Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bioasfalto




Ao estudar os efeitos da adição de óleo vegetal ao asfalto comum, um engenheiro norte-americano pode ter descoberto um asfalto verde, um possível substituto para o asfalto à base de petróleo.

O professor Christopher Williams, da Universidade do Estado de Iowa, estava testando composições capazes de aguentar melhor as intensas variações de temperatura a que os asfaltos estão sujeitos, sobretudo no Hemisfério Norte, com nevascas severas onde não nevava há anos, e verões que batem recordes de temperatura ano após ano.

Mas o resultado foi muito melhor do que o esperado - o asfalto não apenas assimila uma parcela maior de bio-óleo do que o esperado, como também sua qualidade aumenta muito, em condições de rodagem e em durabilidade.

Bioasfalto

Nasceu então o bioasfalto, cujos primeiros testes começaram a ser feitos neste mês. Os ganhos começaram a ser verificados já na aplicação, uma vez que o bioasfalto pode ser aplicado a uma temperatura menor do que o asfalto tradicional de petróleo.

Como esses primeiros testes serão focados na durabilidade e na resistência às variações de temperatura, os pesquisadores escolheram uma ciclovia na própria universidade como laboratório.

O monitoramento sobre o bioasfalto será feito durante um ano, para cobrir todas as estações.

O professor Williams afirma que o bioasfalto permite que a mistura à base de petróleo seja substituída parcialmente por óleos derivados da biomassa de diversas plantas e árvores.

Pirólise rápida

O bio-óleo utilizado no bioasfalto é criado por um processo termoquímico chamado pirólise rápida, no qual talos de milho, resíduos de madeira ou outros tipos de biomassa são aquecidos rapidamente em um ambiente sem oxigênio.

O processo produz um óleo vegetal líquido que pode ser usado para a fabricação de combustíveis, produtos químicos e asfalto.

O processo gera ainda um produto sólido chamado biocarvão - um carvão vegetal - que pode ser usado para enriquecer os solos e para remover gases de efeito estufa da atmosfera.

Fonte:www.inovacaotecnologica.com.br

19 comentários:

  1. acho que pelas informaçoes acima , temos mais é que aprovar essa nova ideia !
    pois vai nos ajudar muito , nao apenas em estetica mais tambem em aspectos de segurança.

    Julio Guerra

    ResponderExcluir
  2. O bio asfalto é uma boa ideia pois substitui o petroleo e esse asfalto não agride o meio ambiente, ele pode ser aplicado a uma menor temperatura do que a do asfalto de petroleo.
    Ele ainda produz um óleo vegetal líquido que pode ser usado para a fabricação de combustíveis produtos químicos e asfalto.Ainda gera um produto chamado biocarvao que pode ser usado para enriquecer o solo

    Julio Cesar - 106 ;D

    ResponderExcluir
  3. Eu achei legal essa nova invenção do asfalto verde além de não utilizar o petróleo ira ser substituido por oleos e derivados da biomassa de diversas plantas e árvores que economizara muito mais. O processo gera ainda um produto sólido chamado biocarvão - um carvão vegetal - que pode ser usado para enriquecer os solos e irá tambem ajudar a retirar gases de efeito estufa da atmosfera.
    Caroline Lorenzetti 106

    ResponderExcluir
  4. acho que pelas informaçoes acima , temos mais é que aprovar essa nova ideia !
    pois vai nos ajudar muito , nao apenas em estetica mais tambem em aspectos de segurança.

    Julio Guerra Turma 106

    ResponderExcluir
  5. acho muito bom , pois o asfalto tera mais durabilidade, diminuindo os buracos causados pelo caminhoes, e tambem diminuido os acidentes, as estradas teram melhor infraestrutura.

    Mauricio de Farias Turma 106

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito legal essa idéia temos que aprovar não somente pela estética mas também para diminuir a poluição, e o custo beneficio deve ser bem estudado pois segundo o artigo é uma superfície bem mais resistente que vai gerar muito menos mão-de-obra para os concertos dos buracos.

    Siomara Boscato
    ADM 7ª Unoesc

    ResponderExcluir
  8. Imprescindível buscarmos alternativas "verdes" para tantos materiais poluentes. Esta e mais uma boa idéia. Que serva de exemplo e que seja amplamente seguida e aprimorada.
    Jery Carlos - 7 período de Adm - Unoesc

    ResponderExcluir
  9. E como será o desempenho dos carros nesse novo asfalto?E qual será o beneficio que isso irá trazer para as cidades,tendo em vista o custo beneficio?
    Mas levando tudo em conta parece ser uma boa ideia.

    Gregory
    102

    ResponderExcluir
  10. Nossa muito legal essa idéia temos que aprovar não somente pela estética mas também para diminuir a poluição, e o custo beneficio deve ser bem estudado pois segundo o artigo é uma superfície bem mais resistente que vai gerar muito menos mão-de-obra para os concertos dos buracos.

    ResponderExcluir
  11. O desenvolvimento do bioasfalto é uma ótima idéia ele vai garantir a sustentabilidade dos nossos países, e também reduzirá a escassez de petroléo das jazidas do planeta.

    Maycon Matana
    (103)

    ResponderExcluir
  12. Bioasfalto:
    Um asfalto feito de óleo vegetal, ótimo, além de ser uma ótima ajuda ao meio ambiente, não é mais necessário a utilização de pretoleo, ou seja, um dos recursos mais utilizados no mundo vai começar a ser menos usada, uma ajuda para o meio ambiente, por que o pretoleo é um tipo de recurso ambiental que demora em se recompor, seriam anos e anos de apodrecimento de carcaças animais e vegetais para refazê-lo.
    Além disso, o asfalto não apenas assimila uma parcela maior de bio-óleo do que o esperado, como também sua qualidade aumenta muito, em condições de rodagem e em durabilidade.
    O bioasfalto pode ser aplicado a uma temperatura menor do que o asfalto tradicional de petróleo.
    Muito bom mesmo, eu gostei muito da idéia.
    Aluno: Kadmiel Marques Bueno
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  13. Achei muito interessante essa idéia, pois estamos precisando de um asfalto mais resistente, imagina só um asfalto mais resistente e ainda com materia prima natural, isso agrediria muito menos o meio ambiente e nos traria mais segurança em nossas ruas.

    ResponderExcluir
  14. Acho interessante o estudo, pois com o desenvolvimento da pesquisa nestas areas com certeza terremo produtos que irão beneficiar a todos, com uma agressão ao meio ambiente menor.
    Na minha opinião o governo deveria promover e incentivar mais pesquisas nestas areas, aliando a preservação do meio ambiente com mais conforto para todos cidadões.

    Engenharia Florestal
    Julio Bianchi
    43403

    ResponderExcluir
  15. O nosso planeta implora a cada dia para que o homem não abuse de seus recursos de maneira destrutiva. As fontes de energias renováveis, aquelas que vêm de recursos naturais como o sol, chuva, vento, marés e calor, estão presentes na população como uma alternativa para explorar os benefícios naturais de forma inteligente e benéfica.

    Patricia Marques 7º ADM

    ResponderExcluir
  16. o planeta pede ajuda de todas as formas e podemos sim nos conscientizar que podemos fazer mais por ele , e um exemplo disso é o bioasfalto .
    Nomes: Maria e Suelem
    Turma de Gestão Ambiental

    ResponderExcluir
  17. MUITO LEGAL POIS NÃO USA PEROLEO

    NOME:Lucas Lehr Faé
    TURMA:98 SENAC

    ResponderExcluir
  18. Além do asfalto ser mais resistente ele não agride o meio ambiente e não é feito do petróleo. Uma grande ideia principalmente por ser feito com materia prima natural. Interessante.

    Douglas Moretto
    Ria 98 SENAC

    ResponderExcluir
  19. Cada vez mais está sendo incentivado estudos como este, que desenvolveu um asfalto verde, estes estudos são importantes para o futuro, pois os recursos naturais como o petróleo que é utilizado no processo do asfalto, é um recurso não renovável, portanto algum dia irá acabar. Ter possibilidade para a sua substituição é necessária, e demonstra a preocupação com o uso consciente destes recursos para as gerações futuras.

    Luiz Eduardo e Raylan Stella
    7ª Fase de ADM

    ResponderExcluir