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quinta-feira, 29 de julho de 2010


Autora: Denise Castanha Peres

“... a promoção da consciência ambiental implica no reconhecimento da poluição e degradação dos ecossistemas e de sua relação com o empobrecimento das pessoas e a falta de uma boa qualidade de vida da sociedade.Soberania é um exercício individual, do município, estado e nação. Além do convívio na família e na sociedade, é na escola que se forma o cidadão. Através da alfabetização, do estudo da história de seu povo e do reconhecimento dos territórios nos quais exercerá a soberania.A natureza ocupa lugar de destaque na identidade de um povo. Isto não impede muitos povos de dilapidarem seu patrimônio natural ao longo de sua história. Desde a colonização vimos acabando nossas florestas, extinguindo espécies, poluindo rios e degradando ecossistemas. Assim, aos poucos, nossa identidade se modifica, assumindo elementos de uma cultura global....a educação ambiental está comprometida com a construção de uma identidade cultural sustentada. Suas bases são: um projeto de liberdade para os povos latino-americanos; sua integração afetiva e cultural e um respeito aos limites ecológicos do nosso patrimônio natural, de modo a garantir seu usufruto pelas gerações futuras”.

O exercício da cidadania atende aos anseios do desenvolvimento sustentável. Por esta razão, o projeto de educação ambiental deve fundamentar-se no conjunto de direitos e deveres do cidadão para o exercício de uma soberania coletiva sobre os ecossistemas da biosfera. O processo de conscientização da sociedade aumenta em todo o mundo. Constitui-se na resolução concreta de abordagem dos problemas ambientais, por meio de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade, como agente fortalecedor da transformação social.

Como professores, citem exemplos de que forma podemos exercitar nossa cidadania.


10 comentários:

  1. A escola é o caminho na educação focada no meio ambiente, alertando, conscientizando, como um todo na conservação do meio em que vivemos. Bem como, a participação da comunidade ou melhor, conhecer a realidade de seus educando, suas família e juntamente promover um trabalho educativo coletivo.

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  2. Cabe a nós professores sensibilizar e orientar os alunos de forma com que eles abrasem a causa de salvar nosso planeta. Os resultados vão aparecendo nos pequenos gestos e atitudes, desde que se tome uma postura de sermos soldados da natureza impedindo as pequenas barbaries cometidas dentro da própria casa como também em seus bairros. Começando por aí já estamos fazendo muito.
    Att. Bernardete

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  3. Eliane e Bernardete. Muito legal seus comentários. Vamos lá pessoal..quero mais exemplos concretos.

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  4. Olá,
    Exercemos nossa cidadania não apenas quando vemos que algo nos faz mal e procuramos a solução, mas também quando nos pensamos que podemos ajudar a todos e melhorar o tudo.
    Podemos exercer nossa cidadania na educação ambiental quando percebemos que nos próprios para o nosso bem destruímos a natureza para a sobrevivência mais também conseguimos retornar a situação e reconstruir o problema que foi causado.
    Isso pode ser em nossas casas com o conceito formado de que tudo que sai de nossa casa pode ajudar ou causar mais destruição.
    Sendo nos professores e tendo consciência de nosso papel diante da escola passar informações a crianças, adolescentes, adultos sobre o nosso papel de causador de problemas e solução, fazendo que os nossos valores e idéias sobre a conscientização e cuidado da natureza se transpassem para todos que nos cercam, trabalhando com sustentabilidade, separação do lixo, recursos naturais enfatizando é claro a faixa etária que estamos trabalhando.


    Aline G. dos Santos

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  5. Muito bom Aline.
    Que outros exemplos podemos citar? Você já realizaram algum trabalho em sala de aula/escola que trouxe mudança significativa de comportamento?

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  6. Sempre que pensamos em direitos e deveres de cidadão, seja no convívio social ou em relação à natureza, temos que levar em conta que esta aprendizagem deve começar dentro de nossas casas, que nós e principalmente nossos filhos devem partir para uma sociedade já levando na bagagem alguns principios de cidadania.
    Em se tratando de meio ambiente, então, eles aprenderão melhor pelo exemplo. Se a criança notar que os pais respeitam e colaboram com o meio ambiente, defendendo os animais, reciclando lixo e denunciando abusos, eles crescerão com as mesmas atitudes e consciência de preservação.
    E isto deve perdurar para a vida toda, se eles forem orientados desde pequenos, no futuro também serão orientadores da preservação do Meio Ambiente como um todo.
    Portanto, cabe primeiramente a nós, pais, e depois à escola, aos educadores e continuando sempre juntos, todos, orientando e ducando para a preservação da natureza, assim estaremos formando verdadeiros cidadãos, aptos ao desempenho de suas funções com respeito e cidadania, cultivando os seres vivos e a própria existência do homem (único destruidor da natureza).
    Beijos.

    Márcia Hilleshein
    Bióloga/Pedagoga

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  7. Bom, acredito que a escola e principalmente o professor ter o poder de criar consiência nas crianças ainda na Educação Infantil, pois neste periodo eles tem o professor como refêrencia e o poder de adsorsão é bem grande dado a confiança que elas tem sobre nós educadores. Então nosso papel é muito importante não só no que se refere ao meio ambiente, mas no que se refere a vida destas crianças.

    Att
    Beatriz Batistello Bordin

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  8. CABE A NÓS PROFESSORES ORIENTAR OS ALUNOS PARA UMA BOA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUE PERMITA REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DE CIDADÃOS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, FAZER COM QUE O ALUNO ACORDE PARA O BOM SENSO E SUA CONSCIENTIZAÇÃO,BEM COMO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E COMUNIDADE.
    Sônia Rossi

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  9. jéssica pavão turma 10219 de novembro de 2010 às 23:13

    Pode se dizer que o cuia do meio ambiente para muitas pesoas nõ faz diferença acham que é apenas brincadeira.Só que isso que achamos que não trará conseuqências estamos enganados, pois já a natureza nós ta dando sinais disso as enchentes,semanas de sol sem chuvas, aquecimento globa, com esses sinais que dizemos que não faz diferença muitos prejuizos esta nos deichando.
    Nas escolas eles tentam ensina alguma coisa mais isso é uma coisa que vem de casa e da nossa consciência, coisas que todos nos não temos.Acho que ta mais do que na hora de parar para pensar em o que tamos fazendo com o ambiente e com nossa vida, pois tudo isso também afeta nós que somos os causadores de tudo isso.
    Vamos para e pensar no que ueremos de verdade uma vida saldavél sem estragos na natureza ou uma natureza completamente destruida por culpa nossa e de mais ninguém, agora ta mais do que na hora de comesarmos a jogar lixo no lugar, as indúetrias para de jogar produtos tóxicos no ar entre outars coisas.
    Vamos lutar por um MEI AMBIENTE melhor.

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  10. A ideia de cidadania nos remete a direitos e deveres. Todos buscam seus direitos, mas poucos exercem seus deveres.
    Esse é um ponto principal da cidadania ao meu ver, onde ela deve ser estudada desde a pré-escola, incentivando as pessoas que o planeta em que vivemos não é de ferro, e se nao cuidarmos dele, ele nos matará. Somos muito cuidadosos com o que o outro faz, se o fulano nao faz, também não vou fazer.
    Mas faz parte da escola expor o conhecimento, e a família incentivar seus filhos/alunos serem cidadãos mais conscientes. Preocupados com o futuro! Só assim, cada um fazendo sua parte esquecendo do outro, iremos ter um mundo melhor.

    Caroline Costa PA - 106

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