Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Plástico Sustentável À Vista!

A Brasken acaba de inaugurar sua fábrica de plástico verde (a partir do etanol da cana de açúcar) em Triunfo – RS. Essa unidade terá capacidade de produção de 200 mil toneladas/ano de plástico de etanol, cujas características são as mesmas do seu similar feito a base de petróleo.
Esse é apenas um dos movimentos do setor no desenvolvimento de uma química com base renovável. Segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), os aportes das empresas químicas deverão somar US$ 20 bilhões nos próximos dez anos. Porém, segundo o documento Pacto da Indústria Química, divulgado em meados deste ano, esse volume pode ser aumentado se considerar a perspectiva de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento que podem chegar a mais US$ 32 bilhões.
Além do consumo próprio, a empresa pretende exportar a tecnologia para outras regiões do planeta (ainda não reveladas).
Segundo o Sr. Paulo Schirch, presidente do grupo Solvay, que é controlador da subsidiária Brasken, “Não existe esse tipo de PVC no mundo, as características do novo produto são idênticas ao normal. É uma nova maneira de se fazer o mesmo PVC”, resumiu o executivo.
Segundo especialistas do setor, as fontes renováveis não substituirão totalmente a petroquímica, mas terá seu espaço de substituição e ocupará uma boa parcela do setor químico.

Fonte: Jornal DCI

4 comentários:

  1. Boa noite,
    Acredito que sejam atitudes como essas que começaram fazer a diferença na sociedade. Um produto muito utilizado e vindo de uma fonte renovável. Muitas são as empresas que estão investindo na descoberta de produtos originados de fontes renováveis e que não agridam tanto o meio ambiente. Devemos cobrar uma postura igual das empresas que compramos nossos produtos que elas utilizem esses materiais menos nocivos ao meio ambiente.
    Silvana Freschi, acadêmica do 7° período da Unoesc - Chapecó.

    ResponderExcluir
  2. É alternativa excelente pois irá reduzir a demanda por petróleo por mais que não muito. Poder utilizar outras fontes para produção de plástico, que pode ser utilizado para coisas onde não seja necessário plástico feito a partir do petróleo, é uma alterativa que fará muito bem ao meio ambiente. Dessa forma poderemos reduzir um pouco a nossa dependência do petróleo, que é um recurso não renovável e muito poluente, tanto na forma natural quanto na de seus derivados.

    Kalinca e Daniele
    PA06

    ResponderExcluir
  3. Nosso papel na coleta seletiva seria cooperar isso seria uma coisa difícil para muitos mas não para quem esteja conscientizando em estar fazendo um bem ao meio ambiente e a nós mesmo.

    Bruna Cristina P.A 103

    ResponderExcluir
  4. Esta idéia é muito importante, pois o plástico comum demora mais ou menos 400 anos para se decompor no meio ambiente, o plástico sustentável demora muito menos que isso. Além das embalagens recicladas são mais econômicas e auxiliam nade redução de custos para a sua empresa.

    Eng. Florestal
    Tauana D. Schneider

    ResponderExcluir