Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CONSUMO CONSCIENTE NO NATAL


Mais uma vez chegando o Natal e o blog Discutindo o meio ambiente não poderia deixar de lembrá-lo sobre a importância do Consumo Consciente no Natal.
Para isso, a Akatu reuniu dicas, que compartilho com vocês.


Significado do Natal: Muitos pensam que o Natal é sair correndo para lojas em busca de presentes. Pense nisso.
Presentes: Já pensou em fazer seus próprios presentes? Inove, crie e surpreenda.
Planejamento: Final do ano tem o 13º e poucos planejam seus gastos. Que tal limitar ao seu orçamento mensal?
Acertar: Comprar o presente errado, normalmente é gastar duas vezes. Se você não tem certeza pergunte.
Comida: Estima-se que 20% do que compramos de comida vai para o lixo. Principalmente nas festas. Então não exagere apenas para enfeitar a mesa.
Escolha: Para não ter surpresas e despesas extras, certifique-se de quem você está comprando o produto.
Contas: Lembre-se que no início do ano acumulam-se gastos extras, então controle-se.
Embalagens: Claro que é legal embrulhar o presente. Mas não exagere com excessos de papéis, sacolas, laços e caixas.
Decoração: Recicle, reutilize e reinvente. Você tem ótimas ideias para isso.
Doação: Aproveite a ocasião para doar o que tem a mais. Envolva a família, vizinhos e amigos nisso. Fará bem para sua alma.
Espalhe: Espalhe para todos estas dicas e se tiver mais algumas acrescente à lista. Você estará contribuindo muito para o Consumo Consciente.



Você tem outras dicas para ter um Natal mais sustentável?

22 comentários:

  1. Daiane Rottava Posse
    Turma 51 Senac

    É muito importante ter um consumo consciente no natal. Temos que planejar assina de tudo o iremos dar de presente, de que decoraçaõ necessitamos,o que iremos compra para as refeições.Com isso saberemos planejar os gastos,saberemos que presente dar para um amigo ou um familiar.Economizaremos dinheiro para a compra de alimentos, e assim não terá exageros e nada irá para o lixo. Afinal, o consumo consciente nós ajudará a não poluir o meio ambiente e nós ajudará a economizar dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Natal consciente é isso mesmo! Não devemos nos preocupar somente o quanto vamos gastar e com o que, mas sim o natal e um momento de juntar a família e mostrar sentimentos de harmonia e de felicidade, natal e muito mais do que dar presentes, mas sim mostrar o quanto você ama uma pessoa e o quanto ela é importante para você, comece hoje a pensar, e faça desse natal um natal consciente!
    Ana Paula França Vargas
    ria:51 Senac -SC

    ResponderExcluir
  3. Alem de nós dar ideias pra economizar nessa data que da tantos gastos, essas dicas também nós ajudam a perceber que no natal também podemos ser conscientes, utilizar coisas recicláveis para fazer decorações, aproveitar a ocasião e doar o que não usamos mais. Dicas importantes que podem ser muito uteis nesse final de ano.

    Gabriela Schneider
    Ria:51
    SENAC

    ResponderExcluir
  4. Natal tempo de comemorar, tempo de festejar, tempo de parar e refletir, se tudo o que eu fiz, ou melhor tudo o que eu gastei naquele ano foi para algo util, É tempo de pensar no proximo,abrir o meu coração e doar. Muitas vezes pode não ser util para você mais vai ter muita utilidade para o outro.

    Francielle
    Ria 51 SENAC.

    ResponderExcluir
  5. Geralmente as pessoas pensam no natal como o momento de ganhar presentes, mas natal é o momento de comemorar e juntar a família, mas geralmente é comprada muita comida para essas festas. O que poderia ser feito é comprar só o necessário, nada de exagero, pois oque sobra é sempre jogado fora.
    Pense bem, você ai jogando comida fora e pessoas pelo mundo sem ter oque comer.

    Valdemar Stacke
    Ria:51
    SENAC

    ResponderExcluir
  6. Natal é uma época de muito consumo de festa e de diversão, mas tanbem produsimos muito lixo e deichamos de cuidar da naturesa e no meio em que vivemos.
    Nesse natal vamos nos divertir muito mas não deichar de pensar no meio anbiente.

    Felix Bernardo Gaboardi
    Ria 51
    SENAC

    ResponderExcluir
  7. Sejam espertos,façam deste natal um belo natal para todos. Porque geralmente as pessoas só pensam em festa e comemorações,mas na natureza ninguém pensa, já imaginou o que nos iriamos fazer se a mãe natureza nos deixasse de lado ? vamos começar a agir com o meio ambiente porque sem ele nos não somos nada aqui no mundo

    turma 51 senac
    Danielli

    ResponderExcluir
  8. O importante nesse natal não é o que você irá entregar de presente a alguém, mas sim, o que vc irá dar ao planeta! Seja consciente, o primeiro e maior presente vai para o planeta acima de tudo!

    Edivania do Rosário
    TURMA: 51

    ResponderExcluir
  9. o natal acaba sendo uma época onde o desperdício, consumismo, classismo e moda, são mais importantes do que mesmo a data comemorativa. contando nisso acabamos produzindo muito lixo e não nos preocupamos com o seu destino após seu descarte, nem mesmo nos lembramos de separa-lo ( não digo que todos façam isso) pois acredito que muitas pessoas vem aderindo, e eu mesmo tenho esperança que no futuro todos saibam reciclar, saibam descartar com destino correto e consciente. Que o natal seja realmente para se comemorar, um natal verde e consciente, envolvendo a todos de nossas famílias a plantarem uma semente verde para que gerações futuras a possam desfruta-la de forma saudável e sustentável.

    Eduardo Ahlf
    Turma: Adm 7º periodo

    ResponderExcluir
  10. As pessoas veem os presentes pelo preço, tamanho e estilo. Nunca pensam em nada alem disso, nunca pensam em ajudar o meio ambiente...

    ANA KAROLINE
    RIA 98

    ResponderExcluir
  11. É muito importante estarmos conscientes no consumo na época de natal, porque no natal ocorre um consumo elevado por causa das comemorações e etc.. Então se cada um colaborar com um pouco consumindo conscientemente, o natal seria melhor e o mundo agradeceria.

    Nome: Gustavo Chiarentin
    Turma: 98 Senac

    ResponderExcluir
  12. O verdadeiro sentido do Natal acaba sendo esquecido e substituido por um valor consumista do ápice da era capitalista onde a maioria das pessoas não liga ou acaba não se dando o trabalho para destinar corretamente as sobras e lixos das festas de fim de ano. É importante repassar essas dicas para familiares e conhecidos.

    Nome: Vitor Hugo Schwaab
    RIA: 98

    ResponderExcluir
  13. Esta postagem trouxe um assunto muito importante para nosso ver pois e sempre comum que em épocas de festas, não somente natal ocorram gastos extras ocasionando ate mesmo futuramente uma falta do dinheiro. Então essa e uma boa dica de como aproveitar nossas festas e se manter em dia com os gastos mensais!
    Nome:Leonardo
    Turma:98

    ResponderExcluir
  14. na minha opinião todos deveriam ser conciente nao so em epocas de festa mas todo dia ,em epoca de festa como o natal tem muito esagero com presentes,energia,etc
    Samuel
    ria:98

    ResponderExcluir
  15. Calcule a quantidade de alimentos feitos para a ceia de Natal e evite o desperdício. Distribua o que sobrar para os amigos da festa ou congele para comer em outra hora. Essa é uma boa dica para todos.

    DOUGLAS LEMES
    TURMA:98

    ResponderExcluir
  16. Em época de natal sempre o comércio ganha muito dinheiro, e isso não é novidade é claro falo isso porque sempre em época de natal meus pais tinham que comprar presentes e consumir muito sem ter muita noção do valor.
    Depois que começamos a receber dicas sobre como gastar no natal e em festa de fim de ano começamos a economizar, começamos a fazer compras em começo de ano e depois dessas compras separamos as roupas para doação, também começamos a reutilizar os enfeites de natal, entre outras coisas que mudamos não só nessas datas mas em nosso cotidiano, dicas assim sempre são bem vindas ;).
    NOME; Larissa Fernanda Padilha
    TURMA: 98
    SENAC

    ResponderExcluir
  17. Natal é uma data muito importante e como esta data está próxima, achamos muito interessante as dicas para produzir menos resíduos e ter um Natal mais consciente reduzindo gastos financeiros e o uso de embalagens ao presentear alguém, na hora de consumir nosso alimento, ter uma atitude solidária e fazer alguém feliz, dentre outros.

    Nomes: Fabíola Z. Freitas e Jean M. Morandi.
    Turma: 152

    ResponderExcluir
  18. O consumo consciente deve ser exercido em todas as épocas do ano, mas e claro que existem datas em especial que gastamos um pouco além da conta e extrapolamos os limites. Mas todos devemos, em certos momentos controlar os gastos com coisas desnecessárias.

    Nomes: Mauricio Nathan Centenaro, Eduardo Panis Poletti
    Ria: 152

    ResponderExcluir
  19. O Natal, como muitas outras datas comemorativas influenciam o consumismo. Sendo que não seria necessário presentes, pois o Natal é uma data para celebrar o nascimento de Jesus e não uma data para incentivar as compras.
    O consumo consciente é quando você compra somente o necessário, sem deixar com que os meios externos como a mídia e a cultura os influencie.

    Maiara Colpo e Marisa Bergamaschi
    7º Período de Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  20. É fácil falar ou expor nossas opiniões, uma questão é porque já passou o natal e até o final de ano vem muitos gastos desnecessários, abundantes como a páscoa dia das mães entre outras datas comemorativas que o foco é fazer compra em datas prolongadas para pagar, e na maioria se esquece do bom senso e acaba se endividando o ano inteiro na maioria das pessoas inclusive eu mesma(o) ou já fui muito consumista e não somente nestas datas mas perante o ano inteiro gastava tudo o que ganhava, não me preocupando comigo mesmo e nem com as pessoas ao meu redor pois não tinha a visão de hoje de gastar menos e ser menos consumista, não preciso deixar de ter as coisas mas me educar com compras que realmente preciso.

    Aluno: Jaime Sehnem, Jussara Pezenatto
    Fase: 7
    Curso: Administração

    ResponderExcluir
  21. O consumo consciente no natal é de extrema importância, pois acabamos exagerando em tudo. Percebemos isso quando compramos nossos presentes e decorações, e excedemos os gastos. Sem mencionar que após o término das festividades, jogamos tudo ou a maioria das coisas no lixo, o que é realmente indignante, pois por mias que saibamos o que isso pode causar, continuamos repetindo os mesmos erros a cada ano.
    Devemos começar a pensar mais sobre isso e mudar nosso hábitos, fazendo nossa parte para diminuir os danos ao ambiente ao longo do tempo.
    Nomes: Letícia e Suelen
    Turma: PA Unimed

    ResponderExcluir
  22. Precisamos tomar cuidado com nosso consumo excessivo no Natal, pois a maioria das decorações que compramos são descartadas de forma errada prejudicando ainda mais o meio ambiente.
    Felipe
    PA Unimed

    ResponderExcluir