Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Qual é a gravidade do vazamento de petróleo no golfo do México?


O derramamento de petróleo no Golfo do México é grave. Mas quão grave ele é? Alguns especialistas foram rápidos ao prever o apocalipse, projetando imagens cruéis com 1.600 quilômetros de águas irreparáveis e praias em risco, pesca prejudicada por várias temporadas, espécies frágeis extintas e uma indústria economicamente arrasada por anos.

O presidente Barack Obama chamou o vazamento de "um possível desastre ambiental sem precedentes." E alguns cientistas previram que o petróleo poderá se prender na correnteza do golfo, levando a destruição para a Costa Atlântica. Ainda sim a explosão da plataforma de águas profundas não é sem precedentes, nem é o pior acidente de petróleo da história. Seu impacto final dependerá de uma lista de variáveis, que incluem o clima, correntes oceânicas, as propriedades do petróleo e o sucesso ou fracasso dos esforços para estancar o fluxo.

Tragédias - Como disse um especialista, é primeira batalha desta guerra. Ninguém sabe quem vai vencer no final. O poço, do qual vazam sem parar cerca de 800.000 litros de petróleo por dia, poderia continuar aberto por anos e mesmo assim não chegaria nem perto dos 136 bilhões de litros de petróleo derramados pelas forças do Iraque quando deixaram o Kuwait em 1991. Não chega nem perto da magnitude do Ixtoc I, que explodiu na baía de Campeche, no México, em 1979, e espalhou por volta de 500 milhões de litros de petróleo antes que o poço fosse controlado.

Terá que ficar muito pior até alcançar o impacto do acidente do petroleiro Exxon Valdez em 1989, que contaminou 2.000 quilômetros de um intocado litoral e matou milhares de aves marinhas, lontras e focas, além de 250 águias e 22 orcas.

Ninguém, nem mesmo os advogados das indústrias de petróleo, está defendendo o acidente. A área contaminada do golfo continua aumentando e já foi encontrado petróleo em algumas áreas pantanosas na ponta da Louisiana. As praias e os arrecifes das ilhas de Flórida correm perigo se o óleo entrar na correnteza do golfo.

Esperança - Na segunda-feira, porém, o vento estava levando o petróleo para a direção contrária, para longe da correnteza. Os piores efeitos do vazamento ainda estão para acontecer. E se os esforços para conter o petróleo tiverem pelo menos um pouco de sucesso e o clima cooperar, o pior poderá ser evitado. "Até agora o que as pessoas estão temendo ainda não se concretizou", disse Edward B. Overton, professor de ciência ambiental da Faculdade do Estado de Louisiana e perito em vazamentos de petróleo. "Acham que será como o Exxon Valdez. Eu não imagino essa gravidade aqui a não ser que as coisas piorem muito."

Overton disse ter esperança que os esforços da British Petroleum para colocar tampas de concreto na boca do poço danificado vai funcionar, embora tenha dito se tratar de uma missão complicada e que poderia até piorar as coisas se danificar outros canos submarinos.

"O céu não está desabando", disse Quenton R. Dokken, biólogo marinho e diretor executivo da Fundação Golfo do México, um grupo de conservação em Corpus Christi, Texas. "Nós com certeza caímos em um buraco e teremos que lutar para sair dele, mas isso não significa que é o fim do Golfo do México."

Engenheiros falaram que o tipo de petróleo que sai do poço é mais leve que o grosso espalhado pelo Exxon Valdez, evapora com mais rapidez pela superfície e é mais fácil de queimar. Também aparenta responder melhor ao uso de dispersantes, que ajudam a reduzi-lo. Ainda sim o petróleo continua capaz de causa danos significativos, principalmente quando se funde com a água e forma uma espécie de mousse que flutua e pode percorrer longas distâncias.

Estrago - Jacqueline Savitz, cientista sênior da Oceana, um grupo ambiental sem fins lucrativos, disse que grande parte do estrago já está se espalhando para longe do litoral e fora da vista da vigilância aeronáutica e dos navios de pesquisa. "Algumas pessoas estão dizendo que, como ainda não atingiu a costa, está tudo bem", ela diz. "Mas muitos animais vivem no oceano, e um vazamento deste é prejudicial assim que atinge a água. Colocaram em risco as tartarugas marinhas, camarões, caranguejos e as ostras. Muitas dessas espécies já estão sendo atacadas há dez dias. Nós estamos esperando para ver como é grave quando chegar ao litoral, mas nunca saberemos os verdadeiros impactos no oceano."

O impacto econômico é tão incerto quanto os danos ambientais. Com milhões de galões na água, alguns especialistas preveem um grande dano à economia. Especialistas no Instituto de Pesquisa Harte para Estudos do Golfo do México em Corpus Christi, por exemplo, estimam que 1,6 bilhão de dólares da economia anual - incluindo o turismo, pesca e outros - estão em risco. "E essa é só a ponta do iceberg", diz David Yoskowitz, do Instituto de Economia Social. "Ainda é cedo e existem muitas chances de ocorrerem impactos negativos."

Até quando? - O golfo não é um ambiente primitivo e já sobreviveu a problemas crônicos e agudos de poluição anteriormente. Refinarias e indústrias químicas que cruzam a costa do México até o Mississipi derramam incontáveis litros de poluentes na água.

Após o derramamento do Ixtox a 31 anos atrás, o segundo maior da história, o golfo ricocheteou. Em três dias houve um pequeno rastro do vazamento fora da costa mexicana, agravado por um acidente com um petroleiro no golfo poucos meses depois, que liberou quase 10 milhões de litros, segundo especialistas. "O golfo é tremendamente vivo", disse Dokken. "Mas nós sempre temos que nos perguntar o quanto podemos aguentar de desastres como esse e nos recuperarmos. Como cientista, preciso reconhecer que simplesmente não sei."

17 comentários:

  1. eu já tinha visto isso, no programa legendarios é interessante como eles querem resolver isso "com cabelos" http://www.youtube.com/watch?v=EwGJsTlHRbw

    Luis Guilherme Fontana - SENAC PA 103

    ResponderExcluir
  2. jfkdjdjdkjdkdkd

    Manuela gazzoni dos passos
    turma pa

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu axo assim que além do impacto ambiental, é possével que haja outras concequências, como por exemplo a diminuição do turismo e até o fim da pesca local.
    Pelo que eu endendi o acidente na plataforma da petroleira BP aconteceu quando uma explosão danificou a tubulação na saída do poço principal.
    "É possivelmente o maior desastre marítimo envolvendo petróleo nos Estados Unidos".....
    Em relação aos animais Até mesmo as aves podem morrer porque se alimentam na superfície....
    Estou profundamente preocupado pelas coisas que desconheço,como o efeito a longo prazo sobra a vida aquática.


    turma: PA06
    nome: Alex Ercego Roden

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,
    O planeta Terra já não aguenta mais tanto desastre. Deve se cobrar uma postura diferente de empresas que exploram esses tipos de produtos altamente poluidores. Nestes casos deve-se ter já planejado políticas de emergência, enfim um segundo plano para quando acontecerem casos como esse. Só nos perguntamos qual foi realmente o tamanho desse desastre, mas isso ambientalmente falando. Preocupando-se com toda a vida marinha que ali habitava e quantos anos a natureza demorará para se recompor.

    Silvana Freschi
    Acadêmica de ADM da Unoesc de Chapecó, 7° período

    ResponderExcluir
  6. É muito sério esse problema, pois, o petróleo derramado no mar pode aderir a plumagem das aves marinhas, impedindo seu vôo e matando-as por afogamento.O petróleo também destrói
    o plâncton, com sérias
    consequências para todos os seres marinhos que dele dependem e essas substacias ainda podem ser ingerido
    pelo homem, que sofrerá os seus efeitos.

    Jeniffer Lehr PA-101

    ResponderExcluir
  7. Bom eu achei essa matéria muito boa pois mostrou as consequência são muito grave para a sociedade e também para a economia e muito mais para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  8. Um bom exemplo de catastrofes provocadas por humanos é o vazamento de petroleo no golfo do mexico.em menos de uma semana ja havia vazado mais de 10 milhões de litros de petroleo, oque ocasionou a morte de varis especies de peixes e passaros entre outros animais.
    As vezes as pessoas fazem coisas sem pensar nos riscos que os outros podem estar correndo, fazendo ações inconcientes.

    jhonnatan vinicius balbinot.
    turma:PA06

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito, é realmente uma coisa para se pensar, tanta técnologia que existe hoje, e acontecer uma coisa dessas. Acho que deveria ser repensado, e levado mais a sério, afinal, é o nosso futuro que está em jogo


    Jeferson F, Gregianin
    PA 06

    ResponderExcluir
  10. O derramamento de petróleo causa um impacto muito grande no meio ambiente, acredito que as empresas que trabalham com esse tipo de material devem ser cobradas de alguma maneira pelos órgãos competentes e até mesmo tenham uma postura correta em relação ao meio ambiente, pelo menos se escuta muito sobre programas ambientais juntamente com a sociedade, porem esses acidentes são coisas que não se pode prever, a minha preocupação é nos dados a natureza que isso causa, são danos que curto prazo logo no inicio do derramamento porem os mesmos se estendem há anos ate que normaliza o que foi danificado, ate que se recupera o que foi perdido e os animais que habitam o local acabam morrendo, pois consomem essas impurezas são muitas as espécies de peixes, pássaros e outros seres que perdem suas vidas pelas consequências não calculadas pelas empresas deste ramo.

    Karoliny Santa Catarina – 7º fase do custo de Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  11. De fato, é muito triste ler notícias como esta e perceber como a ambição de alguns e a gigantesca necessidade humana com relação ao uso de petróleo e seus derivados provoca desastres como estes. Sem contar a destruição a longo prazo, onde muitas espécies sofrerão com as consequências do vazamento de petróleo.

    Laiz Arruda e Kauane Bordin
    PA. 06

    ResponderExcluir
  12. Com tanta tecnologia, exposta que nem o próprio ser humano consegue acompanhar, como conseguem cometer tal atrocidade com o planeta, não podemos deixar mais isso acontecer, quantas espécies morreram, peixes, por culpa do ser humano.
    Está na hora do homem pensar um pouco mais nas consequencias, e não só em si próprio. O planeta que ele destrói hoje, é o mesmo que lhe deu a vida!

    Caroline Costa PA - 106

    ResponderExcluir
  13. isso mostra a ambição de algumas pessoas mataram milhares de animais e poluirão muintas coisas.até a onde isso vai
    Fabio turma;103

    ResponderExcluir
  14. Tive a oportunidade de ler uma reportagem muito interessante que explicava como aconteceu o deramamento de petróleo, q ocorreu pq quando a plataforma Horizon pegou fogo , um sistema automático deveria ter fechado a válvula que fica no fundo do mar e não fechou, devido a uma falha no equipamento a tampa do poço ficou aberta causando o vazamento de petroleo.
    A primeira preocupação q nos vem a mente é com a água e com os animais maritimos, mas há muitas outras coisas em jogo.

    Gésica Casagrande SENAC-TPG VIII

    ResponderExcluir
  15. Essa materia é muito intresante porque apesar de precisarmos de petróleo, quando rompeu a tubulação no fundo do mar matou centenas de vidas aquaticas. E daqui alguns anos como vai ser? Eles estao tentando retirar o petróleo mas sera que vai se igual? Temos de pensar no futuro tambem e n só hoje!

    amanda
    turma:103

    ResponderExcluir
  16. Eu achei essa matéria muito interessante pois explica muito bem como aconteceu o derramamento de petróleo, que aconteceu pelo motivo da plataforma Horizon ter pegado fogo , um sistema automático que era implantado tinha como função ter fechado a válvula que fica no fundo do mar e não fechou, por uma falha técnica a tampa ficou aberta e causou o vazamento de petroleo.
    Temos a preocupação com os animais marinhos que muitos vão acabar morrendo e tanto com a água do mar que ficaram contaminada, e levara anos para ela voltar no seu modo natural.
    Turma: 004 senac
    Larissa Rafaela

    ResponderExcluir
  17. O vazamento de petróleo no Golfo do México causou varias mortes aquáticas e criou uma especie de mar negro formado por petróleo o descuido dos seres humanos de deixar a válvula aberta causou mortes, e se possível mataria especies terrestres também, em um descuido matou varias especies, até quando vai continuar esse descuido dos seres humanos matando varias especies?
    Nome: Guilherme
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir