Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cidade multará morador que não separar o lixo doméstico



A cidade norte-americana de Cleveland decidiu incentivar os moradores a reciclarem seu lixo doméstico de uma forma peculiar: irá instalar latas de lixo “inteligentes” nas casas de 25 mil famílias e fiscalizar quem está jogando seus resíduos nos locais adequados. Mas não pense que a atitude é voluntária. Quem não colaborar com a iniciativa pode levar uma multa de US$ 100,00.

O programa funciona da seguinte forma: um chip instalado em cada coletor é capaz de medir a frequência com que o lixo é depositado no local. Caso os donos da casa deixem de jogar seus materiais recicláveis no recipiente adequado por algumas semanas, um representante da prefeitura irá revistar seu lixo normal em busca de recicláveis.

Caso o funcionário encontre mais de 10% de matérias como papel, plástico, vidro e metal misturados ao lixo comum, o morador poderá ser multado. A medida é baseada na ideia de que, se os moradores não estão jogando os materiais recicláveis no local adequando, é porque não os estão separando corretamente.

Com isso, essa espécie de “Big Brother da coleta seletiva” pretende reverter o quadro da reciclagem da cidade, que em 2009, enviou 220 mil toneladas de lixo para aterros sanitários e reciclou apenas 5.800 toneladas de materiais.

Além da preservação ambiental

E quem pensa que o motivo que levou a prefeitura a investir US$ 2.5 milhões nos equipamentos foi apenas preservação ambiental, está enganado. Segundo o comissário da coleta de lixo da cidade, Ronnie Owens, a intenção é transformar o que iria para o lixo em verba para o município.

Ele afirmou ainda que Cleveland paga U$ 30,00 por cada tonelada de lixo que precisa ser despejada em aterros, enquanto recebe U$ 26,00 por cada tonelada de recicláveis. “Nós queremos garantir que a cidade fique limpa”, disse Owens. “O objetivo das multas é ajudar-nos a mudar a atitude ou a percepção dos moradores de como as coisas devem ser feitas”, diz.

O programa da prefeitura, que começou em 2007 com 15 mil casas, pretende atingir 105 mil famílias nos próximos anos.

Fonte: Eco4planet

Você acha que essa atitude daria certo no Brasil?

27 comentários:

  1. o programa desenvolvido pelos nortes-americanos não deixa de ser uma má idéia.
    No Brasil creio que não iria funcionar pois a reciclagem do lixo ja se inicia pelos carroceiros que passam coletando o material reciclável para a venda depositado nos chão ou pendurados nas cercas, ou seja o nosso país não tem a noção de utilizar as caixas coletoras dos lixos reciclaveis muito menos uma cesto de lixo, imagine um cesto com chip sem chance, por isso creio que no Brasil se houvesse tal recurso deveria ser utilizado para sensibilizar a população do nosso país com medidas de educação ambiental, para crianças e adultos.

    acadêmico: Giovani Fábio Trentin
    7ª fase Administração

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Eu acredito na boa vontade de muitos brasileiros, que se revoltam ao separar seus lixos e verem o caminhão da coleta passar e recolher tudo junto.
    O povo está denunciando e fiscalizando cada vez mais. A conscientização está começando já na pré esola para se tentar formar pessoas preocupadas com o meio que as cerca. Mas para isso funcionar em primeiro lugar deveríamos encaminhar estas pessoas que recolhem os lixos nas lixeiras (os carroceiros) para um programa específico. Porque caso contrário continuará acontecendo o mesmo problema, sei lá se encaminhá-los para dentro de empresa de separação e reciclagem, enfim existe todo um problema social, político e econômico por traz disso.
    Mas a penalização para quem descumprir esta lei seria ótima. Pois só mexendo no bolso de certas pessoas, que é ponto que mais dói, é que se conseguirá uma maior adesão por parte da comunidade em geral.

    Silvana Freschi, acadêmica da 7° fase curso de ADM da Unoesc - Chapecó

    ResponderExcluir
  3. EU ACREDITO QUE ISSO DARIA CERTO SIM, MAS DESDE QUE O BRASIL COBRASSE NÃO COMO ACONTECE ATUALMENTE QUE FAZEM LEI E NÃO AS CUMPREM, MAS PRIMEIRO DE TUDO ACHO QUE CADA UM DEVERIA SE CONSCIENTIZAR E PERCEBER QUE ISTO É UM BEM PARA TODOS NÃO APENAS PARA ALGUNS.

    KEILA FERNANDA MARANGONI
    PA-06

    ResponderExcluir
  4. No país em que vivemos, honestamente, duvido muito que esta medida pudesse trazer resultados efetivos. Estamos avançando sim, e como nunca antes, tanto em aspectos ambientais como sociais. No entanto, considero previsível que uma das primeiras atitudes dos brasileiros, em sua maior parte, seria reclamar seguido de um enorme protesto contra o adotante da medida, pois quando se mexe no bolso de algumas pessoas, elas resolvem se preocupar com a causa. Certamente haveria casos em que as lixeiras seriam quebradas, e tudo que pudesse ser vendido arrancado. Porém acredito também que se olhássemos novamente para o código ambiental brasileiro poderia-se rever algumas atitudes, seria até mesmo viável cobrar multa de quem não faz a separação do lixo, através da fiscalização dos próprios moradores ou das pessoas que coletam o lixo. Medidas sempre acompanhadas da conscientização dos moradores.

    Laiz Arruda - PA 06 .

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, creio que o que falta ao brasileiro é boa vontade para separar o lixo. Eu por exemplo, separo e não vejo problema ou dificuldade alguma nesse ato. Pelo contrário, fico profundamente decepcionada quando vejo que joquei o lixo na lixeira errada. Além disso, há informação o suficiente com relação às consequências da não separação do lixo. Talvez, se houvesse a multa, as pessoas se conscientizariam de uma vez, pois a partir do momento que o dinhiro de cada um passa a ser envolvido, as pessoas tomam outras atitudes.

    Kauane M. Bordin
    PA-06

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião isso deveria ser feito,pois já que com a boa vontade não resolve o governo deveria apelar por “mexer “no bolso do brasileiro ,ai em tão nós nos obrigaríamos a contribuir .
    Talvez se isso fosse aplicado geraria uma ampla discussão entre quem já contribui e quem nunca se quer tentou.

    Mauricio Lasch Mendes
    PA-01

    ResponderExcluir
  7. Separar o lixo não é uma atividade complicada, o que falta é vontade e bom senso. Não é necessario separar plaastico de papel, etc. somente separar reciclavel e organico. isso dimunui a quantidade de lixo em aterros e ainda pode gerar renda para aqueles que vivem disso. No Brasil, nao sei se essa ideia de multar, cobrar daria certo, porque quando mexe com bolso, é complicado, ninguem gosta e poderia geraria conflitos maiores, mas aos mesmo essa pessoa nao faria mais isso, o problema é outros. acredito que acoes, programas de incentivo maior dariam certo, alem da fiscalização dos proprios moradores.

    Kalinca M. Marafon

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Na minha opinião se todos fossem de boa vontade e fizessem à sua parte, iria dar certo sim, pois é uma boa ideia dos norte-americanos.
    Como há os catadores de lixo nas ruas, as pessoas acham que não precisam reciclar, mas muitos catadores vão até os lixeiros reviram o lixo, tiram das sacolas plásticas, jogam no chão e não levam nada. Outros recolhem o lixo apenas reciclável, e vendem para empresas como o Verde Vida.
    Com a questão de levar multa por não reciclar, os brasileiros iriam gastar muito dinheiro se não reciclassem, então pensariam antes de colocar o lixo misturado nas lixeiras. Isso viraria costume de todos os brasileiros, reciclar o lixo. Alguns adultos pensam nas futuras gerações, no sofrimento que passarão. Devemos cuidar do planeta antes que ele comece a gritar por socorro!!!

    Patricia Federle
    SENAC
    PA 104

    ResponderExcluir
  9. Uma ótima ideia vinda dos Norte Americanos, mas como é difícil fazer com que as pessoas se conscientizem e façam de vontade própria, tem que mexer no bolso da população então para que de alguma maneira se ajudem a si próprios.

    Eu acredito que no Brasil não funcionaria. Não sei em que local isso seria implantado, mas se ficasse fora de casa os vândalos dariam um jeitinho de estragar, a população ate colaboraria nas primeiras semanas, mas como tudo no Brasil não funciona corretamente não duraria muito tempo isso ficaria no esquecimento. Futuramente isso não será impossível de acontecer, pois hoje em dia se bate muito na tecla do Meio Ambiente, começando pelas escolas, isso faz com que as crianças conhecem e saibam como lidar com o assunto cobrando uma atitude correta dos próprios pais.

    Karoliny Santa Catarina – 7º fase do custo de Administração - UNOESC

    ResponderExcluir
  10. Achamos isso uma ideia muito interessante, pelo fato que além de incentivar a reciclagem, a multa para quem não recicla ou separa o lixo geraria renda que o governo poderia aplicar em outros projetos socioambientais.

    Karine e Julian
    PA-06

    ResponderExcluir
  11. Gostei da idéia, é uma atitude drástica do governo, mas como o povo é movido pelo capitalismo, nada melhor do que mexer no "bolso", é como a chamada Lei Seca que está em vigor aqui no Brasil. Realmente as pessoas não tem o costume de reciclar, que é um habito feio, temos que introduzir na cultura Brasileira a prática da reciclagem, que é bom para o meio ambiente, e para nós.

    Jeferson Felipe Gregianin
    Douglas Lemes da Rosa

    PA 06

    ResponderExcluir
  12. A ideia de punir quem não realiza a separação do lixo de forma correta é uma boa saída para a problemática do lixo, no entanto, será necessário desenvolver mecanismos que de fato venham a punir o “mal separador”. Caso contrário, a primeira pessoa que for multada vai entrar na justiça contra a multa e anos após quando o processo chegar no STJ (Superior Tribunal de Justiça), este dará ganho de causa para o cidadão por considerar a lei inconstitucional ou algo parecido. Dessa forma, a multa deve existir, mas deve estar amplamente amparada pela nossa legislação.

    Eduardo Colle
    P.A. 06

    ResponderExcluir
  13. A ideia de fazer com que as pessoas reciclem todo o seu lixo é muito interessante e se vários paises fizessem isso, principalmente nas metrópoles, boa parte da poluição iria diminuir com todas as toneladas de lixo que é jogada todo ano a céu aberto ou no mar

    Fernanda Thaynara Andretta
    PA-06

    ResponderExcluir
  14. Separar o lixo na realidade é falta de costume, se fosse feito com todos desde crianças, isso com o passar do tempo se tornaria uma coisa normal. Com a situação em que o planeta se encontra, isso deveria ter acontecido há muito tempo, seria bom se todos os países usassem esse exemplo e passassem a cobrar a reciclagem da sua população.
    Marina Catalan Costella
    PA06

    ResponderExcluir
  15. Acredito que a idéia deles foi muito boa, pois ajuda a conscientizar muitos moradores de que a reciclagem do lixo é muito importante sim, para o meio onde vivemos.Mas o mais triste disto tudo é que as pessoas não se sensibilizam da forma que deveriam.Se for ver, o governo chegou ao ponto de ter que cobrar para as pessoas reciclarem. Acho que reciclar no começo pode ser meio "chato", mas depois se torna rotineiro e com certeza faz toda a diferença para nós e o meio ambiente agradeçe.Creio que no Brasil só daria certo se se isto mexesse com o bolso do brasieliro, pois de boa vontade são poucas as pessoas.Muitas campanhas hoje se fazem na questão ambiental, o que falta é atitude por parte de alguns.Por mais que muitas pessoas fazem a sua parte e ficam tranquilas, não deveriam. Teriam que ficar preocupadas, pois o que os outros deixam de fazer é realmente preocupante.
    Caroline Susana Gass.
    PA 101

    ResponderExcluir
  16. Acredito que daria certo nao só no Brasil mas sim em praticamente todos o países do mundo. Justamente porque é um tarefa simples, que qualquer pessoa poderia executar.

    Lucas Frankelin de Melo.
    PA - 101

    ResponderExcluir
  17. achei muito interesante esta cidade que ira colocar esta lei por tem muitas pessoas ainda com os programas de orientação não se concientizaram conserteza vai ter que ser tomadas outras atitudes que obrigue estes então separar coretamente o lixo por que isso não seria só para o bem dos outros mas para si mesmo.


    Hevely Tessaro
    PA-01

    ResponderExcluir
  18. Esta é uma excelente idéia, com certeza sería ótima aplicá-la em Chapecó, pois os moradores da cidade não costumam reciclar o Lixo, apenas pensam que o lixo deve ser separado entre reciclável e não reciclável.
    Sinceramente penso que a lei ainda está um pouco fraca pois os moradores podem ficar semanas sem dar o destino certo ao seu lixo.
    Quanto ao governo desta cidade, está completamente certo. As vezes é necessário investir fundo nesses quesitos ambientais, principalmente quando a população chega à este nível de "analfabetismo ambiental".

    ResponderExcluir
  19. gostei da idéia, acho que deveria ser aplicada aqui no brasil essa lei. pois os brasileiros se importam mais com o dinheiro do que o meio ambiente.
    amanda bressiani
    pa 101

    ResponderExcluir
  20. Nossa saber que as pessoas chegarão a esse ponto, de ter que ser multado para reciclar.Mas é muito boa quem sabe assim elas não aprendem a separar o lixo.E valeu a pena ter gastado esse dinheiro, pois se pensar pelo outro lado vão ganhar bastante com as toneladas de lixo arrecadado , já da para tirar o dinheiro que eles gastarão com as latas de lixo.Mas tem que ir para o mundo todo, inclusive para o Brasil quem sabe assim a gente não aprende a reciclar.

    Leticia Paes carvalho
    PA-01

    ResponderExcluir
  21. Bom, pelo meu ponto de vista acho essa idéia boa e importante, pois já teve varias idéias a respeito do meio ambiente e mesmo assim muitas pessoas não têm a consciência de que isso faz mal para nós mesmos.
    Apesar de alguns brasileiros não pensarem no futuro do nosso planeta, acho que se essa idéia fosse implantada no Brasil, o brasileiro se conscientizaria um pouco mais em separar seu lixo até porque se não fizer isso adequadamente terá que pagar uma multa.
    Nós temos que ter a consciência de separar nosso lixo, pois a cada ano vem aumentando o índice de poluição no nosso planeta, não devemos apenas pensar no agora e sim no nosso futuro. Preservando o meio ambiente.

    Thalita Jordani
    PA- 101

    ResponderExcluir
  22. É uma boa ideia, mas acredito que aqui no Brasil não daria certo, pois aqui o governo não teria como fiscalizar todas as residencias e a população certamente daria um jeito de "fugir" desse controle.
    A população não esta pensando em ajudar o planeta,
    não devemos ser individualistas, devemos pensar em todos nós e nas futuras gerações, só assim talvez conseguiremos salvar o planeta.
    Ivan G. Wilpert PA105

    ResponderExcluir
  23. Eu apoio essa lei e acho que deveria se expandir para outros países pois a situação em que o mundo se encontra hoje a separação do lixo é essencial, pois ela ajudara o planeta a ser sustentável, e sem contar na redução de gastos com novos aterros sanitários, que poderam ser revertidos em novas melhorias para a população.

    Maycon Matana
    (103)

    ResponderExcluir
  24. Se iria dar certo ou não eu não sei, mas seria uma boa ideia. A partir desse investimento a cidade passaria a ser mais limpa e assim nos iria nos conscientizar.
    Igor Russi Fiedler
    RIA: 99
    SENAC

    ResponderExcluir
  25. O destino do lixo é muito complexo pois acarreta em consequências futuras para humanidade pois o lixo se não destinado em locais adequados, poderá causar problemas, tais como: Afetando a fauna e a flora da região, alem da poluição, mal cheiro, contaminação dos lenções freáticos, ocasionando doenças. Entrando em um consenso analisamos que as leis devem ser mais rígidas em relação a esse assunto, que é mais grave do que aparenta ser.

    Att,
    Eder Luiz Pellizzer
    Patricia Motter
    Rodrigo Franke Schreiner
    Eng. Bioenergética

    ResponderExcluir
  26. Concordo, todos que poluem o meio ambiente devem ser punidos de alguma forma, a natureza é uma só e devemos ter o cuidado de preserva-la para as próximas gerações.

    Lucas A. G. Bueno
    Turma 004 Adm

    ResponderExcluir
  27. Deveríamos nos importar mais com o destino que damos ao lixo que produzimos,sem a necessidade de implantação de leis para nos "obrigar" a fazer aquilo que é nosso dever como cidadãos que utilizam o recurso da natureza.Se todo mundo cooperar conseguimos mudar a situação do nosso planeta e amenizar os danos que causamos a ele sem perceber.

    Aluna:Ana Carolina dos Santos
    Turma: Unimed

    ResponderExcluir