Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Constituição Federal x Meio Ambiente


A Constituição Federal traz no Art. 225. que "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações".


Na sua opinião o que dificulta o cumprimento desse artigo da Constituição? É falta de legislação? É falta de interesse? O que podemos fazer para que de fato todos tenham garantias desse direito?

18 comentários:

  1. N a minha opinião, não adianta existir uma lei se a mesma não entra em vigor devidamente. A política só prioriza o que realmente lhe interessa, e não algo que pode ser benéfico para todos.Mesmo que muitas pessoas façam greves, reivindicações, e tudo o mais para a preservação do meio ambiente, um bem de direito de todos, de que adianta se os governantes não se interessam? Mas eu acho muito importante que cada um faça sua parte, mesmo num simples gesto de jogar um papel de bala no lixeiro, ou plantar uma árvore, ou reciclar o lixo, podemos melhorar nossas atitudes, mas com a política deste jeito, garantir alguma coisa está meio difícil.
    Priscila J. Barp-7º-ADM-Unoesc Chapecó
    abraço profeee

    ResponderExcluir
  2. Muito foi discutido sobre o futuro do meio ambiente e de como será a vida das
    próximas gerações se o homem continuar poluindo e prejudicando o planeta da forma como está fazendo ainda hoje
    O contexto cultural da sociedade, a gama de interesses, o reconhecimento pelo o que temos e não pelo o que "somos" deixam as preocupações ambientais em segundo plano.
    a questão do capitalismo que leva as pessoas a sentirem necessidade de consumir objetos ou coisas desnecessárias, tendo como conseqüência um grande impacto ambiental, desequilibrando o meio ambiente e destruindo o planeta. O crescimento populacional urbano acelerado nas grandes cidades é outro fator preocupante no que diz respeito a essa crise ambiental.
    questão do consumismo é um pouco complicada uma vez que mexe com todo o contexto cultural da sociedade. Passar por uma mudança de atitude a essa altura seria algo frustrante, pois uma pessoa que já está acostumada ter em seu cardápio carne como um dos seus principais alimentos, não iria agora abster-se. Talvez essa atitude possa servir para as crianças, mas essa população que já está acostumada com isso seria um desafio muito grande mudar os seus hábitos para passar a consumir o mínimo necessário dos recursos naturais e de maneira sustentável, evitando a extinção de várias espécies e os desperdícios.
    Gustavo Braun - 7º ADM - Unoesc Chapecó

    ResponderExcluir
  3. Olá, sabemos que o meio ambiente é tudo o que nos cerca incluindo nós mesmos e nossa relação com o mundo, ou seja, o sistema físico e biológico global em que vivem o homem e os outros organismos.E que o verdadeiro significado de desenvolvimento sustentável é atender as nossas necessidades sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Mas isso tudo é muito divulgado pelas empresas e na verdade poucas são verdadeiramente sustentáveis. A legislação existe mas são vários os critérios que impedem que as mesmas sejam cumpridas. A falta de interesse de muitos em relação ao meio ambiente, ou o interesse político de se benificiar com o não cumprimento destas leis impedem que se fiscalize e se cobre uma postura em relação a crimes ambientais. Sabe-se que muitos lugares como no Nordeste do País se torna difícil e perigoso fiscalizar é uma terra sem "leis" digamos. É necessário que cumprimos nossa função de cobrar atitudes mais limpa e verdadeiramente sustentável das empresas e de fiscalizar e denunciar quem não cumprir as leis existentes, caso contrário, o que será que vai restar para nossos filhos e netos?

    Silvana Freschi, acadêmica do 7° ADM - Unoesc - Chapecó

    ResponderExcluir
  4. No meu entendimento, eu acho que oque esteja prejudiancando para que essa legislação Nº 225 seja cumprida, vai muito da falta de legislação, porque oreconhecimento é pelo o que temos e não pelo o que "somos" deixam as preocupações ambientais em segundo plano, e com isso vai acarretando ainda mais esse problema, que não vigora porque é necessário cumprirmos nossa função de cobrar atitudes mais limpas e verdadeiramente sustentável das empresas e de outros meio que fiscalizam, devemos denunciar que não cumprir com as leis já existentes, porque senão esse artigo vai ficando cada vez mais esquecido e quem vai sofrer com isso vai ser nossas próximas gerações, caso contrário oque vai ser dos nossos filhos e netos entre outros de nosso parentesco?

    Nome: Daniel Gotardo
    Turma: PA 101

    ResponderExcluir
  5. O Brasil é conhecido como um país "verde".Nós somos os donos deste país "verde", a grande falta de vontade por parte de muitos brasileiros é grande o que dificulta o comprimento desta legislação.Se todos tem direito de impor-se ao poder publico, por que não se impor e lutar pelo meio onde vivemos? acredito que todos querem um futuro bom, para si e para com os outros, devemos nos impor perante o poder publico. Se não logo, a nossa bandeira irá mudar, e deixará de ser o país "verde".

    Caroline Susana Gass PA 101

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião nós brasileiros sempre infringimos leis, ou seja, não as obedecemos. Essa lei não é diferente pois poucas pessoas respeitam o meio ambiente.
    A dificuldade do cumprimento dessa lei é a falta de interesse, pois hoje o principal tema discutido é o meio ambiente e seus problemas e nós não nos importamos, pois se não continuariamos com os mesmos atos.
    Nós sabemos muito bem do mal que estamos fazendo ao meio ambiente e do quão estamos prejudicando nossas próprias vidas com essas atitudes.
    E de pouco adianta lei se nós enquanto população não nos consciêntizarmos e não aprendermos a nos reeducar perante a natureza e o meio ambiente em geral, para depois reclamarmos ou tomar alguma iniciativa para que o governo ajude a por em prática essa lei.
    Mas uma das iniciativas seria uma multa, como os EUA já tem, poderiamos estudar mais afim essas leis e por em pratica tudo o que temos em ideia.

    Michele Fragas
    T:102

    ResponderExcluir
  7. Acredito o descumprimento da constituição é culpa de todos tanto dos orgãos competentes que não fiscalizam e principalmente das pessoas que não fazem sua parte em relação a sustentabilidade.

    Marcia Cristina Beneti
    7fase ADM
    UNOESC

    ResponderExcluir
  8. Proteger o meio ambiente é responsabilidade de todos não é necessario leis para que se pense e respeite o outro afinal também fizemos parte desse meio.Nós consientizar é o primeiro passo para a sustentabilidade.

    Patrícia dos Santos
    7 fase ADM
    UNOESC

    ResponderExcluir
  9. Percebemos que essa Lei pode ajudar mas só se entrar em vigor pois se só ficar no papel como muitas outras não vai ajudar em nada, mesmo assim ainda é um absurdo termos lei por não cumprir o devido cuidado com o meio ambiente. Isso é um dever do cidadão preservar assim como votar e muitas outras

    Alex Junior Da Silva
    Turma:101

    ResponderExcluir
  10. Éssa lei é muito importante para nosso país, lamentamos que as pessoas não se consientisem disso e despresem nosso meio ambiente, tudo que fizermos de mau para a natureza um dia ela pode-se revoltar e pode vir coisas muito pior .Devemos cuidar mais do que é nosso...CUIDE DO NOSSO PLANETA!!!!!!!!!!!

    VINICIUS ALEXANDRE E IGOR TURMA 100

    ResponderExcluir
  11. No meu entendimento, não é só falta da legislação mas sim de interesse das autoridades em fiscalizar as proprias ações internas e fazer cumprir a legislação existente. Também é fato a demora na tomada de decisões que dÊem um rumo definitivo ao novo código florestal.

    Marcos De Marchi

    Eng. Florestal

    ResponderExcluir
  12. No meu entendimento, é a falta de interesse pela parte do governo, pois o mesmo poderia elaborar projetos incentivando a sociedade para a preservação do meio ambiente, poluição, entre outros.
    Conforme a Constituição Federal traz no Art. 225. Aonde "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”. Mas infelizmente a política hoje e sempre priorizou o que é de seu interesse e não para o benéfico da sociedade.
    Sendo assim, a nossa geração não vai ser muito afetada, mas a de nossos filhos e netos infelizmente irá ser, se nada for feito rapidamente.

    Acadêmico: Gustavo Pauletto
    Curso: Logística 5° Fase

    ResponderExcluir
  13. O que dificulta para o cumprimento desse artigo é a falta de preocupação tanto pública quanto da sociedade em si, podemos dizer que o meio ambiente é deixado de lado, para depois, pensam de que haverá consequências de seus atos que esse descuido não irá acarretar em nada.
    Nome: Letícia Thais Lemes da Silva
    Turma: 98

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião os dois estarim corretos, porém a falta de interesse é oque mais tem. O nosso povo tem muita fama de só falar por ex. nós falamos assim: oque adianta só eu separar o lixo, oque adianta só eu economizar a água... enfim falamos muitas coisas, mas não paramos para pensar que todo mundo fala a mesma coisa e ficamos sempre na mesma "merda". Todo mundo reclama diz que está indo tudo mal, mas ninguém toma a atitude, "pois oque adianta só eu ter atitude".
    NOME: Larissa Fernanda Padilha
    TURMA: 98

    ResponderExcluir
  15. Não há um fator principal para o descumprimento da lei, o que promove o fato é o conjunto. É surreal afirmar que o incentivo para o cumprimento de leis ambientais no Brasil é suficiente, temos como claro exemplo o PSA, no qual o agricultor ganha em torno de trezentos reais para não desmatar mais áreas que usaria para plantio, valor mais de duas vezes menor que o salário mínimo atual. Porém, é igualmente surreal afirmar que o interesse público na preservação ambiental e sustentabilidade é bastante, ou, caso seja, nossa população é mais hipócrita do que aparenta ser.
    O que deve ser feito é um programa de implantação legal, onde as leis ambientais sejam mesmo efetivadas, saindo da fase burocrática e tornando-se ação. Leis são leis, devem ser cumpridas por todos e feitas para todos, sem serem menosprezadas pela população e pelo Estado.

    Laura Maria B. Nunes
    Turma: PA Unimed

    ResponderExcluir
  16. Não nos falta uma lei que proteja o meio ambiente, isso já temos, o que falta mesmo é o interesse das pessoas por um país mais sustentável, um país "saudável". A população não pensa no futuro do país, no que estamos causando à ele agora, apenas que saber de consumir e poluindo. Mesmo que digam que não poluem e coisas desse tipo, eles fazem isso, sem perceber. Um exemplo é o carro. Como eles não poluem o ar se vão todos os dias para o trabalho de carro? Se jogam o lixo não por preguiça de andar alguns metros até encontrar uma lixeira? A população tem que se conscientizar, e se isso não acontecer, o que será do futuro da nossa próxima geração?

    Gabriele de Witte
    PA Unimed

    ResponderExcluir
  17. O que acontece, é que o ambiente não é algo privado, nem de poucos, nem de muitos, mas de todos. Para que ele se mantenha bom e útil para nós, a prevenção dele deve acontecer, particularmente,ou seja cada um de nós tem o dever de fazer sua parte pra que essa prevenção ocorra. E sim, a rigorosidade de fazer acontecer o que está escrito, deveria ser mais dura, e realista. Quem não cuida, não merece ter, mas o meio ambiente não se divide!
    Larissa Regina e Mariana Antunes
    Turma: 004 Senac

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião é falta de interesse, o meio ambiente está aí, em todo o nosso redor, porém na maioria das vezes esquecemos deste fato e sem perceber estamos poluindo. Será que sempre é preciso acontecer alguma tragédia para realizarmos alguma mudança?
    Nome: Eduardo
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir