Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2015


O acúmulo do lixo eletrônico no mundo cresce rapidamente, alcançando cerca de 42 milhões de toneladas em 2014. Este problema é ainda pior em países em desenvolvimento, onde muitas vezes não há recursos adequados para lidar com um descarte apropriado, causando danos ao meio ambiente e à saúde.
Para entender esse fenômeno, várias agências da ONU realizaram um estudo sobre a gestão do lixo eletrônico na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Os marcos regulatórios desses países foram analisados para orientar sobre a gestão sustentável deste tipo de lixo na região da América Latina como um todo, em médio e longo prazo.
No continente latino-americano, afirma o documento intitulado Gestão Sustentável de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Eletrônicos na América Latina, o Brasil perde a liderança na quantidade de resíduos de aparelhos econômicos e eletrônicos apenas para os Estados Unidos, produzindo em 2014 a quantia de 1,4 milhão de toneladas.
Dos 10 países analisados pelo estudo, apenas Colômbia, Peru, Brasil e Equador possuem marcos regulatórios para o descarte e tratamento adequado desses resíduos.
Além dos benefícios para a saúde e meio ambiente, o documento ressalta que uma melhor gestão pode gerar oportunidades econômicas, principalmente tendo em conta os minérios e materiais valiosos que podem ser recuperados desses resíduos, como ouro, prata e cobre. Para isso, propõe a capacitação dos países para lidar com o lixo eletrônico, a adoção de legislação específica, a sensibilização e participação popular sobre o descarte responsável e o incentivo a estratégias de reciclagem e aproveitamento de resíduos eletroeletrônicos.

O relatório, divulgado na terça-feira, 19 de maio, foi elaborado pela Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Comunicação (Unesco), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), a União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Convenção de Basel e o Centro Regional Basileia para América do Sul (CRBAS).

Fonte: Eco4Planet

25 comentários:

  1. Muitas pessoas ainda não sabem onde deve ser descartado os lixos eletrônicos, pois não tem a devida informação necessária para o procedimento
    . Os lixos eletrônicos devem ser mandado para o fabricante, geralmente existe na própria embalagem o endereço e os dados necessários .

    NOME: Enthony Silva, Lucas Belusso
    TURMA: 003

    ResponderExcluir
  2. Nome: Leonardo
    Turma: 2015.0528.003

    O texto aborda um assunto muito comentado e discutido hoje, pois como vivemos em um pais capitalista, a ideia é de consumimos cada vez mais, ou seja, a tecnologia tem que ir se atualizando e o velho não é mais suficiente, e nisso compramos mais e o lixo, consequentemente aumenta, poluindo mais ainda esse mundo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente indignante saber que cada dia mais os países estão produzindo lixos eletrônicos e mesmo assim a grande maioria ainda não propôs programas de reciclagem, reutilização, ou simplesmente para dar um destino adequado a esses objetos. E o pior que os países sabem dos problemas e não dão minima atenção a essa questão.

    Nome: Jeffrey Souza, Onix Quadros
    Turma:2015.0528.003

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais o uso de objetos eletrônicos vem aumentando, hoje em dia é inevitável não fazer o uso deles, celulares e computadores são essenciais na nossa vida e a tecnologia vem aumentando cada vez mais e cada vez mais fazemos o consumo desses produtos e os lixos cada vez mais aumentando, algumas pessoas não sabem onde devem colocar esse lixo e jogam em qualquer lugar acabando com a nossa natureza, deveriam existir mais lugares para o recolhimento desses tipos de lixo e serem mais divulgados e fazem algum tipo de reciclagem ou aproveitamento desses produtos.

    Jhenifer Paola & Nadia Matielo
    Turma: 003 Adm. senac

    ResponderExcluir
  5. Cada dia mais as pessoas estão produzindo lixo eletrônico, muitas delas não sabem para aonde vai esse lixo. consequentemente estamos poluindo cada vez mais e com isso degradando o meio ambiente tornando o mundo cada mais poluído o que nos causa grande indignação e perceber que é o momento em mais devemos mudar os nossos hábitos.
    Nome: Heloiza Machado e Karoliny Antunes
    Turma: 003 (senac)

    ResponderExcluir
  6. A cada dia que se passa as pessoas produzem cada vez mais uma quantidade maior de lixo eletrônico, mais muitas dessas pessoa não sabem pra onde vai e nem como reciclar, com isso o meio ambiente acaba cada vez mais prejudicado, assim causando consequência para a população em geral, e com isso acho que todos devem ter a conciência que isso nao só causa danos ao meio ambiente mais para nós mesmas.
    Nome: Jenifer e Eduardo
    Turma: 004

    ResponderExcluir
  7. Isso acontece porque as pessoas não sabem onde descartar seu lixo eletrônico, assim jogam em qualquer lugar poluindo o ambiente.Mas o grande agravante é que as pessoas estão vivendo o mundo consumista.
    Nome: Maycon e Alexandre
    Turma: 004

    ResponderExcluir
  8. cada vez mais o nosso mundo adquire toneladas e toneladas de resíduos eletrônicos conforme o tempo passa vamos nos afogando nesse lixo todo,se não começarmos a reaproveitar porque não a um destinatário para ele por isso que esta poluindo tanto.

    ResponderExcluir
  9. Os lixos eletrônicos devem ser mandado para o fabricante, geralmente existe na própria embalagem o endereço e os dados necessários ,grande maioria não propôs programas de reciclagem se ouvésse um programa talvez isso poderia mudar, mais com o mundo de hoje em dia esta difícil ninguém se ajuda e só ta gerando desmatamento no meio ambiente.
    Nome:Josiane Cristina, Polini Gabriela.
    Turma:004 (Senac)

    ResponderExcluir
  10. Estamos vivendo em um mundo Capitalista, onde a produção de lixo eletrônico, está se tornando cada vez mais um alvo do consumismo, trazendo assim riscos tanto para a humanidade quanto para o meio ambiente. O problema é que o nosso país está em desenvolvimento, e sendo assim não temos recursos adequados para lidar com o descarte apropriado, como sita o texto acima.
    Nome: Idrielly Leite e Thailla Almeida.
    Turma: 004 ( Senac)

    ResponderExcluir
  11. cada vez mais o nosso mundo adquire toneladas e toneladas de resíduos eletrônicos conforme o tempo passa vamos nos afogando nesse lixo todo,se não começarmos a reaproveitar porque não a um destinatário para ele por isso que esta poluindo tanto.
    nomes;Marcos G Caminski,Luiz F. Goncalves
    Turma:004 ADM

    ResponderExcluir
  12. Nosso planeta terra e cada vez mais explorado e cada vez mais fica sem recursos naturais para suprir o que a humanidade está produzindo. Além disso sabemos que em algum momento vamos ficar sem reserva nem uma de recursos naturais e mesmo com isso desperdiçamos o que temos porque nos equipamentos eletrônicos temos uma grande quantidade de minérios e consumindo do jeito que estamos hoje em dia milhões e milhões vão ao lixo e muitas vezes sem uma destinação correta de seus resíduos tóxicos causando mais danos ao planeta.
    Nome: Vitória Carolina da Silva
    Turma Adm 004

    ResponderExcluir
  13. Se a população estivesse mais conciente do mal que fazem ao descartar esse lixo eletronico em lugares indeviduos com certeza não fariam isso , maioria da população acha que uma só bateria de celular nao irá prejudicar só que o problema que não é só uma bateria e que não estamos fazendo um mal só ao planeta mais sim a nossa própria saúde. Uma pessoa só não tem ideia do quanto de lixo que produz e por causa disso estamos nos mesmos nos prejudicando.
    Évelin Rafaela
    Turma:2015.0528.004 adm

    ResponderExcluir
  14. A busca de informações e também a falta delas, torna os consumidores os maiores culpados pela falta de materiais no planeta. Os eletronicos nos manipulam junto com a mídia, isto é, compre mais para ser feliz, troque sua tecnologia para ser feliz. Devemos sim nos importar com essas coisas pequenas, são elas que farão a diferença!!
    Nome: Daiane Felipetto
    Turma: Unimed

    ResponderExcluir
  15. Hoje em dia a população está preocupada em adquirir produtos tecnológicos cada vez mais avançados, se preocupando somente consigo mesmo, e não tendo em mente onde está descartando o seu lixo eletrônico. Milhares de celulares e computadores são descartados de maneira errada, ate mesmo uma simples pilha do seu controle remoto pode causar graves consequências. Devemos ficar em alerta, e saber onde descartamos esse material.
    Jéssica Otto
    Adm - Unimed

    ResponderExcluir
  16. Nós como seres humanos não estamos evoluídos para ter uma conscientização na mente de cada um, pois se cada pessoa tivesse seu pensamento relacionado a isso em não jogar lixo nos lugares indevidos o mundo não estaria tão cheio de lixo por ai em qualquer lugar. Então pensando bem eu acho que a consciência é de cada um, e pense bem que esse mundo estará pertencendo à futura geração.
    Nome: Caroline Amaral
    Turma: ADM Unimed

    ResponderExcluir
  17. A população está cada vez mais adquirindo variados tipos de produtos tecnológico e não dando o devido destino a esses lixos eletrônicos. Causando danos não só ao meio ambiente mais também as pessoas que coletam esses lixos causando graves doenças.Devemos ficar atentos e dar o destino correto a esses materiais.
    Vanessa
    Turma: Unimed

    ResponderExcluir
  18. Colocamos sempre a culpa na evolução, mas esquecemos que essa evolução poderia ser de modo mais segura para o planeta...
    Como?
    A sociedade está sempre disposta a evoluir em meio a tecnologia com produtos novos em relação á tecnologia á informatica. Se pensassemos um modo de construir reutilizando os modelos antigos teríamos um fluxo menor de lixos eletrônicos e menos consumo, pois todo consumo está relacionado com a produção em excesso. Quando os produtos não são vendidos, os preços são reduzidos levando ao interesse da população, e mais uma vez as liquidações nas lojas aumentam trazendo mais consumistas. Infelismente!!

    Thalia
    Unimed

    ResponderExcluir
  19. A sociedade está caminhando para a evolução tecnológica, cada dia tentem a invetar novos meios de comunicação e ate mesmo em favor do trabalho, manipulando as pessoas de que "quanto mais inovado melhor".
    Mas e todo o lixo tecnológico? Para onde ele vai? Oque fazem com ele?
    Perguntas que não conseguem ser respondidas. Hoje em dia encontramos pessoas que trabalham com isso, reutilizando por ex: celulares, 40% pode ser reutilizado, mas e os 60%? o que fazemos com eles?
    A sociedade inventar tantas tecnologias, mas porque não inventar uma que reduza o lixo tecnológico. Todos querem um mundo melhor, mas esquecem de fazer a sua parte.

    Nome: Thalita
    Turma: PA SENAC 02

    ResponderExcluir
  20. A tecnologia tem seu lado positivo, pois de uma certa forma "necessitamos" dela para conseguirmos evoluir e nos comunicar com as pessoas. Mas nunca paramos para pensar aonde vai parar todo esse lixo eletrônico. Trocamos e descartamos celulares e outros aparelhos muito rápido, pois achamos que sempre teremos algo melhor para usufruir. Infelizmente isso nunca vai parar, sempre teremos mais e mais lixos eletrônicos acumulados. Nossa unica saída é ao menos tentar fazer com que esse lixo seja descartado corretamente. E se isso não mudar em nada? pelo menos estaremos com a consciência limpa de que nossa parte a gente fez!
    Nome: Kimberly Natalya Cenci
    Turma: PA senac 02

    ResponderExcluir
  21. nome:filipe hemrrique
    turma:pa senac 02
    nos que estamos supre vivendo ainda consumimos, tanto lixo e ainda estamos nos lotando o mundo, o pior ainda e esta por vir

    ResponderExcluir
  22. Muitas pessoas ainda não sabem onde deve ser descartado os lixos eletrônicos, pois não tem a devida informação necessária para o procedimento
    . Os lixos eletrônicos devem ser mandado para o fabricante, geralmente existe na própria embalagem o endereço e os dados necessários .

    João C.
    Turma: PA 002/SENAC (paga "NÓIS")

    ResponderExcluir
  23. A tecnologia entrou em nossas vidas e junto nos trouxe o desejo de sempre querer o novo, isso resulta em acumular materiais. Ter algo mais atual é de grande prazer, porém não se tem conscientização do que o velho pode causar quando descartado incorretamente. Atualmente existem empresas que se dispõem a recolher esse tipo de material, mas é pouco divulgado, assim nem todos tem acesso a tal informação.
    Nome: Kayanne Balhardin
    Turma: PA SENAC 02

    ResponderExcluir
  24. A tecnologia está evoluído cada vez mais, pois precisamos dela para ter uma melhor comunicação, mas ninguém nunca parou para pensar o mau que estamos fazendo com toda esta nossa ganancia de querer se desenvolver e para se perguntar para onde vai todo este lixo eletrônico? Será que eles tem o seu destino corretamente? São perguntas que não teremos respostas se não nos conscientizarem para melhorar o nosso meio ambiente do que só prejudica-lo.
    Nome: Jaqueline Siqueira Moreira
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir
  25. nesse ritmo não vai ter lugar para colocar tanto lixo eletrônico. O planeta vai ficar altamente contaminado com o lixo, ficara insuportável.

    Nome:Júnior ponciano
    Turma:PA Senac 02

    ResponderExcluir