Páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Em oito meses, consumimos os recursos naturais de todo o ano



Fonte: Revista Época
Se o planeta Terra tivesse um orçamento anual, nesta terça-feira ele entraria no vermelho. Segundo um cálculo das ONGs Global Footprint Network e WWF, desde o começo do ano até esta terça a humanidade consumiu todos os recursos naturais gerados pelo planeta para o ano. Segundo o estudo, este 19 de agosto se tornou o "Dia da Sobrecarga da Terra" (Earth Overshoot Day), e a partir de agora estamos consumindo mais do que o planeta consegue regenerar.
A ideia de criar um "orçamento" de recursos naturais é uma forma de tentar conscientizar a população quanto a exploração predatória dos recursos naturais. Estamos derrubando mais florestas do que o planeta consegue recuperar e lançando mais gases de efeito estufa do que o clima consegue suportar, por exemplo. O resultado é que precisamos de "um planeta Terra e meio" para manter nosso padrão de consumo. Mas onde vamos encontrar meio planeta?
Para quem acompanha as notícias sobre meio ambiente, o "Dia da Sobrecarga" não é uma grande novidade. O que assusta é que, ano após ano, esse dia recua na calendário. No ano 2000, quando o cálculo foi feito pela primeira vez, o planeta entrou no vermelho em 1º de novembro. Até 2008, o dia caía em outubro. Nos anos seguintes, começou a aparecer em setembro e, finalmente, agosto. No ano passado, consumimos todos os recursos naturais no dia 20 de agosto, e continuamos o recuo neste ano. Se esse ritmo continuar, não vai demorar para estarmos gastando todo os recursos da Terra ainda no primeiro semestre do ano.

24 comentários:

  1. Diante do exposto, lamentamos a falta de conhecimento e conscientização das pessoas em relação a esse tema, que é tão discutido no mundo e que gera muita preocupação. A humanidade ainda se recusa a acreditar que um dia os recursos naturais se acabem.Com nossa ambição destruímos gradativamente os bens naturais que possuíamos Devemos nos perguntar como deixaremos o planeta para as gerações futuras? .

    Ana Paula Camargo e Hemily Ferrari
    Curso - Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  2. É com esse tipo de exemplo que é possível constatar a gravidade da situação da humanidade: está transviada. Nossa espécie criou a pior de suas calamidades, a guerra contra nosso planeta, ou seja, a guerra contra nós mesmos. O que é preciso para que as pessoas abandonem seus lamuriantes estados de ignorância e passem a conscientizar-se sobre a escassez crescente dos nossos recursos naturais? É necessária uma amostra futurística do massacre natural de nossos futuros filhos e netos para que tenhamos alguma mísera atitude sustentável? O planeta clama por socorro, nós mesmos clamamos por socorro, porque é notável que o mundo findará logo, e não por algum extraordinário fenômeno meteorológico ou por alguma conspiração mundana, quem acabará de destruí-lo somos nós mesmos.

    Laura Maria B. Nunes
    Turma - PA Unimed

    ResponderExcluir
  3. Há que ponto chegamos, não? Ponto de tão consumistas que somos, tão acomodados que não nos privamos ao direito de economizar o que a nos foi dado, foi deixado. Em minha infância, a causa ambiental era tratada em torno da carta do ano de 2070. Se contabilizarmos os anos que passaram e o consumo de fontes naturais, essa carta já chega facilmente ao ano de 2050 ou talvez menos. É como uma tratativa que foi disposta em uma das aulas da professora Manuela, temos recursos, idéias e maneiras de diminuir quase a zero esse consumo (ou destruição, como queira) desenfreado, basta nós seres que destruímos e que sentiram as consequências disso fazermos a nossa parte. Está ali, é só por em prática, tirar a bunda da cadeira e fazer acontecer!

    João Vitor de Souza
    Tecnologia em Logística - Unoesc

    ResponderExcluir
  4. Preocupante... A humanidade está destruindo o planeta a cada dia que se passa. Podemos até não sentir muito as consequências das nossas atitudes, mas com certeza nossas futuras gerações sentirão. Muito desses dados se deve ao aumento contínuo da população mundial, e, como sabemos que é quase impossível interromper esse crescimento, o problema tende a se agravar. Se não começarmos a mudar as nossas atitudes tudo vai piorar.

    Nome: Jeffrey Souza, Onix Quadros
    Turma:2015.0528.003

    ResponderExcluir
  5. Nome: Leonardo
    Turma: 2015.0528.003
    a falta de consciência do consumo é um dos grandes responsáveis por esse problema, pois a sociedade esta acostumada a comprar impulsivamente, e é uma raridade encontrarmos um consumidor consciente.

    ResponderExcluir
  6. Sem duvida preocupante para a nação mais pena que poucos sabem dessa situação que estamos hoje.
    Podemos até não sentir os riscos e as consequências desse problema,mais se não passarmos esses tipos de informações esses problemas podem se agravar mais rapidamente.

    NOME: Enthony Silva, Lucas Belusso
    TURMA: 003

    ResponderExcluir
  7. Enquanto não se sofrer a total escassez dos recursos naturais as pessoas não iram se conscientizar e pensar nas consequências, só pensam em economizar quando sentem a falta. Pensar no amanhã e nas gerações futuras que serão os mais afetados com as atitudes tomadas hoje, muitos não conhecerão as belas paisagens vistas hoje devido a grande demanda dos recursos e isso é extremamente preocupante.

    NOME: Luana Gonçalves
    TURMA: 004

    ResponderExcluir
  8. Poucos sabem da importância e não estão concientizados dos danos e ricos que causam quando destroem mais árvores do que plantam. Os riscos e danos podem não aparecerem hoje, mais aos poucos vai causando danos a todos.
    Nome:Jenifer e Eduardo
    Turma:004

    ResponderExcluir
  9. Extremamente preocupante afinal não temos meio planeta para suprir nossas necessidades. Mas se metade da população se conscientizar pelo fato de estarmos consumindo mais do que o planeta pode suprir não estaríamos nesta condição, não precisamos esperar para que as futuras gerações sintam o que está acontecendo pois nos mesmos estamos sentindo na pele o consumo planejado. As pessoas se tornaram grandes ignorantes pois são acomodados com o oque tem não se preocupam de onde vem os produtos que consomem, se estiver na promoção na prateleira de uma loja elas estão comprando parece que não pensam que um dia tudo pode acabar pois hoje em dia o que move o mundo são os recursos naturais e sem eles o que teremos?
    Nome: Vitória Carolina da Silva
    Turma: adm 004

    ResponderExcluir
  10. Realmente ainda não caiu a fixa de que temos apenas um planeta terra, e este não esta mais conseguindo dar conta das necessidades humanas, estamos a caminho de acabar com nossas únicas fontes sustentáveis, consumindo mais do que o planeta consegue regenerar, esta na cara que a nossa batalha é contra nos mesmos, e nosso consumismo, muitos acham que ainda há tempo, mas nos dias atuais necessitamos de mais meio planeta para suprir nossas necessidades. Então não temos tempo!
    nome: Thailla almeida e Idrielly leite.
    Turma:004

    ResponderExcluir
  11. Vivemos em um modo capitalista, o consumo excessivo faz parte de nós, mas precisamos deixa-lo de lado e pensar em nosso futuro. Durante os dias o mundo vem nos mostrando que não aguenta mais todo esse consumo. Em todos os casos deve haver uma conscientização, todos sabem disso, então é necessário por em prática, pois não há e nem haverá um planeta e meio ou dois para suportar nosso consumo.

    Alunas: Dauane Vassoler e Dayanne Sampaio Antonio
    Turma: 004 (Senac)

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente quando falamos em consumo. O bicho homem tem cada vez mais degradado o meio ambiente para o grande giro econômico que precisa ser feito no mundo inteiro. O excesso de consumo nem sempre e´o problema, mas sim o excesso de fabricação de supérfluos. O ser humano inventa produtos novos para causar impacto nas pessoas impulsivas, que precisam andar em ostentação, jogando fora oque é bom sem se importar com o destino que esse produto terá. o planeta está em constante mudança e pra pior sempre... Menos produção e mais reutilização só isso que precisamos!!

    Thalia Mohr
    Turma Unimed

    ResponderExcluir
  13. As pessoas dessa nova geração não pensam nos recursos naturais, nós só agimos quando acontece algo catastrófico, e agimos momentaneamente, depois de um tempo estamos fazendo as mesmas coisas erradas de sempre e estragando o planeta, porém não pensamos na falta de recursos naturais futuros e nos problemas que as gerações futuras irão enfrentar, que será muito mais do que nós estamos enfrentando atualmente, se não nos conscientizarmos já e agirmos, talvez eles não poderão ver algumas paisagens naturais tão belas que temos nesse único planeta.

    Nome: Stefani Cardoso Wentz.
    Turma: Adm / Unimed.

    ResponderExcluir
  14. Amanda da Cruz
    turma: Senac Chapecó/ unimed
    Do jeito que estamos cuidando do nosso planeta, vai chegar um dia onde não vamos mais precisar cria novas tecnologias, porque não basta termos inteligência e não saber usa-lá, se continuarmos assim, ira chegar um dia onde nossa própria inteligência vai nos matar.
    Essa ideia de termos um orçamento é uma maneira simples de conseguimos aproximadamente ver como o mundo está ficando com nossos recursos de sobrevivência.
    No caso (se deteriorando).

    ResponderExcluir
  15. Temos apenas um planeta, se não pararmos para refletir que o planeta está sofrendo graves danos por causa da falta de consciência do ser humano, um dia todo esse planeta não existirá mais pois não pensamos no dia de amanhã, um exemplo é a água que pelos estudos feitos por cientistas está escassa daqui um tempo não teremos mais água, e como vai ser? Temos que pensar não apenas no presente mas também no futuro!

    Paolla Tonello
    Turma: ADM

    ResponderExcluir
  16. Um planeta e meio? Tem como imaginar essa causa? É realmente preocupante como os seres humanos não se conscientizam dos danos que estão fazendo ao planeta. Estamos usando todos nossos recursos de um ano, em meio ano. E daqui dois anos? Vamos usar em três meses? O planeta não vai aguenta por tanto tempo nos sustentar dessa forma. É realmente triste a forma como estamos agindo, somos seres tão inteligentes, mas, não sabemos usar essa inteligência de uma forma boa, e um dia, nossa sabedoria poderá ser nossa derrota.
    Nome: Julia Bornhausen
    Turma: ADM Unimed

    ResponderExcluir
  17. João C.
    Turma: 002/SENAC (Paga "Nóis" Pela PPG)

    um planeta e meio? Tem como imaginar essa causa? É realmente preocupante como os seres humanos não se conscientizam dos danos que estão fazendo ao planeta.
    Concordo plenamente quando falamos em consumo.
    O homem tem cada vez mais degradado o meio ambiente para o grande giro econômico que precisa ser feito no mundo inteiro. O excesso de consumo nem sempre e´o problema, mas sim o excesso de fabricação de supérfluos.

    ResponderExcluir
  18. Temos que nos conscientizar de que só temos um planeta e que não vamos achar "meio planeta" para suprir nossas necessidades que nem sempre são necessárias. Devemos ser mais conscientes e não consumir mais do que precisamos, porque infelizmente vivemos em uma sociedade que nos impulsiona a sempre querer consumir mais e mais.
    Nome: Ana Caroline Ribeiro
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir
  19. A situação é muito preocupante, a cada dia mais só pensamos em consumir e não vemos que nossos recursos estão se acabando, muitos de nós tem consciência do que está fazendo mas apenas pensa que teremos, e quando acabar? Será que pensaremos dessa formas, devemos não apenas nos conscientizar, mas também praticar o que aprendemos.
    Luana Topolski
    PA Senac 02

    ResponderExcluir
  20. Cada vez mais nosso planeta esta entrando no vermelho, é extremamente preocupante, pois não temo um planeta e meio para conseguir gerar mais recursos, se o ser humano se conscientizar de que, precisamos dos recursos naturais do planeta para ter vida, nosso planeta estaria melhor.
    Nossas gerações vão ser afetas pela nossa falta de consciência, é intrigante como o ser humano pode ser tão inteligente e não saber usar sua inteligencia para refletir, se cada um fazer sua parte nosso planeta vai melhorar, mas precisamos agir juntos, pois as consequência serão de todos.
    Nome: Èrica Marcanzoni
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir
  21. nome:filipe hemrrique
    turma:pa senac 02
    uma das coisas que a gente mais faz e não nos tocamos disso ,sera isso algo que nos destruirá a nossa ignorância

    ResponderExcluir
  22. Isso é um assunto muito importante para quem se importa com o planeta.
    Será que já paramos para pensar como nós iria viver em um "meio planeta"? Exploramos o planeta e nem imaginamos o que pode acontecer no futuro, estamos desgastando nosso planeta aos poucos mas isso acontece muito mais rápido do que podemos imaginar.
    Devemos nos concientisar e começar a fazer a nossa parte antes que seja tarde demais.
    NOME; Karol Ferreira Batista
    TURMA: PA Senac 02

    ResponderExcluir
  23. Poucos sabem da importância e não estão conscientizados dos danos e ricos que causam quando destroem mais árvores do que plantam acho que os seres humanos teriam que dar mais valor do que tem n acabar destruindo tudo no planeta Terra

    ResponderExcluir
  24. "Em oito meses, consumimos os recursos naturais de todo o ano" isso é um assunto muito preocupante, pois queremos cada dia atender nossas necessidades, esquecendo que o planeta não pode atender tudo o que exigimos, se não mudarmos nossos hábitos de vida, para que o planeta possa atender nossas necessidades, não seria preciso apenas meio planeta, mas sim vários dele. Porque ouso pessoas falarem e leio em blogs que um dias a água ira acabar, mas a realidade e que ela já esta acabando e podemos ver as consequências disso em várias partes do mundo.

    Nome: Thalita
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir