Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010



a partir desse vídeo, que reflexões podemos fazer sobre o comportamento humano?

24 comentários:

  1. Destruir e poluir o meio em que vivemos está tão comum que o homem o faz sem pena nem consciência,
    Mas este vídeo nos faz pensar, se o mal que causamos ao meio em que vivemos é um mal exclusivo dele?
    A resposta com certeza é não, pois tudo o que fizemos tanto de bom como de ruim, um dia volta pra nós, qual a resposta de tanto enchente, mudança de temperatura repentina, desastres naturais (que de natural não tem nada). Vale parar para pensar, e começar a mudar nossos pensamentos e atos, pois se cada um contribuir com um pouco, ai sim teremos mudança, somos uma gota de água, mas juntos podemos formar um grande rir.
    Mudar e conscientizar com certeza é o lema do futuro.
    Att
    Beatriz Batistello Bordin

    ResponderExcluir
  2. O homem viveu muitos anos sem se preocupar com o meio ambiente, e hoje nos encontramos com muitos problemas alguns até difíceis de serem resolvidos, mas como nunca é tarde devemos nos juntar a tantos que aí estão com ideias possíveis de serem colocadas em prática e nós professores devemos sensibilizar os alunos orientando que mudem seus hábitos e que comecem a defender este planeta, pois se nada for feito, o que será das futuras gerações.
    Att. Bernardete T. Russi Fiedler

    ResponderExcluir
  3. Comportamento humano....eis a questão. Nascemos, crescemos, nos desenvolvemos, aprendemos tantas coisas, somos educados para viver em uma sociedade, país, nação onde precisamos ter uma profissã, objetivos, metas, responsabilidades, valores...VALORES? Quais, onde estão? A quem e ao que aplicamos? Todos os dias vemos e ouvimos pessoas preocupadas com o meio ambiente, projetos a serem desenvolvidos. verbas destinadas a recuperação do meio ambiente - TODOS OS DIAS!`Porém, continuamos com o desperdício, com o auto consumo, com a irresponsabilidade em pequenos atos do nosso cotidiano...e por quê? Porque ainda há pessoas que não aprenderam a conservar o pouco que nos resta, a preocupar-se com a educação ambiental, a valorizar o que temos em casa (água, luz...)...talvez só aprendam quando não exista mais.....é lamentável...e pergunto-me angustiadamente se isso mudará e se temos tempo para salvar o pouco que nos resta. ???????

    Keli A. Moura S. Vaz

    ResponderExcluir
  4. Olá Beatriz e Bernardete, ótimas colocações. Lembro que nós também fizemos parte do meio ambiente, ou seja, realmente o que fizemos ao meio estaremos fazendo a nós mesmos.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Keli. Realmente o que você nos trás é a realidade que encontramos. Apesar de campanhas, etc, etc, ainda encontramos comportamentos inadequados.

    E de que forma vocês acreditam que podemos mudar alguma coisa, não deixar chegar ao ponto de não ter mais alternativas?
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Infelismente, o que este video mostra é a realidade em que vivemos, pois as pessoas ouvem falar muito sobre o meio anbiente, mas na pratica, nao fazem nada para melhorar e ajudar o meio anbiente.A sociedade em si deve começar a se concientizar e perceber que a natureza esta pedindo SOCORRO, e nos devemos fazer alguma coisa, seja na separação do lixo, na escovação do dente com a torneira fechada, ou no banho de no maximo 10 minutos, são muitas as maneiras de nos estarmos ajudando a natureza, então MAOS A OBRA...Lilian K. Marta Fávero

    ResponderExcluir
  7. Infelismente aina hoje temos pessoas que agem dessa forma, pobres de espírito, sem consciência...
    Mas até quando o meio ambiente vai aceitar tudo isso? Será que ele já não esta nos devolvendo tudo? esta nos dando uma resposta as agressões que sofre...
    Acredito que é nas escolas, com as crianças que devemos começar a agir explicando porque é importante rspeitar o meio ambiente,reciclando e separando o lixo pois eles crescerão com a mentalidade de que é necessário lutar e fazer cada um sua parte, porque o lugar onde vivemos precisa de ajuda, pois o acúmulo desses lixos ocasiona cada mais enchentes e destruição prejudicando a vida de todos os seres humanos.
    DIMALI ONGARATTO.

    ResponderExcluir
  8. Nos tempos de hoje ainda existm pessoas que não tem consciencia da destruição do meio ambiente,mas tenho eperança que as proximas gerações vão ser mais consciencia.
    MONICA SANDER

    ResponderExcluir
  9. O vídeo acima, nos mostra a realidades que estamos vivendo, pois a ação que o homem tomou em jogar os dejetos todos no rio, não seria muito diferente de muitas fabricas, empresas e serem humanos de hoje em dia. O que a charge quis mostrar com esse vídeo é que existe uma das leis de Newton que é chama, “ação de reação”, que nela tem o objetivo do seguinte, “a ação que ele conjurou em jogar todos os entulhos no rio, teve uma grande reação no futuro do mesmo, que foi onde o rio provavelmente quis se vingar, devolvendo-o tudo o que ele jogou.”. O que estou tentando transmitir em minhas palavras é que a natureza não tem a obrigação de ficar atuando tudo o que o ser humano faz com a mesma, e sim, ela pode se vingar, não como na charge mostra, mas com enchentes, tempestades, e muitos outros fenômenos naturais, por isso, devemos cuidar muito do que nos foi lhe dado.

    Mirlene Deitos de Oliveira.

    ResponderExcluir
  10. O meio ambiente precisa de cuidados, as pessoas tem se apropriado da natureza de forma indevida.Para tanto é necessário alterarmos nossos hábitos e costumes, nos conscientizando que somos responsáveis pelos nossos atos, e que tudo o fazemos à natureza "seja bom ou ruim", um dia ela nos devolverá, como já está acontecendo com o aquecimento global, mas mudar isso só depende de nós.
    ASS: SONIA PIGATO ROSSI

    ResponderExcluir
  11. O meio ambiente necessita de nossos cuidados, da nossa conscientização. Mudanças de hábitos são necessários, para que as gerações futuras possam viver com qualidade do vida. As mudanças climáticas são notadas pela falta de respeito à naturaza provocadas pelo próprio ser humana. O futura do nosso planeta depende de nós.
    Eliane Maria
    2 de agosto de 2010 17:h

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente o vídeo nos mostra uma dura realidade que ainda nos dias atuais o ser humano é capaz de praticar. Apesar de o homem saber que tudo aquilo que ele fizer contra o meio ambiente, de uma forma ou de outra, se voltará contra si próprio, ainda falta-lhe o principal, - a consciência. Contudo, mesmo diante de exemplos negativos, cabe à nós, fazer a nossa parte e lutar para que nossos alunos, também despertem para a realidade e entendam, que é urgente lutar pela natureza, pelo nosso planeta; e que podemos sim fazer algo, começando pela simples atitude de separar de forma correta o lixo que produzimos, economizar a água, energia etc.

    Att
    Elizabete de Aguiar

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Nós vivemos em uma sociedade, uma cultura onde apenas nos preocupamos com algo quando o que nos faz mal bate na "bunda".
    Por mais que vemos, lemos que devemos nos preocupar com o mau que fizemos ao meio ambiente também nos afeta, acabamos deixando sempre para o próximo dia, semana que vem mês que vem.

    Concordo com o vídeo que tudo que fizemos para o meio ambiente tanto degradá-lo quanto preservá-lo ele retornará para nos.
    Concordo também com os outros comentários que descrevem que precisamos sim urgentemente cuidar do mundo em que vivemos.



    Aline G. dos Santos

    ResponderExcluir
  15. Vocês acreditam que este comportamento (tudo o que citaram acima) pode ser mudado? de que forma?

    ResponderExcluir
  16. O vídeo nos mostra o que realmente nós fizemos com o nosso ambiente, com o nosso mundo em que vivemos. As vezes não temos consciencia que isto irá fazer mal ao nosso meio e ao futuro de nossos filhos. Estamos preocupados em viver o presente e não o futuro. Mas ainda temos a esperança que isso tudo irá mudar, para melhor.
    Att
    Lucieli Barossi

    ResponderExcluir
  17. Infelismente não sei se podemos mudar a nossa realidade, mas podemos amenizar os estragos que já foram feitos, isso sim depende de nós, pois como vimos tudo o que fizermos vamos receber na mesma moeda.
    Jakeline Preto

    ResponderExcluir
  18. O vídeo não assusta muito, pois nas últimas décadas tem acontecido tragédias contra o Ambiente, que podemos chamar de assustadoras. Então podemos nos perguntar: de quem é a culpa? do Governo, dos seres humanos, da Educação, do "sistema" que todo mundo gosta de culpar ou das autoridades que nada fazem? não sei, mas felizmente (ou infelizmente), mas prefiro achar que a palavra certa seja FELIZMENTE, podemos fazer a diferença nestas tragédias, principalmente se fizermos uso de nossas "armas", como educadores, que as pessoas gostam de dizer que estamos com a faca e o queijo na mão. Na verdade é isso mesmo, nós PROFESSORES somos as pessoas mais indicadas (é claro que não as únicas, pois a verdadeira educação começa em nossos lares, pelo exemplo) para mudar a realidade presente e futura no nosso Planeta Azul. Como? Ensinando às nossas crianças o que é certo e errado em relação ao Meio Ambiente, pois gosto de pensar que estes ensinamentos podem funcionar como um efeito cascata, e que serão passadas de pessoa para pessoa com o passar do tempo.
    Quando eu digo, no começo do texto que o vídeo não assusta, é porque me lembro de tantas outras tragédias, e a mais recente, o derramamento de óleo nos EUA, que, pasmem, ninguém sabia o que fazer para detê-lo.
    Mas, voltando ao vídeo, seria muito legal que o que aconteceu no banho do nosso poluidor he he he, acontecesse a todos os que agridem o ambiente, talvez assim as pessoas pensassem melhor antes de fazê-lo.
    Entaõ é isso, beijos a todos, estou com saudade das aulas em todos os finais de semana. há, há, há.

    Márcia Hilleshein
    Bióloga e Pedagoga

    ResponderExcluir
  19. Elizandra Volpatto, precisamos mostrar as pessoas o que elas fazem contra a natureza volta, mais cedo ou mais tarde, em forma de doenças respiratórias, poluição do ar, na água que tomamos. precisamos falar para nossos alunos e demostrar na pratica o que o lixo, jogado nas ruas e rios provocam, de mal para nossa saúde e de nossa familia, e só assim eles mudaram suas atitudes, passando a dar valor e respeitando a natureza.

    ResponderExcluir
  20. A importância de tomar consciência sobre o meio ambiente precisa ser muito rápida para que as providências sejam tomadas com urgência e assim o meio ambienteconsiga ser salvo e as pessoas vivam bem e com muita saúde. Se as pessoas não se informarem e começar a agir contra as queimadas e desmatamentos a poluição, o estrago que já está sendo grande pode ficar ainda pior e sem ter como resolver se piorar. Muitas coisas já vêm mudando ao longo dos anos e pode mudar ainda mais se as pessoas não começarem a ajudar a combater as agressões ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  21. Concordo com Jakeline, quando diz que para mudar realmente não é nada facil,mas penso tambem, se o homem é capaz de tanta coisa porque não poderá tomar alguma atitude para reverter essa situação que ele mesmo calsou.

    ResponderExcluir
  22. Concordo tambem com Lucieli,quando diz que,estamos preocupado em viver o presente e deixamos de lado no que disrespeita ao futuro, pois podemos pensar da seguinte forma:O futuro nem chegou ainda?
    Mas quando chegar podemos estar siente que as consequência virão se não tamarmos nem uma atitude no presente.

    ResponderExcluir
  23. Estamos em tempos de várias discussões sobre o meio ambiente e programas com sustentabilidade. No entanto o desrespeito ao meio ambiente ainda está presente e cresce cada vez mais, na maioria das vezes causada pela falta de mudança de comportamento dos homens, ou melhor, pela resistência a mudança, pois mudar os costumes não é fácil não. Vemos o vídeo acima quase todo dia protagonizados por alguns de nossos vizinhos ou às vezes por nos mesmos. Um exemplo disso é jogar o lixo que nos produzimos no terreno do vizinho ou nas ruas e ai “não é mais problema meu” como muitos pensam ai quando chove entope bueiros e a culpa é do governo, causa a proliferação de pragas entre outras... Por outro lado, a falta de efetividade do poder público no Brasil em fazer cumprir esse preceito constitucional alimenta tal cultura que ainda mais destrói do que preserva. Enquanto em outros países se você jogar um papel de bala no chão vai preso e ou paga multa. Isso no Brasil vai demorar muito, muito, muiiito pra acontecer, enquanto a natureza vai aos poucos cobrando seu preço.

    Marcos Venicius Trevisan.

    ResponderExcluir
  24. Falamos tanto em cuidar do meio ambiente, mas falar somente não basta, temos que agir de alguma forma, colocar em prática, pois se estamos tão acostumados a fazer tanta coisa errada porque não acostumarmos a fazer o correto
    tentar revertar,deixando para nossos filhos um mundo melhor e de qualidade.

    ResponderExcluir