atingido por isso que eu digo que não é só um papel por isso que não e bem assim só asinar um papel.

    Nome:Luiz F.Gonçalves,Marcos G Caminski.
    Turma:004 ADM

    ResponderExcluir
  42. É interessante sabermos que nossa presidenta se preocupa com um futuro sustentável, porem esses projetos muitas vezes ficam só na discussão, e o desenvolvimento normalmente não acontece. talvez esse futuro que nossa presidenta quer investir poderia ser pensado para um presente.
    nome:Sabrina Rosa e Joana Nogueira
    turma: ADM 004

    ResponderExcluir
  43. A sugestão de Dilma, é uma sugestão que deveria ser aprovada. Pois o protocolo de Kyoto,foi uma forma de redução dos gases, que deu certo, e como ainda precisamos muito , que essa redução continue cada vez mais frequentes, poderíamos por em vigor uma segunda rodada do protocolo. Pois assim teríamos ainda mais reduções, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
    Larissa Regina e Mariana
    Turma: 004 Senac

    ResponderExcluir