Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Líder dos céticos do aquecimento global muda de opinião


Conhecido como “Hitler do Clima”, o mais famoso cético do aquecimento global, o dinamarquês Bjorn Lomborg, anunciou ao jornal britânico The Guardian na terça-feira, 31 de agosto, que mudou de opinião, e agora lutará contra as mudanças climáticas. A notícia causou surpresa na comunidade científica, acostumada com o barulho causado pelo dinamarquês.

Lomborg lançará um livro em outubro no qual um grupo de economistas e ele destacam a necessidade de que os países desenvolvidos injetem US$ 100 bilhões por ano para que iniciativas como as energias renováveis tragam resultados.

Antes de “virar a casaca”, o estatístico ficou mundialmente conhecido por meio da obraO Ambientalista Cético, além das entrevistas e palestras realizadas depois da publicação do livro. Lomborg sempre defendeu que o custo para combater o aquecimento era alto demais quando comparado com o benefício de ter um mundo “ligeiramente menos quente no futuro”. A conta referente ao controle do superaquecimento do planeta não fechava, na concepção do matemático.

Segundo o discurso antigo de Lomborg, o ritmo do aquecimento e seus efeitos sobre as pessoas eram exagerados pelos cientistas “pró-clima” e pelo lobby dos que se beneficiariam com investimentos pesados em ações como limpar a matriz enérgica, por exemplo.

Mudança

Apesar da mudança brusca de bandeira, Lomborg negou no The Guardian que tenha feito uma reviravolta. Ele destacou que “sempre aceitou a existência do efeito humano no aquecimento global” e que o importante, agora, é ver onde se deve gastar dinheiro para combatê-lo.

O anúncio do dinamarquês foi feito um dia depois da divulgação da revisão do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, na sigla em inglês), feita por um grupo de 12 cientistas independentes a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com os cientistas do InterAcademy Council (IAC), o IPCC precisa passar por mudanças de gestão e na metodologia da coleta de informações. No último relatório produzido pelos climatologistas ligados ao painel, de 2007, constou que as geleiras do Himalaia desapareceriam até 2035, informação que a própria ONU admitiu ser imprecisa.

À época, Lomborg criticou severamente a projeção, ao argumentar que mesmo que o degelo ocorresse, o fenômeno seria benéfico, pois aumentaria a quantidade de água disponível no verão para China e Índia. Ao menos nesse ponto o ex-cético não mudou de opinião. Ele garantiu que pretende continuar criticando as contas do Himalaia, mas, sem desprezar as recomendações do IPCC.


Fonte: Ecoplanet

13 comentários:

  1. Não dá para nao sentir o aquecimento global, percebemos isso todos os dias nos noticiarios. lugares onde nao chove a muito tempo coo no leito do rio negra e amazonas, que etsao passando por uma das piores secas da historia, e outros, onde chove demais. Essa desregulação nas chuvas é devido ao aquecimento global que interfere em todo clima. outro problema, é o derretimento das geleiras, por mais que seja um processo que já aconteceu, ele esta maior e mais rapido.

    Kalinca M. Marafon
    PA - 06

    ResponderExcluir
  2. Muito importante, pois é muito triste saber que isso esta acontecendo por conta das nossas atitudes!

    Celiandra Marcia Falcão
    PA- 06

    ResponderExcluir
  3. De fato, é muito triste ler notícias como esta e perceber como a ambição de alguns e a gigantesca necessidade humana com relação ao uso de petróleo e seus derivados provoca desastres como estes. Sem contar a destruição a longo prazo, onde muitas espécies sofrerão com as consequências do vazamento de petróleo.

    Laiz Arruda e Kauane Bordin
    PA. 06

    ResponderExcluir
  4. Algumas atitudes são simplismente inaceitaveis. Há um bom tempo temos visto pessoas como Bjorn espalhando pela mídia, algumas opiniões que geralmente são fundadas em opinões conspiratórias, feitas, geralmente por grandes empresários que se negam a dispor parte de seus recursos pra a preservação do meio ambiente.

    Kauane Bordin e Laiz Arruda
    PA06

    ResponderExcluir
  5. todos sabem que o aquecimento global está ocorrendo, mas é poucos que fazem algo para melhorar isso, todos deveriam fazer algo para melhorar isso, mas pensamos que é coisa que não vai acontecer, pois não é imediato, tudo vem acontecendo com o tempo, e uma hora tudo pode acontecer de uma vez só, já é passada a hora de fazermos alguma coisa!

    Lucas Lopes
    PA104

    ResponderExcluir
  6. O aquecimento global esta afetando a todos nós,o ser humano reclama muito com tudo que esta acontecendo.Mas esquece de se tocar que tudo isso tem uma conseqüência que ele esta plantando o que colheu...Que falar falar é fácil mais agir é que é difícil,mas muito difícil todos reclamam com tudo que esta acontecendo mas esquece de ver o motivo pelo qual estamos nesse geio,Se cada uma não se conscientizar e isso mesmo que vai acontecer ,Esse é o futuro que vc deseja ao seu filho?



    Bruna Cristina P.A. 103

    ResponderExcluir
  7. Percebe-se que até os mais estudiosos do assunto se equivocam quando o assunto é aquecimento global. Pregam por longa data uma determinada posição, para depois mudar de lado. No passado não eramos ambientalmente corretos "e deixamos um rastro de devastação" por falta de informação, agora numa época de tanta informação, devemos interpretar as muitas informações das mais variadas fontes, com os mais variados interesses, pelos infinitos pontos de vista e simplesmente, acertar. Tudo isso com uma educação de 3º mundo? Mas vemos que os educados no 1º mundo também se equivocam. Onde vamos parar?

    ResponderExcluir
  8. esse assunto é muito importante e mais importante que isso é conscientizar as pessoas desse problema que é tão sério e tão simples de ser evitado mas parece que mesmo conhecendo o problema as pessoas não se importan em tomar uma atitude

    jean carlos paz
    turma 102

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez a humanidade colocando interesses pessoais a frente dos coletivos. E a lei da selva de quem pode mais, chora menos... Quando que a humanidade vai aceitar que os interesses de TODOS estaram sempre acima dos individuais???
    Esta pergunta e de difícil resolução.
    Jery Carlos - 7 período de Adm - Unoesc

    ResponderExcluir
  10. vamos mudar isso galera vamos deichar o mundo mais limpo e nao poluido quem ama o nosso mundo nao polui e as fabricas nao fazer tanta fumaça vamos preservar galerinha

    kaian de carli

    turma 102

    ResponderExcluir
  11. É horrível saber que ainda existam tantas pessoas no mundo que pensem como Bjorn, mas saber que existe mais alguém que queira ajudar a salvar o planeta já é animador, pois quanto mais as pessoas se conscientizarem, mais ápido nós poderemos reverer a situação. Cada um deve fazer sua parte para que possamos garantir um futuro melhor!

    Luzia Gambatto
    Turma 101

    ResponderExcluir
  12. Essa matéria é muito interessante com isso podemos perceber que com todas as tecnologias no mundo existentes e as pessoas não se conscientizam para se adequar a um modo de vida que não prejudique o meio ambiente para ainda no futuro termos uma vida melhor.


    Alex Junior Da Silva
    Turma 101

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente o jogo do aquecimento global nada mais é que a pressão dos interesses de países desenvolvidos exercem sobre os menos desenvolvidos para que eles emitam menos poluentes em especial CO2 ou seja emitir menos gases implica em menos energia e desenvolvimento para o “submundo”. Gostaria muito de ver autoridades de verdade discutindo o assunto em TV aberta aqui no Brasil e não simplesmente aceitarmos idéias de pessoas tendenciosas de fora como este senhor a cima.


    Paulo N. Eng. Florestal SC

    ResponderExcluir