Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CORREIOS USARÃO CARRO ELÉTRICO PARA ENTREGAR SEDEX EM SP


São Paulo - A CPFL Energia e os Correios assinaram, na última quinta-feira (21), um contrato para a utilização de veículo elétrico na entrega de Sedex em Campinas (SP). A parceria é uma das primeiras iniciativas do gênero no país e coloca as duas empresas na dianteira de soluções sustentáveis na prestação de serviços.

O veículo utilitário Aris, fabricado especialmente para a CPFL Energia pela Edra Automotores, será testado pelos Correios por um período de até seis meses. Ele percorrerá, diariamente, cerca de 70 quilômetros pelas ruas e avenidas do bairro Taquaral, um dos mais populosos de Campinas, entregando, em média, 200 documentos Sedex. Um motorista especialmente escolhido pelos Correios passou por treinamentos para que pudesse dirigir com total segurança e autonomia. Ele será o único condutor do Aris durante o período de empréstimo. O carregamento, em tomada comum, será feito duas vezes ao dia.

"Estamos abrindo portas para a utilização maciça desses veículos, que têm como principal característica a emissão zero de gases de efeito estufa", explica Paulo Cezar Coelho Tavares, vice-presidente de Gestão de Energia da CPFL, lembrando que o custo por quilômetro rodado é de, aproximadamente, R$ 0,04, ou seja, 25% mais econômico que um veículo a gasolina.

Para José Osvaldo Fontoura de Carvalho Sobrinho, diretor de Tecnologia e de Infraestrutura dos Correios, "a ideia é incorporar mais protótipos Aris à frota após o período de testes'.

O modelo do veículo é Aris com velocidade média de 65 km/h e autonomia entre 90 km e 120 km. Capacidade de 350 kg e dois passageiros. A carga horária de utilização do veículo é de aproximadamente sete horas por dia.

Fonte: Revista Exame

O que acham dessa ideia?

42 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acredita-se que esta seja uma medida muito eficaz em relação a preservação do meio ambiente, pois este veículo não gera gases poluentes e sua bateria pode ser facilmente recarregada, ou seja, tendo uma vida útil muito grande. Esperamos, é claro, que seja incorporado mais destes veículos, não só no Brasil, mas no mundo todo.

    Felipe M. C. Curta
    SENAC PA-101

    ResponderExcluir
  4. sou completamente favorável a utilização de carros como esse, mas é necessário que o país onde ele será usado tenha como fonte principal de energia usinas eólicas, solares ou qualquer outra forma de energia limpa.


    abraço!!!


    ivan pedro murari
    t:pa6

    ResponderExcluir
  5. Um grande passo...
    tomara que de certo, e os outros estados além de São Paulo.. tomem essa atitude....


    Rui Santos
    T: PA06

    ResponderExcluir
  6. Acredito que se Mais Empresas(aquelas que trabalham com esse Tipo de Segmento, ou que Utilizam Veiculos de Transporte)Adotassem essa Medida, significaria uma economia razoavelmente grande, tanto na emissão de gazes poluentes, como tambêm na economia de combustivel fossíl, o que gera despesas a empresa.

    Douglas Lemes da Rosa
    T: PA06

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que isto deveria ser aplicado em todos os países,pois isto é um modo de reparar o que já fizemos contra o planeta,e também para deixar de lado os combustíveis fosseis que são nocivos a camada de ozônio.

    Mauricio Lasch Mendes
    PA 01

    ResponderExcluir
  8. Olá, achei isso muito interessante e deveria ser aplicado no Brasil inteiro e no mundo. Os caros elétricos causam menos poluição ao meio ambeinte ao ar que respiramos e também para tentar usar menos os conbustíveis fosseis. Achei isso uma maneira saudavél ao meio ambiente.



    Nátali Pereira Dorneles
    PA 101

    ResponderExcluir
  9. É muito interessante essa ideia do carro eletrico pois polui menos e pode ajudar na diminuição dos gases do efeito estufa na atmosfera. Seria muitointeresante que várias das grandes cidades se adaptasem a isso

    Fernanda Thaynara Andretta PA-06

    ResponderExcluir
  10. Achei muito boa a idéia dos carros eletricos da sedex, pois sao paulo é uma das cidades mais polulosas do Brasil, e se essa ideia for adotada em todo Brasil acho que seria muito importante para a natureza, pois diminuiria e muito a emissao de gases no Brasil.


    Gabriel Guarezi PA-01

    ResponderExcluir
  11. Esse assunto me fez lembrar de uma conversa que tivemos na aula de Ecofisiologia na semana passada, onde foi colocado pelo nosso professor que a utilização tanto do álcool (etanol) como do biodiesel é apenas uma solução paliativa para essa problemática dos combustíveis. Em um primeiro momento (momento este que estamos vivendo agora) a utilização tanto do etanol como do biodiesel é a mais viável economicamente e mais benéfica ao meio ambiente se comparada à utilização da gasolina ou do diesel “comum”. Mas futuramente, com os avanços da tecnologia sem sombra de dúvidas os carros elétricos e os carros movidos a hidrogênio tomarão conta do mercado. Apesar de hoje já existir tecnologia para fabricar carros elétricos e carros movidos a hidrogênio, essa tecnologia é ainda muito onerosa financeiramente.

    Eduardo Colle
    P.A. 06

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito da ideia do carro eletrico pois pode vir a ser de encentivo para outras empresas pois isso contribui com o meio ambiente reduzindo entao os gases poluentes na atmosfera e asim contribuindo com a natureza.




    Hevely Tessaro PA-O1

    ResponderExcluir
  13. Acho uma ideia muito valida, ao menos desta maneira não se libera gases tóxicos, poluentes na atmosfera. Espero que isso ganhe força para se estender as demais cidades.

    É um bom começo, tudo o que fizermos que contribua com o meio ambiente, desde as pequenas coisas ate as grandes, são essenciais à vida de todos nos.

    Karoliny Santa Catarina – 7º fase do custo de Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  14. É uma idéia muito boa, pois além de ser muito econômico também não há emissão de gases, que prejudicam o meio ambiente.

    Adriano Baldissera
    PA-06

    ResponderExcluir
  15. É uma alternativa muito interessante, uma ideia que se der certo poderá ser utilizada pelo pais inteiro. Pode parecer pouca coisa, mas é assim que começa e depois vai espandindo. Cada coisa que ajude o meio ambinete deve ser muito bem vinda.

    Daniele e Kalinca
    PA06

    ResponderExcluir
  16. É uma boa ideia essa do carro elétrico, pois como a energia elétrica não causa emissão de gazes que possam prejudicar o meio ambiente, e pode ser gerada sem agredir tanto o meio ambiente. Eu apoio essa ideia.


    Brayan H. Badin
    PA-06
    17 de novembro de 2010

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante este fato, pois além de ser um investimento no meio ambiente, com o tempo isso gerará lucros para os correios, pois mesmo que este equipamento seja caro, com o tempo esta economia virará lucro.

    Karine e Julian
    PA-06

    ResponderExcluir
  18. eu acho que e uma ideia muito boa para diminuir os gases lamçados na atimosfera pois tudo que ajudar nosso mundo sera util para nós.

    Kyeldon Amaral Da Rosa

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante essa nova ideia do carro elétrico, além de ser mais econômico, polui menos o meio ambiente, e legal a ideia de ser usado pelos correios, já que será um carro que andará muito para fazer as entregas.
    Marina Catalan Costella
    PA 06

    ResponderExcluir
  20. Seria um avanço para o brasil se eles também tomasem essa atitude pois economizaria o petróleo e causaria menos impactos ao meio ambiente pois o petróleo apesar de vir da naturaza quando usado para fazer gasolina ele muito prejudicial...

    Andreia G.Cella, Jozieli Gallon
    P.A06

    ResponderExcluir
  21. Achei muito imteressante essa ideia de carros eletronicos em São Paulo. Essa ideia deveria ser aplicada em todo o Brasil e em todo o mundo,seria muito importante para nós e para a natureza,pois diminuira os gases no Brasil.

    Regys Romanoski
    PA 01

    ResponderExcluir
  22. Careço de informações mas se não me engano a cidade de Foz do Iguaçu já adotou este recurso.
    A cidade utiliza os carros elétricos no serviço de Táxi, os carros são recarregados duas vezes por dia também e a emissão de gases do efeito estufa é zero.
    Foz do Iguaçu também adotou o sistema de carrinhos de lixo elétricos, onde os garis economizam tempo e agilizam o serviço.
    Acredito que este sistema não deva ser adotado apenas por São Paulo mas sim pelo Brasil inteiro, isso sim seria um exemplo para o mundo.
    Wellerson Ozelame PA-101

    ResponderExcluir
  23. Nossa muito boa essa idéia, vai diminuir bastante a poluição.
    Mas eles podiam colocar mais desses carros, e não só no Brasil mas sim também no mundo todo.E não só carros más sim também ônibus, quanto não se economizaria.Seria muito importante ...

    Leticia Paes carvalho
    PA-01

    ResponderExcluir
  24. Essa nova tecnologia vai ajudar muito o meio ambiente, tomara q isso siga em frente e n pare apenas nos correios.
    Aluno: Jessé
    Pa 106

    ResponderExcluir
  25. Espero ansiosamente que não somente esta empresa nem somente nesse estado incorpore essa medida, já que ela só traz benefícios, pois gera economia na empresa, não polui o meio-ambiente da forma que os outros carros poluem e acho que não só empresas devem utilizar esses veículos, mas também os cidadãos gerando uma economia imensa e uma poluição mínima...

    Romulo R. Da Silva
    P.A. 106

    ResponderExcluir
  26. Otima idéia adota pelos correios, pois vão diminuir custos e contribuir com o meio ambiente, reduzindo a poluição do gás oxigenio no planeta.

    Tiago Mateus.
    Senac
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  27. Achei a idéia muito boa, A tecnologia do carro elétrico, possui baixa taxa de poluição e sem contar que beneficia o consumidor, auxiliando a gastar menos com o motor, se analisarmos o empresa obteria um certo lucro, na questão de gastos com o caro...

    ALISSON SIMONI
    SENAC
    PA 102

    ResponderExcluir
  28. Achei uma boa ideia, pois agora a poluição causada pelos caminhões do SEDEX, era muito ruim agora não terá poluição pois o carro será elétrico e assim não poluirá porque será movida a bateria não causando a poluições que teria nos combustíveis.


    Bruno Bortolli Pinheiro Turma:105

    ResponderExcluir
  29. as pessoas devian aproveitar a luz do dia ao inves de asender as lanpadas da casa moardo 102

    ResponderExcluir
  30. essa e uma boa ideia por que assim vai diminuir a poluição de combustiveis fazendo com que diminua a poluição do ar

    aluno:Patrick Rafael
    Turma:103

    ResponderExcluir
  31. É uma ótima idéia, pois os correios têm uma frota enorme de carros e também alguma empresa tinha que dar o primeiro passo neste quesito de carros elétricos para transporte e se todos seguirem o exemplo será muito melhor para o meio ambiente

    nome: Gean Felipe Barro
    turma: 101

    ResponderExcluir
  32. Eu acho uma boa idéia pois com esse novo carro movido a energia eletrica diminuira bastante a produção de fumassa que causa muitos problemas para nosso planeta.


    Aluno:Hildemar Felipe Comin
    Turma:101

    ResponderExcluir
  33. Correios Usarão Carros elétricos
    São idéias como essa que podem fazer outras empresas a se inspirarem, e adotarem o mesmo sistema de entregas, com um custo menor, e ajudando o meio-ambiente.

    Turma:101
    Aluno: Edivar Lucas Fabicz

    ResponderExcluir
  34. Bom na minha opinião não só os carros de correiros deveriam ser eletricos mas sim todos os demais, mesmo a população não querendo mas nós temos que saber que é para o nosso bem.
    Renan Wescinski.
    PA-101

    ResponderExcluir
  35. Podemos perceber com isso que só a população e o meio ambiente vão ganhar , basta conscientizar a população, cada um fazer sua parte, pequenos gestos que fazem grande diferença, isso não pensando no agora mas sim no futuro de todos.


    Alex Junior Da Silva
    Turma:101

    ResponderExcluir
  36. É uma ótima ideia, pois este pode ser o começo de uma grande frota que contem o correio. Outras grandes empresas podem e concerteza vão aderir a este projeto. Com esta autonomia que sera gerada, o projeto é economicamente viável. O meio ambiente agradece de forma grandiosa, pois a emissão de gases de efeito estufa cairá muito, ou até acabara neste sentido.

    Ildo Guilherme Schneider
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  37. Acredito que esta seja uma inovação que além de não poluir o meio ambiente, seja também muito econômica. O crescimento acelerado das cidades e da população força a busca de novas ideias que visão o máximo de produtividade e rentabilidade. Esse sistema de veículos deveriam ser vendidos a preços populares afim de atender a todos, mas principalmente as grandes empresas com muitos veículos em suas frotas, reduzindo consideravelmente a poluição.

    Marcos De Marchi
    Eng. Florestal

    ResponderExcluir
  38. Uma ideia muito boa para o meio ambiente e para os correios, pois profissionalmente eles sofrem quando precisam entregar nossas correspondências a pé, com chuva, tempestade, abaixo do sol forte. Este carro além de economizar recursos naturais (petróleo) incentiva a população a cobrar mais dos nossos governantes os carros elétricos, que hoje já estão disponíveis no mercado, porem com um valor absurdamente alto.

    De repente este é o inicio para que possamos ter disponíveis os mesmos carros em concessionárias no Brasil e evitar o alto consumo de petróleo.

    DANIELI ORO
    CAMILA DE OLIVEIRA

    GESTÃO AMBIENTAL - 3ª FASE

    ResponderExcluir
  39. Acredita-se que esta seja uma medida muito eficaz em relação a preservação do meio ambiente, pois este veículo não gera gases poluentes e sua bateria pode ser facilmente recarregada, ou seja, tendo uma vida útil muito grande. Esperamos, é claro, que seja incorporado mais destes veículos, não só no Brasil, mas no mundo todo

    Dieison da rosa
    Reginaldo DSos Santos
    Luis Fernando
    Rafael dos Anjos

    ResponderExcluir
  40. Está medida poderia ser estendida a outros veiculos de maior porte que façam parte da frota dos Correios como caminhões. Também a ideia de utilizar outras tecnologias de combustiveis como hidrogenio para movimentar a frota.

    Rubens Junior Colaço e Elian Haack.

    Logistica Unoesc- 2015

    ResponderExcluir
  41. O Aris, é um veículo que se pudesse ser usado em todo o Brasil, ajudaria a muito mais pessoas. A idéia de por em treinamento, o uso desse carro, é uma forma de sustentabilidade, muito bem aceita. A poluição do efeito estufa,diminuiria e assim nos ajudaria a mudar nossa triste realidade.
    Larissa Regina e Mariana
    Turma: 004 Senac

    ResponderExcluir
  42. Uma boa ideia além de diminuir o acidentes, vai diminuir o uso de diesel, assim a poluição terá uma boa diminuída na poluição junto com o caminhão do lixo movido a lixo, são duas ótimas e ideias para uma vida sustentável para nós e para as futuras gerações no Planeta Terra
    Nome: Guilherme
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir