Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

HORÁRIO DE VERÃO ECONOMIZARÁ 5% DE ENERGIA


O horário de verão poderá proporcionar ao país uma redução de cerca de 5% no consumo de energia durante o período em que os relógios estarão adiantados em uma hora.

Nos últimos dez anos, a adoção da medida proporcionou uma redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O próximo período do horário de verão vai de 17 de outubro próximo a 20 de fevereiro de 2011. No ano passado, o horário de verão teve início no dia 18 de outubro de 2009 e vigorou até o dia 21 de fevereiro último. O principal resultado foi a redução na demanda de energia elétrica de aproximadamente 4,4% no Sudeste e Centro-Oeste e de 4,5% no Sul.

Para o coordenador do Grupo de Estudos do Setor de Energia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel-UFRJ), Nivalde de Castro, o horário de verão é uma medida positiva, pois a economia de energia corresponde ao crescimento de um ano na geração de energia elétrica do país. “Isso é uma vantagem muito grande, porque permite que o Brasil não precise investir em novas hidrelétricas e termelétricas.”

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, que é resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Neste período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase meio ano. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

20 comentários:

  1. Olha que bacana isso, não tinha ideia que com a mudança do horário beneficiaria o mundo de alguma maneira.
    Mas claro, se analisarmos no horário antigo como anoitece mais cedo as luzes da cidade se acendem mais cedo, os banhos no inverno são mais quentes as pessoas ficam mais em casa consequentemente consomem mais energia.

    Karoliny Santa Catarina – 7º fase do custo de Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  2. achamos que esse horário deveria ser o ano inteiro , pois além de economizar energia , esse horário fica muito melhor de se aproveitar a luz do dia

    ResponderExcluir
  3. De fato, o horário de verão ajuda na redução do consumo de energia e isso de forma indireta ajuda na preservação do meio ambiente. No entanto acho que o Governo deveria lançar campanhas publicitárias para informar os pontos positivos do horário de verão para a população, pois atualmente a grande maioria das pessoas não vê nenhuma vantagem no horário de verão.

    Eduardo Colle
    P.A. 06

    ResponderExcluir
  4. O horário de verão contribui muito com o meio ambiente, pois com esse horário economizamos principalmente energia, mas as vantagens desse horário devem ser mais divulgadas, pois nem todos sabem das vantagens desse horário e pensam que ele só veio para atrapalhar a vida de alguns!


    Keila Fernanda Marangoni


    SENAC
    PA-06

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que não deveríamos economizar só no verão, pois nas outras estações também a sol!
    Sendo que no verão o uso do aquecedor cai e ai entra os ventiladores que não economizam luz!
    Mas “todos” nos deixamos à luz apagada, pois a muita claridade em alguns dias anoitece La pelas 20h00min, mas em alguns lares as luzes ficam ligada o dia todo mesmo tendo sol ou não.
    Alem de cada um fazer sua parte vai reduzir muito sua conta de luz!

    Mauricio Lasch Mendes
    PA 101

    ResponderExcluir
  6. eu nao sabia a quantia da reduçao de energia obtida nessa troca de horario, e seria de grande ajuda o governo publicar os resultados dessa para que nao se torne apenas algo incomodo pra alguns...mesmo assim sou a favor do consumo consciente de energia o ano inteiro, as pessoas deveriam se consientizar disso e refazer suas rotinas para utilizar mas os recursos da natureza o ano inteiro!
    Francieli de Oliveira
    Senac/PA:103

    ResponderExcluir
  7. “De fato é importante o horário de verão pelos inúmeros motivos expostos no texto, más não devemos apenas nos ater neste contexto e sim devemos estar buscando alternativas para reduzir este consumo excessivo de energia, é importante frisar que as pessoas se conscientizem em relação ao uso da energia, pois este uso indevido acarreta em muitos problemas como exemplo, mudanças climáticas devido a barragens feitas em grande numero para suprir a necessidade de energia que as empresas e população no geral necessitam. Enfim as atitudes como no texto citado são de grande importância, e muitos não se dão conta de como uma troca de horário pode evitar uma boa parte do consumo de energia.

    Acadêmico de Engª Florestal - Unoesc Xanxerê
    Cledinei Roberto D. Artigas

    ResponderExcluir
  8. Turma: 102
    Nome: Ricardo Arns Neto

    Já tinha ouvido falar que o horário de verão ajudava na economia de energia, mas realmente não acreditava que influenciava tanto assim, penso que poderia haver o ano inteiro! Onde há sol, há economia de energia! Gostaria muito que houvesse uma conscientização geral sobre este assunto, pois aborda um tema muito importante...

    ResponderExcluir
  9. O horário de verão é muito bom, pois alem das pessoas aproveitarem mais o dia elas conseguem aproveitar muito mais a energia solar , com o aproveitamento do sol o consumo de energia diminui isso é bom para nós e para o meio ambiente .O Governo devia de ter campanhas que mostrasem os lados positivos do horário de verao assim todos podem mudar seus conceitos sobre esse horário por que grande maioria nao gosta mas nao sabe suas vantagens .

    Jessica Fernanda De Oliveira
    Jovem Aprendiz -12

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião este tipo de horário é muito bom,por que ele pode proporcionar muitas atividades diversificadas para as pessoas que não tempo para fazer seus compromissos. Alem disso este horário econimizara 5% de energia para o Brasil.
    Renan Wescinski.
    PA-101.

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião este tipo de horário é muito bom,por que ele pode proporcionar muitas atividades diversificadas para as pessoas que não tem tempo para fazer seus compromissos. Alem disso este horário econimizara 5% de energia para o Brasil.
    Renan Wescinski.

    ResponderExcluir
  12. O horário de verão vem para agregar, primeiro por reduzir o custo de energia pois as pessoas vão em busca de outros tipos de entretenimento acabam não se detendo tanto a utilizar das tecnologias, saindo para praticar exercícios e passeios.
    Nomes: Maiara Barden, Priscila Picoli, Carine Rodrigues, Francieli Prigol Pedroso.
    Turma: PG10

    ResponderExcluir
  13. Incrivel! Grande Getulio Vargas, que mesmo sem saber o que de fato era sustentabilidade, estipulou o horário de verão, uma forma muito inteligente de se aproveitar a luz solar, na época em que a predominio do sol é constante. Uma atitude que nos fornece numeros incriveis de diminuição de energia durante este periodo. Na verdade, como citado acima, o que realmente impressiona é justamente a época em que foi aplicada a primeira vez o horario de verão, onde a preocupação com o meio ambiente e os impactos que poderiam serem causados, não tinha tanta repercussão. Uma mudança na cultura brasileira, que hoje em dia já é seguida por outros países. Parabéns Ex-presidente!

    Nomes: Rodrigo Falcão e Jonathan Jordani
    Turma: PG10 - SENAC

    ResponderExcluir
  14. o horário de verão é uma forma muito eficaz de se reduzir o consumo de energia, pois faz com que aproveitemos mais a luz do sol. Muitas pessoas não se conscientizam a respeito disso e acabam gastando energia "sem precisar".

    ResponderExcluir
  15. o horário de verão é uma forma muito eficaz de se reduzir o consumo de energia, pois faz com que aproveitemos mais a luz do sol. Muitas pessoas não se conscientizam a respeito disso e acabam gastando energia "sem precisar".

    Nome: Caroline
    Turma: P.A. Unimed

    ResponderExcluir
  16. Nome: Nathália e Poliana
    Turma: 004

    O horário de verão tem cada vez mais trazendo benefícios para nos hoje em dia, com sua vantagens de economizar a energia. Com o horário de verão os dias são mais longos onde as pessoas não costumam gastar tanto com chuveiros elétricos, aquecedores e etc. Isso é muito beneficente não só para nos, mas também para o meio ambiente que sobre com isso, com a construção de vias para a energia chegar até nos, mas também para as pessoas que se banham somente em rios praias lagos etc, não gastando somente energia mas também pouca agua.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Foi uma iniciativa que ajudou na economia de energia no país, o povo as vezes se coloca contra essa iniciativa por causa dos horários mas, 5% em um país desse tamanho é um valor realmente considerável. Logo, projetos assim deveriam continuar em vigor e até mesmo ser aperfeiçoados.

    Lucas A. G. Bueno
    Turma 004 Adm

    ResponderExcluir
  19. Durante o horário de verão além de economizar energia por uma hora, isto é um tanto sustentável, à energia e a água. Pois crianças, brincam ao ar livre por mais tempo, e deixam de lado os eletrônicos que geralmente aumenta o consumo excessivo de luz. Então o consumo sustentável de energia durante o horário de verão pode ser o meio mais fácil de diminuir o consumo excessivo e gastos.
    Nomes: Jaqueline da Silva e Ana Julia Fortes
    Turma: ADM 004

    ResponderExcluir
  20. Podemos contribuir também com o horário de verão diminuindo o tempo no banho, o uso da água fria ajuda, porem nessa época do ano as pessoas costumas tomar vários banhos demorados durante o dia para saciar sua falta de frescor. Usar poucos aparelhos eletrônicos para refrescar a casa beneficia muito os moradores e é claro nosso meio ambiente.
    Nome: Daiane Felipeto
    Turma: Unimed

    ResponderExcluir