Páginas

sábado, 24 de julho de 2010

Educação ambiental nas escolas


Segundo Ruy (2004), implementar a Educação ambiental nas escolas tem se mostrado uma tarefa exaustiva. Existem grandes dificuldades nas atividades de sensibilização e formação, na implementação de atividades e projetos, principalmente na manutenção dos projetos já existentes.


A partir da sua vivência em sala de aula e na escola a que você atribui essas dificuldades?

30 comentários:

  1. Na minha opinião falta interesse por parte dos professores, que estão somente preocupados com suas disciplinas, acham que fazendo isso vão perder tempo. Jakeline Preto

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Jakeline, quando ela relata sobre a falta de interesse de alguns professores ou não tem conhecimento sobre educacão ambiental e só passam a matéria de sua aréa de formacão.
    Marcos V. Trevisan

    ResponderExcluir
  3. Bom lendo a citação postada e reelembrando as discussões realizadas em sala, concordo com Marcos quando ele diz que muitos professores não veem a real necessidade de obter e transpassar os conhecimentos sobre a edudação ambiemtal, eles apenas o colocom como uma tema a ser discutido em determinada disciplina, fazendo com que esse assunto seja apenas uma nota a mais e não um conhecimento que nos levará a um vivência melhor.
    Mas também não podemos deixar de lembrar que existem sim professores, instituições que veeem esse problema e tentam inserir esse conceito de educação ambiemtal nas crianças mais que por muitas vezes esbarra na própria família, que ao sair da escola joga no chão o papel da bala, colocando tudo o que foi discutindo em sala fora.
    Outra questão que transpassa a escola e que não veem nenhum lucro R$ na questão ambiental a não ser o melhor convívio dos seres humanos com o próprio planeta.
    Sendo nosso sociedade capitalista isso se torna fútil.

    Aline G. dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Aline, as vezes, alguns colegas (professores)preocupam-se apenas com suas disciplinas específicas. No entanto, na maioria das vezes, percebe-se que, trabalhar Educação Ambiental é quase que um trabalho de "formiguinhas..." E se a família não nos auxiliar, dar continuidade ao trabalho do professor, e dar o bom exemplo em casa, esse trabalho fica incompleto, ou quase que impossível de dar um resultado positivo.
    O importante, é a conscientização e a tomada de atitudes - iniciativas,primeiramente por parte dos adultos, a fim de envolver nossos alunos, filhos...em busca de melhores condições e cuidados com o nosso meio ambiente (NOSSO GRANDE LAR).

    Profª Elizabete de Aguiar

    ResponderExcluir
  5. Ótimas colocações pessoal. Vocês trazem bem claro o papel do professor. Mas além do professor, a que ou a quem mais podemos atribuir a dificuldade de implementar a educação ambiental na escola?

    ResponderExcluir
  6. O problema ambiental é de todos, não devendo se limitar apenas aos cuidados dos ecologistas ou às obrigações dos políticos, ou mesmo ao educador de ciências e biologia. Pois, é o sistema educacional quem participa do desenvolvimento da criança, adolescente, jovem, enfim do adulto.É compromisso de todos...Bjs =)

    ELiandra de Almeida

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Eliandra,pois o problema ambiental é de todos, Então família e escola devem estar envolvidas, pois a escola é um instrumento fundamental no desenvolvimento e que leva os alunos a participarem de discussões sobre o meio ambiente,atividades lúdicas e conscientização das crianças desde cedo.
    ASS: SÔNIA PIGATO ROSSI

    ResponderExcluir
  8. Muito bom os comentários..mas gostaria que de reforçar a pergunta..
    Além do professor, a que ou a quem mais podemos atribuir a dificuldade de implementar a educação ambiental na escola?

    ResponderExcluir
  9. Concordo com as colocações das colegas.
    A escola é o veículo mais apropriado para conscientizar seus alunos e tido a comunidade, porém muitos professores não tem uma boa formação ambiental.

    ResponderExcluir
  10. Realmente, implantar a Educação Ambiental na escola não pode ser chamado de tarefa fácil, mas é viável, pois, a meu ver, Educação Ambiental não é somente desenvolver grandes projetos e atividades extraclasse. Ela pode ser trabalhada de forma agradável e cotidianamente, aproveitando as próprias atitudes dos alunos para orientá-los quanto aos cuidados que devem ter no dia-a-dia em relação ao meio em que vivem e à natureza.
    Quando eu falo em aproveitar as oportunidades, estou me referindo, por exemplo, quando um aluno arranca uma folha de caderno por um erro mínimo e a joga no lixo. Essa é a hora do Professor intervir e explicar para ele quantas árvores são cortadas para se fazer o papel, e se ele souber aproveitar aquela folha vai estar preservandó este corte, ou quando ele joga um chiclete no chão, ou quando usa vário copos descartáveis durante um período de aula, ou quando não usa a lixeira correto para a caixa de suco, após o lanche, e em outras situações diversas.
    Também podemos parar os conteúdos afins, independente da disciplina e usar uma ou algumas aulas para discutir a reciclagem,a preservação ambiental, os animais em extinção, dar uma volta em torno da escola para visualizar o que podemos fazer para mudar algumas situações, ir até um córrego perto da escola(se houver), plantar uma árvore no pátio da escola, dar um tema de casa, baseado em se desenvolver uma boa ação em relação a natureza, fazê-los entender que esta(e outras) boa ação não deve acontecer só desta vez, por ser tema, mas deve perdurar por toda a vida, ensiná-los a denúnciar os abusos contra o Meio Ambiente e os animais, quando eles virem, ensiná-los que não devemos esperar que façam por nós, que temos nós mesmos que iniciar e fazê-lo, sempre mais e melhor.
    Se soubermos aproveitar as oportunidades para trabalhar estes assuntos, já estaremos fazendo a diferença. É isso.
    Beijos a todos.

    Márcia Hilleshein
    Bacharel em Biologia
    Pedagoga

    ResponderExcluir
  11. O problema é mais sério do que pensamos, pois para trabalhar com o ser humano é muito difícil, muitos falam relatam sobre o meio ambiente e ddemonstram um grande conhecimento a respeito disso, mas ainda não se conscientizaram. Por exemplo muitas vezes nós professores explicamos para os nossos alunos que devemos reciclar o lixo, não desperdiçar a água pois ela está se acabando, mas na realidade quantos de nós fazemos isso nas nossas casas. Fomos criado em uma cultura em que "tudo pode" e que não precisamos nós preocupar com isso ou seja só sentimos falta quando por exemplo isso nós afeta podemos falar da falta de água, que não faz muito tempo que isso aconteceu a qui ai sim comesamos a ver a importância de recionar a mesma, mas mesmo assim muitas pessoas não estavam nem ai para isso.
    Claudia Disner

    ResponderExcluir
  12. Bom dia pessoal! Segue abaixo, receita de bolinho de casca de batata, uma alternativa para aproveitarmos melhor os alimentos.

    Bolinho de casca de batata
    Ingredientes:

    2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas
    2 xícaras de farinha de trigo
    2 ovos
    2 colheres de salsinha picada
    Sal (o suficiente)
    1 colher (sobremesa) de fermento em pó
    Óleo para fritar

    Modo de preparo:

    Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador. Colocar a massa numa tigela, acrescentar os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Misturar bem. Aquecer o óleo e fritar os bolinhos às colheradas.

    Abraços... Keli Moura Vaz, Dimali e Jakeline.

    ResponderExcluir
  13. CONCORDO PLENAMENTE QUE EDUCADORES DEVEM FAZER SEU PAPEL DE TRABALHAR NAS ESCOLAS O QUE É EDUCAÇAO AMBIENTAL E COMO FAZERMOS ISSO. MAS FAZ-SE NECESSARIO QUE ISSO JA VENHA ACONTECENDO DESDE SUA CASA, POIS A ESCOLA DIFICILMENTE IRA CONSEGUIR COSCIENTISAR ALUNOS, PAIS, SOCIEDADE ..., SOZINHA, À TODO UM TRABALHO EM CONJUNTO.

    DÂNICA SUTIL

    ResponderExcluir
  14. Galera, aproveitando o espaço...vai ai uma dica de filme que vale a pena ver...Leiam a sinopse e corram pra uma locadora... rsrs.

    Wall-E
    Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.
    Muito interessante para passar para os alunos...Beijos :D

    ResponderExcluir
  15. Olá Márcia,
    Os exemplos que citou são realmente o que ocorre diariamente nas escolas, e nós como professores independente da disciplina precisamos orientá-los enquanto cidadãos também.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Keli, Dimali e Jakeline,
    hummm..pelo jeito é gostoso..desafio vocês a fazer e levar para nós no pique nique? o que acham?

    ResponderExcluir
  17. Eliandra,
    esse filme realmente é o máximo, se me permite vou colocar no inicio do blog para que todas vejam.
    obrigada

    ResponderExcluir
  18. A Educação Ambiental nas escolas é muito importante pois é necessario que haja uma conscientização de toda a população, mas que tenha alguem que passe esse tipo de informações para os jovens que serão os representantes do futuro

    ResponderExcluir
  19. A Educação Ambiental nas escolas é muito importante pois é necessario que haja uma conscientização de toda a população, mas que tenha alguem que passe esse tipo de informações para os jovens que serão os representantes do futuro

    Fernanda Thaynara Andretta (postei o de cima e esqueci o nome)
    PA-06

    ResponderExcluir
  20. jéssica pavão turma 10219 de novembro de 2010 às 23:29

    Hoje nas escolas os professores não se importa em dar aulas sobre o meio ambiente, quando se fala nisso alguns a tentam sair da conversa por que será que isso acontece será falta de vontade de mudar o modo dos adolescentes pensar, pois os professores também são influentes em nossa educação alias eles são os que mais influênciam.
    Por que não se implanta mais aulas construtivas sobre meio ambiente, mostrando quais os estragos que trazem a nossa falta de interesse no meio amiente, no meu ponto de vista everia sim ser algo impalntado e que fosse totelmente levado a serio, já que temos aulas de matemática português entre outras não custa ter uma de meio ambiente quem sabe assim melhore o nosso tratamento com a natreza, por que todo mundo fala mas nada faz.
    Poderiam implantar nas escolas teatros, palestras, jogos sobre o assunto entre outars várias atividades qu da para ser feita, eu acho que essa idéia pod ser pensada e proposta para escolas.

    ResponderExcluir
  21. A educação ambiental na escola pra mim é muito importante como também acho que deve ser feita em todas, mas nem sempre é assim. Se nós estamos todos os dias, de segunda à sexta na nossa escola e por vários anos, porque não cuidar do lugar aonde estamos " vivendo " e aprendendo sem nos cobrarem nada. A preservação de árvores e plantação de plantas e flores, deve e é necessário num local como as nossas escolas entre outras entidades... mas não só isso como também a implantação de novas maneira para termos mais cuidado com o nossa instituição. Mas, isso não tem que ser uma coisa de se começar agora, mas também ensinar crianças mais pequenas a fazer isso, que concerteza elas vão ser nosso futuro ensinando elas e nós começarmos a fazer a nossa parte, podemos ter certeza que tudo vai ficar melhor no futuro!

    Nome: Daniel Gotardo
    Turma: PA 101

    ResponderExcluir
  22. Bom hoje nas escolas,tem também a falta de interesse dos professores pois,se cada um dos professores tomassem uma atitude e levasse esse asunto para as salas de aula,a educação ambiental nas escolas iriam ser bem melhor,mais o que podemos fazer se eles só querem saber de fazer seu papel como professor e nada mais.
    Bruna Maiara da Luz
    Turma 101

    ResponderExcluir
  23. Seria uma boa ideia. Se os professores tivessem interesse de levar essa ideia para as salas de aula ira ser bem melhor para os alunos.

    REGYS ROMANOSKI
    PA 101

    ResponderExcluir
  24. Seria uma boa ideia. Se os professores tivessem interesse de levar essa ideia para as salas de aula ira ser bem melhor para os alunos.

    REGYS ROMANOSKI
    PA 101

    ResponderExcluir
  25. hoje as escolas tentão mostrar mais sobre a importancia do meio ambiente mais ainda não é o bastante pois temos que fazer a nossa parte.
    amanda bressiani
    pa 101

    ResponderExcluir
  26. Nas escolas eles devian ensentivar mais os alunos a cuidar do meio ambiente, porque aqui uns anos vai estar tudo perdido se continuar assim!

    Alberto Bagnara 106°

    ResponderExcluir
  27. Por mais exaustiva que pareça a função de implantar a educação ambiental na sala de aula, ela não deve ser deixada para trás. Pois assim as crianças e jovens irão ter informações e ver como devem cuidar do ambiente que vivem, para conseguirmos ter um planeta mais saúdavel. É na escola que terão um sustentação maior, e poderão cobrar das pessoas que conhecem, atitudes corretas para proteger o ambiente.

    ResponderExcluir
  28. Os professores não demostram mas interesse sobre assuntos que nao dizem respeito as suas diciplinas; deveriam haver projetos desde o jardim da infancia direcionados a fins ambientais, pois é de pequeno que se aprende!
    Nao se tem mais o interrece de nenhuma das partes para isso, nem os alunos nem a direçao das escolas.
    Francieli de Oliveira
    Senac PA 103

    ResponderExcluir
  29. Diria que a maior dificuldade é a falta de interesse dos alunos. A maioria, como estão aprendendo, não tem o conhecimento desse assunto, e também não se interessam, não fazendo sua parte, tornando a educação ambiental mais difícil nas escolas. Deveriam ter imagens mais impactantes para mostrar eles, e contar aos mesmos de quem é a culpa de tudo isso e o que tudo isso poderá resultar no futuro. Talvez assim fiquem chocados, e os desperte mais interesse no assunto. Afinal a nova geração, é a geração quie estará aqui no futuro, eles devem ter mais consciência do que nós, para poderem "salvar o Planeta", e ser possível uma vida saudável, sem tantos problemas.

    Nome: Débora Ap. Cortina
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  30. Achamos muito importante esse meio de encino, assim as crianças começam a aprender sobre nosso planeta desde cedo.
    Elas aprendem como se comportar no nosso ambiente, aprendem
    atos de como conviver em nosso embiente,também aprendem a importancia de reciclar o lixo corretamente.
    Igor e Vinicius Alexandre
    Turma:100

    ResponderExcluir