Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PROBLEMAS AMBIENTAIS


Dentre os diversos problemas ambientais o mais evidente na região oeste e que repercute no cenário nacional é a disposição inadequada dos dejetos suínos. Que outros problemas ambientais podemos identificar em nossa região?

22 comentários:

  1. Com certeza a disposição inadequada dos dejetos suínos é um dos problemas sérios da região oeste de SC.
    Além deste sério problema temos ainda o problema com os resíduos dos frigoríficos que nem sempre são destinados ao tratamento de forma correta. Sem contar que muitas vezes ou melhor diarimente recebemos em nosso munícipio (Chapecó)os resíduos de outros estados para tratarmos aqui.Não chegam nossos problemas com destinação de resíduos temos que importar de outros estados.
    Silvana Freschi, acadêmica da UNOESC , 7° periodo

    ResponderExcluir
  2. A qualidade da água da nossa região, principalmente das fontes que abastecem o meio rural e dos pequenos cursos d’água, como também nas demais cidades do Oeste Catarinense devido à produção de suínos, aves e grãos ser forte em nossa região vem em um crescente processo de degradação ambiental, causado pelo excessivo e inadequado uso de agrotóxico, pela falta de preparo e cuidado com o solo e claro, pela grande concentração de dejetos líquidos de suínos (coliformes fecais), encontrados em rios. A suinocultura, é o carro chefe em exportações brasileiras, como também estamos em uma região aonde a agroindústria predomina é preciso de ações imediatas como: desenvolvimento sustentável, neste setor, pois é necessita-se de consciência de que não podem trabalhar mais sem pensar no meio ambiente e na sociedade como um todo. Não sendo este o único poluidor de nossas águas, mas também a falta de consciência da própria população, sendo que em algumas áreas a rede de esgoto é precária onde acabam sendo despejados em rios, materiais que prejudicam o solo no qual não são orgânicos jogados em terrenos baldios, as agroindústrias que alem de poluírem o ar, com fortes cheiros muitas vezes não dão o destino correto aos matérias a serem descartados, todos esses agravantes causam em nossa região um grande impacto ambiental.
    Karoliny Santa Catarina, Academica da Unoesc 7º Periodo.

    ResponderExcluir
  3. A poluição é um assunto que gera muita polêmica, debates, mas que se vêem poucas atitudes serem tomadas para inibir estas práticas que tanto prejudicam nosso meio ambiente. Existem diversos problemas com a poluição ao meio ambiente, mas o que mais me chama a atenção é o descaso dos nossos governantes ou órgãos responsáveis, para com a poluição aos nossos rios e córregos que passam por nossa cidade. É só parar para olhar, eles estão cheios de canais de esgoto que jogam todo o esgoto de casas e edifícios direto nos córregos. O que poderia ser um ponto turístico para nossa cidade, é uma vergonha.
    Cristina L. Orlandi
    7º Período ADM- UNOESC

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas, quando falamos de poluição em nossa região a primeira coisa que vem a nossa cabeça é a poluição causada pelos dejetos de suínos, tendo em vista que a suinocultura é uma atividade de grande destaque em nossa região e que os resíduos desta atividade são amplamente nocivos ao meio ambiente se manejados de forma incorreta. Mas também temos em nossa região amplas áreas desmatadas, na verdade, a cem anos atrás todo o oeste catarinense era mata.

    Eduardo Colle
    P.A. 06

    ResponderExcluir
  5. Talvez a falta de vontade dos moradores de reciclar estará prejudicando a cidade no futuro
    Então tomem iniciativa, pois o planeta esta “acabando”.
    Um fator seria apoiar os catadores de lixo, pois está nos fazendo um favor, talvez separar o lixo reciclável do orgânico seria uma boa porque assim nos estaríamos facilitando o trabalho deles.

    Mauricio Lasch Mendes
    PA 101

    ResponderExcluir
  6. Não só os dejetos suínos são prolemas em nossa região. Dejetos de aves também são problemas. Os produtores eliminam esse tipo de dejetos direto na água o que acaba poluindo tudo. E muitas pessoas utilizam essa água para beber, sem que ela passe pelos processos adequados. Esse dejeto poderia passar pelo processo adequado e ser usado como adubo, iria manter a água limpa, e beneficiar as plantações, seria uma maneira de proteger o ambiente.

    ResponderExcluir
  7. Muito polêmica causa esse assunto consientiza os agricultores e aqueles que lidam com esses dejetos, seu percurso é na natureza e em rios, isso causa poluição para o nosso planeta que no futuro faz causar ainda mais o aquecimento global.
    Rafael Frenandes. 106

    ResponderExcluir
  8. Ñ apenas os dejetos de suínos encontramos, mas também animais mortos em águas que iram servir p/ o nosso consumo...Como no lageado São José já foram encontrados varios animais mortos..
    Taina de Souza.
    P.A 103

    ResponderExcluir
  9. Eu acho se todos os Chapecoenses tomassem conciencia de seus atos. Paracem de jogar lixo nos lugares errados. Se os frigorificos tivessem um cuidado certo com os residuos que sombram, e jogassem nos lugares certos, os nossos rios estariam bem mais limpos, ñ existeria tanta sujeira em nossa cidade, e nas cidades vizinhas.
    Juliana Betlinski
    P.A. 103

    ResponderExcluir
  10. Em nossa região podemos identificar varios problamas ambientais, sendo para mim o mas preocupante a poluiçao das nossas aguas,e do ar. Isso tras para a populaçao problemas de saude e principalmente problemas respiratorios. Para acabarmos com isso todos devemos nos consientizarmos para melhorarmos nossa qualidade de vida.
    Francieli de Oliveira
    P.A. 103

    ResponderExcluir
  11. No nosso dia a dia podemos encontrar varias situações de poluição,mais ninguem se consentiza para poder ajudar a minizar o problema do nosso dia a dia.Não vamos jogar lixo nas ruas ou encostas e nem mesmo nos rios.Parem e pense o quanto isso esta nós prejudicando.


    Débora e Karoline Turma:102

    ResponderExcluir
  12. A região Oeste de Santa Catarina, apesar de possuir uma cultura e hábitos de interior, possuem diversos problemas ambientais, nas áreas rurais, sem dúvidas, o mais preocupante são os dejetos de suínos que muitas vezes são jogadas a natureza sem qualquer tipo de tratamento, contaminando assim a água e o solo. Outro problema ambiental do meio rural são os inseticidas usados na agricultura, que muitas vezes, as embalagens não são tríplice lavadas e recolhidas e contaminam os rios e o solo sendo muito prejudicial a saúde. No meio urbano, um serio problema são os esgotos que são jogados ao solo e aos rios sem qualquer tipo de tratamento, e os lixos que passam pelo mesmo processo, devido o crescimento desordenado da cidade, necessitando de mais infraestrutura para que este problema seja minimizado.

    Tiago Bonifácio
    Gestão Ambiental
    Administração - 7º período - UNOESC

    ResponderExcluir
  13. Problemas ambientais notados em nossa região:
    O problema das inchentes em algumas cidade de SC, por bueiros emtupidos de lixos, por não ter jogado o lixo no lugar devido. Se esse problema não for revertido, nós acabaremos com muitas doenças, por tanta poluição.

    NOME: Paula Cristiane da Silva e
    Beatriz Paula Portilho

    TURMA: 100

    ResponderExcluir
  14. Problemas estes que pela grande parte da populaçao passa despercebido.
    Alem dos dejetos suinos, as águas superficiais de modo geral encontram-se poluidas pelo uso de agrotoxicos, assoreamento dos rios, poluiçao industrial entre outros, ocorre consequentemente impactos negativos para nós humanos.\
    DANIEL LUIZ DE NADAL
    5 PERIODO
    LOGISTICA-UNOESC

    ResponderExcluir
  15. Além dos dejetos suinos , temos também o cemiterio municipal , que esta localizado no meio da cidade , onde os dejetos acabam parendo em poços em locas proximos. Temos também a reciclagem do Esplanada , onde a maioria do matérial coletado para em uma pequena mata proxima ao local , sem falar nos cavalos que eram utilizados para recolher o lixo, que hoje estão jogados em um local proximo e acabam saindo e indo parar em propriedades a busca de comida , entre muito outros.
    Fernanda Wietzycoski - 99
    SENAC

    ResponderExcluir
  16. Dejetos suínos é um assunto que vem sendo abordado como um problema para o qual a solução é buscada diariamente por profissionais da área, o uso dos resíduos no biodigestor para geração de energia é a ideia que vem sendo discutida em grandes eventos internacionais em prol do meio ambiente.

    Nome: Juliano, Hiago e Mônica
    Curso: Gestão Ambiental

    ResponderExcluir
  17. São inúmeros fatores que podemos dizer que são problemas da nossa região mas sem duvidas os maiores problemas é a poluição a falta de consideração com o meio ambiente e até com as pro pias pessoas é um fator muito preocupante mas se cada um fazer sua parte podemos amenizar ao máximo esse problema.
    nome:Pablo Lemes
    turma:98
    SENAC

    ResponderExcluir
  18. Nossa região tem muitos suinocultores, porém poucos projetos para a destinação correta destes resíduos que mal depositados tornam-se tóxicos, teria que haver mais incentivos do governo para auxiliar de diversas maneiras as comunidades para que haja a destinação adequada dos dejetos e evitar futuros transtornos com o meio ambiente.

    Andréia figueirola e Ana Pagliarini Logistica 5 período

    ResponderExcluir
  19. Quando comentamos em poluição ambiental na região oeste, logo vem a mente a produção de suínos como causadores, mas também devemos levar em consideração o desmatamento para o plantio de grãos e pastagem. Lembro que essa região possui uma grande bacia leiteira, e os bovinos tem ruminação onde largam gases que também é poluente, sem contar do grande volume de estrume produzidos e se não manuseado corretamente poluem o meio ambiente.

    Nomes
    Deonir Vidor
    Juliano Bagnara
    Rodrigo Da Silva

    Turma PG 10

    ResponderExcluir
  20. Nossa região é a que mais cria e abate suínos. O despejo inadequado dos dejetos suínos tornaram-se um problema para o oeste de SC, pois ocorre a poluição desenfreada de rios e lagos. Além disso, temos muitas empresas do setor alimentício que prejudicam nosso meio ambiente diariamente.

    Nome: Bárbara Pelisser e Bruno Signori
    Turma: ADM 003

    ResponderExcluir
  21. A contaminação dos nossos lenções freático seria um dos mais importantes causas do nosso saber ou do nosso ponto de vistas, por que exatamente já temos pouca agua potável a disposição, e ainda não vamos ignorá-la quando tivermos 50 anos e com problemas renais ai sim pensaremos “por que não cuidei da agua”.

    NOME:Michael Rodrigues da Silva
    ADM:20150528003

    ResponderExcluir
  22. A poluição é seriamente um assunto muito grave, e oque mais preocupa e que os responsáveis por isso somos nós contaminando, rios,córregos,ruas entre diversas coisas com ações que podem prejudicar a nossa saúde no longo prazo. As medidas que devemos tomar são muitos simples podemos utilizar o modo dos 3 "rs" que são muito eficiente, e muito importante para esse assunto.
    Senac 004
    Larissa Rafaela

    ResponderExcluir